A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Impressões dos Representantes Discentes sobre a palastra The Harvard Medical School curriculum.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Impressões dos Representantes Discentes sobre a palastra The Harvard Medical School curriculum."— Transcrição da apresentação:

1 Impressões dos Representantes Discentes sobre a palastra The Harvard Medical School curriculum

2 Considerações Iniciais Julgamos necessário um informe, à CG, sobre a palestra da Profa. Janet Hafler. Julgamos necessário um informe, à CG, sobre a palestra da Profa. Janet Hafler. Infelizmente, houve poucos docentes desta CG presentes na conferência, o que é mais um motivo para fazermos esta apresentação. Infelizmente, houve poucos docentes desta CG presentes na conferência, o que é mais um motivo para fazermos esta apresentação. Pretendemos, na atual fase, contribuir na formação de diagnósticos, apontando mudanças possíveis. Pretendemos, na atual fase, contribuir na formação de diagnósticos, apontando mudanças possíveis.

3 Pontos principais do currículo da Harvard Medical School (HMS) Recebem alunos após o College, onde fizeram o Pre-med. Recebem alunos após o College, onde fizeram o Pre-med. Mudanças constantes na estrutura curricular. Mudanças constantes na estrutura curricular. Tem alunos de faixa etária maior que da FMUSP Tem alunos de faixa etária maior que da FMUSP Tem proporção de gêneros de aproximadamente 1:1. Tem proporção de gêneros de aproximadamente 1:1. É uma faculdade paga. É uma faculdade paga. É um curso PBL. É um curso PBL.

4 Comparação FMUSP - HMS * - há um claro viés na FUVEST. 2/3 dos inscritos são mulheres, mas apneas 1/3 dos aprovados é do sexo feminino * - há um claro viés na FUVEST. 2/3 dos inscritos são mulheres, mas apneas 1/3 dos aprovados é do sexo feminino ** - é pré-requisito o College (Pre-med) de 4 anos ** - é pré-requisito o College (Pre-med) de 4 anos FMUSPHMS Inscritos em Matriculados em Proporção de gênero entre alunos 2H:1M*1H:1M Duração do curso 6 anos 4 anos** Custo/ano0US$53.900,00

5 Princípios pedagógicos da HMS (e algumas comparações com a FMUSP) Estimular aprendizado do aluno Estimular aprendizado do aluno E não apenas informá-lo do que está no livro. E não apenas informá-lo do que está no livro. Participar na formação dos objetivos educacionais Participar na formação dos objetivos educacionais Quantos membros da CG estão aqui hoje? Quantos membros da CG estão aqui hoje? Feedback de alunos para os professores Feedback de alunos para os professores Existe o Fórum na FMUSP, existe o PAC, mas estarão estas ferramentas sendo utlizadas no máximo de seu potencial? Existe o Fórum na FMUSP, existe o PAC, mas estarão estas ferramentas sendo utlizadas no máximo de seu potencial?

6 A questão do conhecimento A base do conhecimento pode se definir em: A base do conhecimento pode se definir em: Profundidade Profundidade Flexibilidade Flexibilidade Largura (quantidade) Largura (quantidade) Existe, na HMS uma grande preocupação na discussão do que, e em que variação das três características acima, deve ser ensinado. Existe, na HMS uma grande preocupação na discussão do que, e em que variação das três características acima, deve ser ensinado.

7 Um ponto interessante Há uma clara instrução aos docentes: Há uma clara instrução aos docentes: Ensine aos alunos o que NÃO está no livro, para que haja um real aproveitamento do tempo do estudante. Nossos alunos sabem ler, e querem algo mais na aula. Ensine aos alunos o que NÃO está no livro, para que haja um real aproveitamento do tempo do estudante. Nossos alunos sabem ler, e querem algo mais na aula. É bem verdade que os alunos da HMS, em geral, lêem antes da aula, algo praticamente inexistente na FMUSP. É bem verdade que os alunos da HMS, em geral, lêem antes da aula, algo praticamente inexistente na FMUSP.

8 Uma reflexão sobre o último slide Por que os alunos da FMUSP não lêem antes da aula? Por que os alunos da FMUSP não lêem antes da aula? Falta da cultura de ler antes da aula. Falta da cultura de ler antes da aula. Pouco interesse em adiantar-se à aula, já que o que é dito é a mesma coisa do livro. Pouco interesse em adiantar-se à aula, já que o que é dito é a mesma coisa do livro. FALTA DE TEMPO PARA LEITURA/ESTUDO NA GRADE HORÁRIA. FALTA DE TEMPO PARA LEITURA/ESTUDO NA GRADE HORÁRIA.

9 Sobre a questão do tempo livre Na FMUSP, há, oficialmente, 2 períodos livres/semana, sendo que 1 precisa ser preenchido por optativa (eletiva). Na FMUSP, há, oficialmente, 2 períodos livres/semana, sendo que 1 precisa ser preenchido por optativa (eletiva). Na HMS, há 4 períodos livres por semana, sendo, apenas um, em geral, ocupado por alguma atividade optativa. Na HMS, há 4 períodos livres por semana, sendo, apenas um, em geral, ocupado por alguma atividade optativa.

