A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que, quando integrados e utilizados estrategicamente pela pessoa, permite atingir com sucesso os resultados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que, quando integrados e utilizados estrategicamente pela pessoa, permite atingir com sucesso os resultados."— Transcrição da apresentação:

1 1 Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que, quando integrados e utilizados estrategicamente pela pessoa, permite atingir com sucesso os resultados que dela são esperados na organização. (Milioni, 2003, p.52) Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que, quando integrados e utilizados estrategicamente pela pessoa, permite atingir com sucesso os resultados que dela são esperados na organização. (Milioni, 2003, p.52) Competência: PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO

2 2 Veja que conhecimentos, habilidades e atitudes fornecem suas letras iniciais, formando a sigla CHA.CHA Conhecimento Habilidade Atitude PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO

3 3 Veja, ainda, que conhecimentos, habilidades e atitudes alinham-se perfeitamente com a proposta do SESI Lazer Ativo de desenvolver junto aos trabalhadores da empresa industrial conteúdos em suas três dimensões: conceitual, procedimental e atitudinal, como veremos em capítulo posterior. Conhecimentos Habilidades AtitudesAtitudinal Procedimental Conceitual PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO

4 4 Considerando nossa discussão sobre competências, a questão que apresentamos é a seguinte: Quais as competências necessárias para o profissional atuante no SESI Lazer Ativo? PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO

5 5 Veremos as contribuições de dois dos mais respeitados pensadores do mundo contemporâneo: Philippe Perrenoud Edgar Morin PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO

6 6 Perrenoud (2000) lista uma série de competências para profissionais envolvidos em trabalhos educativos, isso é, competências para ensinar. Destacamos cinco delas: Dominar a organização e direção das situações de aprendizagem Administrar as diferenças entre os alunos Envolver os alunos em sua própria aprendizagem Coragem para enfrentar os deveres e dilemas éticos da profissão Administrar sua própria formação continuada PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO

7 7 Ser capaz de organizar as ações e intervenções educativas junto aos trabalhadores das empresas industriais, planejando com antecedência e alinhando-se com os demais profissionais do SESI atuantes junto aos mesmos trabalhadores. Nas situações de aprendizagem propriamente ditas, ser capaz de conduzir os processos com segurança, respeitando os padrões de qualidade do SESI. Dominar a organização e direção das situações de aprendizagem Para o profissional do SESI Lazer Ativo PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO

8 8 Ser capaz de administrar as diferenças entre os trabalhadores: idade, gênero, nível de habilidade ou cultura, classe social, grupo étnico ou qualquer outra. É importante lembrar que, se todos fôssemos iguais, isso não tornaria o trabalho ou o convívio mais fácil. Ao contrário, tudo seria muito mais difícil na medida em que a própria vida se tornaria tediosa demais. Administrar as diferenças entre os alunos Para o profissional do SESI Lazer Ativo PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO

9 9 Ser capaz de mostrar aos trabalhadores que a aprendizagem dos conteúdos tratados nas ações e intervenções pode causar impactos importantes na qualidade de vida dos próprios trabalhadores e de seus entes queridos. A melhor forma de mostrar aos trabalhadores é acreditar nesta questão, e demonstrar que acredita com atos, com atitudes, e não apenas pelo discurso. Envolver os alunos em sua própria aprendizagem Para o profissional do SESI Lazer Ativo PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO

10 10 Ser capaz de lidar com questões éticas, por mais desafiadoras que sejam. Preconceito, discriminação, falta de respeito, entre outras, são inaceitáveis, e intervir sempre que necessário constitui-se um dever ético de todo profissional, em especial daqueles ligados a processos educativos. Coragem para enfrentar os deveres e dilemas éticos da profissão Para o profissional do SESI Lazer Ativo PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO

