A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MAPA MENTAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MAPA MENTAL."— Transcrição da apresentação:

1 MAPA MENTAL

2 PLANEJAMENTO NO SESI LAZER ATIVO
Os temas abordados no capítulo de Planejamento no SESI Lazer Ativo permitirão que você conheça os principais conceitos sobre planejamento e seja capaz de implantar em sua rotina uma nova metodologia (dimensões dos conteúdos). Nesta aula você conhecerá a Metodologia das Dimensões dos Conteúdos.

3 METODOLOGIA DA DIMENSÃO DOS CONTEÚDOS
Você recorda-se do quadro que vimos na aula anterior, certo? É este que está abaixo. Na aula de hoje você aprenderá sobre as três dimensões dos conteúdos, indicadas no centro do quadro pela seta vermelha: Análise da Realidade Diagnóstico Definição de Objetivos Gerais de Aprendizagem Conteúdos Conceituais Procedimentais Atitudinais Metodologia Estratégias Avaliação da Aprendizagem

4 METODOLOGIA DA DIMENSÃO DOS CONTEÚDOS
Como pudemos ver no final da aula anterior, os conteúdos serão abordados em separado das demais etapas do planejamento pois a metodologia proposta no SESI Lazer Ativo está apoiada em uma forma bastante específica de entender os conteúdos. Portanto, agora veremos esta forma de entender os conteúdos.

5 METODOLOGIA DA DIMENSÃO DOS CONTEÚDOS
O primeiro passo é alinhar nossa compreensão de conteúdo. Portanto, pergunta-se: o que é um conteúdo? Vejamos a definição dada por três pesquisadores respeitados: o brasileiro José Carlos Libâneo e os espanhóis Antoni Zabala e César Coll. Após cada definição, destacaremos os pontos principais presentes e suas implicações ao SESI Lazer Ativo.

6 CONTEÚDOS “o conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais de atuação social, organizados pedagógica e didaticamente, tendo em vista a assimilação ativa e aplicação pelos alunos na sua prática de vida.” Libâneo (1991, p. 128) José Carlos Libâneo

7 CONTEÚDOS Começando pela definição de Libâneo, destacamos seus pontos principais: Conteúdos são um conjunto de conhecimentos, habilidades, modos valorativos e atitudinais Estes conhecimentos, habilidades, modos valorativos e atitudinais estão relacionados à vida cotidiana Conteúdos são organizados em termos pedagógicos e didáticos para serem assimilados pelos alunos

8 Como isso se aplica ao SESI Lazer Ativo?
CONTEÚDOS Como isso se aplica ao SESI Lazer Ativo? Os conteúdos presentes nos planejamentos são um conjunto de conhecimentos, habilidades, modos valorativos e atitudinais sobre estilo de vida ativo Estes conhecimentos, habilidades, modos valorativos e atitudinais estão totalmente relacionados à vida cotidiana dos trabalhadores Os conteúdos precisam estar organizados em todas as intervenções do SESI para serem assimilados pelos trabalhadores / alunos

9 CONTEÚDOS “tudo quanto se tem que aprender para alcançar determinados objetivos que não apenas abrangem as capacidades cognitivas, como também incluem as demais capacidades (...) motoras, afetivas, de relação interpessoal e de inserção social.” Zabala (1998, p. 30) Antoni Zabala

10 CONTEÚDOS Quanto à definição de Zabala, destacamos os seguintes aspectos: Conteúdo é aquilo que deve ser aprendido para que os objetivos do processo de ensino-aprendizagem sejam atingidos Há, portanto, profunda relação entre objetivos e conteúdos Conteúdos envolvem capacidades cognitivas, motoras, afetivas, de relação interpessoal e de inserção social

11 Como isso se aplica ao SESI Lazer Ativo?
CONTEÚDOS Como isso se aplica ao SESI Lazer Ativo? Os objetivos do SESI no que se refere ao estilo de vida ativo do trabalhador e seus dependentes serão atingidos se os conteúdos forem assimilados pelos trabalhadores O trabalho com os conteúdos nas intervenções do SESI precisa envolver o desenvolvimento de capacidades cognitivas, motoras, afetivas e de relações sociais

12 Capacitação de professores / SESI DR SP
CONTEÚDOS “conjunto de conhecimentos ou formas culturais cuja assimilação e apropriação pelos alunos e alunas é considerada essencial para o seu desenvolvimento e socialização.” Coll et all., 2000 César Coll ECOS - Educação Corporal e Saúde

13 CONTEÚDOS Finalmente a definição de Coll, na qual destacamos os seguintes aspectos: Conteúdos são um conjunto de conhecimentos e formas culturais (ou manifestações da cultura) O desenvolvimento e a socialização dos alunos estão relacionados à assimilação dos conteúdos

