A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 MAPA MENTAL. 2 PLANEJAMENTO NO SESI LAZER ATIVO Os temas abordados no capítulo de Planejamento no SESI Lazer Ativo permitirão que você conheça os principais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 MAPA MENTAL. 2 PLANEJAMENTO NO SESI LAZER ATIVO Os temas abordados no capítulo de Planejamento no SESI Lazer Ativo permitirão que você conheça os principais."— Transcrição da apresentação:

1 1 MAPA MENTAL

2 2 PLANEJAMENTO NO SESI LAZER ATIVO Os temas abordados no capítulo de Planejamento no SESI Lazer Ativo permitirão que você conheça os principais conceitos sobre planejamento e seja capaz de implantar em sua rotina uma nova metodologia (dimensões dos conteúdos). Nesta aula você conhecerá a Metodologia das Dimensões dos Conteúdos.

3 3 Análise da Realidade Diagnóstico Definição de Objetivos Gerais de Aprendizagem ConteúdosConceituais ProcedimentaisAtitudinais Metodologia Estratégias Avaliação da Aprendizagem Você recorda-se do quadro que vimos na aula anterior, certo? É este que está abaixo. Na aula de hoje você aprenderá sobre as três dimensões dos conteúdos, indicadas no centro do quadro pela seta vermelha: METODOLOGIA DA DIMENSÃO DOS CONTEÚDOS

4 4 Como pudemos ver no final da aula anterior, os conteúdos serão abordados em separado das demais etapas do planejamento pois a metodologia proposta no SESI Lazer Ativo está apoiada em uma forma bastante específica de entender os conteúdos. Portanto, agora veremos esta forma de entender os conteúdos. METODOLOGIA DA DIMENSÃO DOS CONTEÚDOS

5 5 CONTEÚDOS O primeiro passo é alinhar nossa compreensão de conteúdo. Portanto, pergunta-se: o que é um conteúdo? Vejamos a definição dada por três pesquisadores respeitados: o brasileiro José Carlos Libâneo e os espanhóis Antoni Zabala e César Coll. Após cada definição, destacaremos os pontos principais presentes e suas implicações ao SESI Lazer Ativo. METODOLOGIA DA DIMENSÃO DOS CONTEÚDOS

6 6 o conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais de atuação social, organizados pedagógica e didaticamente, tendo em vista a assimilação ativa e aplicação pelos alunos na sua prática de vida. Libâneo (1991, p. 128) José Carlos Libâneo CONTEÚDOS

7 7 Começando pela definição de Libâneo, destacamos seus pontos principais: Conteúdos são um conjunto de conhecimentos, habilidades, modos valorativos e atitudinais Estes conhecimentos, habilidades, modos valorativos e atitudinais estão relacionados à vida cotidiana Conteúdos são organizados em termos pedagógicos e didáticos para serem assimilados pelos alunos CONTEÚDOS

8 8 Como isso se aplica ao SESI Lazer Ativo? Os conteúdos presentes nos planejamentos são um conjunto de conhecimentos, habilidades, modos valorativos e atitudinais sobre estilo de vida ativo Estes conhecimentos, habilidades, modos valorativos e atitudinais estão totalmente relacionados à vida cotidiana dos trabalhadores Os conteúdos precisam estar organizados em todas as intervenções do SESI para serem assimilados pelos trabalhadores / alunos CONTEÚDOS

9 9 tudo quanto se tem que aprender para alcançar determinados objetivos que não apenas abrangem as capacidades cognitivas, como também incluem as demais capacidades (...) motoras, afetivas, de relação interpessoal e de inserção social. Zabala (1998, p. 30) Antoni Zabala CONTEÚDOS

10 10 Quanto à definição de Zabala, destacamos os seguintes aspectos: Conteúdo é aquilo que deve ser aprendido para que os objetivos do processo de ensino-aprendizagem sejam atingidos Há, portanto, profunda relação entre objetivos e conteúdos Conteúdos envolvem capacidades cognitivas, motoras, afetivas, de relação interpessoal e de inserção social CONTEÚDOS

11 11 Como isso se aplica ao SESI Lazer Ativo? Os objetivos do SESI no que se refere ao estilo de vida ativo do trabalhador e seus dependentes serão atingidos se os conteúdos forem assimilados pelos trabalhadores O trabalho com os conteúdos nas intervenções do SESI precisa envolver o desenvolvimento de capacidades cognitivas, motoras, afetivas e de relações sociais CONTEÚDOS