11 11 Ser capaz de administrar sua permanente atualização, mostrando-se atento às próprias necessidades de formação continuada. O estar em dúvida, ou perceber-se desatualizado em determinado tema, considerando-se o cenário atual no qual o conhecimento se renova com muita rapidez, não é motivo de vergonha, mas requer atitude do profissional do SESI para que a situação seja revertida o quanto antes. Vergonha seria, após tal constatação, não tomar atitude. Administrar sua própria formação continuada Para o profissional do SESI Lazer Ativo PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO

12 12 Morin Morin (2007) aponta sete saberes essenciais à educação do futuro. Como o futuro começa no presente (por exemplo, hoje) tais saberes devem ser trabalhados imediatamente: Conseguir identificar o erro e a ilusão do conhecimento Lembrar que a fragmentação dificulta apropriar-se do todo Relacionar unidade e diversidade Perceber-se como cidadão terrestre Lidar com a incerteza do futuro Exercitar a compreensão para solidarizar-se intelectual e moralmente Equilibrar a tríade indivíduo, sociedade e espécie PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO

13 13 O conhecimento não é um simples espelho da realidade, mas uma tradução e interpretação construída pelo pensamento, com base em percepções da realidade. Todo conhecimento, por mais alinhado que esteja a teorias e paradigmas, está sujeito ao risco do erro e da ilusão, e das certezas absolutas. A forma de lidar com tal risco é manter a mente aberta ao novo, ao inesperado e ao questionamento das ideias. Conseguir identificar o erro e a ilusão do pensamento 1º saber: PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO

14 14 Como este saber se aplica ao SESI Lazer Ativo? Conseguir identificar o erro e a ilusão do pensamento 1º saber: Os profissionais do SESI precisam analisar, criticar, discutir e superar pensamentos e atos tidos como certezas absolutas mas que, no fundo, apenas limitam as possibilidades de ser e estar no mundo. As áreas da saúde, da educação e do lazer estão repletas dessas certezas: homem não dança, mulher que pratica certos esportes fica masculinizada, magreza é sinal de saúde, jogo é sinônimo de competição etc. PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO

15 15 O conhecimento produzido durante o século XX permitiu que a humanidade empreendesse avanços imensos em seu desenvolvimento. Mas, ao fragmentar o conhecimento em compartimentos para estudá-los um a um em profundidade, dificultou sua apropriação em conjunto, e a dimensão do todo, do global, tornou-se distante, um quebra-cabeça ininteligível, conforme Morin (2007). Nossa alternativa é conjugar o conhecimento das partes com o conhecimento do todo. Lembrar que a fragmentação dificulta apropriar- se do todo 2º saber: PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO

16 16 Os profissionais do SESI devem sempre considerar que em todas as suas intervenções há uma dimensão maior, representada pelo conjunto de possibilidades que o SESI Lazer Ativo disponibiliza às organizações. Atuar no programa em que está inserido sem esquecer de todos os demais programas, já em execução ou ainda como possibilidades futuras, eis o desafio. Lembrar que a fragmentação dificulta apropriar- se do todo 2º saber: Como este saber se aplica ao SESI Lazer Ativo? PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO

17 17 A condição humana é uma constante relação entre a unidade e a diversidade: enquanto espécie constituímos uma unidade (a espécie humana), mas cada membro da espécie possui suas próprias características, fruto da genética e da história de vida, formando-se uma diversidade de seis bilhões de seres em todo o planeta. Somos ao mesmo tempo simples e complexos, singulares e múltiplos. Devemos compreender que só é possível a condição humana se essa relação for respeitada. Relacionar unidade e diversidade 3º saber: PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO

18 18 Os profissionais do SESI precisam compreender que a relação unidade/diversidade estará presente tanto em cada trabalhador quanto em cada empresa. Assim como um trabalhador será sempre exemplo de simplicidade e complexidade por si só, o mesmo ocorrerá com cada empresa, independente de seu tamanho (pequena, média ou grande). Como este saber se aplica ao SESI Lazer Ativo? Relacionar unidade e diversidade 3º saber: PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO

