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Sobre a produção acadêmica associada ao MNPEF Atenção: como observado na reunião de coordenação do MNPEF, Brasília 27/28 agosto, não está ainda claro como.

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1 Sobre a produção acadêmica associada ao MNPEF Atenção: como observado na reunião de coordenação do MNPEF, Brasília 27/28 agosto, não está ainda claro como o MNPEF será avaliado. Uma boa base é considerar os documentos da área de Ensino (46) da CAPES. Marta F. Barroso (marta at if.ufrj.br) CPG-MNPEF e IF-UFRJ

2 Sobre a produção acadêmica associada ao MNPEF Regimento do MNPEF (na página dissertação com produto

3 Sobre a produção acadêmica associada ao MNPEF Comunicado 001/2012 – ÁREA DE ENSINO Orientações para novos APCNS – Curso de Mestrado Profissional Produção Intelectual Critérios e recomendações da área quanto à produção bibliográfica, técnica e/ou artística do curso novo A natureza do trabalho de conclusão do Mestrado Profissional é distinta da do Acadêmico. Trata-se do relato de uma experiência de implementação de estratégias ou produtos de natureza educacional, visando à melhoria do ensino em uma área específica de conhecimento.

4 Sobre a produção acadêmica associada ao MNPEF Produção Intelectual O Mestrando deve desenvolver um processo ou produto instrucional e utilizá-lo em condições reais de sala de aula ou de espaços não-formais ou informais de ensino, relatando os resultados dessa experiência. Os trabalhos de conclusão devem ser apresentados em forma de dissertação, examinadas por bancas bem qualificadas que contem com membros externos ao programa no qual o trabalho foi desenvolvido.

5 Sobre a produção acadêmica associada ao MNPEF Produção Intelectual dissertação produto educacional A dissertação do Mestrado Profissional da Área de Ensino deve, necessariamente, apresentar um produto educacional que possa ser disseminado, analisado e utilizado por outros professores. destacável identificável independente Este produto, que deve ser destacável do corpo da dissertação, pode ter a forma de um texto sobre uma sequência didática, um aplicativo computacional, um vídeo (na internet ou em CD/DVD), um equipamento, uma exposição; enfim, algo identificável e independente da dissertação. disponível O produto educacional deve estar disponível na página do programa, caso isso não viole direitos autorais.

6 Sobre a produção acadêmica associada ao MNPEF Produção Intelectual - Produtos Produtos educacionais podem ser, por exemplo: - mídias educacionais (vídeos, simulações, animações, experimentos virtuais, ….) - protótipos educacionais e materiais para atividades experimentais - material textual (artigos, livros, manuais, guias, textos, …) - propostas de ensino (experimentos, atividades práticas, sequências didáticas, propostas de intervenção, etc) - materiais interativos (jogos, kits, …) - atividades de extensão (exposições científicas, cursos, oficinas, exposições, etc)

7 Sobre a produção acadêmica associada ao MNPEF MPs têm foco na aplicação do conhecimento ou seja na pesquisa aplicada e no desenvolvimento de produtos e processos educacionais que sejam implementados em condições reais de ensino.

8 Sobre a produção acadêmica associada ao MNPEF desenvolvimento de produtos e processos educacionais MPs têm foco na aplicação do conhecimento ou seja na pesquisa aplicada e no desenvolvimento de produtos e processos educacionais que sejam implementados em condições reais de ensino. - produtos devem ser baseados no que se sabe sobre os processos de ensino e aprendizagem, - devem ser baseados na literatura de ensino de física, - devem estar relacionados com leituras sistemáticas da RBEF, da FnE, do CBEF (e idealmente das revistas similares dos EUA e da Europa, AmJPhys, TPT, PhysEduc,...), além das revistas específicas da área de ensino e educação e dos simpósios e congressos da área como o SNEF

9 Sobre a produção acadêmica associada ao MNPEF desenvolvimento de produtos e processos educacionais MPs têm foco na aplicação do conhecimento ou seja na pesquisa aplicada e no desenvolvimento de produtos e processos educacionais que sejam implementados em condições reais de ensino. - a construção do material deve possuir algum referencial teórico - é importante incentivar materiais inovadores, tanto em forma quanto em conteúdo - os docentes devem também se preocupar em produzir materiais e utilizá-los - é necessário estabelecer metodologia sólida de avaliação de uso - deve ser pensado: o tempo (desenvolvimento versus avaliação da implementação) plágio - e deve-se ter extremo cuidado com a possibilidade de plágio

10 Sobre a produção acadêmica associada ao MNPEF Alguns MPs já existentes devem ser observados. Exemplos: IF-UFRGS IF-UFSCar IF-UFRJ e diversos outros