12 12 conjunto de conhecimentos ou formas culturais cuja assimilação e apropriação pelos alunos e alunas é considerada essencial para o seu desenvolvimento e socialização. Coll et all., 2000 César Coll CONTEÚDOS

13 13 Finalmente a definição de Coll, na qual destacamos os seguintes aspectos: Conteúdos são um conjunto de conhecimentos e formas culturais (ou manifestações da cultura) O desenvolvimento e a socialização dos alunos estão relacionados à assimilação dos conteúdos CONTEÚDOS

14 14 Como isso se aplica ao SESI Lazer Ativo? Os conteúdos presentes nos planejamentos são um conjunto de conhecimentos e manifestações da cultura (esportiva, lúdica, corporal, de estilo de vida ativo) O trabalho com os conteúdos nas intervenções do SESI interfere diretamente no desenvolvimento e na socialização dos trabalhadores CONTEÚDOS

15 15 Agora que nossa compreensão de conteúdos está alinhada, e sabemos que conteúdos são conhecimentos, habilidades, valores e atitudes cuja assimilação gera impactos importantes na socialização e no desenvolvimento dos trabalhadores, cabe perguntar: Quais conteúdos o SESI Lazer Ativo desenvolverá junto aos trabalhadores? CONTEÚDOS

16 16 Os conteúdos que o SESI Lazer Ativo desenvolverá junto aos trabalhadores são aqueles retirados dos temas do Pentáculo do Bem Estar: Alimentação Saudável, Atividade Física, Comportamento Preventivo, Gerenciamento do Estresse, Relacionamentos Saudáveis. Pentáculo do Bem Estar SESI CONTEÚDOS

17 17 Portanto, trata-se de definir o que podemos ensinar, durante nossas intervenções junto aos trabalhadores, sobre: Atividade Física Relacionamentos Saudáveis Gerenciamento do Estresse Comportamento Preventivo Alimentação Saudável CONTEÚDOS

18 18 No entanto, além dos temas do Pentáculo do Bem Estar, há mais um aspecto a ser considerado para a delimitação dos conteúdos desenvolvidos pelo SESI Lazer Ativo: a metodologia proposta baseia-se em uma classificação didática de conteúdos criada pelos pesquisadores espanhóis que citamos anteriormente, Coll e Zabala. É o que veremos a seguir. CONTEÚDOS

19 19 Começaremos conhecendo um pouco mais sobre Coll e Zabala, docentes e pesquisadores espanhóis, dois dos mais importantes nomes da reforma educacional ocorrida naquele país. Antoni Zabala César Coll CONTEÚDOS

20 20 Reconhecidos por sua competência, foram convidados pelo Ministério da Educação brasileiro a exercerem papel de consultores na elaboração dos chamados Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), documentos oficiais lançados no final da década de 1990 cuja finalidade era oferecer diretrizes para a reorganização dos currículos escolares em todo Brasil.Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), (http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf) CONTEÚDOS

21 21 Basicamente, Coll e Zabala sugerem uma forma didática de classificar os conteúdos de ensino, organizando- os em três tipos, ou dimensões: Procedimental Atitudinal Conceitual DIMENSÕES DOS CONTEÚDOS

22 22 Procedimental Atitudinal Conceitual Um tipo de conteúdo que trata do saber fazer; Um tipo de conteúdo que trata do saber; Um tipo de conteúdo que trata do ser e conviver. DIMENSÕES DOS CONTEÚDOS

23 23 Conceitual O que o aluno deve saber? Procedimental O que o aluno deve saber fazer? Atitudinal Como o aluno deve ser / conviver? De forma geral, cada dimensão pode ser resumida em uma pergunta específica: DIMENSÕES DOS CONTEÚDOS

24 24 Embora a classificação original tenha sido criada para processos de ensino formais (aqueles ocorridos nas escolas), sua originalidade e as possibilidades de organização dos conteúdos a serem ensinados são tão marcantes que tem sido empregada em novos contextos. É exatamente o que a metodologia do SESI Lazer Ativo propõe: usar a classificação dos conteúdos em dimensões para organizar o que será ensinado aos trabalhadores! DIMENSÕES DOS CONTEÚDOS

