A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GF 703 Aula agricultura tradicional x moderna. Objetivo Discutir a identificação de agricultura tradicional e moderna, segundo 3 diferentes enfoques Comparar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GF 703 Aula agricultura tradicional x moderna. Objetivo Discutir a identificação de agricultura tradicional e moderna, segundo 3 diferentes enfoques Comparar."— Transcrição da apresentação:

1 GF 703 Aula agricultura tradicional x moderna

2 Objetivo Discutir a identificação de agricultura tradicional e moderna, segundo 3 diferentes enfoques Comparar esses enfoques Compreender a importância das formulações para a difusão do padrão produtivista

3 A questão da escassez Baseia-se na idéia de recursos naturais limitados e crescimento populacional A concepção malthusiana pregava um limite absoluto para os RN. A concepção ricardiana refere-se aos rendimentos decrescentes que adviriam do uso progressivo de terras crescentemente menos férteis. Já os Neo malthusianos se apegam à dilapidação dos RN, via destruição dos solos, contaminação das águas, etc.

4 A escassez não é absoluta o estoque de recursos não seria cte os recursos têm níveis diferentes de escassez e de uso, o que leva à possibilidade de substituições se o produto por unidade de trabalho cresce alteram-se as taxas de depleção não haveria razão para crer na tese de uso de terras de qualidade crescentemente pior. Questiona-se então o conceito de escassez e de rendimentos decrescentes derivados do uso dos recursos naturais.

5 A escassez é relativa os recursos somente podem ser definidos em termos da tecnologia conhecida naquele momento e para aquela situação A noção de um limite absoluto da disponibilidade natural de recursos é insustentável quando a definição de recursos muda drástica e imprevisivelmente no tempo num mundo com progresso, a escassez sserá sempre relativa ao estado da arte

6 Intensificação da produção agrícola e exploração de recursos naturais

7 Agricultura e disponibilidade de recursos naturais referência à questão da escassez, do crescimento populacional, da fome e da pobreza Quais seriam as relações entre crescimento populacional e produção de alimentos? disponibilidade e uso de recursos naturais seriam em grande medida socialmente determinadas? É possível que a fertilidade do solo seja uma variável socialmente determinada, como ?

8 Boserup e a intensificação da agricultura frequência de cultivo e das técnicas empregadas no cultivo determinam disponibilidade de recursos, portanto não há nada pré- determinado, absoluto Negação de teses Malthusianas descrição da intensidade de uso da terra em 5 formas, mas num continuum:florestal (20-30 anos); arbustivo (5-6 anos); pousio curto (1-2 anos); anual; e múltiplo Tradicional não se vincula a técnicas modernas ou antigas

9 agricultura tradicional

10 Agricultura tradicional em Schultz Assim como Boserup, não vincula crescimento da produção a limites físicos da natureza Por outro lado tem concepção estanque de agricultura tradicional vinculando-a à pobreza Jamais um país de agricultura primitiva será desenvolvido

11 Questões centrais responder 3 questões: se há ineficiência alocativa na agricultura tradicional quais seriam as diferenças fundamentais de fatores empregados em países com diferentes níveis de renda? sob quais condições compensaria investir na agricultura?

12 As razões seriam econômicas Agricultura tradiconal é eficiente na alocação e tem baixa taxa de retorno As diferenças estariam na base do capital material e humano Explicação no baixo estímulo a investir pelas baixas taxas de retorno decorrentes dos fatores de produção tradicionais

13 Por que se manteria o estado tradicional? hipóteses restritivas: a) o estado do conhecimento permanece cte b) o estado das preferências e motivos para adquirir fontes de renda é cte. c) ambos estados permanecem ctes tempo suficiente para que as economias líquidas aproximem-se de zero

14 A saída… promover o investimento em novos fatores de produção que aumentem taxas de retorno existência de fornecedores de insumos modernos ou seja, oferta atraente e barata de novas correntes de renda As condições complementares: a) a existência de mercados amplos e com alta elasticidade de demanda b) a educação para habilitar ao uso dos novos fatores

15 Investimento público e privado em… em instituições públicas de pesquisa e extensão em produção industrial de insumos na educação do agricultor …E isto é a base da RV

16 O enfoque intermediário de Mellor: agricultura pode cumprir suas funções e se desenvolver com o uso de recursos de custo relativamente baixo e altas taxas de retorno enxerga o desenvolvimento agrícola em 3 fases: agric. tradicional; agric. tecnologicamente dinâmica pouco capital intensiva; e agric. dinâmica capital intensiva

17 Fase 1 – agricultura tradicional Próxima da agricultura de Schultz: tecnologicamente estagnada lento crescimento da produção através do emprego de formas tradicionais dos fatores terrra, trabalho e capital renda e produtividade decrescentes

18 Fase 2 – agricultura dinâmica Dinamismo com pouco capital: adoção limitada por produtor e por região de melhoramentos tecnológicos elevados retornos, mesmo com imperfeições nos sistemas de posse e uso da terra, no crédito e nas condições de mercado Os limites em relação à fase 1 caracterizados por fluxo permanente de inovações, implantação de quadro institucional complexo

19 Fase 3 – capital intensiva Principal característica é a substituição de mão- de-obra por capital: tecnologicamente dinâmica instituições são mais desenvolvidas, criando um fluxo de inovações poupadoras de mão-de-obra além das máquinas, inovações biológicas para o aumento do rendimento do trabalho

20 Políticas e ações segundo as fases Identificar e combinar recursos abundantes e escassos, definidos segundo sua produtividade marginal principais características dos recursos escassos: a)os agricultores não podem provê-los por si mesmos b)não há competição entre agricultura e indústria c)complementaridades requer coordenação da oferta e competente instrução aos produtores agrícolas d)a produtividade dos RE varia de lugar para lugar e)os recursos escassos não são intercambiáveis

21 Comparações entre as abordagens Quanto à importância da história Quanto à diferenciação das possíveis condições de produção Quanto à relação entre recursos escassos e abundantes Quanto à especificidade da agricultura em relação à indústria


Carregar ppt "GF 703 Aula agricultura tradicional x moderna. Objetivo Discutir a identificação de agricultura tradicional e moderna, segundo 3 diferentes enfoques Comparar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google