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COMANDOS DE EDIÇÃO - PEDIT

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Apresentação em tema: "COMANDOS DE EDIÇÃO - PEDIT"— Transcrição da apresentação:

1 COMANDOS DE EDIÇÃO - PEDIT
Command: PEDIT Join: unir a outra pline com endpoints coincidentes Width: muda largura de toda pline Fit: transforma segmentos em arco, mantendo os vértices Spline: ajusta uma curva pelo método de B-Splines Decurve: oposto de FitCurve e Spline Ltype: (OFF) para tipos de linhas tracejados os vertices sempre uniformes para finalizar EXIT Edição de vértices: alterações ocorrem sobre o vértice corrente ou entre dois vértices especificados Opção Edit Vertex dentro do comando Pedit: next/previous: permite percorrer a pline pelos vértices (corrente indicado por X) break: quebra a pline em duas (para executar GO) insert: insere novo vértice depois do vértice corrente move: muda vértice corrente de lugar regen: regenera pline straighten: elimina um ou + vértice (para executar GO) width: altera largura de um segmento

2 COMANDOS DE EDIÇÃO - EXPLODE
Polilinhas (geradas pelo comando PLINE) podem ser transformadas em entidades individuais (como aquelas geradas pelo comando LINE) através do comando EXPLODE. Command: EXPLODE Select objects: Quando uma polilinha é explodida, a espessura associada à mesma é eliminada.

3 COMANDOS DE EDIÇÃO - BREAK
O comando BREAK permite a eliminação de parte de uma entidade (e.g., cortar uma linha ao meio). Command: BREAK 1 Point:quebrar no ponto da seleção 1 Point Select: quebrar num ponto diferente do ponto da seleção 2 Points: quebrar e apagar um trecho do objeot a partir do ponto da seleção 2 Points Select: quebrar e apagar um trecho do objeto em dois pontos diferentes do ponto da seleção OBS: nos círculos e arcos a eliminação parcial atua no sentido anti-horário do primeiro para o segundo ponto clicado.

4 COMANDOS DE EDIÇÃO - BREAK
Command: break Select objects: Enter second point (or F for firstt point) Resultado

5 COMANDOS DE EDIÇÃO - OFFSET
Para traçar uma linha exatamente paralela à outra (e.g., margens de uma estrada), utiliza-se o comando OFFSET Command: OFFSET Offset distance or Trhough <Through>: Possibilita a determinação do ponto onde será traçada a paralela a cada cópia. OU Offset distance: Especifica a distância da paralela para múltiplas cópias em seqüência. A opção padrão pede a entrada, via mouse, da distância que a nova linha ficará da original. Quando, ao contrário, for digitado um valor numérico, o CAD perguntará de qual lado a nova linha deve ficar em relação à original.

6 COMANDOS DE EDIÇÃO - OFFSET
(b) (c) Comando OFFSET. a) estrada; (b) estrada selecionada e o lado onde será traçada a paralela; c) configuração final

7 COMANDOS DE EDIÇÃO - MIRROR
O comando MIRROR permite o espelhamento de entidades em qualquer direção e ângulo. Pode-se ainda apagar ou não as entidades originais. A interação do comando com o usuário é mostrada a seguir: Command: MIRROR Select objects: First point of mirror line: Second point: Delete old objects<N>? A “mirror line” especifica a linha em torno da qual ocorrerá o espalhamento.

8 COMANDOS DE EDIÇÃO - MIRROR
First Point Second Point Original Resultado apagando os elementos originais Resultado sem apagar os elementos originais

9 COMANDOS DE EDIÇÃO - SCALE
O comando SCALE permite a mudança do tamanho real do desenho ou de entidades, em termos de coordenadas reais. Command: SCALE Select objects: seleciona-se o objeto que se deseja mudar de escala Select objetcs: encerra a seleção de objetos Base point: especifica o ponto base <Scale factor>/Reference: especifica o fator de escala. A resposta à pergunta “<Scale factor>”: quando for maior que 1, escala os objetos de forma a aumentar o tamanho destes (1,1 = 110%; 1,5 = 150%, 2,0 = 200% MAIOR que o tamanho original); quando for menor que um (entre 1 e 0), gera diminuição (0.1 = 10%; 0.9 = 90% MENOR que o tamanho original). Caso nenhum valor seja digitado, o usuário pode fazer a mudança de escala interativamente através do cursor.