14 Como isso se aplica ao SESI Lazer Ativo?
CONTEÚDOS Como isso se aplica ao SESI Lazer Ativo? Os conteúdos presentes nos planejamentos são um conjunto de conhecimentos e manifestações da cultura (esportiva, lúdica, corporal, de estilo de vida ativo) O trabalho com os conteúdos nas intervenções do SESI interfere diretamente no desenvolvimento e na socialização dos trabalhadores

15 Capacitação de professores / SESI DR SP
CONTEÚDOS Agora que nossa compreensão de conteúdos está alinhada, e sabemos que conteúdos são conhecimentos, habilidades, valores e atitudes cuja assimilação gera impactos importantes na socialização e no desenvolvimento dos trabalhadores, cabe perguntar: Quais conteúdos o SESI Lazer Ativo desenvolverá junto aos trabalhadores? ECOS - Educação Corporal e Saúde

16 Capacitação de professores / SESI DR SP
CONTEÚDOS Pentáculo do Bem Estar SESI Os conteúdos que o SESI Lazer Ativo desenvolverá junto aos trabalhadores são aqueles retirados dos temas do Pentáculo do Bem Estar: Alimentação Saudável, Atividade Física, Comportamento Preventivo, Gerenciamento do Estresse, Relacionamentos Saudáveis. ECOS - Educação Corporal e Saúde

17 Capacitação de professores / SESI DR SP
CONTEÚDOS Portanto, trata-se de definir o que podemos ensinar, durante nossas intervenções junto aos trabalhadores, sobre: Comportamento Preventivo Atividade Física Gerenciamento do Estresse Alimentação Saudável Relacionamentos Saudáveis ECOS - Educação Corporal e Saúde

18 Capacitação de professores / SESI DR SP
CONTEÚDOS No entanto, além dos temas do Pentáculo do Bem Estar, há mais um aspecto a ser considerado para a delimitação dos conteúdos desenvolvidos pelo SESI Lazer Ativo: a metodologia proposta baseia-se em uma classificação didática de conteúdos criada pelos pesquisadores espanhóis que citamos anteriormente, Coll e Zabala. É o que veremos a seguir. ECOS - Educação Corporal e Saúde

19 Capacitação de professores / SESI DR SP
CONTEÚDOS Começaremos conhecendo um pouco mais sobre Coll e Zabala, docentes e pesquisadores espanhóis, dois dos mais importantes nomes da reforma educacional ocorrida naquele país. Antoni Zabala César Coll ECOS - Educação Corporal e Saúde

20 Capacitação de professores / SESI DR SP
CONTEÚDOS Reconhecidos por sua competência, foram convidados pelo Ministério da Educação brasileiro a exercerem papel de consultores na elaboração dos chamados Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), documentos oficiais lançados no final da década de 1990 cuja finalidade era oferecer diretrizes para a reorganização dos currículos escolares em todo Brasil. (http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf) ECOS - Educação Corporal e Saúde

21 Capacitação de professores / SESI DR SP
DIMENSÕES DOS CONTEÚDOS Procedimental Atitudinal Conceitual Basicamente, Coll e Zabala sugerem uma forma didática de classificar os conteúdos de ensino, organizando-os em três tipos, ou dimensões: ECOS - Educação Corporal e Saúde

22 Capacitação de professores / SESI DR SP
DIMENSÕES DOS CONTEÚDOS Procedimental Atitudinal Conceitual Um tipo de conteúdo que trata do saber fazer; Um tipo de conteúdo que trata do saber; Um tipo de conteúdo que trata do ser e conviver. ECOS - Educação Corporal e Saúde

23 Capacitação de professores / SESI DR SP
DIMENSÕES DOS CONTEÚDOS De forma geral, cada dimensão pode ser resumida em uma pergunta específica: Conceitual O que o aluno deve saber? Procedimental O que o aluno deve saber fazer? Atitudinal Como o aluno deve ser / conviver? ECOS - Educação Corporal e Saúde

24 Capacitação de professores / SESI DR SP
DIMENSÕES DOS CONTEÚDOS Embora a classificação original tenha sido criada para processos de ensino formais (aqueles ocorridos nas escolas), sua originalidade e as possibilidades de organização dos conteúdos a serem ensinados são tão marcantes que tem sido empregada em novos contextos. É exatamente o que a metodologia do SESI Lazer Ativo propõe: usar a classificação dos conteúdos em dimensões para organizar o que será ensinado aos trabalhadores! ECOS - Educação Corporal e Saúde

25 Capacitação de professores / SESI DR SP
DIMENSÕES DOS CONTEÚDOS No SESI Lazer Ativo, as dimensões podem ser resumidas assim: Conceitual O que o trabalhador deve saber sobre estilo de vida ativo? Procedimental O que o trabalhador deve saber fazer sobre estilo de vida ativo? Atitudinal Como o trabalhador deve se comportar em relação a estilo de vida ativo? ECOS - Educação Corporal e Saúde

