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Desenvolvimento de Embalagens

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Apresentação em tema: "Desenvolvimento de Embalagens"— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento de Embalagens
Aula 2: Todos os processos da criação de uma embalagem Desenvolvimento de Embalagens

2 O que é Design de Embalagem?
Para falarmos sobre Design de Embalagem precisamos entender o termo DESIGN: DESIGN = Expressão inglesa, derivada do latim designare, que significa plano, propósito, projeto, concepção. Em português designar (fixar, determinar, nomear, escolher), tem o significado diferente de design. Nos baseamos no significado da palavra italiana disegnare, que significa desenhar, conceber, caracterizar, idealizar, preparar, esboçar, projetar. DESIGN = DE + SIGN = Referente a + signo. DESIGN: formatado como conceito e atividade de projetar objetos, impressos, tecidos e estamparia em escala industrial na escola Bauhaus nos anos 20.

3 Para o “nosso conceito de design” o produto da esquerda, não possui design e o da direita possui
HOJE: utilizado para designar coisas que não correspondem ao conceito original.

4 O que é Design de Embalagem?
Desde seu nascimento, design (em geral) compreende a atividade de desenhar para a indústria segundo uma metodologia básica de projeto levando em consideração: a FUNÇÃO que o produto vai realizar o seu sistema produtivo e o consumidor. O Design de Embalagem é tudo isso, acrescido das particularidades que a embalagem tem em relação aos demais produtos industriais

5 O que é Design de Embalagem?
Que particularidades são essas? A embalagem não é um produto final em si, mas um componente do produto que ela contém e que, este sim é adquirido e utilizado pelo consumidor. É um componente fundamental dos produtos de consumo e é considerado parte integrante e indissociável de seu conteúdo. A embalagem industrial é um produto frequentemente produzido em uma indústria e utilizado na linha de produção de outra indústria com todas as implicações (um produto dentro de um produto). A embalagem é uma ferramenta do marketing do produto e nos produtos de consumo é também um instrumento de comunicação e venda. Inclusive, na maioria das vezes, sendo a ÚNICA FORMA DE COMUNICAÇÃO que o produto dispõe. Uma vez que apenas 10% dos produtos expostos tem apoio de comunicação.

6 O que é Design de Embalagem?
São divididas por categoria e analisá-las é fundamental no projeto de uma embalagem, por estar associada a hábitos e atitudes do consumidor. A embalagem é componente do preço final do produto e tem implicações econômicas na empresa, isto é, tem um custo que é somado ao valor do produto. A embalagem agrega valor ao produto, interfere na qualidade percebida e forma conceito sobre o fabricante. Constitui o principal componente do lixo urbano e questões como ecologia e reciclagem também estão presentes nas preocupações dos designers de embalagem como suporte da informação que acompanha o produto. A embalagem contém textos que devem obedecer a legislação específica de cada categoria e o código do consumidor.

7 O que é Design de Embalagem?
Resumindo… O DESIGN DE EMBALAGEM, ou o DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGENS é uma atividade multidisciplinar que envolve várias áreas do conhecimento: Marketing (ferramenta de comunicação) Projeto (estética) Produção (material e conhecimento técnico)

8 Falamos realmente de DESIGN DE EMBALAGEM quando, TODOS ESTES ASPECTOS SÃO CONSIDERADOS, ESTUDADOS, ORGANIZADOS E REPRESENTADOS NO DESENHO FINAL DA EMBALAGEM e resultando no SUCESSO através das vendas e no VALOR AGREGADO A MARCA.

9 Em primeiro lugar é preciso conhecer o produto que se vai desenhar
A embalagem é expressão e atributo do conteúdo. Não podemos desenhá-la sem conhecer profundamente o produto. Assim as características, a composição do produto, seus diferenciais de qualidade e principais atributos, incluindo seu processo de fabricação precisam ser compreendidos. Quanto mais e melhor conhecermos o produto, maior será a chance do nosso trabalho vir a ser uma verdadeira expressão de seu conteúdo. Sem isso, ocorre como vemos com muita freqüência no mercado, embalagens com desenho “de fachada” semelhantes às casinhas dos filmes de bangbang.

