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PublicouMirella Primo Alterado mais de 9 anos atrás
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Políticas de Ciência e Tecnologia Política Europeia para a Sociedade da Informação Plano de Acção eEurope 2002 Trabalho Realizado por: Nuno Rodrigues Nuno Valente Nuno Moreira 18 de Outubro de 2002
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Articulação Ciência e Tecnologia e Sociedade da Informação 1. Desenvolvimentos da I&D e dos sistemas de C&T 2. Capacidade Social de gerar mais informação e conhecimento 3. Difusão do conhecimento e da informação
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Plano de Acção eEurope 2002 Metas, objectivos e acções 1. Internet mais rápida, mais barata e mais segura 2. Investir nas pessoas e nas qualificações 3. Estimular a utilização da Internet
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O exercício de Benchmarking pretende acompanhar a implementação de alguns objectivos do Plano de Acção Europeu, por exemplo: 1. Internet mais barata, rápida e segura a) Acesso à Internet mais barato e mais rápido 1. Percentagem de agregados ligados à Internet 2. Percentagem de população com acesso à Internet através do sistema de banda larga 3. Percentagem de população com acesso móvel à Internet 4. Custos de acesso à Internet 2. Investimento nas pessoas e na formação 3. Estimular a utilização da Internet
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Para acompanhar estes objectivos, o exercício de Benchmarking recai sobre diversas áreas, por exemplo: Famílias Ex: Percentagem de agregados ligados à Internet Empresas Ex: Percentagem de empresas com acesso à Internet; Número de trabalhadores que utilizam regularmente o computador Administração Pública Ex: Percentagem de serviços públicos básicos disponíveis on-line
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O lançamento do exercício de benchmarking e a aferição de resultados de acção política face aos objectivos concretos e metas a atingir, implica um trabalho técnico prévio de definição de indicadores e das técnicas de recolha de informação
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A rapidez do processo implicou um déficit de trabalho técnico: Ausência das organizações oficiais produtoras de estatísticas como parte integrante do processo de definição de indicadores e metodologias Ausência das organizações oficiais produtoras de estatísticas como parte integrante do processo de definição de indicadores e metodologias Ausência de peritos estatísticos qualificados nas delegações nacionais Ausência de peritos estatísticos qualificados nas delegações nacionais
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Reservas da delegação portuguesa quanto aos indicadores e metodologia de recolha: 2. fraca pertinência e relevância de alguns indicadores exemplo: percentagem da população activa que recebeu formação (formal) em tecnologias de informação e comunicação. 4. utilização dos serviços do Empresas de estudos de mercado (Eurobarómetro) para a produção célere de dados em detrimento da qualidade. 1. incompreensão e deficiência técnica na definição de alguns indicadores exemplos: percentagem da população que utiliza regularmente a Internet; número de computadores utilizados para fins educativos por aluno 3. ausência de indicadores dinâmicos que permitam avaliar o progresso exemplo: taxas de crescimento 5. exclusão de organizações oficiais especializadas no processo de produção de dados estatísticos
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Os resultados obtidos devem ser tomados como um objecto de reflexão no desenvolvimento de medidas políticas e na tomada de decisão política. O benchmarking deve ser essencialmente um processo de aprendizagem.
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