26 Capacitação de professores / SESI DR SP
DIMENSÕES DOS CONTEÚDOS Vejamos com mais detalhes cada dimensão: Conceitual: Os conteúdos conceituais são aqueles focados em conhecimentos como dados, fatos, teorias e conceitos. Trata-se de um saber sobre determinado assunto. No caso do SESI Lazer Ativo, um saber sobre estilo de vida ativo. ECOS - Educação Corporal e Saúde

27 Capacitação de professores / SESI DR SP
DIMENSÃO CONCEITUAL No SESI Lazer Ativo, o saber sobre estilo de vida ativo significa que os trabalhadores podem aprender, por exemplo: Fatos e dados sobre comportamento preventivo Principais exames médicos preventivos, formas de prevenção à DST/AIDS, riscos do abuso de álcool etc; Fatos e dados sobre alimentação saudável Tipos de nutrientes, função no organismo, em quais alimentos encontramos vitaminas e minerais etc; ECOS - Educação Corporal e Saúde

28 Capacitação de professores / SESI DR SP
DIMENSÃO CONCEITUAL Outros exemplos possíveis do saber sobre estilo de vida ativo no SESI Lazer Ativo: Conceitos sobre atividade física Conceito de estresse como quebra da homeostase, relação entre resiliência e qualidade de vida etc; Conceitos sobre gerenciamento do estresse Importância da AF, relação entre frequência cardíaca e nível de esforço, conceito do alongamento etc; ECOS - Educação Corporal e Saúde

29 Capacitação de professores / SESI DR SP
DIMENSÃO PROCEDIMENTAL Os conteúdos procedimentais são aqueles focados em conhecimentos como habilidades (motoras, sociais etc), técnicas de execução, formas de movimentação, procedimentos. Trata-se de um saber fazer sobre determinado assunto. No caso do SESI Lazer Ativo, um saber fazer sobre estilo de vida ativo. ECOS - Educação Corporal e Saúde

30 Capacitação de professores / SESI DR SP
DIMENSÃO PROCEDIMENTAL No SESI Lazer Ativo, o saber fazer sobre estilo de vida ativo significa que os trabalhadores podem aprender, por exemplo: Práticas de gerenciamento do estresse Exercícios de comunicação verbal e não verbal, criação de rede de contatos etc; Habilidades e procedimentos de relacionamento interpessoal Realização de práticas de relaxamento e massagem para gerenciamento do estresse etc; ECOS - Educação Corporal e Saúde

31 Capacitação de professores / SESI DR SP
DIMENSÃO PROCEDIMENTAL Outros exemplos possíveis do saber fazer sobre estilo de vida ativo no SESI Lazer Ativo: Técnicas de execução de exercícios Praticar os comportamentos preventivos de forma cotidiana (exames, tabagismo, álcool, AIDS, uso de equipamentos etc; Procedimentos sobre comportamento preventivo Forma correta de alongar vários grupos musculares, realização de atividades físicas, técnicas de respiração etc; ECOS - Educação Corporal e Saúde

32 Capacitação de professores / SESI DR SP
DIMENSÃO ATITUDINAL Os conteúdos atitudinais são aqueles focados em conhecimentos como valores humanos (respeito, amizade, paciência, cooperação etc), atitudes (comprometimento, empenho etc), padrões de comportamento. Trata-se de um ser, conviver ou comportar-se sobre determinado assunto. No caso do SESI Lazer Ativo, um ser, conviver ou comportar-se em relação a estilo de vida ativo. ECOS - Educação Corporal e Saúde

33 Capacitação de professores / SESI DR SP
DIMENSÃO ATITUDINAL No SESI Lazer Ativo, o ser, conviver ou comportar-se em relação a estilo de vida ativo significa que os trabalhadores podem aprender, por exemplo: Atitudes em relação a alimentação saudável Atitude positiva para com o exercício cotidiano dos comportamentos preventivos etc; Comprometimento e empenho para incluir nutrientes diversificados em sua alimentação, para o controle de ingesta e gasto calóricos etc; Atitudes em relação a comportamentos preventivos ECOS - Educação Corporal e Saúde

34 Capacitação de professores / SESI DR SP
DIMENSÃO ATITUDINAL Outros exemplos possíveis do ser, conviver ou comportar-se em relação a estilo de vida ativo no SESI Lazer Ativo: Comprometimento no gerenciamento do estresse Padrões de comportamento nos relacionamentos interpessoais Comprometimento e empenho para realizar práticas de gerenciamento do estresse etc; Valores humanos, ética etc; ECOS - Educação Corporal e Saúde


Carregar ppt "MAPA MENTAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google