10 Precisamos conhecer o produto
PESQUISA: conhecer a fábrica é importante e recomendável, assim como o estudo da história do produto, seu material de divulgação, anúncios, pesquisas de embalagens antigas, tudo isso precisa ser levantado.

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13 Precisamos conhecer o consumidor
Saber quem compra e utiliza o produto para estabelecer com ele um processo de comunicação efetiva através da embalagem As características deste consumidor, seus hábitos e atitudes em relação ao produto e principalmente a motivação que o leva a consumi-lo. O conhecimento do consumidor é tão importante que projetos de grande responsabilidade devem contar sempre com o apoio de pesquisas especializadas em avaliar a relação deste consumidor com a embalagem.

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17 Com base em estudos de hábitos de consumidores de amaciantes de roupas, foi desenvolvida a embalagem para o amaciante "Comfort" buscando suprir as necessidades dos consumidores quanto a praticidade, qualidade, embalagem inovadora com custo atrativo. O desafio foi desenvolver uma embalagem para o amaciante concentrado (4x), que obtivesse um sistema que auxiliasse o consumidor na dosagem correta para as suas lavagens e que também comunicasse a inovação do produto pela embalagem. A proposta de Comfort com sistema dosador interno, única na categoria, superou as expectativas dos consumidores.

18 Precisamos conhecer o mercado
O mercado onde o produto participa tem suas características próprias. Tem história, dimensões e PERSPECTIVAS. É um cenário concreto que precisa ser conhecido, estudado e analisado para que o design da embalagem não seja um salto no escuro. O fabricante do produto deve fornecer as informações que dispuser sobre o mercado ou buscá-la nas fontes de pesquisa para subsidiar o projeto de design.

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20 Precisamos conhecer a concorrência
Por melhor e mais bonito que seja o design, de nada ele adiantará ao produto se não conseguir enfrentar a concorrência no ponto de vendas. Por isso, conhecer o ambiente e as condições em que se dará a competição é fundamental para o design de embalagem. Estudar o ponto de venda (estudo de campo), cada um dos concorrentes, analisar a linguagem visual da categoria, compreendê-la e deve ser realizado com critério e dedicação pelo designer. Não existe design de embalagem sem estudo de campo!

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24 Conhecer tecnicamente a embalagem a ser desenhada
A linha de produção e de embalamento, a estrutura dos materiais utilizados, as técnicas de impressão e decoração, o fechamento e a abertura, os desenhos ou plantas técnicas da embalagem a ser desenhada Tanto para se obter o máximo dos recursos disponíveis como para evitar erros que podem prejudicar o projeto. Uma visita a linha de produção e contato com os fabricantes da embalagem são fundamentais para a qualidade final do trabalho.

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28 Ter objetivos mercadológicos claros
Saber por que estamos desenhando uma embalagem e o que estamos buscando com o projeto precisa estar bem claro na elaboração do conceito.

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32 Ter estratégia no design
A função da estratégia é fazer com que as premissas básicas do projeto sejam equacionadas e indiquem uma direção a ser seguida no processo de design para responder aos objetivos traçados. Afinal de nada adianta todo o esforço empreendido no projeto se o resultado final não for competitivo. Para atender as premissas estabelecidas e os objetivos mercadológicos do projeto, é preciso que o trabalho de design seja realizado de forma consciente e metódica e não baseado puramente no impulso criativo. A pressa em sair desenhando e atropelando as fases do processo leva freqüentemente a falhas desastrosas.

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40 DESAFIO: Modernizar as embalagens, após mais de 20 anos sem grandes alterações. Preservar a empatia que a marca construiu com o público infantil. Transmitir a experência lúdica e divertida de consumir Bubbaloo. SOLUÇÃO: O logo foi preservado mas ganhou maior destaque e volume. A goma ganhou volume e marcas de dentes, numa alusão ao momento da primeira mordida. Uma onda de líquido explode e invade a embalagem.

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42 Concretamente a função do designer de embalagens é analisar, interpretar, e propor signos que solucionem as necessidades físicas e visuais, otimizando recursos para obter a embalagem adequada, esperando com isto estabelecer um processo de comunicação e satisfazer as necessidades tanto do fabricante quanto do produto como do consumidor do mesmo. (GIOVANNETTI, 2000)

43 Bibliografia DESIGN DE EMBALAGEM - FÁBIO MESTRINER
ABRE -


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