A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SIG como apoio à coleta de resíduos. Software -Trans CAD - permite desenvolver rotas utilizando-se.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SIG como apoio à coleta de resíduos. Software -Trans CAD - permite desenvolver rotas utilizando-se."— Transcrição da apresentação:

1 SIG como apoio à coleta de resíduos

2 Software -Trans CAD - permite desenvolver rotas utilizando-se de algoritmos que incluem um procedimento de roteirização em arco (Arc Routing), objetivando minimizar a extensão total a ser percorrida pelos veículos coletores (CALIPER, 1996). Cidade de estudo - Ilha Solteira/SP Procedimento - os dados foram coletados por setor, determinou-se o tempo, a quilometragem e a rota de cada viagem pela observação em campo.

3 G%20NO%20ESTUDO%20DO%20ROTEAMENTO%20DA%20COLETA%20DE%20LIXO%20EM%20%C1REAS%20URB ANAS.pdf TransCAD

4

5

6 Metodologia O software utilizado – TransCAD desenvolve rotas utilizando algoritmos que incluem o procedimento de roteirização em arco. - dados coletados e resultados obtidos pelo TransCAD foram processados no software Microsoft Excel. (1)Preparação dos dados (2)Criação da matriz de roteamento (origem/destino) - contém a distância e o tempo de viagem entre cada depósito e parada e, entre cada par de paradas (3)Solução do problema de roteamento de veículos (4)Apresentação dos resultados

7

8

9

10

11 Dissertação apresentada à Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Federal de Uberlândia, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Engenharia Civil.

12 Resumo da dissertação Este trabalho apresenta o estudo de caso do serviço de coleta de lixo realizado de segunda-feira a sábado pela Prefeitura Municipal na área central da cidade de Ituiutaba (MG), que possui aproximadamente habitantes. Para caracterizar o problema, foi realizado mapeamento dos setores e das rotas de coleta de lixo da área em estudo com a utilização de receptores do sistema GPS e o software GPS TrackMaker para o tratamento e obtenção dos dados de distâncias percorridas, tempos e velocidades de percurso. Em seguida, utilizou-se o Sistema de Informações Geográficas – SIG como ferramenta para roteirização de veículos de coleta de resíduos sólidos domiciliares. O software utilizado foi o TransCAD versão 4.5 Academic License, que é um SIG específico para aplicações em problemas de transporte e possibilita o desenvolvimento de rotas utilizando-se algoritmos de roteirização em arco (Arc Routing). A utilização de receptores do sistema GPS mostrou-se uma alternativa bastante eficaz para a realização de mapeamentos, em especial para a coleta de informações sobre rotas e itinerários realizados pelos veículos. Os dados obtidos com a rotina mostraram redução de aproximadamente 44% nas repetições de trechos já servidos pela coleta de lixo, redução de 71% no custo com a mão-de-obra para a realização dos serviços e redução das distâncias percorridas em aproximadamente 68%, em relação à situação atual.

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30


Carregar ppt "SIG como apoio à coleta de resíduos. Software -Trans CAD - permite desenvolver rotas utilizando-se."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google