A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CoKrigagem Procedimento geoestatístico segundo o qual diversas variáveis regionalizadas podem ser estimadas em conjunto, com base na correlação espacial.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CoKrigagem Procedimento geoestatístico segundo o qual diversas variáveis regionalizadas podem ser estimadas em conjunto, com base na correlação espacial."— Transcrição da apresentação:

1 CoKrigagem Procedimento geoestatístico segundo o qual diversas variáveis regionalizadas podem ser estimadas em conjunto, com base na correlação espacial entre si. É uma extensão multivariada do método da krigagem quando para cada local amostrado obtém-se um vetor de valores em lugar de um único valor.

2 Aplicação da cokrigagem
Quando duas ou mais variáveis são amostradas nos mesmos locais dentro de um mesmo domínio espacial e apresentam significativo grau de correlação. O método deve ser usado quando uma das variáveis apresenta-se sub-amostrada em relação às demais. Essa variável é conhecida como “primária” e as demais como “secundárias”. O objetivo é melhorar a estimativa da variável sub-amostrada utilizando aquelas mais densamente amostradas.

3 Fundamental na utilização da cokrigagem é a verificação prévia da correlação existente entre as variáveis, a qual deve ser alta para que as estimativas sejam consistentes. Também deve ser notado que a melhoria de interpretação somente é significativa quando uma das variáveis tem um número extremamente reduzido de casos em relação à outra.

4 Solução por cálculo matricial

5 αi = 1,. ni representam os ni pontos para a variável Zi e α’i = 1,
αi = 1,...ni representam os ni pontos para a variável Zi e α’i = 1, ...ni representam os ni pontos com deslocamento h para a variável Zi Zi, onde i é o identificador da variável primária Z1 ou secundária Z2

6 Matriz [A] A matriz [A] é composta por: sub-matriz , que descreve a distribuição espacial da primeira variável Z1; sub-matriz , que descreve a distribuição espacial da segunda variável Z2; sub-matrizes, que descrevem a variabilidade cruzada das variáveis Z1 e Z2 consideradas em conjunto; os termos restantes 0 e 1 correspondem à condição de não viés para ambas as variáveis.

7 Vetor [B] A matriz [A] não contém nenhuma informação sobre o ponto X0 , objeto da estimativa. Toda a informação necessária está contida no segundo membro do sistema, o vetor [B], o qual é composto por 2 subvetores: o que depende da configuração geométrica relativa ao ponto X0 em relação aos pontos x1 , onde Z1 é observada; o que depende da configuração geométrica relativa ao ponto X0 em relação aos pontos y2, onde Z2 é observada; os termos restantes 0 e 1 correspondem à condição de não viés.

8 Vetor [X] A solução do sistema, ou seja, o cálculo dos coeficientes ’s, ’s e dos multiplicadores de Lagrange μ1 e μ2, expressos pelo vetor [X] para diferentes pontos X0 é obtida pela inversão de [A] e subseqüente multiplicação por [B].

9 As equações da cokrigagem são formuladas na suposição que as variáveis primária e secundária apresentam covariâncias, com matriz positiva definitiva, para ser considerada uma matriz de covariâncias-cruzada válida. Uma maneira simples para a obtenção dessa matriz é utilizar o “modelo linear de corregionalização”.

10 Modelo linear de corregionalização
Ajusta os auto-variogramas e variogramas cruzados entre duas variáveis, ou mais, de tal maneira que a variância de qualquer combinação linear possível dessas variáveis seja sempre positiva. Tal combinação usa a mesmas estruturas dos auto-variogramas e dos variogramas cruzados, mantendo o mesmo valor para o alcance. Ambos os determinantes das matrizes referentes aos valores do efeito pepita (Co) e soleira (C), devem ser positivos:

11 Exemplo:

12 Lençol freático (Bauru/SP)

13 Correlação entre cota topográfica e topo do lençól freático

14

15 Variogramas

16 Variograma cruzado

17 Cokrigagem do topo do lençol freático

18 Mapa dos desvios padrão da cokrigagem


Carregar ppt "CoKrigagem Procedimento geoestatístico segundo o qual diversas variáveis regionalizadas podem ser estimadas em conjunto, com base na correlação espacial."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google