25 25 Conceitual O que o trabalhador deve saber sobre estilo de vida ativo? Procedimental O que o trabalhador deve saber fazer sobre estilo de vida ativo? Atitudinal Como o trabalhador deve se comportar em relação a estilo de vida ativo? No SESI Lazer Ativo, as dimensões podem ser resumidas assim: DIMENSÕES DOS CONTEÚDOS

26 26 Vejamos com mais detalhes cada dimensão: Conceitual: saber Os conteúdos conceituais são aqueles focados em conhecimentos como dados, fatos, teorias e conceitos. Trata-se de um saber sobre determinado assunto. No caso do SESI Lazer Ativo, um saber sobre estilo de vida ativo. DIMENSÕES DOS CONTEÚDOS

27 27 saber sobre No SESI Lazer Ativo, o saber sobre estilo de vida ativo significa que os trabalhadores podem aprender, por exemplo: Fatos e dados sobre alimentação saudável Fatos e dados sobre comportamento preventivo Tipos de nutrientes, função no organismo, em quais alimentos encontramos vitaminas e minerais etc; Principais exames médicos preventivos, formas de prevenção à DST/AIDS, riscos do abuso de álcool etc; DIMENSÃO CONCEITUAL

28 28 saber sobre Outros exemplos possíveis do saber sobre estilo de vida ativo no SESI Lazer Ativo: Conceitos sobre gerenciamento do estresse Conceito de estresse como quebra da homeostase, relação entre resiliência e qualidade de vida etc; Conceitos sobre atividade física Importância da AF, relação entre frequência cardíaca e nível de esforço, conceito do alongamento etc; DIMENSÃO CONCEITUAL

29 29 saber fazer Os conteúdos procedimentais são aqueles focados em conhecimentos como habilidades (motoras, sociais etc), técnicas de execução, formas de movimentação, procedimentos. Trata-se de um saber fazer sobre determinado assunto. No caso do SESI Lazer Ativo, um saber fazer sobre estilo de vida ativo. DIMENSÃO PROCEDIMENTAL

30 30 Práticas de gerenciamento do estresse saber fazer sobre No SESI Lazer Ativo, o saber fazer sobre estilo de vida ativo significa que os trabalhadores podem aprender, por exemplo: Habilidades e procedimentos de relacionamento interpessoal Realização de práticas de relaxamento e massagem para gerenciamento do estresse etc; Exercícios de comunicação verbal e não verbal, criação de rede de contatos etc; DIMENSÃO PROCEDIMENTAL

31 31 Técnicas de execução de exercícios Procedimentos sobre comportamento preventivo saber fazer sobre Outros exemplos possíveis do saber fazer sobre estilo de vida ativo no SESI Lazer Ativo: Forma correta de alongar vários grupos musculares, realização de atividades físicas, técnicas de respiração etc; Praticar os comportamentos preventivos de forma cotidiana (exames, tabagismo, álcool, AIDS, uso de equipamentos etc; DIMENSÃO PROCEDIMENTAL

32 32 Os conteúdos atitudinais são aqueles focados em conhecimentos como valores humanos (respeito, amizade, paciência, cooperação etc), atitudes (comprometimento, empenho etc), padrões de comportamento. Trata-se de um ser, conviver ou comportar-se sobre determinado assunto. No caso do SESI Lazer Ativo, um ser, conviver ou comportar-se em relação a estilo de vida ativo. DIMENSÃO ATITUDINAL

33 33 No SESI Lazer Ativo, o ser, conviver ou comportar-se em relação a estilo de vida ativo significa que os trabalhadores podem aprender, por exemplo: Atitudes em relação a comportamentos preventivos Atitude positiva para com o exercício cotidiano dos comportamentos preventivos etc; Atitudes em relação a alimentação saudável Comprometimento e empenho para incluir nutrientes diversificados em sua alimentação, para o controle de ingesta e gasto calóricos etc; DIMENSÃO ATITUDINAL

34 34 Outros exemplos possíveis do ser, conviver ou comportar-se em relação a estilo de vida ativo no SESI Lazer Ativo: Padrões de comportamento nos relacionamentos interpessoais Comprometimento no gerenciamento do estresse Comprometimento e empenho para realizar práticas de gerenciamento do estresse etc; Valores humanos, ética etc; DIMENSÃO ATITUDINAL


Carregar ppt "1 MAPA MENTAL. 2 PLANEJAMENTO NO SESI LAZER ATIVO Os temas abordados no capítulo de Planejamento no SESI Lazer Ativo permitirão que você conheça os principais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google