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Relatório Final Brasília, Julho/2014

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Apresentação em tema: "Relatório Final Brasília, Julho/2014"— Transcrição da apresentação:

1 Relatório Final Brasília, Julho/2014
Pesquisa de Satisfação e Impacto do Programa ALI – Agente Local de Inovação Relatório Final Brasília, Julho/2014

2 Método Objetivo Geral: Avaliar a satisfação e o impacto junto aos participantes do Programa ALI. Método: Pesquisa Quantitativa. Amostragem: Probabilística. Técnica: Telepesquisa. Instrumento de coleta: Questionário Estruturado. Material de coleta: Sistema CATI, com questionário eletrônico, aplicado por intermédio de pesquisadores, utilizando-se linhas telefônicas convencionais para contato com o público-alvo. Tempo médio de entrevista: 10 minutos e 57 segundos. Universo: participantes do Programa ALI. Característica do Público: Participantes dos cursos, palestras e oficinas do Programa ALI. Amostra: foram realizadas empresários. Período de realização das entrevistas: 03/06/2014 a 23/07/2014. Tratamento dos dados: software de estatística SPSS® Margem de Erro: 1,1%. Ponderação da amostra: para corrigir as distorções da amostra realizada em função do universo, os dados foram corrigidos por meio da ponderação das bases de dados com base nos universos por Unidade da Federação. Legenda: EST – Estimulada; ESP – Espontânea; RM – Resposta Múltipla (Permite soma maior que 100%); RU – Resposta Única. 2014

3 Satisfação e Aplicabilidade
RESULTADOS DA PESQUISA Satisfação e Aplicabilidade

4 Composição da Amostra Unidade da Federação e Solução
De modo a manter a proporcionalidade da amostra com o universo do Programa, os resultados obtidos foram submetidos a processo de ponderação. Visitas mais frequentes e acompanhamento mais próximo foram as sugestões mais frequentes entre os pesquisados.

5 Satisfação e Aplicabilidade Como tomou conhecimento?
Entre 2010 e 2013 o (a) Sr.(a) participou do Programa ALI (Agentes Locais de Inovação). Como o(a) Sr(a) tomou conhecimento do ALI? (ESP – RM) Observa-se que a maioria dos entrevistados tomou conhecimento do Programa ALI através de um Agente Local de inovação (55,6%). Total de respondentes: 6.521

6 Satisfação e Aplicabilidade Como tomou conhecimento? – Por UF
Entre 2010 e 2013 o (a) Sr.(a) participou do Programa ALI (Agentes Locais de Inovação). Como o(a) Sr(a) tomou conhecimento do ALI? (ESP – RM) Ao ser realizada análise por estado, verifica-se que a maioria dos entrevistados tomou conhecimento do programa ALI através de um Agente Local de Informação, sendo AM e AC os estados com os maiores índices, 79,3% e 72,7%, respectivamente. Total de respondentes: 6.521

7 Satisfação e Aplicabilidade Serviços que participou
Vou citar alguns serviços oferecidos pelo Sebrae e gostaria que o(a) Sr(a) me dissesse quais o (a) Sr(a) já participou. (EST – RM) Observa-se que a maioria dos entrevistados já participaram de capacitações como cursos ou palestras. Além disso, 43,2% receberam consultoria. Total de respondentes: 6.521

8 Satisfação e Aplicabilidade Serviços que participou – Por UF
Vou citar alguns serviços oferecidos pelo Sebrae e gostaria que o(a) Sr(a) me dissesse quais o (a) Sr(a) já participou. (EST – RM) Ao ser realizada análise por estado, verifica-se que os serviços mais citados foram cursos e palestras, sendo o AP o estado com maior percentual, 80%. Total de respondentes: 6.521

9 Satisfação e Aplicabilidade Satisfação com o Agente
Como o (a) Sr.(a) avalia o acompanhamento do Agente em relação aos seguintes aspectos? Atribua nota de 0 a 10, onde 0 significa “totalmente insatisfeito” e 10 “totalmente satisfeito”. Observa-se que o acompanhamento do Agente foi bem avaliado em todos os quesitos, sendo os melhores a educação e postura ética e a facilidade de comunicação. Total de respondentes: 6.521

