A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Farmacoeconomia: Ajustes dos custos em relação ao tempo Giácomo Balbinotto Neto (UFRGS) Ricardo Letizia Garcia (UERGS)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Farmacoeconomia: Ajustes dos custos em relação ao tempo Giácomo Balbinotto Neto (UFRGS) Ricardo Letizia Garcia (UERGS)"— Transcrição da apresentação:

1 Farmacoeconomia: Ajustes dos custos em relação ao tempo Giácomo Balbinotto Neto (UFRGS) Ricardo Letizia Garcia (UERGS)

2 2 Ajustes dos custos em relação ao tempo Quando os custos são estimados a partir de informações coletadas em mais de um anos antes do estudo, é necessário que seja feito um ajuste de custos, que também é chamado de padronização de custos. Se forem usados dados restropectivos para a avaliação de recursos utilizados ao longo de diversos anos no passado, estes custos devem ser ajustados, ou valorados em determinado ponto do tempo.

3 3 Ajustes dos custos em relação ao tempo: padronização dos custos Se tiverem sido coletados dados restrospectivos ao longo de alguns anos sobre pacientes que receberam tratamento para a mesma infecção, a utilização de custos unitários de um ponto do tempo levaria a padronização e permitiria comparações mais uniformes.

4 4 Ajustes dos custos em relação ao tempo: padronização dos custos (Exemplo) Recursos médicos utilizados para tratar infecção moderada Unidade de cada recurso Custo por unidade em reais de 2005 Custo total em reais de 2005 Atendimentos médico Dois atendimentos$62,00$124,00 Serviços de laboratório para cultura de organismos Um serviço de laboratório $53,00 Medicamento antibiótico 28 cápsulas$1,03$28,84 TOTAL --$205,84

5 5 Ajustes dos custos em relação ao tempo: padronização dos custos Um outro método utilizado para padronizar os custos passados é a multiplicação de todos os custos do ano em que os dados foram coletados pela taxa de inflação médica daquele ano.

6 6 Ajustes dos custos em relação ao tempo: padronização dos custos (Exemplo) Recursos médicos utilizados para tratar infecção moderada Estimativa de custo do recurso Ano da estimativa de custo Custo ajustado para reais de 2005 Atendimentos médico $115, ,46 Serviços de laboratório para cultura de organismos $50, ,25 Medicamento antibiótico $28, ,84 TOTAL 206,55 IPM de 2004 = 4,4%; IPM de 2005 = 4,5% $115 x 1,045 x 1,045 $50 x 1,045

7 7 Trazendo custos (ou benefícios) futuros para o presente: discounting Desconto é um método usado para ajustar custos futuros e benefícios e a seus valores de mercado atuais.

8 8 Trazendo custos (ou benefícios) futuros para o presente: discounting Se os custos são estimados com base em reais gastos ou poupados em anos futuros, é necessário que se realize um outro tipo de modificação, chamada discounting (desconto), pois existe um valor temporal associado ao dinheiro, visto que as pessoas preferem receber seu dinheiro hoje, em vez de em algum momento posterior. Portanto o dinheiro recebido hoje vale mais do que a mesma quantia recebida numa data posterior.

9 9 Trazendo custos (ou benefícios) futuros para o presente: discounting A questão do Discounting Quando o discouting deve ser considerado na análise em saúde? Quando a estratégia em estudo envolve custos que acontecerão não apenas no momento presente, mas também no futuro.

10 10 Trazendo custos (ou benefícios) futuros para o presente: discounting A questão do Discounting Real ($) hoje tem maior valor que o mesmo Real ($) no futuro! Não é uma correção da inflação!

11 11 Trazendo custos (ou benefícios) futuros para o presente: discounting As modificações do valor do dinheiro no tempo são estimadas utilizando-se uma taxa de desconto, que busca aproximar o custo do uso dos recursos na sociedade.

12 12 Utilizando-se a taxa de desconto, podemos calcular o valor presente de despesas e economias futuras das intervenções em saúde. A taxa de desconto geralmente aceita para intervenções em saúde situa-se na faixa de 3% a 6%. Contudo elas podem variar de 0% a 10% nas análises de sensibilidade. Trazendo custos (ou benefícios) futuros para o presente: discounting

13 13 O fator de desconto é igual a: t FD = [1 / (1 + r) ] onde: r = taxa de desconto t = é o número de anos no futuro em que o custo ou a economia ocorrerá. Trazendo custos (ou benefícios) futuros para o presente: discounting

14 14 Trazendo custos (ou benefícios) futuros para o presente: discounting (taxa de desconto de 5%) Ano em que os custos são incorridos Custos estimados sem disconting CálculoValor Presente Ano / Ano / Ano / (1,05) Total Exemplo de disconting de custos avaliados no início de cada ano

15 15 Trazendo custos (ou benefícios) futuros para o presente: discounting (taxa de desconto de 5%) Ano em que os custos são incorridos Custos estimados sem disconting CálculoValor Presente Ano /1, Ano / Ano / (1,05) Total Exemplo de disconting de custos avaliados no final de cada ano

16 16 Trazendo custos (ou benefícios) futuros para o presente: discounting (taxa de desconto de 5%) Selecionar a taxa de desconto durante a elaboração de uma análise econômica é uma grande preocupação. A regra de consenso geral é descontar entre 3% a 5%, e desenvolver uma análise de sensibilidade entre 0% e 10%.

17 17 Trazendo custos (ou benefícios) futuros para o presente: discounting (taxa de desconto de 5%) A opinião de muitos pesquisadores é que os custos e benefícios devem ser descontados na mesma taxa; entretanto existem alguns especialistas em farmacoeconomia que acham que os resultados deveriam ser descontados a uma taxa diferentes.

18 18 Sugestão de Bibliografia Drummond cap.4.2

19 19 Artigos Recomendados Sheldon TA. Discounting in health care decision-making: time for a change? J Pub Health Med. 1992;14:250–256 Parsonage M, Neuburger H. Discounting and health benefits. Health Economics. 1992;1:71–79 Cairns J. Valuing future benefits. Health Economics. 1994;3:221–229

20 FIM Giácomo Balbinotto Neto (UFRGS) Ricardo Letizia Garcia (UERGS) Farmacoeconomia: Ajustes dos custos em relação ao tempo


Carregar ppt "Farmacoeconomia: Ajustes dos custos em relação ao tempo Giácomo Balbinotto Neto (UFRGS) Ricardo Letizia Garcia (UERGS)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google