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UFSC / PPGEP Mídia e Conhecimento TECPAR 6 / CEFET-PR 1

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Apresentação em tema: "UFSC / PPGEP Mídia e Conhecimento TECPAR 6 / CEFET-PR 1"— Transcrição da apresentação:

1 UFSC / PPGEP Mídia e Conhecimento TECPAR 6 / CEFET-PR 1
AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS UFSC / PPGEP Mídia e Conhecimento TECPAR 6 / CEFET-PR 1 Ergonomia Cognitiva Prof. Francisco A. P. Fialho

2 SITUAÇÕES CONHECIMENTOS RACIOCÍNIOS REPRESENTAÇÕES sequência de ações
construção de conhecimentos memorização de ações atividades de execução automatizadas atividades de execução não automatizadas resolução de problemas sequência de ações avaliação controle e regulação

3 AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS
“A aquisição de conhecimentos não possui atividade mental específica, é a prática de diversas atividades cognitivas, podendo ser analisadas a partir das atividades de compreensão, memorização e inferência”

4 MEMORIZAÇÃO “É a estocagem”
Atividades conscientes que facilitam a fixação da informação: repetição mental categorização procura de relações

5 AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS
RACIOCÍNIO / INFERÊNCIAS CONSISTEM NA PRODUÇÃO DE NOVAS INFORMAÇÕES A PARTIR DE OUTRAS INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS NA MEMÓRIA. SÃO: EPSTÊMICAS COMPREENSÃOCONSTROEM INTERPRETAÇÃO PRAGMÁTICAS ATINGEM OBJETIVOS DE AÇÃO

6 REPRESENTAÇÃO “É sinônimo de compreensão. É uma construção circunstancial feita num contexto particular e com fins específicos numa situação dada , e para fazer face às exigências de uma tarefa em curso, um texto que se lê, uma ordem que se executa, um problema a resolver. Sua construção é finalizada pela tarefa e pela natureza das decisões a tomar. São por natureza transitórias.”

7 “As representações constituem o conteúdo da memória operacional,
ou seja, as informações gravadas na Memória de Trabalho e as informações ativas na Memória de Longo Termo”.

8 CONHECIMENTOS “ São também construções, porém permanentes, e não são dependentes da tarefa a realizar. São gravados na memória de longo termo e enquanto não forem modificados, supõe-se que se mantém sob a mesma forma.”

9 AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS
DO PONTO DE VISTA COGNITIVO: “A DIFERENÇA ENTRE CONHECIMENTO E REPRESENTAÇÃO É QUE OS CONHECIMENTOS TEM QUE SER ATIVADOS PARA SEREM EFICIENTES, ENQUANTO QUE AS REPRESENTAÇÕES SÃO IMEDIATAMENTE EFICIENTES.”

10 CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS
A função garante a evolução do sistema cognitivo ao lhe permitir se enriquecer pela experiência: - A partir de informações simbólicas - A partir da ação

11 AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS
POR DESCOBERTA ( a partir da ação ) SABER FAZER POR INSTRUÇÃO ( de forma verbal ou por texto ) FAZER

12 APRENDIZAGEM POR DESCOBERTA
A partir da ação, levando a um saber fazer. O aprendizado acontece ao longo da realização de tarefas que não são puramente de execução, mas que envolvem a solução de um determinado problema.

13 APRENDIZAGEM POR INSTRUÇÃO
Consiste em comunicar um conhecimento, sob forma verbal ou formulando um texto, conduzindo o estudante a um saber. A instrução deve levar o aluno a efetuar inferências para obter-se uma memorização adequada.

14 ENSINO TRADICIONAL DESCOBERTA SEQUÊNCIAS DE APRENDIZAGEM FIXAÇÃO ESTABILIZAÇÃO NA MLT + INSTRUÇÃO O ensino tradicional combina estas duas formas de aquisição através da exposição de conhecimento ou na fixação destes através de exercícios ou problemas.

15 “ O ensino tradicional parte de
um saber para um saber fazer” Pode-se saber uma regra e saber executá-la e mesmo assim não saber o porque da mesma, o porque de sua execução e resultado desta execução. Aprender a aprender - onde o sujeito se constitui enquanto indivíduo , deixando de ser sujeito, ou seja, imagem do outro, construindo seus próprios significados.