10 Satisfação e Aplicabilidade Satisfação com o Agente – por UF
Como o (a) Sr.(a) avalia o acompanhamento do Agente em relação aos seguintes aspectos? Atribua nota de 0 a 10, onde 0 significa “totalmente insatisfeito” e 10 “totalmente satisfeito”. EST-RM Ao ser realizada análise por estado, verifica-se que em todos os estados a maioria dos entrevistados avaliou o acompanhamento do Agente com notas acima de 7 em todos os quesitos, sendo o melhor avaliado a Educação e Postura Ética. Destacam-se MA, AL, MG,SP e MS que apresentaram as maiores médias neste quesito, 9,7. Total de respondentes: 6.521

11 Satisfação e Aplicabilidade Acompanhamento
O programa ALI faz acompanhamento à empresa durante 2 anos. Você considera que esse período é: (EST-RU) Nota-se que o período de acompanhamento do programa ALI é considerado adequado pela maioria dos entrevistados (68,3%). Total de respondentes: 6.521

12 Satisfação e Aplicabilidade Acompanhamento – Por UF
O programa ALI faz acompanhamento à empresa durante 2 anos. Você considera que esse período é: (EST-RU) Ao ser realizada uma análise por estado, verifica-se que a maioria dos entrevistados considera o período de acompanhamento adequando, tendo o MA o maior índice com 93,3%. Total de respondentes: 6.521

13 Satisfação e Aplicabilidade Satisfação com a visita do Agente
A visita do Agente para a elaboração do Diagnóstico e do Plano de Ação contribuiu para você ter uma visão melhor de como aplicar a Inovação em seu negócio? Atribua uma nota de 0 a 10, onde 0 significa “não contribuiu em nada” e nota 10 significa “contribuiu muito”: Nota-se que a satisfação com a visita do Agente para a elaboração do Diagnóstico e do Plano de Ação apresenta índice elevado com média 8,1. Ressalta-se que 15,7% dos entrevistados avaliaram com notas baixas (0 a 6). Total de respondentes: 6.521

14 Satisfação e Aplicabilidade Satisfação com a visita do Agente - UF
A visita do Agente para a elaboração do Diagnóstico e do Plano de Ação contribuiu para você ter uma visão melhor de como aplicar a Inovação em seu negócio? Atribua uma nota de 0 a 10, onde 0 significa “não contribuiu em nada” e nota 10 significa “contribuiu muito”: Ao analisar a distribuição por estados, destaque para RR que apresentou a melhor média, 9,1 e o menor percentual de notas baixas, 6,3%. Total de respondentes: 6.521

15 Satisfação e Aplicabilidade Satisfação com o Diagnóstico
Como o (a) Sr.(a) avalia o Diagnóstico “Radar da Inovação”? Atribua nota de 0 a 10, onde 0 significa “totalmente insatisfeito” e 10 “totalmente satisfeito” Nota-se que a satisfação com o Radar Inovação apresenta índice elevado com média 8,2. Ressalta-se que 50,6% dos entrevistados avaliaram com notas altas (9 e10) Total de respondentes: 6.371

16 Satisfação e Aplicabilidade Satisfação com o Diagnóstico - UF
Como o (a) Sr.(a) avalia o Diagnóstico “Radar da Inovação”? Atribua nota de 0 a 10, onde 0 significa “totalmente insatisfeito” e 10 “totalmente satisfeito” Ao analisar a distribuição por estados, destaque para MA,RR e AP como os estados que apresentaram as melhores médias e os menores percentuais de notas baixas. Total de respondentes: 6.371

17 Satisfação e Aplicabilidade Satisfação com o Plano de Ação
As ações sugeridas no Plano de Ação foram adequadas à necessidade da empresa? Atribua uma nota de 0 a 10, onde 0 significa “totalmente inadequado” e 10 “totalmente adequado”: Por qual motivo o(a) Sr(a) pensa assim? Falta de acompanhamento por parte do Agente. Não atingiu as expectativas em relação ao conhecimento. Não teve tempo para dar continuidade ou aplicar. *respondido somente por aqueles que avaliaram com notas baixas (0 a 6) Nota-se que a satisfação com as ações sugeridas no Plano de Ação apresenta índice elevado com média 8,2. Ressalta-se que 50,8% dos entrevistados avaliaram com notas altas (9 e10). Total de respondentes: 6.344

