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Políticas de Ciência e Tecnologia Política Europeia para a Sociedade da Informação Plano de Acção eEurope 2002 Trabalho Realizado por: Nuno Rodrigues Nuno.

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1 Políticas de Ciência e Tecnologia Política Europeia para a Sociedade da Informação Plano de Acção eEurope 2002 Trabalho Realizado por: Nuno Rodrigues Nuno Valente Nuno Moreira 18 de Outubro de 2002

2 Articulação Ciência e Tecnologia e Sociedade da Informação 1. Desenvolvimentos da I&D e dos sistemas de C&T 2. Capacidade Social de gerar mais informação e conhecimento 3. Difusão do conhecimento e da informação

3 Plano de Acção eEurope 2002 Metas, objectivos e acções 1. Internet mais rápida, mais barata e mais segura 2. Investir nas pessoas e nas qualificações 3. Estimular a utilização da Internet

4 O exercício de Benchmarking pretende acompanhar a implementação de alguns objectivos do Plano de Acção Europeu, por exemplo: 1. Internet mais barata, rápida e segura a) Acesso à Internet mais barato e mais rápido 1. Percentagem de agregados ligados à Internet 2. Percentagem de população com acesso à Internet através do sistema de banda larga 3. Percentagem de população com acesso móvel à Internet 4. Custos de acesso à Internet 2. Investimento nas pessoas e na formação 3. Estimular a utilização da Internet

5 Para acompanhar estes objectivos, o exercício de Benchmarking recai sobre diversas áreas, por exemplo:  Famílias Ex: Percentagem de agregados ligados à Internet  Empresas Ex: Percentagem de empresas com acesso à Internet; Número de trabalhadores que utilizam regularmente o computador  Administração Pública Ex: Percentagem de serviços públicos básicos disponíveis on-line

6 O lançamento do exercício de benchmarking e a aferição de resultados de acção política face aos objectivos concretos e metas a atingir, implica um trabalho técnico prévio de definição de indicadores e das técnicas de recolha de informação

7 A rapidez do processo implicou um déficit de trabalho técnico: Ausência das organizações oficiais produtoras de estatísticas como parte integrante do processo de definição de indicadores e metodologias Ausência das organizações oficiais produtoras de estatísticas como parte integrante do processo de definição de indicadores e metodologias Ausência de peritos estatísticos qualificados nas delegações nacionais Ausência de peritos estatísticos qualificados nas delegações nacionais

8 Reservas da delegação portuguesa quanto aos indicadores e metodologia de recolha: 2. fraca pertinência e relevância de alguns indicadores exemplo: percentagem da população activa que recebeu formação (formal) em tecnologias de informação e comunicação. 4. utilização dos serviços do Empresas de estudos de mercado (Eurobarómetro) para a produção célere de dados em detrimento da qualidade. 1. incompreensão e deficiência técnica na definição de alguns indicadores exemplos: percentagem da população que utiliza regularmente a Internet; número de computadores utilizados para fins educativos por aluno 3. ausência de indicadores dinâmicos que permitam avaliar o progresso exemplo: taxas de crescimento 5. exclusão de organizações oficiais especializadas no processo de produção de dados estatísticos

9 Os resultados obtidos devem ser tomados como um objecto de reflexão no desenvolvimento de medidas políticas e na tomada de decisão política. O benchmarking deve ser essencialmente um processo de aprendizagem.

10 Portal da Sociedade da Informação www.si.mct.pt


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