11 UFRGS

12 UFSCar

13 IF - UFRJ

14 Exemplos de produtos de mestrados existentes Dissertações Ensinando Física em Aulas de Matemática no Ensino Fundamental; M. Oliveira Partículas Elementares e Interações Fundamentais no Ensino Médio; L. Pinheiro Física na Cozinha; L. Rekovski... (+69 dissertações) Material Didático A Física dos movimentos na oitava série: análise de vídeos do cotidiano do aluno; G. Calloni, R. Teixeira, F. Silveira Inserção de Mecânica Quântica no Ensino Médio: uma proposta para professores; M. Webber, T. Ricci O microcomputador como instrumento de medida no laboratório didático de Física; L. Silva, E. Veit Atividades experimentais de Física para crianças de 7 a 10 anos; C. Schroeder... (+69 hipermídias e textos de apoio) IF-UFRGS

15 Exemplos de produtos de mestrados existentes Sites: Blogs: /http://ondasdaciencia.blogspot.com.br / Cursos:Física para os anos iniciais do ensino fundamental IF-UFRGS

16 Exemplos de produtos de mestrados existentes Eduardo Gama, 2006 Um curso de Física e Música a distância para o ensino médio CEFET-RJ

17 Exemplos de produtos de mestrados existentes Bruno Birolli Nasser (Or.: Adilson Jesus A.de Oliveira), 2010 "Uma introdução a relatividade especial utilizando materiais multimídiasUma introdução a relatividade especial utilizando materiais multimídias Dari Campolina de Onofre (Orientador: Nelson Studart Filho), 2010 "Escolananet: o uso de ambiente virtual de apendizagem (AVA) como ferramenta de apoio e estímulo à aprendizagem de física no ensino médioEscolananet: o uso de ambiente virtual de apendizagem (AVA) como ferramenta de apoio e estímulo à aprendizagem de física no ensino médio Riama Coelho Gouveia (Orientador: Adenilson José Chiquito) "Desenvolvimento de projetos sobre meio ambiente para o ensino- aprendizagem de conceitos físicos Marco Antonio Spiropulos Gonçalves (Orientador: Nelson Studart Filho), 2011 "O Easy Java Simulations como ferramenta de ensino e aprendizagem" Marina Claudia Brustelo Saran (Orientador: Marcelo Alves Barros), 2012 "Astrofísica de Partículas na sala de aula – uma sequência de ensino e aprendizagem sobre raios cósmicos para o Ensino Médio" UFSCar – dissertações

18 Exemplos de produtos de mestrados existentes Geraldo Felipe de Souza F. Simulações computacionais para o ensino de Física lipe/CD-Aplicativos/index_1.html UFRJ Walter da Silva Santos (C. Pedro II, Humaitá) Refração, as Velocidades da Luz e Metamateriais tos/refracao_negativa/refracao_negativa.html Ótica com índice de refração negativo

19 Alexandre Cesar Azevedo Produção de Material Didático e Estratégias para o Ensino de Física a Alunos Portadores de Deficiência Visual Experimentos de ótica para alunos cegos! Sandro Soares Fernandes Uma proposta de atividade investigativa envolvendo sistema métrico Dona Ana, funcionária do CPII, ficou sabendo da inauguração de uma das lojas da rede aqui em São Cristovão, e não poderia perder a oportunidade de ir conhecer o novo mercado...

20 Anderson Ribeiro de Souza Experimentos em Ondas Mecânicas A barca Rio-Niterói vista pelo Google Earth Carlos E. Aguiar, Anderson R. Souza Google Earth Physics Physics Education, v. 44, p , Google Earth Physics artigos em periódicos Alexandre César Azevedo Construção gráfica para alunos cegos A Física na Escola, v. 11, n. 1, p. 48, Construção gráfica para alunos cegos Walter S. Santos, Antonio Carlos F. Santos, Carlos E. Aguiar Ótica com índice de refração negativo Scientific American Brasil: Aula Aberta, n. 9, p , 2011 Ótica com índice de refração negativo

21 Leonardo R. F. Abeid e Alexandre C. Tort Discutindo os freios ABS no ensino médio A Física na Escola, v.12, n.1, 2011 Discutindo os freios ABS no ensino médio Anderson R. Souza, Alexsander C. Paixão, Diego D. Uzêda, Marco A. Dias, Sergio Duarte e Helio S. Amorim A placa Arduino: uma opção de baixo custo para experiências de física assistidas pelo PC Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 1, art. 1702, A placa Arduino: uma opção de baixo custo para experiências de física assistidas pelo PC Vitor O. M. Lara, Leonardo P. Vieira Macrofotografia com um tablet: aplicações ao ensino de ciências Revista Brasileira de Ensino de Física, aceito para publicação Carlos E. Aguiar, Eric B. Lopes, Antonio Carlos F. Santos, Walter S. Santos The goldfish over the rainbow The Physics Teacher, aceito para publicação. The goldfish over the rainbow Vídeo: Eclipses Solares (I. Borgo e M.F. Barroso)

22 Avaliação de produtos Para efeito de avaliação, devem ser considerados apenas os produtos educacionais que passaram por uma das seguintes instâncias de validação: Banca examinadora de dissertação Comitê científico de evento Comitê editorial de periódico Órgãos de fomento (CNPq, CAPES, FAPs, pró- reitorias, secretarias de estado, etc.) Patentes Prêmios reconhecidos na área


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