18 Satisfação e Aplicabilidade Satisfação com o Plano de Ação - UF
As ações sugeridas no Plano de Ação foram adequadas à necessidade da empresa? Atribua uma nota de 0 a 10, onde 0 significa “totalmente inadequado” e 10 “totalmente adequado”: Ao analisar a distribuição por estados, destaque para RR como o estado que apresentou a melhor média (9,1) e o menor percentual de notas baixas (6,3%). Total de respondentes: 6.344

19 Satisfação e Aplicabilidade Aplicação dos conhecimentos adquiridos
O Sr. (a) aplicou na sua empresa os conhecimentos adquiridos no ALI? (ESP_RU) Por que o(a) Sr(a) não conseguiu aplicar totalmente os conhecimentos na sua empresa? (ESP-RM) Total de respondentes: 6.521 Total de respondentes: 3.709 A maioria dos entrevistados aplicaram de forma parcial os conhecimentos adquiridos no ALI (68,6%) e estes afirmaram que não conseguiram aplicar totalmente tais conhecimentos por falta de tempo, oportunidade, recursos, entre outros motivos.

20 Satisfação e Aplicabilidade Aplicação dos conhecimentos adquiridos - UF
O Sr. (a) aplicou na sua empresa os conhecimentos adquiridos no ALI? (ESP_RU) Total de respondentes: 6.521 Por que o(a) Sr(a) não conseguiu aplicar totalmente os conhecimentos na sua empresa? (ESP-RM) Ao ser realizada uma análise por estado, verifica-se que a maioria dos entrevistados em todos os estados aplicaram de forma parcial os conhecimentos adquiridos e que nenhum dos entrevistados do MA aplicaram de forma integral os conhecimentos adquiridos. Dos que não aplicaram de maneira integral, os conhecimentos adquiridos, destacam-se os entrevistados do AP e MA que justificaram em função da falta de recursos financeiros, 55,6% e 50%, respectivamente. Total de respondentes: 3.709

21 RESULTADOS DA PESQUISA
Avaliação de Impacto

22 Avaliação de Impacto Consequência do Programa
Eu vou citar algumas inovações e eu gostaria que o(a) Sr(a) indicasse quais o(a) Sr(a) fez na sua empresa como consequência do Programa ALI. [EST- RM] Como consequência do Programa ALI, entre os entrevistados, os destaques foram: melhorias no atendimento, melhorias na qualidade dos produtos e serviços e melhorias nos processos da empresa como as inovações mais aplicadas. Total de respondentes: 6.521

23 Avaliação de Impacto Consequência do Programa – por UF
Eu vou citar algumas inovações e eu gostaria que o(a) Sr(a) indicasse quais o(a) Sr(a) fez na sua empresa como consequência do Programa ALI. [EST- RM] Ao ser realizada análise por estado, verifica-se que a implantação de melhorias no atendimento, melhoras na qualidade de produtos e serviços e melhorias em processos foram as inovações mais citadas. Destacaram-se RR e AP que apresentaram os melhores índices nas inovações mais citadas. Total de respondentes: 6.521

24 Avaliação de Impacto Aumento do Faturamento Mensal
Avaliando a contribuição do ALI para sua empresa, gostaria que o(a) Sr.(a) me informasse em aproximadamente quantos por cento o faturamento mensal de sua empresa aumentou em função da sua participação no programa ALI. (ESP-RU) Nota-se que pouco mais de um terço dos entrevistados não sofreram influência do programa em seu faturamento mensal. Aproximadamente 28% dos entrevistados tiveram um aumento do faturamento mensal de 1% a 15%. Ressalta-se que 17,7% dos entrevistados não soube avaliar Total de respondentes: 5.592

