A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Poupança, Investimento e Sistema Financeiro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Poupança, Investimento e Sistema Financeiro"— Transcrição da apresentação:

1 Poupança, Investimento e Sistema Financeiro
26 Poupança, Investimento e Sistema Financeiro

2 Poupança, Investimento e Instituições
O sistema financeiro consiste daquelas instituições presentes na economia que ajudam a promover o encontro das pessoas que poupam com as pessoas que investem. Portanto, poupança e investimento são elementos chaves do crescimento econômico de longo prazo.

3 Instituições na Economia
MERCADOS FINANCEIROS O mercado do títulos de dívidas O mercado de ações INTERMEDIÁRIOS FINANCEIROS Bancos Fundos Mútuos

4 Mercados Financeiros O mercado de Títulos de Dívidas é aquele em que as empresas emitem dívidas para financiarem seus investimentos em fábricas, equipamentos e estoques. Assim, o comprador do título entrega seu dinheiro à empresa com a expectativa de ser remunerado e, ter ao final do período seu capital de volta. Algumas características estão relacionadas ao prazo da operação, ao risco de crédito e ao tratamento tributário.

5 Mercados Financeiros O mercado de Ações é aquele em que as empresas emitem ações para financiarem seus investimentos em fábricas, equipamentos e estoques. Assim, o comprador da ação entrega seu dinheiro à empresa com a expectativa de ser remunerado a través de dividendos e, ter ao final de um período uma valorização do preço da ação. Algumas características estão relacionadas ao prazo da operação, ao risco de crédito e ao tratamento tributário.

6 Intermediários Financeiros
Os Bancos são instituições financeiras que permitem a relação entre investidores e poupadores. A diferença entre as taxas praticadas pelos bancos chama-se spread bancário. Os bancos são úteis para operações de curto prazo bem como para atender as necessidades das pequenas e médias empresas.

7 Intermediários Financeiros
Os Fundos Mútuos são instituições que vendem cotas de ativos financeiros ao público em geral. Assim, conforme a necessidade das pessoas e sua aversão ao risco os Fundos Mútuos oferecem no mercado uma série de produtos definidos como fundos de investimentos.

8 Y = C + I + G + EL Y = C + I + G Juntando Tudo
Considerando uma economia fechada teremos: Y = C + I + G

9 Y = C + I + G Y – C – G = I Juntando Tudo
Subtraindo C e G dos dois lados da igualdade teremos: Y – C – G = I Mas, o que significa Y – C – G?

10 S = I S = Y – C – G S = (Y – T – C) + (T – G) Juntando Tudo
Essa identidade é importante no mercado. Iremos manipular usando T como transferências do Governo. Assim: S = Y – C – G Colocando T duas vezes na equação temos: S = (Y – T – C) + (T – G)

11 S = (Y – T – C) + (G – T) Juntando Tudo
Superávit orçamentário o governo arrecada mais do que gasta. Déficit orçamentário o governo gasta mais do que arrecada.

12 Oferta e Demanda de Fundos para Empréstimos
A oferta de fundos de empréstimos vem das pessoas que têm alguma renda extra e desejam poupar. Isto acontece através da compra de um título de dívida ou da compra de ações bem como de um depósito feito num banco ou a compra de uma cota de um fundo de investimento.

13 Oferta e Demanda de Fundos para Empréstimos
A demanda por fundos de empréstimos vem das famílias e empresas que desejam tomar emprestado para realizarem investimento. Isto acontece através da venda de um título de dívida ou de ações bem como de um empréstimo feito num banco.

14 Oferta e Demanda de Fundos para Empréstimos
Quem irá equilibrar esses mercado?

15 Figura 1 O Mercado de Fundos de Empréstimos

16 O que acontece quando há um incentivo à Poupança?

17 Figura 2 Um aumento na Oferta de Fundos de Empréstimos
1. Os incentivos tributários à poupança aumentam a quantidade de fundos para empréstimos ofertada... O que reduz a taxa de juros de equilíbrio... E aumenta a quantidade de equilíbrio de fundos para empréstimos.

18 Incentivo aos Investimentos
O que acontece quando há um incentivo aos Investimentos?

19 Figura 3 Aumento na Demanda por Fundos para Empréstimos
1. Um crédito tributário para investimentos aumenta a demanda por fundos para empréstimos... O que aumenta a taxa de juros de equilíbrio... E aumenta a quantidade de equilíbrio de fundos para empréstimos.

20 Déficit ou Superávit Orçamentário
O que acontece quando há um déficit orçamentário?

21 Figura 4 O Efeito de um Déficit Orçamentário
1. Um déficit orçamentário reduz a oferta por fundos para empréstimos... O que aumenta a taxa de juros de equilíbrio... E reduz a quantidade de equilíbrio de fundos para empréstimos.


Carregar ppt "Poupança, Investimento e Sistema Financeiro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google