Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouCaroline De Mello Alterado mais de 9 anos atrás
1
Claudio L Gastal claudio@mbc.org.br claudio@mbc.org.br Porto Alegre, 5 de julho 2004
2
Competitividade e Inovação Interno 1. Teoria do Negócio 2. Gestão 3. Empreendedorismo Marketing e Inovação Empresarial 1.Gestão 2.Empreendedorismo 3.Teoria do Negócio SISTÊMICO Econômicos Político institucionais Internacionais Sociais Naturais Culturais Tecnológicos Infra-estruturais Estrutural Região / Setor / Cadeias Produtivas
3
Definir as metas Definir os métodos que permitirão atingir as metas Treinar e Educar Executar a Tarefa Verificar os resultados da tarefa executada Atuar corretivamente (PLAN) (DO) (CHECK) (ACTION) P DC A (Paciência) (Disciplina) (Aprendizado) (Humildade)
4
O Conceito de Melhoria Contínua PROCESSO EXISTENTE INOVAÇÃO NOVO PROCESSO PROCESSO EXISTENTE NÍVEL DO RESULTADO TEMPO S DC A P D C A P D C A ROTINA MELHORIA
5
Aliança do Conhecimento Papel das instituições –Academia Educação Fronteiras do conhecimento –Empresa Conhecimento associado ao mercado Geração de riqueza –Estado Mobilizar Viabilizar
6
Premissa Necessidade de mobilização das micro e pequenas empresas, para utilização dos instrumentos de apoio a inovação como ferramenta de competitividade.Necessidade de mobilização das micro e pequenas empresas, para utilização dos instrumentos de apoio a inovação como ferramenta de competitividade.
7
Levantamento dos instrumentos nacionais e estaduais;Levantamento dos instrumentos nacionais e estaduais; Transformação em linguagem coloquial;Transformação em linguagem coloquial; Instrumentos disponíveis até março de 2004.Instrumentos disponíveis até março de 2004.
8
Núcleos de Difusão Instrumento A Instrumento B Núcleos de Difusão Bahia Distrito Federal São Paulo Rio Grande do Sul Pró-atividade;Pró-atividade; Mobilização de Voluntários;Mobilização de Voluntários; Apoio de Parceiros;Apoio de Parceiros; Envolvimento dos Programas Estaduais.Envolvimento dos Programas Estaduais. 04 Núcleos 08 Meses 160 Empresas 250 Voluntários
9
Núcleos de Difusão Instrumento A Instrumento B Núcleos de Difusão BA DF SP RS Instrumento C Portal “MOBILIZAR PARA INOVAR”
13
Futuro – Rede nacional de difusão e apoio a inovação e apoio a inovação 27 Programas Estaduais;27 Programas Estaduais; 27 Prêmios para MPEs;27 Prêmios para MPEs; 27 Núcleos de Difusão.27 Núcleos de Difusão. Observatório Nacional de Qualidade, Produtividade e Inovação
14
Claudio L Gastal claudio@mbc.org.br claudio@mbc.org.br Porto Alegre, 5 de julho 2004
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.