25 Avaliação de Impacto Aumento do Faturamento Mensal – por UF
Avaliando a contribuição do ALI para sua empresa, gostaria que o(a) Sr.(a) me informasse em aproximadamente quantos por cento o faturamento mensal de sua empresa aumentou em função da sua participação no programa ALI. (ESP-RU) Ao ser realizada análise por estado, verifica-se que, em quase todos não houve prejuízo e o programa ALI teve influência no aumento do faturamento mensal de grande parte dos participantes. Destaque para o PR, onde 30% dos entrevistados tiveram um aumento entre 6% e 10% no faturamento mensal. Total de respondentes: 5.592

26 Avaliação de Impacto Aumento do Lucro Mensal
Avaliando a contribuição do ALI para sua empresa, gostaria que o(a) Sr.(a) me informasse em aproximadamente quantos por cento o lucro mensal de sua empresa aumentou em função da sua participação no programa ALI. (ESP-RU) Nota-se que pouco mais de um terço dos entrevistados não sofreram influência do programa em seu lucro mensal. Aproximadamente 26% dos entrevistados tiveram um aumento do faturamento mensal de 1% a 10%. Total de respondentes: 5.592

27 Avaliação de Impacto Aumento do Lucro Mensal – por UF
Avaliando a contribuição do ALI para sua empresa, gostaria que o(a) Sr.(a) me informasse em aproximadamente quantos por cento o lucro mensal de sua empresa aumentou em função da sua participação no programa ALI. (ESP-RU) Ao ser realizada análise por estado, verifica-se que em quase todos os estados não houve prejuízo e que o programa ALI teve influência no aumento do lucro mensal de grande parte dos entrevistados. Destaque para o PA, onde 29,8% dos entrevistados tiveram um aumento entre 6% a 10% no faturamento mensal. Total de respondentes: 5.592

28 Avaliação de Impacto Satisfação
Como o(a) Sr(a) avalia o programa ALI em relação aos seguintes critérios? Atribua uma nota de 0 a 10, onde 0 significa “totalmente insatisfeito” e 10 “totalmente satisfeito” Satisfação geral com o programa Nota-se que o nível de satisfação geral com o programa ALI encontra-se elevado, apresentando média 8,2. Ressalta-se que mais da metade dos entrevistados avaliaram com notas 9 e 10. Total de respondentes: 6.521

29 Avaliação de Impacto Satisfação – por UF
Como o(a) Sr(a) avalia o programa ALI em relação aos seguintes critérios? Atribua uma nota de 0 a 10, onde 0 significa “totalmente insatisfeito” e 10 “totalmente satisfeito” Satisfação geral com o programa Ao analisar a distribuição por estados, destaque para RR e AC como os estados que apresentaram as melhores médias, (9,1) e (9,0) e os menores percentuais de notas baixas, 6,3% e 4,5%. Total de respondentes: 6.521

30 Avaliação de Impacto Satisfação
Como o(a) Sr(a) avalia o programa ALI em relação aos seguintes critérios? Atribua uma nota de 0 a 10, onde 0 significa “totalmente insatisfeito” e 10 “totalmente satisfeito” Aplicação dos conceitos adquiridos Nota-se que o nível de satisfação com a aplicação dos conceitos adquiridos encontra-se mediano, apresentando média 7,5. Ressalta-se que pouco mais de 20% dos entrevistados avaliaram com notas baixas. Total de respondentes: 6.521

31 Avaliação de Impacto Satisfação - por UF
Como o(a) Sr(a) avalia o programa ALI em relação aos seguintes critérios? Atribua uma nota de 0 a 10, onde 0 significa “totalmente insatisfeito” e 10 “totalmente satisfeito” Aplicação dos conceitos adquiridos Ao analisar a distribuição por estados, destaque para RR, AP, PE, AL e MS como os estados que apresentaram médias iguais ou maiores que 8 e ainda destaca-se AP com o menor percentual de notas baixas, 6,3%. Total de respondentes: 6.521