16 Piaget Maturana e Varela “O que caracteriza a aprendizagem é o
movimento de um saber fazer a um saber”. Piaget “Aprendemos a aprender quando pensamos nosso próprio pensamento”. “Aprender a aprender ocorre quando se automatiza o processo de abstração reflexiva”. Maturana e Varela

17 AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS
APRENDIZAGEM POR DESCOBERTA Tipos : categorização do problema construção conhecimentos específicos à situação constr. conhecimentos gerais p/ classes de situações

18 APRENDIZAGEM POR DESCOBERTA
TIPO : CATEGORIZAÇÃO DO PROBLEMA CONSISTE EM OBSERVAR QUE UM DETERMINADO PROBLEMA É UM CASO PARTICULAR DE UMA CATEGORIA MAIS GERAL PARA A QUAL JÁ SE CONHECE: - um procedimento de solução - as relações que permitem justificar este procedimento * a reação : o professor não ensinou isso ...

19 Exemplo : APRENDIZAGEM POR DESCOBERTA CATEGORIZAÇÃO DO PROBLEMA

20 APRENDIZAGEM POR DESCOBERTA
TIPO : CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS À SITUAÇÃO Quando nos deparamos com uma situação de aprendizagem lidamos com representações desse conhecimento específico através de imagem mental CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DA SITUAÇÃO-PROBLEMA 1- compreensão de dispositivos 2- construção de modelos ingênuos 3- aprendizagem concernente às ações 4- aprendizagem dos objetivos 5- mudança de ponto de vista sobre a situação

21 APRENDIZAGEM POR DESCOBERTA
Exemplo : APRENDIZAGEM POR DESCOBERTA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS À SITUAÇÃO 1 - compreensão do dispositivo : “Representação” por intuição : quantitativa / qualitativa

22 APRENDIZAGEM POR DESCOBERTA
Exemplo : APRENDIZAGEM POR DESCOBERTA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS À SITUAÇÃO 2 - construção de modelo ingênuo : caixa de aço  cabo de aço  andares/botões = luz acende  elevador funciona (sobe/desce)  parar no térreo 3 - aprendizagem concernente às ações : aproximar-se do comando acionar o comando  Já acionado ? Para subir ? Para descer ? informação - resposta ao comando dado aguardar c/ acompanhamento (sobe/desce) sinalização da chegada - abertura da porta acessar Acessar elevador :

23 E Exemplo : APRENDIZAGEM POR DESCOBERTA
CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS À SITUAÇÃO 4 - aprendizagem dos objetivos :  através de objetivo negativo “ evitar “ algo jogo : fazer 20 / 1 + 2  através de sub-objetivos se o elevador descontrolar : 1º) preciso ajuda  2º) preciso comunicar  * ocorre por aprendizado... E A E 5 - mudança do ponto de vista sobre a situação : Acionar comando  luz não acende  elevador estragado ? pesquisa ... insight ... falta energia no prédio

24 APRENDIZAGEM POR DESCOBERTA
TIPO : CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS GERAIS , PARA CLASSES DE SITUAÇÕES O que foi aprendido numa situação pode ser particular a uma situação, mas pode-se determinar um grau de generalidade e a partir daí chegar-se a uma regra mais geral.

25 Exemplo : APRENDIZAGEM POR DESCOBERTA CONSTRUÇÃO CONHECIMENTOS GERAIS P/ CLASSES DE SITUAÇÕES Analogias

26 AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS
APRENDIZAGEM PELO TEXTO A aquisição de conhecimento pelo texto é uma modificação do conteúdo da memória de longo termo. Ela se traduz por uma modificação de estruturas de conhecimento: Redes semânticas Esquemas

27 PAPEL DOS CONHECIMENTOS ANTERIORES - Quadro assimilador
Considerações PAPEL DOS CONHECIMENTOS ANTERIORES - Quadro assimilador - Efeitos positivos e negativos ATIVIDADES DE ELABORAÇÃO NECESSÁRIAS À UTILIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS - A natureza das elaborações - Diferenças Individuais - Incitações à elaboração .

