A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Copyright © 2004 South-Western 27 As Ferramentas Básicas das Finanças.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Copyright © 2004 South-Western 27 As Ferramentas Básicas das Finanças."— Transcrição da apresentação:

1 Copyright © 2004 South-Western 27 As Ferramentas Básicas das Finanças

2 Copyright © 2004 South-Western Introdução Finanças: O campo que estuda como as pessoas tomam decisões sobre a alocação dos recursos ao longo do tempo e como elas lidam com o risco.

3 Copyright © 2004 South-Western VALOR PRESENTE: MEDINDO O VALOR DO DINHEIRO NO TEMPO Valor Presente: O montante de dinheiro que seria necessário hoje para produzir, usando a taxa de juros atual, certo montante de dinheiro futuro. Produzir no sentido de utilizando-se da taxa de juros atual obtermos o valor correspondente no futuro descontado.

4 Copyright © 2004 South-Western VALOR PRESENTE: MEDINDO O VALOR DO DINHEIRO NO TEMPO O conceito de Valor Presente demonstra o seguinte: Recebendo uma determinada quantia em dinheiro no presente é melhor do que receber o mesmo só no futuro. Caso isso não fosse verdade a taxa de juros seria 0 (zero). A fim de comparar valores em momentos diferentes, comparam-se seus valores presentes. Empresas realizam investimentos em projetos se seus valores presentes forem maior que os custos.

5 Copyright © 2004 South-Western VALOR PRESENTE: MEDINDO O VALOR DO DINHEIRO NO TEMPO Se r for a taxa de juros real, então, um montante X a ser recebido em N anos tem valor presente (VP) de: VP = X/(1 + r) N Exemplo: r=5% ao ano ou 0,05 a.a. X=R$200,00 N=10 anos Então: VP= 200/(1+0,05) 10 = R$123,00

6 Copyright © 2004 South-Western Quiz A taxa de juros é de 7%. Qual o valor presente de $200 a ser recebido daqui a dez anos? Qual a conclusão que podemos tirar em relação ao aumento da taxa de juros?

7 Copyright © 2004 South-Western Quiz A taxa de juros é de 7%. Qual o valor presente de $200 a ser recebido daqui a dez anos? Resposta: Aplicando da fórmula de VP VP=X/(1 + r) N X=200; r=0,07 e N=10 VP=200/(1+0,07) 10 = $101,66 Portanto quanto mais alta a taxa de juros (desconto no tempo) menor o valor presente. Neste caso o agente econômico desconta o valor futuro a uma taxa mais alta.

8 Copyright © 2004 South-Western VALOR PRESENTE: MEDINDO O VALOR DO DINHEIRO NO TEMPO Valor FuturoValor Futuro O montante de dinheiro no futuro que um montante de dinheiro hoje irá render dada a atual taxa de juros é chamado valor futuro.

9 Copyright © 2004 South-Western Regra de 70 De acordo com a Regra de 70, se alguma variável cresce a uma taxa de X por cento ao ano, então, aquela variável dobra em, aproximadamente, 70/X anos.

10 Copyright © 2004 South-Western Quiz Se o PIB chinês cresce a 10% ao ano, quantos anos serão necessários, aproximadamente, para que ele dobre de tamanho?

11 Copyright © 2004 South-Western ADMINISTRANDO O RISCO A pessoa que se diz avessa ao risco quando ela exibe uma antipatia à incerteza.

12 Copyright © 2004 South-Western ADMINISTRANDO O RISCO Os indivíduos podem reduzir risco ao escolher umas das seguintes alternativas: Comprar seguros Diversificar Aceitar retornos mais baixos em seus investimentos

13 Figura 1. Aversão ao Risco Riqueza 0 Utilidade Riqueza Atual Ganho de $1.000 Perda de $1.000 Perda de Utilidade ao Perder $1.000 Ganho de Utilidade ao Ganhar $1.000 Copyright©2004 South-Western

14 Os Mercados de Seguros Uma maneira de se lidar com o risco é comprar seguros. A característica geral dos contratos de seguros é que a pessoa que enfrenta um risco paga uma taxa para uma companhia de seguros, que, por sua vez, concorda em assumir a totalidade ou parte do risco.

15 Copyright © 2004 South-Western Diversificação do Risco Idiossincrático Diversificação: a redução do risco obtida por meio de substituição de um só risco (ativo financeiro único) por um grande número de riscos menores (vários ativos diferentes) e não correlacionados positivamente. Não correlacionados positivamente significa que quando o risco do ativo aumenta os riscos dos demais ativos não aumentam.