32 Avaliação de Impacto Satisfação
Como o(a) Sr(a) avalia o programa ALI em relação aos seguintes critérios? Atribua uma nota de 0 a 10, onde 0 significa “totalmente insatisfeito” e 10 “totalmente satisfeito” Resultados obtidos na empresa com ajuda do ALI Nota-se que o nível de satisfação com os resultados obtidos na empresa com a ajuda do ALI encontra-se mediano, apresentando média 7,2. Ressalta-se que pouco mais de 25% dos entrevistados avaliaram com notas baixas. Total de respondentes: 6.521

33 Avaliação de Impacto Satisfação – por UF
Como o(a) Sr(a) avalia o programa ALI em relação aos seguintes critérios? Atribua uma nota de 0 a 10, onde 0 significa “totalmente insatisfeito” e 10 “totalmente satisfeito” Resultados obtidos na empresa com ajuda do ALI Ao analisar a distribuição por estados, destaque para RR e AP como os estados que apresentaram as melhores médias, (8,7 e 8,4) e os menores percentuais de notas baixas, 6,7% e 3,1%. Total de respondentes: 6.521

34 Avaliação de Impacto NPS
Qual a probabilidade de o(a) Sr(a) recomendar o ALI para outras pessoas? Atribua uma nota de 0 a 10, onde 0 significa “não recomendaria de forma alguma” e nota 10 “com certeza recomendaria”: Média = 8,9 Nota-se que a satisfação com o programa apresenta índice elevado com média 8,9. 76,8% dos entrevistados indicariam o programa ALI e 12,9% também indicariam, porém com ressalvas. Ressalta-se que somente 10,3% dos entrevistados foram potenciais depreciadores. O NPS do programa se mostra elevado com 67%. Total de respondentes: 6.521

35 Avaliação de Impacto NPS –por UF
Qual a probabilidade de o(a) Sr(a) recomendar o ALI para outras pessoas? Atribua uma nota de 0 a 10, onde 0 significa “não recomendaria de forma alguma” e nota 10 “com certeza recomendaria”: Ao analisar a distribuição por estados, destaque para RR, AP e MA como os estados que apresentaram as melhores médias, (9,7 e 9,6) e os menores percentuais de notas baixas. Nota-se ainda que estes apresentaram os melhores NPS, 91%, 87% e 87%, respectivamente. Total de respondentes: 6.521

36 Avaliação de Impacto Sugestão de serviço via SEBRAETec
No Plano de Ação indicado pelo Agente foi sugerido algum serviço via SEBRAETec? (ESP-RU) Nota-se que a maior parte dos entrevistados ficaram divididos entre os que não lhes foi sugerido nenhum serviço do SEBRAETec e os que tiveram sugestão porém não realizaram o serviço. Total de respondentes: 6.521

37 Avaliação de Impacto Sugestão de serviço via SEBRAETec –por UF
No Plano de Ação indicado pelo Agente foi sugerido algum serviço via SEBRAETec? (ESP-RU) Ao ser realizada análise por estado, verifica-se não foi sugerido nenhum serviço via SEBRAETec ou foi sugerido, mas não foi realizado pelos participantes de todos os estados. Destaque para PB, PE, PR e RS que apresentaram os maiores índices dentre aqueles aos quais foram sugeridos e realizaram algum serviço via SEBRAETec . Total de respondentes: 6.521

38 Avaliação de Impacto Satisfação com SEBRAETec
Como o(a) Sr(a) avalia o serviço SEBRAETec indicado? Atribua nota de 0 a 10, onde 0 significa “totalmente insatisfeito” e 10 “totalmente satisfeito” Nota-se que a satisfação com a solução SEBRAETec apresenta índice elevado com média 8,7. Ressalta-se que somente 9,6% dos entrevistados avaliaram com notas baixas (0 a 6). Total de respondentes: 827

39 Avaliação de Impacto Satisfação com SEBRAETec – por UF
Como o(a) Sr(a) avalia o serviço SEBRAETec indicado? Atribua nota de 0 a 10, onde 0 significa “totalmente insatisfeito” e 10 “totalmente satisfeito” Ao analisar a distribuição por estados, destaque para MA como o que apresentou a melhor média. Total de respondentes: 827