28 Teoria dos Esquemas A TEORIA DOS ESQUEMAS
DISTINGUE 3 FORMAS DE APRENDIZAGEM: RUMELHART E NORMAN ( 1978) -ENRIQUECIMENTO DE ESQUEMAS EXISTENTES POR JUNÇÃO DE NOVOS ELEMENTOS. -MODIFICAÇÃO DE ESQUEMAS EXISTENTES , REAJUSTES OU REFINAMENTOS QUE NÃO ALTERAM A ESTRUTURA DO ESQUEMA -REESTRUTURAÇÃO DE ESQUEMA E CRIAÇÃO DE NOVOS ESQUEMAS

29 Redes semânticas Nesta perspectiva os conceitos são representados por nós e suas propriedades, as relações que mantêm com outros conceitos e os fatos que a ela se referem são representados por arcos.

30 EFEITOS DOS CONHECIMENTOS ANTERIORES.
Positivos : - Redes : A aquisição de uma nova informação sobre um conceito se traduz pela criação de um novo arco. Quanto maior quantidade de arcos existentes sobre este conceito mais fácil será a criação do novo arco relativo a nova informação. .

31 EFEITOS DOS CONHECIMENTOS ANTERIORES.
- Esquemas : Nesta teoria, as informações que são dadas de uma mesma forma, constituem-se em um esquema na memória que facilitam o armazenamento de diferentes informações do mesmo tipo.

32 ATIVIDADES DE ELABORAÇÃO NECESSÁRIAS À UTILIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS
A Natureza das Elaborações -Influência que tem o título de um texto ou marcas linguísticas que chamam a atenção sobre os enunciados mais importantes -Relacionar informações do texto com outras informações com as quais podem ser feitas ligações.

33 ATIVIDADES DE ELABORAÇÃO NECESSÁRIAS À UTILIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS
NECESSIDADE DE PRODUZIR INFERÊNCIAS. O texto não possui todas as indicações necessárias para permitir as ligações entre os diversos pontos da rede semântica de forma a deixa-lo dentro de um contexto apropriado para memoriza-lo.corretamente. Faz necessário efetuar inferências para completar as ligações faltantes * Diferenças na aprendizagem

34 INCITAÇÕES A ELABORAÇÃO
-TIPOS DE INSTRUÇÕES QUE SÃO DADAS NO MOMENTO DA APRENDIZAGEM -INTRODUZIR ATIVIDADES AUXILIARES SUSCEPTÍVEIS DE PROVOCAR ELABORAÇÕES DO TEXTO - Redação de resumos. Notas sobre o texto

35 CONCLUSÃO E R G O N O M I A C O G N I T I V A

36 JOGOS

37 ALTOS E BAIXOS Na figura abaixo vêem-se quatro fósforos pequenos e quatro grandes .Estes são iguais ao dobro do tamanho daqueles. Como arranjá-los de modo a obter exatamente três quadrados iguais ? Não vale sobrar fósforo , ou parte dele , fora de algum quadrado.

38 Pensando... Pensando... Pensando... Pensando... Pensando...

39 ACERTO MONETÁRIO figura 2 figura 1
Na figura 1 , seis moedas iguais compõe um triângulo equilátero . como fazê-la ficar ,com apenas quatro movimentos, igual a figura 2 ? Cada movimento consiste em deslocar apenas uma moeda e encostá-la em outras duas. figura 2 figura 1

40 Pensando... Pensando... Pensando... Pensando... Pensando...

41 SITUAÇÕES CONHECIMENTOS RACIOCÍNIOS REPRESENTAÇÕES sequência de ações
construção de conhecimentos memorização de ações atividades de execução automatizadas atividades de execução não automatizadas resolução de problemas sequência de ações avaliação controle e regulação

42 ALTOS E BAIXOS

43 ACERTO MONETÁRIO

44 bibliografia HESSEN , Yohannes . Teoria do Conhecimento . Coimbra-Portugal : Ed. Arménio Amado , 1987 HILGARD , Ernest . Teorias da Aprendizagem . São Paulo : Ed. Pedagógica Universitária Ltda , 1975 LÉVY , Pierre . As Tecnologias da Inteligência . Rio de Janeiro : Ed. 34 , 1993 MATOS , Maria Isabel Leme de . Métodos de Pesquisa de Processos Cognitivos . Série Ciência Cognitiva . São Paulo : USP Instituto de Estudos Avançados , 1994 PIAGET , Jean . Biologia e Conhecimento . Petropólis : Ed. Vozes , 1996 PIAGET , Jean . Psicologia e Epistemologia . Rio de Janeiro : Ed. Forense Universitária , 1978 Revista Super Interessante . Ed. Abril - ano 12 / n outubro , n novembro


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