10 Outra grande diferença: a ascenção na carreira acadêmica Na FMUSP, há só um caminho para ascenção na carreira acadêmica. Em geral, preconiza-se a produção científica. Na FMUSP, há só um caminho para ascenção na carreira acadêmica. Em geral, preconiza-se a produção científica. Na HMS, existem as opções de ascenção por mérito científico ou de ensino. Na HMS, existem as opções de ascenção por mérito científico ou de ensino. Há, portanto, obviamente, métodos de avaliação bastante trabalhados para aferir qualidade de um docente no relativo à pedagogia. Há, portanto, obviamente, métodos de avaliação bastante trabalhados para aferir qualidade de um docente no relativo à pedagogia.

11 Um pouco mais sobre a avaliação docente As aulas na HMS, pelo modelo PBL, contam com 8 alunos em cada grupo. As aulas na HMS, pelo modelo PBL, contam com 8 alunos em cada grupo. Cada professor (tutor) é avaliado qualitativamente pelos alunos, bem como é comparado o desempenho dos alunos ANTES e DEPOIS das atividades do grupo. Cada professor (tutor) é avaliado qualitativamente pelos alunos, bem como é comparado o desempenho dos alunos ANTES e DEPOIS das atividades do grupo. Assim, avalia-se, não só a qualidade do professor, mas a mudança que ele causou nos alunos. Assim, avalia-se, não só a qualidade do professor, mas a mudança que ele causou nos alunos. Evita-se (ou tenta-se diminuir) a figura do professor pop, adorado pelos alunos mas que não acrescenta nada. Ou aquele docente que finge que ensina, e depois finge que cobra. Evita-se (ou tenta-se diminuir) a figura do professor pop, adorado pelos alunos mas que não acrescenta nada. Ou aquele docente que finge que ensina, e depois finge que cobra.

12 Avaliação dos alunos Na HMS, os alunos são avaliados das seguintes formas: Na HMS, os alunos são avaliados das seguintes formas: Testes de múltipla escolha Testes de múltipla escolha Exames escritos Exames escritos Exames orais Exames orais Há um grande esforço para que os alunos sejam avaliados pelas 3 formas dentro de um mesmo curso. Há um grande esforço para que os alunos sejam avaliados pelas 3 formas dentro de um mesmo curso. Para os exames oral e escrito, tende-se a utilizar o conceito de pass ou fail. Para os exames oral e escrito, tende-se a utilizar o conceito de pass ou fail.

13 Questões imutáveis Bagagem do College (Pre-med) Bagagem do College (Pre-med) Pelo menos no curto a médio prazo, não existe evidência de que se fará algo parecido ao College americano, época em que o aluno adquire, entre outras coisas, maturidade. Pelo menos no curto a médio prazo, não existe evidência de que se fará algo parecido ao College americano, época em que o aluno adquire, entre outras coisas, maturidade. Faixa etária média do ingressante Faixa etária média do ingressante Maior maturidade no curso. Maior maturidade no curso. Preço do curso Preço do curso O curso de Medicina, na USP, não é pago ->podemos discutir se o aluno que não paga tem maior tendência a não se importar com o rendimento. O curso de Medicina, na USP, não é pago ->podemos discutir se o aluno que não paga tem maior tendência a não se importar com o rendimento.

14 Questões dificilmente mutáveis, mas altamente desejáveis Ascenção na carreira em 2 grandes eixos: pesquisa e docência. Ascenção na carreira em 2 grandes eixos: pesquisa e docência. Aumento SIGNIFICATIVO dos períodos livres para estudo. Aumento SIGNIFICATIVO dos períodos livres para estudo.

15 Questões potencialmente mutáveis Inclusão do método PBL. Inclusão do método PBL. Aceitação de mudanças constantes no currículo. Aceitação de mudanças constantes no currículo. Valorização (ainda que não perfeita) do tempo gasto em graduação, e da qualidade deste trabalho. Valorização (ainda que não perfeita) do tempo gasto em graduação, e da qualidade deste trabalho. Fazer um relatório, para cada Departamento, da frequência de seu representante nas reuniões da CG. Fazer um relatório, para cada Departamento, da frequência de seu representante nas reuniões da CG. Fazer, com isso, que membros faltantes sejam substituídos por outros que possam (ou que queiram) vir à reunião. Fazer, com isso, que membros faltantes sejam substituídos por outros que possam (ou que queiram) vir à reunião. Fazer avaliação SÉRIA dos alunos de graduação (mais uma vez a questão da cola). Fazer avaliação SÉRIA dos alunos de graduação (mais uma vez a questão da cola).

16 Sugestões Finais Melhoria do feedback dos alunos aos professores, otimizando os Fóruns da Graduação e os mecanismos do PAC. Melhoria do feedback dos alunos aos professores, otimizando os Fóruns da Graduação e os mecanismos do PAC. Fazer reuniões com alunos (não só os RDs na CG) em horário LIVRE para os alunos para discussão curricular. Fazer reuniões com alunos (não só os RDs na CG) em horário LIVRE para os alunos para discussão curricular.


Carregar ppt "Impressões dos Representantes Discentes sobre a palastra The Harvard Medical School curriculum."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google