40 Avaliação de Impacto Justificativa
Por que o(a) Sr (a) não realizou o serviço SebraeTec indicado? Um percentual bastante significativo de entrevistados não soube avaliar o item, porém das pessoas que avaliaram a maioria não realizou o serviço do SEBRAETec por conta do alto custo. Total de respondentes: 623

41 Avaliação de Impacto Justificativa – por UF
Por que o(a) Sr (a) não realizou o serviço SebraeTec indicado? Ao ser realizada análise por estado, verifica-se um percentual significativo de participantes que não souberam avaliar. Destaque para BA e AM que apresentaram índice de 50% de entrevistados que não realizaram o serviço SEBRAETec indicado por conta do alto custo. Total de respondentes: 623

42 Avaliação de Impacto Sugestão de solução via SEBRAE Mais
No Plano de Ação indicado pelo Agente foi sugerida alguma solução do SEBRAE Mais? (ESP-RU) Nota-se que a maior parte dos entrevistados afirmaram que não lhes foi sugerido nenhum serviço do SEBRAE Mais, porém 34,6% receberam a sugestão e não realizaram o serviço. Total de respondentes: 6.521

43 Avaliação de Impacto Sugestão de solução via SEBRAE Mais – por UF
No Plano de Ação indicado pelo Agente foi sugerida alguma solução do SEBRAE Mais? (ESP-RU) Ao ser realizada análise por estado, verifica-se que para a maior parte dos respondentes não foi sugerido nenhum serviço via SEBRAE Mais. Destaque para ES e MS que apresentaram os maiores índices dentre aqueles aos quais foram sugeridos e realizaram algum serviço via SEBRAE Mais. Total de respondentes: 6.521

44 Avaliação de Impacto Satisfação com solução via SEBRAE Mais
Como o(a) Sr(a) avalia a solução SEBRAE Mais indicada? Atribua nota de 0 a 10, onde 0 significa “totalmente insatisfeito” e 10 “totalmente satisfeito” Nota-se que a satisfação com a solução Sebrae Mais apresenta índice elevado com média 8,9. Ressalta-se que somente 4,4% dos entrevistados avaliaram com notas baixas (0 a 6). Total de respondentes: 1.235

45 Avaliação de Impacto Satisfação com solução via SEBRAE Mais – por UF
Como o(a) Sr(a) avalia a solução SEBRAE Mais indicada? Atribua nota de 0 a 10, onde 0 significa “totalmente insatisfeito” e 10 “totalmente satisfeito” Ao analisar a distribuição por estados, destaque para SP que com o maior número de respondentes,413, apresentou média 9,0 e ainda um índice de notas baixas pequeno, 4,6%. Destaque ainda para RO, AC, AM,RR, AP, MA, PI, PE, AL,SE e SC que não apresentaram percentuais de notas baixas. Total de respondentes: 1.235

46 Avaliação de Impacto Justificativa
Por que o(a) Sr (a) não realizou nenhuma solução SEBRAE Mais indicada? Não foi realizada nenhuma solução SEBRAE Mais por indisponibilidade de datas. Total de respondentes: 722

47 Avaliação de Impacto Justificativa – por UF
Por que o(a) Sr (a) não realizou nenhuma solução SEBRAE Mais indicada? Ao ser realizada análise por estado, destaque para MS que apresentou o maior índice com justificativa de indisponibilidade de data (80%), para AM e RR que apresentaram os maiores percentuais pelo alto custo (50%) e novamente o AM que apresentou 50% dos respondentes justificando a não realização de nenhuma solução Sebrae Mais em função do conteúdo inapropriado. Total de respondentes: 722

48 Avaliação de Impacto Sugestões
Que sugestões o/a Sr(a) daria para que o ALI atenda melhor as suas necessidades e as de outros empresários? Sugestões Visitas mais frequentes Acompanhamento mais próximo e prolongado Mais prática durante o acompanhamento Agentes mais treinados e com maior nível de conhecimento

49 Unidade de gestão estratégica Sebrae nacional (61) 3348-7180
Dênis Peddro Nunes


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