19 19 A espécie humana reside na mesma casa, um planeta que batizamos como Terra. Tão importante quanto nossa identidade pátria em termos regionais e nacionais, é a consciência de nossa identidade pátria terrestre. Se atualmente as condições de vida do planeta estão se deteriorando ecológica e socialmente, estamos falando de algo que atinge a todos os cidadãos da pátria terrestre: é a nossa casa que está ruindo! Perceber-se como cidadão terrestre 4º saber: PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO

20 20 Os profissionais do SESI devem assumir seu papel educativo, defendendo a qualidade de vida, a ecologia, a cultura de não-violência, os valores humanos. Enfim, tudo que pode ajudar na reconstrução de nossa casa terrestre. Os conhecimentos advindos das áreas da saúde, da educação e do lazer oferecem contribuições inestimáveis ao trabalho de reconstrução das melhores condições de vida. Como este saber se aplica ao SESI Lazer Ativo? Perceber-se como cidadão terrestre 4º saber: PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO

21 21 A história humana é marcada pela incerteza, pelo desconhecido e pelo imprevisto, os quais desorganizam a realidade. Contudo, oferecem a oportunidade do encontro com o novo, com a criação de alternativas que reconstruirão a realidade em um patamar diferente, inovador. Morin nos lembra que para conhecer é preciso navegar em um oceano de incertezas, com arquipélagos de certezas. Lidar com a incerteza do futuro 5º saber: PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO

22 22 Os profissionais do SESI precisam de serenidade e determinação diante da incerteza e do desconhecido, lembrando que são portas abertas para o novo e parte essencial da história do desenvolvimento humano. Um imprevisto em determinado programa, um público desconhecido a ser atendido, uma mudança gerando incertezas, tudo isso oferece a chance da busca por alternativas, da criação de soluções inovadoras, da construção de uma nova realidade. Como este saber se aplica ao SESI Lazer Ativo? Lidar com a incerteza do futuro 5º saber: PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO

23 23 A compreensão é um dos maiores desafios da humanidade. Morin (2007) a classifica em intelectual, voltada para a explicação dos objetos do conhecimento, e humana, focada nos processos de empatia, de identificação com o outro e de generosidade. Sem compreensão, as relações humanas dificilmente serão realmente humanas. Exercitar a compreensão para solidarizar-se intelectual e moralmente 6º saber: PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO

24 24 Os profissionais do SESI devem divulgar a compreensão como um valor humano fundamental, capaz de humanizar as relações tanto no contexto organizacional quanto no pessoal. A melhor forma de fazê-lo é exercitando a compreensão intelectual e moral das necessidades e particularidades dos trabalhadores com os quais desenvolvem os serviçosdo SESI Lazer Ativo, o que aumentará as chances de com eles estabelecerem vínculos e terem sucesso em sua tarefa educativa. Como este saber se aplica ao SESI Lazer Ativo? Exercitar a compreensão para solidarizar-se intelectual e moralmente 6º saber: PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO

25 25 A condição humana está apoiada em um tripé formado pelo indivíduo, pela sociedade e pela espécie. São inseparáveis, e atuar junto a um deles significa atuar junto aos outros dois. Se uma das bases do tripé estiver privilegiada, toda a estrutura estará em desequilíbrio. É necessário lembrar que indivíduo, sociedade e espécie precisam ser, sempre, meio e fim uns dos outros. Equilibrar a tríade indivíduo, sociedade e espécie 7º saber: PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO

26 26 Os profissionais do SESI precisam trabalhar pelo equilíbrio entre indivíduos, sociedade e espécie. As intervenções junto aos trabalhadores não podem esquecer jamais desta tríade. Os programas de saúde, educação e lazer devem garantir que cada indivíduo, de cada sociedade e de toda a espécie humana sejam beneficiados. Como este saber se aplica ao SESI Lazer Ativo? Equilibrar a tríade indivíduo, sociedade e espécie 7º saber: PERFIL E COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DO SESI LAZER ATIVO


Carregar ppt "1 Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que, quando integrados e utilizados estrategicamente pela pessoa, permite atingir com sucesso os resultados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google