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AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS UFSC / PPGEP Mídia e Conhecimento TECPAR 6 / CEFET-PR 1 Ergonomia Cognitiva Prof. Francisco A. P. Fialho.

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2 AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS UFSC / PPGEP Mídia e Conhecimento TECPAR 6 / CEFET-PR 1 Ergonomia Cognitiva Prof. Francisco A. P. Fialho

3 SITUAÇÕES CONHECIMENTOS REPRESENTAÇÕES RACIOCÍNIOS construção de conhecimentos memorização de ações atividades de execução automatizadas atividades de execução não automatizadas resolução de problemas sequência de ações avaliação controle e regulação

4 A aquisição de conhecimentos não possui atividade mental específica, é a prática de diversas atividades cognitivas, podendo ser analisadas a partir das atividades de compreensão, memorização e inferência AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS

5 MEMORIZAÇÃO É a estocagem Atividades conscientes que facilitam a fixação da informação: repetição mental categorização procura de relações

6 RACIOCÍNIO / INFERÊNCIAS CONSISTEM NA PRODUÇÃO DE NOVAS INFORMAÇÕES A PARTIR DE OUTRAS INFORMAÇÕES DISPONÍVEIS NA MEMÓRIA. SÃO: EPSTÊMICAS COMPREENSÃO CONSTROEM INTERPRETAÇÃO PRAGMÁTICAS ATINGEM OBJETIVOS DE AÇÃO AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS

7 REPRESENTAÇÃO É sinônimo de compreensão. É uma construção circunstancial feita num contexto particular e com fins específicos numa situação dada, e para fazer face às exigências de uma tarefa em curso, um texto que se lê, uma ordem que se executa, um problema a resolver. Sua construção é finalizada pela tarefa e pela natureza das decisões a tomar. São por natureza transitórias.

8 As representações constituem o conteúdo da memória operacional, ou seja, as informações gravadas na Memória de Trabalho e as informações ativas na Memória de Longo Termo.

9 CONHECIMENTOS São também construções, porém permanentes, e não são dependentes da tarefa a realizar. São gravados na memória de longo termo e enquanto não forem modificados, supõe-se que se mantém sob a mesma forma.

10 DO PONTO DE VISTA COGNITIVO: A DIFERENÇA ENTRE CONHECIMENTO E REPRESENTAÇÃO É QUE OS CONHECIMENTOS TEM QUE SER ATIVADOS PARA SEREM EFICIENTES, ENQUANTO QUE AS REPRESENTAÇÕES SÃO IMEDIATAMENTE EFICIENTES. AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS

11 CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS A função garante a evolução do sistema cognitivo ao lhe permitir se enriquecer pela experiência: - A partir de informações simbólicas - A partir da ação

12 POR DESCOBERTA POR INSTRUÇÃO ( a partir da ação ) SABER FAZER ( de forma verbal ou por texto ) FAZER AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS

13 APRENDIZAGEM POR DESCOBERTA A partir da ação, levando a um saber fazer. O aprendizado acontece ao longo da realização de tarefas que não são puramente de execução, mas que envolvem a solução de um determinado problema.

14 APRENDIZAGEM POR INSTRUÇÃO Consiste em comunicar um conhecimento, sob forma verbal ou formulando um texto, conduzindo o estudante a um saber. A instrução deve levar o aluno a efetuar inferências para obter-se uma memorização adequada.

15 O ensino tradicional combina estas duas formas de aquisição através da exposição de conhecimento ou na fixação destes através de exercícios ou problemas. INSTRUÇÃO DESCOBERTA SEQUÊNCIAS DE APRENDIZAGEM FIXAÇÃO + ESTABILIZAÇÃO NA MLT ENSINO TRADICIONAL

16 O ensino tradicional parte de um saber para um saber fazer Pode-se saber uma regra e saber executá-la e mesmo assim não saber o porque da mesma, o porque de sua execução e resultado desta execução. Aprender a aprender - onde o sujeito se constitui enquanto indivíduo, deixando de ser sujeito, ou seja, imagem do outro, construindo seus próprios significados.

17 Piaget O que caracteriza a aprendizagem é o movimento de um saber fazer a um saber. Maturana e Varela Aprender a aprender ocorre quando se automatiza o processo de abstração reflexiva. Aprendemos a aprender quando pensamos nosso próprio pensamento.

