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ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES

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Apresentação em tema: "ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES"— Transcrição da apresentação:

1 ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
Paulo Sertek pdev – programa de desenvolvimento de ética das virtudes Instituto de Engenharia do Paraná – IEP 27/09/2007

2 ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
Cultura orientada aos valores éticos Paulo Sertek Competências Essenciais são aquelas que refletem a estratégia da organização

3 ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
Cultura

4 ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
Cultura objetos Comportamentos observáveis valores Crenças básicas Pressupostos básicos DESENVOLVIMENTO DAS QUALIDADES PESSOAIS

5 ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
FESTA DO SOL NASCENTE A solução é combater a omissão! Atuar sempre de modo a usar bem a própria liberdade! Se eu não fizer é provável que ninguém faça!

6 ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
Capital Humano Capital intelectual Capital ético-social

7 ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
BOWLING ALONE

8 ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
BOWLING TOGETHER This moving story speaks for itself, but the photograph that accompanied this report in the Ann Arbor News reveals that in addition to their differences in profession and generation, Boschma is white and Lambert is African American. That they bowled together made all the difference. In small ways like this and in larger ways, too we Americans need to reconnect with one another. That is the simple argument of this book. Putnam (2000, p.28)

9 ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
CAPITAL ÉTICO-SOCIAL Base importante de competitividade e inovação, se houver crescimento em: confiança mútua; motivação colaborativa; interação, trocas, intercâmbio e socialização do conhecimento; Programa de Desenvolvimento de Ética das Virtudes – PDEV

10 ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
MOTIVAÇÃO EXTRÍNSECA refere-se às recompensas ou punições, a ação é devida à resposta do entorno.

11 ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
MOTIVAÇÃO INTRÍNSECA refere-se à satisfação ligada a realização de algo que se gosta de fazer ou aprender.

12 ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
MOTIVAÇÃO TRANSCENDENTE refere-se à utilidade da ação ou das suas conseqüências para outra(s) pessoa(s).

13 Variáveis de estado numa organização
ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES Variáveis de estado numa organização EFICÁCIA (TER) motivação dominante extrínseca prêmio/punição + ATRATIVIDADE (CONHECER) motivação dominante intrínseca aprender/ambiente + UNIDADE (BEM COMUM) motivação dominante transcendente serviço ao outro

14 ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
Missão Missão da instituição Contribuição que caracterize a sua identidade. Qual é o seu compromisso? Para que existe? Contribuição: um serviço eficaz ! Em que serve? Que problemas reais resolve, Para usuários, colaboradores, grupos, sociedade em geral?

15 PRINCÍPIOS DA ORDEM SOCIAL
ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES PRINCÍPIOS DA ORDEM SOCIAL Solidariedade CAPITAL SOCIAL Subsidiariedade EMPOWERMENT Participação EMPRENDEDORISMO

16 ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
COMPETÊNCIA Comportamento observável e habitual que possibilita o sucesso de uma pessoa em sua atividade ou função.

17 ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
VIRTUDE É o hábito operativo bom. Aperfeiçoa a pessoa na sua totalidade enquanto ser humano. Possibilita a sua realização plena. A realização se dá pela prática constante, dirigida ao bem pessoal e ao bem comum.

18 ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
META-COMPETÊNCIAS Qualidade de decisão PRUDÊNCIA Qualidade de relacionamento JUSTIÇA Qualidade de empreendimento FORTALEZA Qualidade emocional MODERAÇÃO conhecimento caracterológico

19 ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
DOIS MALES Sofre muito a Humanidade de dois males: o dos homens bons, que não têm noção alguma das técnicas que deveriam empregar para que se torne mais eficiente a sua bondade, e o dos técnicos, em que se abalaram ou em que quase se perderam as qualidades humanas. Jorge Lacerda: Democracia e Nação (1960)

20 ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
FACULDADES RACIONAIS GUIA Inteligência Vontade DECISÃO

21 ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
PRINCÍPIOS BÁSICOS Faz o bem e evita o mal. Querer positivamente o bem dos outros assim como se quer o próprio bem. Não querer conseguir um bem, fazendo o mal ! Bem é o que aperfeiçoa alguém com indepen- dência do prazer ou da dor que possa causar! HÁ COISAS DOLOROSAS QUE É PRECISO FAZER E PRAZENTEIRAS QUE É PRECISO EVITAR!

