A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Delineando um Estudo Observacional: Estudos de Coorte São estudos que acompanham grupos de sujeitos ao longo do tempo. Há dois tipos: -Estudos prospectivos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Delineando um Estudo Observacional: Estudos de Coorte São estudos que acompanham grupos de sujeitos ao longo do tempo. Há dois tipos: -Estudos prospectivos."— Transcrição da apresentação:

1 Delineando um Estudo Observacional: Estudos de Coorte São estudos que acompanham grupos de sujeitos ao longo do tempo. Há dois tipos: -Estudos prospectivos. -Estudos retrospectivos.

2 Estudos de Coorte Prospectivos Medem-se as variáveis preditoras antes de ocorrerem os desfechos de interesse. Pontos fortes -Boa estratégia para definir a incidência e investigar as causas de uma condição clínica. -Permite medir as variáveis de forma completa e acurada. -Evita viés na medições. Pontos fracos -Custo alto e ineficiente para desfechos raros. -Uma variável preditora pode ser influenciada pelo desfecho.

3 Estudos de Coorte Retrospectivos Os dados sobre as variáveis preditoras são coletados após a ocorrência dos desfechos. Pontos fortes - Evita viés na medições. -Podem mostrar que as análises precedem os desfechos. -Demandam menos custo e tempo de pesquisa. Pontos fracos -Controle limitado das variáveis preditoras. -Dados existentes podem estar incompletos.

4 Estudos de caso-controle aninhados e de caso-coorte São estudos de caso-controle aninhados a um estudo de coorte. Pontos fortes - Ideais para medições caras de soro, já que a medição só nos grupos controles reduz o custo. -Evita vieses nas medições. Pontos fracos -Influência de variáveis confundidoras. -As medições podem ser afetadas por doença pré- clínica latente.

5 Estudos de coortes múltiplas e controles externos Comum em medicina ocupacional e ambiental. Pontos fortes -Forma factível de estudar exposições raras e a potenciais fatores de risco ocupacionais e ambientais. -Econômico, pelo uso de dados de censos ou registros. Pontos fracos -As coortes podem ser confundidas, influenciando os desfechos. -Dados podem ser imprecisos ou incompletos.

6 Planejando um estudo de coorte Definição de um grupo adequado de sujeitos para acompanhamento. Precisão e acurácia das medidas das variáveis preditoras e de desfecho. A coorte inteira deve ser acompanhada, por isso é importante uma correta seleção dos sujeitos e o contato periódico com os mesmos.


Carregar ppt "Delineando um Estudo Observacional: Estudos de Coorte São estudos que acompanham grupos de sujeitos ao longo do tempo. Há dois tipos: -Estudos prospectivos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google