A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RELATÓRIO DE EXPERIÊNCIAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RELATÓRIO DE EXPERIÊNCIAS"— Transcrição da apresentação:

1 RELATÓRIO DE EXPERIÊNCIAS

2 LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
APAE GUAPIARA/SP Atende a alunos de nível primário (fundamental) e infantil. Também há acesso de adolescentes e adultos não alfabetizados portadores de necessidades especiais. São seis computadores munidos de vários softwares para auxiliar ou beneficiar o educando de acordo com as suas necessidades, independentemente das suas limitações. Os alunos tem acesso a programas como DOSVOX, Menino Curioso recentemente introduzido, editor de textos, jogos infantis, hipermídias. Infelizmente o laboratório não possui conexão com a grande rede (internet) pelo menos por enquanto.

3 LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
APAE GUAPIARA/SP Após um longo período, onde foi transmitido ao alunos o ato de clicar, arrastar, identificar ferramentas. Foram feitos através do Paint vários desenhos. Veja abaixo alguns exemplos.

4 LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
APAE GUAPIARA/SP Com a instalação de um novo software o Menino Curioso, o laboratório passou a ser muito mais requisitado por alunos infantis e até mesmo pelos adultos. Pela fisionomia dos alunos, percebi o quanto eles se interessaram em lidar com está ferramenta educacional, pois é algo que os incentivam a tomarem atitudes ou ações buscando finalizar uma determinada atividade, havendo pouca intervenção por parte do educador. Os jogos Inventor, Embaralha, Liga Pontinhos entre outros que compõem o software, fazem com que os alunos concentrem-se exclusivamente no que está sendo exibido na tela, onde eles são frequentemente estimulados e desafiados. O que se torna importante especialmente em ocasiões inesperadas em que eles necessitam de agilidade, atenção, paciência para solucionar ou sair de um possível problema ou dificuldade. Posso afirmar que observei vários alunos tendo uma progressão, havendo desenvolvimento em vários aspectos; embora eu saiba que para haver resultados realmente significativos é necessário todo um planejamento e/ou estratégia, que poderá ser atingido em um prazo imprevisível dependendo de cada caso. Realmente podem-se alcançar resultados satisfatórios usando este software. Também pude reparar através da utilização deste recurso, o quanto elevou-se a auto-estima deles, fortalecendo o aspecto emocional de cada um que realmente concentrou-se no que era lhe solicitado, neste caso pelo personagem Curioso.

5 LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
APAE GUAPIARA/SP Por outro lado, não menos importante, destaco o DOSVOX. Tenho dois alunos com deficiência visual que não estão alfabetizados, estou começando a faze-luz adotarem esta excelente ferramenta não apenas com o desejo de ensina-luz a ler, mas de proporcionar-lhes a chance de buscar sua própria autonomia. Por enquanto procuro fazer com que eles se adaptem ao programa e, especialmente ao teclado. Estou ciente dos benefícios que poderão ser trazidos através da utilização deste recurso.

6 LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
APAE GUAPIARA/SP Foram instalados nos computadores jogos (pintar, jogo da memória, forca, jogo da velha, guarda-roupa etc) que pesquisei e fiz download na internet. Sobretudo, antes da inserção destes softwares nas máquinas há uma discussão sobre o qual é apropriado ou não para um determinado público, que ocorre em reuniões de professores de acordo com o Planejamento curricular de cada grupo. Um exemplo é o Brincando com Ariê, disponível no site que contém quatro “joguinhos”: Pintar; colocar frutas nas cestas corretas; jogo da memória e de associar objetos a seus nomes. Utilizando o Google, encontrei um site muito bom ( contém jogos destinados a educação infantil, mas que também adaptam-se logicamente em outros casos.

7 LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
APAE GUAPIARA/SP Destaco também a importância de um editor de áudio, porque a partir do momento em que conheci o Audacity não o deixei de lado, ele se tornou para instituição uma “ferramenta valiosa”. Sempre que temos a oportunidade estamos usando-o. Especialmente quando é necessário editar uma música ou criar uma narração para uma apresentação dos alunos. Felizmente no laboratório tem um computador que possui gravador de CD, microfone, câmera, onde posso fazer estas montagens. Através do Audacity, Windows Move Maker e equipamentos como câmera, CD e microfone. Criei um vídeo que foi publicado no portfólio. Todos ficamos satisfeitos com o resultado, não pelo lado da perfeição do trabalho, mas em podermos assistirmos na TV o produto final. Os alunos ficaram risonhos ao verem que fizeram uma apresentação e ela está gravada e que pode ser exibida a qualquer momento a outros e vista novamente, por mais simples que ela seja.

8 LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
APAE GUAPIARA/SP Através de um editor de apresentação pude criar uma hipermídia voltada a alunos que tem dificuldades em identificar cores, especificamente para aqueles tem seu cognitivo preservado. Denominei o nome desta atividade, muito contributiva de “Encontre a cor certa”. Minha intenção utilizando está hipermídia foi de fazer com que o aluno observe atentamente na parte superior da tela a cor que está ampliada, pois logo abaixo estarão várias opções de cores que o aluno deverá identificar entre elas a qual é idêntica aquela que está acima. Veja foto abaixo.

9 LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
APAE GUAPIARA/SP Em termos de Tecnologia Assistiva, por enquanto o laboratório não tem equipamentos (hardwares) a disposição de pessoas PNEEs. Agora vendo pelo lado do software o laboratório possui várias opções para adequar-se ao individuo que estiver utilizando um dos computadores. Alguns simplesmente são conteúdos disponibilizados pelo próprio sistema operacional; temos a disposição o Simulador de teclado e mouse, LentePro para ampliar a tela, prancha de comunicação. Estou pretendendo o mais rápido possível adotar o Virtual Vision (Leitor de tela), creio que logo estaremos utilizando.

10 LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA
APAE GUAPIARA/SP Como já mencionei o laboratório não possui acesso a internet. Porém já tive a oportunidade de mostrar a alguns alunos um pouco do que ela é capaz, através do computador da secretaria que tem acesso discado. Certamente os alunos viam o computador como bom parceiro para jogos e um grande aliado no seu processo de aprendizagem. Após comentar e dar exemplos a eles a respeito da comunicação, interação, que pode haver com outros individuos, ficaram assustados. A maioria não sabia ou sequer tinham idéia do que é este fenômeno denominado internet. Mesmo sem haver acesso a está rede mundial, estou adotando métodos ou procedimentos a serem apresentados aos alunos para começar a se ter entendimento a respeito deste meio de comunicação que não para de expandir. Vale ressaltar que a maioria dos alunos não são alfabetizados. Há uma minoria que são alfabetizados ou estão sendo. Mas de qualquer forma, foi satisfatório poder mostra-luz como se pode conhecer outras pessoas, trocar idéias etc. Com certeza quando houver internet no laboratório ocorrerá muitas transformações, especialmente quando eles souberem que o mundo está há alguns clique.


Carregar ppt "RELATÓRIO DE EXPERIÊNCIAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google