22 ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
PRINCÍPIOS As leis naturais são as regras do “funcionar” bem do homem! Ações contra estas leis desestruturam e corrompem a personalidade!

23 ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
ÉTICA-REALIZAÇÃO Realização profunda da pessoa. Realização do homem enquanto homem. Leva a felicidade. Ultimum potentiae! O máximo da realização como homem! espírito FELICIDADE ALEGRIA PRAZER orgânico

24 ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
VIRTUDES Qualidade no agir: virtude virtude: hábito bom. aquisição pela repetição de atos bons. a vontade se desenvolve quando é necessário exigir-se. a vontade fica atrofiada quando só se busca a comodidade. estatura moral desenvolve-se com as virtudes. Saber ouvir!

25 ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
(...) porque o grande heroísmo do homem é justamente manter-se de pé no fragor das batalhas a que se vê lançado, como aqueles carvalhos majestosos em meio à fúria das tempestades que se abatem sobre as florestas. Jorge Lacerda: Democracia e Nação (1960)

26 ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
VIRTUDES Uma pintura fraca? É de um pintor... fraco!!!!

27 ÉTICA: DAR O MELHOR DE SI!
ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES ÉTICA: DAR O MELHOR DE SI! A grandeza de uma ação não se mede pela dimensão externa, mas pela interna. Dimensão do “agir”.

28 ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
CULTURA A história nos ensina que as forças materiais das nações também se nutrem das resistências do espírito, forjadas pela cultura, mercê das quais o seu poder de sobrevivência tem superado o impacto das catástrofes. Jorge Lacerda: Democracia e Nação (1960)

29 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO continuidade/ busca da excelência choque “metanóia” P.F. Percepção própria apoio para o crescimento análise de critérios A.M. Áreas de melhoria Pontos fortes Percepção dos outros

30 MUDANÇA COMPORTAMENTAL
ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES MUDANÇA COMPORTAMENTAL hábitos competências 3 4 disposições incompetências 2 1 aceitação Saber Querer Fazer consciência inconsciência

31 TEMPERAMENTO E CARÁTER
ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES TEMPERAMENTO E CARÁTER Processo de aquisição de virtudes/competências. Configura-se uma "segunda natureza" Temperamento constitui a matéria prima sobre a qual edifica-se a personalidade.

32 COMPETÊNCIAS ESTRATÉGICAS
ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES COMPETÊNCIAS ESTRATÉGICAS 1. VISÃO DA ATIVIDADE 2. ORIENTAÇÃO INTERFUNCIONAL 3. GESTÃO DE RECURSOS 4. ORIENTAÇÃO AO USUÁRIO 5. REDE EFETIVA DE RELAÇÕES 6. NEGOCIAÇÃO

33 COMPETÊNCIAS ‘INTRATÉGICAS’
ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES COMPETÊNCIAS ‘INTRATÉGICAS’ 1. COMUNICAÇÃO 2. DIREÇÃO DE PESSOAS 3. DELEGAÇÃO 4. “COACHING” 5. TRABALHO EM EQUIPE 6. LIDERANÇA

34 COMPETÊNCIAS DE EFICÁCIA PESSOAL
ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES COMPETÊNCIAS DE EFICÁCIA PESSOAL 1. PRÓ-ATIVIDADE PRUDÊNCIA 2. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS JUSTIÇA 3. AUTOGOVERNO 4. GESTÃO PESSOAL FORTALEZA 5. INTEGRIDADE MODERAÇÃO 6. DESENVOLVIMENTO PESSOAL

35 ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
Competências Estratégicas Meta-competências/virtudes Competências “Intratégicas” Competências de Eficácia Pessoal

36 ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
Avaliação Externa ESTRATÉGICAS ‘INTRATÉGICAS’ EFICÁCIA PESSOAL Auto-Avaliação sertek


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