16 Copyright © 2004 South-Western Diversificação do Risco Idiossincrático Risco Idiossincrático: É o risco que afeta apenas uma pessoa. A incerteza associada a empresas específicas.

17 Copyright © 2004 South-Western Diversificação do Risco Idiossincrático Risco Agregado: É o risco que afeta todos os agentes econômicos de uma só vez, a incerteza associada com o conjunto da economia. Crise mundial de 2008 Diversificação não pode remover o risco agregado.

18 Figura 2. Diversificação Número de Ações em Carteira 49 (Mais Risco) (Menos Risco) Risco (Desvio padrão do Retorno da Carteira) Risco Agregado Risco Idiossincrático 30 Copyright©2004 South-Western

19 Diversificação do Risco Idiossincrático As pessoas podem reduzir o risco, aceitando uma menor taxa de retorno. Portanto retorno e risco são inversamente relacionados. Maior retorno apenas com maior risco!

20 Figura 3. Tradeoff entre Risco e Retorno Risco (desvio padrão) Retorno (% ao ano) 50% ações 25% ações Sem ações 100% ações 75% ações Copyright©2004 South-Western

21 AVALIAÇÃO DE ATIVOS Análise Fundamentalista: É o estudo das demonstrações contábeis e das expectativas futuras de uma empresa para determinar seu valor.

22 Copyright © 2004 South-Western AVALIAÇÃO DE ATIVOS As pessoas podem empregar análise fundamentalista para tentar determinar se o ação está desvalorizada, supervalorizada ou corretamente valorizada. O objetivo é comprar ações desvalorizadas.

23 Copyright © 2004 South-Western A Hipótese dos Mercados Eficientes A Hipótese dos Mercados Eficientes é a teoria de que os preços dos ativos refletem todas as informações públicas disponíveis sobre o valor de um ativo.

24 Copyright © 2004 South-Western A Hipótese dos Mercados Eficientes Um mercado é informationally efficient quando reflete todas as informações disponíveis de uma maneira racional. Se os mercados são eficientes, a única coisa que um investidor pode fazer é comprar uma carteira diversificada.

25 Copyright © 2004 South-Western ESTUDO DE CASO: Passeios Aleatórios e Fundos de Índice Passeios Aleatórios: refere-se ao comportamento de uma variável cujas variações são impossíveis de prever. Se os mercados são eficientes, todas as unidades de ações são bastante valorizadas e nenhuma ação é mais provável que se valorize do que outra. Assim, os preços das ações seguem um passeio (caminho) aleatório. Caso o preço siga um passeio aleatório o retorno do papel é uma variável puramente aleatória. O retorno obtido hoje com o papel é completamente independente do retorno obtido ontem.

26 Copyright © 2004 South-Western Retornos Diários IBOVESPA 03/01/ /12/2000

27 Copyright © 2004 South-Western Resumo Como a poupança pode render juros, uma soma de dinheiro hoje é mais valiosa do que a mesma soma de dinheiro no futuro. Uma pessoa pode comparar somas em diferentes momentos usando o conceito de valor presente. O valor presente de qualquer soma futura é o montante que seria necessário hoje, dada a taxa de juros em vigor, para produzir aquela soma futura.

28 Copyright © 2004 South-Western Resumo Por causa da utilidade marginal decrescente, a maioria da pessoas são avessas ao risco. As pessoas avessas ao risco podem reduzir o risco a que estão sujeitas por meio de seguros, de diversificação e da escolha de uma carteira com menor risco e menor retorno. O valor de um ativo, por exemplo, uma ação é igual ao valor presente dos fluxos de caixa que o proprietário da ação receberá, incluindo o fluxo de dividendos e o preço de venda final.

29 Copyright © 2004 South-Western Resumo De acordo com a hipótese dos mercados eficientes, os mercados financeiros processam racionalmente as informações disponíveis, de modo que o preço de uma ação é sempre igual à melhor estimativa do valor subjacente da empresa. Mas alguns economistas questionam a hipótese dos mercados eficientes e acreditam que os fatores psicológicos irracionais também podem afetar os preços dos ativos.

30 Copyright © 2004 South-Western

31 A Lógica do Mercado de Ações


Carregar ppt "Copyright © 2004 South-Western 27 As Ferramentas Básicas das Finanças."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google