10 COMANDOS DE EDIÇÃO - TEXT, DTEXT & STYLE
Os comandos TEXT & DTEXT permitem a digitação de textos. Antes de digitar o texto, entretanto, deve-se escolher qual o tipo de fonte e o seu tamanho, através do comando STYLE. Command: STYLE Text style name (or ?): ROMANS (estilo - consultar manuais) New style Font file <txt>: romans Height <0.0000>:10 (altura do texto) Width factor <1.0000>: (espessura da linha do texto) Obliquing angle<0>: (inclinação do texto) Backwards?<N>: (letras (espelhadas (ao contrário)?) Upside-down?<N>: (letras de cabeça-para-baixo?) Vertical?<N>: (letras na vertical?) ROMANS is now the current text style. Este comando, quando executado via menu, possui a vantagem de se poder visualizar quais são os tipos de fontes, através de uma caixa de diálogos.

11 COMANDOS DE EDIÇÃO - TEXT, DTEXT
Command: DTEXT Justify/Style/<start point>: Rotation angle<0>: Text: Este comando DTEXT é mais flexível do que o comando TEXT pois aqui o texto aparece simultâneamente na área de prompt e no local indicado para entrada de caracteres. Clicando-se em outro lugar na tela, inicia-se uma nova linha de texto.

12 COMANDOS DE EDIÇÃO - PURGE
Command: PURGE O comando Purge permite a remoção de ‘lixo’ gerados durante o processo de uso do CAD, tais como: - layers, linetypes e styles não utilizados. Se o desenho está muito cheio de "lixo" o comando purge diminue o tamanho do arquivo em Kbytes expressivamente. O comando purge pode ser executado a qualquer momento durante a sessão de trabalho. O comando purge remove apenas um nível de referência.

13 Organização das Informações em Layers
Command: DDLMODES (LAYERS) O AutoCAD utiliza-se do recurso das planos ou níveis de informação. Os layers funcionam como folhas de papel transparente (overlays) sobrepostas, onde são traçadas as mais diversas informações: uma folha para as curvas de nível, outra para as drenagens, outra para as estradas, etc. A organização é facilitada visto que pode-se definir para cada layer uma cor diferente, e portanto, a identificação das entidades do mapa é facilitada. Os layers são listados por ordem alfabética; recomenda-se ordená-los por números. Para uma melhor visualização do mapa, pode-se criar novos layers, renomea-los, mudar sua cor e tipo de linha, liga-los e desliga-los ou congela-los e descongela-los. Não é recomendável a co-existência de objetos com cores diferentes em um mesmo layer.

14 Organização das Informações em Layers
Command: DDLMODES (LAYERS) Não há limites de número de níveis de trabalho (layers). Todas as variáveis e propriedades que atuam sobre um desenho, agem sobre todos os níveis da mesma forma. O layer 0 é o default de todos os desenhos novos. Não é possivel mudar o seu nome ou deleta-lo.

15 Organização das Informações em Layers
AUTOCAD 14

16 Organização das Informações em Layers
Command: DDCHPROP Se alguma entidade for desenhada fora do layer em que deveria estar, pode-se usar o comando DDCHPROP (ou Properties no Comando suspenso MODIFY). Na caixa de diálogo abaixo, pode-se modificar o layer da entidade selecionada, sua cor, tipo de linha, etc. Recomenda-se que o objeto possua sempre a cor BYLAYER, pois o trabalho perde muito em organização quando coexistem, em um mesmo layer, entidades de cores diferentes.

17 Organização da digitalização
Command: LIST Lista informação contida no BD relativas a entidade selecionada. 1. tipo de informações obtidas dependem do tipo da entidade 2. informações são listadas numa janela de texto Obs: para retornar à tela gráfica - feche a janela

18 COMANDOS DE EDIÇÃO - CHANGE
Comando CHANGE Properties edição mais amigável através de bloco de diálogo se várias entidades são selecionadas somente é possível editar Color, Layer, LineType e Thickness se uma única entidade é selecionada a edição é mais detalhada e dados a serem modificados dependem do tipo de entidade selecionada

19 Organização da digitalização
Command: ID Obtém as coordenadas x,y,z absolutas de um ponto. Memoriza o ponto como referência para, na seqüência, usar coordenada relativa a ele. Command: DIST Calcula a distância entre dois pontos. Seqüência de execução: selecionar primeiro ponto selecionar segundo ponto Informações obtidas: distância, ângulo no plano XY, ângulo a partir do plano XY, delta X, delta Y e delta Z

20 Organização da digitalização
Command: AREA Permite calcular área (e perímetro) de 1 região limitada por pontos ou entidade fechada (plines ou círculos) Seqüência de execução: 1. por entidade clicar opção object 2. por pontos: clicar vértices da região que se deseja obter a área

21 Organização da digitalização
Command: STATUS Lista características do arquivo de desenho e do hardware em uso. Command: TIME registra uma série de características relativas ao tempo gasto no desenho: data de criação data da última atualização tempo gasto no desenho OFF - desativa contagem de tempo ON (default) mantém contagem de tempo Reset - zera contagem de tempo


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