18 APRENDIZAGEM POR DESCOBERTA 6 categorização do problema 6 construção conhecimentos específicos à situação 6 constr. conhecimentos gerais p/ classes de situações AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS Tipos :

19 CONSISTE EM OBSERVAR QUE UM DETERMINADO PROBLEMA É UM CASO PARTICULAR DE UMA CATEGORIA MAIS GERAL PARA A QUAL JÁ SE CONHECE: [ TIPO : CATEGORIZAÇÃO DO PROBLEMA - um procedimento de solução - as relações que permitem justificar este procedimento * a reação : o professor não ensinou isso... APRENDIZAGEM POR DESCOBERTA

20 [ CATEGORIZAÇÃO DO PROBLEMA Exemplo : APRENDIZAGEM POR DESCOBERTA

21 [ TIPO : CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS À SITUAÇÃO Quando nos deparamos com uma situação de aprendizagem lidamos com representações desse conhecimento específico através de imagem mental CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DA SITUAÇÃO-PROBLEMA 1- compreensão de dispositivos 2- construção de modelos ingênuos 3- aprendizagem concernente às ações 4- aprendizagem dos objetivos 5- mudança de ponto de vista sobre a situação APRENDIZAGEM POR DESCOBERTA

22 [ CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS À SITUAÇÃO Exemplo : APRENDIZAGEM POR DESCOBERTA 1 - compreensão do dispositivo : Representação por intuição : quantitativa / qualitativa

23 [ CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS À SITUAÇÃO Exemplo : APRENDIZAGEM POR DESCOBERTA 2 - construção de modelo ingênuo : caixa de aço cabo de aço andares/botões = luz acende elevador funciona (sobe/desce) parar no térreo 3 - aprendizagem concernente às ações : Acessar elevador : -aproximar-se do comando -acionar o comando Já acionado ? Para subir ? Para descer ? -informação - resposta ao comando dado -aguardar c/ acompanhamento (sobe/desce) -sinalização da chegada - abertura da porta -acessar

24 [ CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS À SITUAÇÃO Exemplo : APRENDIZAGEM POR DESCOBERTA 4 - aprendizagem dos objetivos : através de objetivo negativo evitar algo jogo : fazer 20 / através de sub-objetivos se o elevador descontrolar : 1º) preciso ajuda 2º) preciso comunicar 5 - mudança do ponto de vista sobre a situação : A E E Acionar comando luz não acende elevador estragado ? pesquisa... insight... falta energia no prédio * ocorre por aprendizado...

25 [ TIPO : CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS GERAIS, PARA CLASSES DE SITUAÇÕES O que foi aprendido numa situação pode ser particular a uma situação, mas pode-se determinar um grau de generalidade e a partir daí chegar-se a uma regra mais geral. APRENDIZAGEM POR DESCOBERTA

26 Exemplo : APRENDIZAGEM POR DESCOBERTA [ CONSTRUÇÃO CONHECIMENTOS GERAIS P/ CLASSES DE SITUAÇÕES Analogias

27 APRENDIZAGEM PELO TEXTO A aquisição de conhecimento pelo texto é uma modificação do conteúdo da memória de longo termo. Ela se traduz por uma modificação de estruturas de conhecimento: Redes semânticas Esquemas AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS

28 PAPEL DOS CONHECIMENTOS ANTERIORES - Quadro assimilador - Efeitos positivos e negativos ATIVIDADES DE ELABORAÇÃO NECESSÁRIAS À UTILIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS - A natureza das elaborações - Diferenças Individuais - Incitações à elaboração. Considerações

29 A TEORIA DOS ESQUEMAS DISTINGUE 3 FORMAS DE APRENDIZAGEM: RUMELHART E NORMAN ( 1978) -ENRIQUECIMENTO DE ESQUEMAS EXISTENTES POR JUNÇÃO DE NOVOS ELEMENTOS. -MODIFICAÇÃO DE ESQUEMAS EXISTENTES, REAJUSTES OU REFINAMENTOS QUE NÃO ALTERAM A ESTRUTURA DO ESQUEMA -REESTRUTURAÇÃO DE ESQUEMA E CRIAÇÃO DE NOVOS ESQUEMAS Teoria dos Esquemas

30 Redes semânticas Nesta perspectiva os conceitos são representados por nós e suas propriedades, as relações que mantêm com outros conceitos e os fatos que a ela se referem são representados por arcos. Nó

31 EFEITOS DOS CONHECIMENTOS ANTERIORES. Positivos : - Redes : A aquisição de uma nova informação sobre um conceito se traduz pela criação de um novo arco. Quanto maior quantidade de arcos existentes sobre este conceito mais fácil será a criação do novo arco relativo a nova informação..

32 EFEITOS DOS CONHECIMENTOS ANTERIORES. - Esquemas : Nesta teoria, as informações que são dadas de uma mesma forma, constituem-se em um esquema na memória que facilitam o armazenamento de diferentes informações do mesmo tipo.

33 ATIVIDADES DE ELABORAÇÃO NECESSÁRIAS À UTILIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS A Natureza das Elaborações -Influência que tem o título de um texto ou marcas linguísticas que chamam a atenção sobre os enunciados mais importantes -Relacionar informações do texto com outras informações com as quais podem ser feitas ligações.

34 NECESSIDADE DE PRODUZIR INFERÊNCIAS. O texto não possui todas as indicações necessárias para permitir as ligações entre os diversos pontos da rede semântica de forma a deixa-lo dentro de um contexto apropriado para memoriza-lo.corretamente. Faz necessário efetuar inferências para completar as ligações faltantes * Diferenças na aprendizagem ATIVIDADES DE ELABORAÇÃO NECESSÁRIAS À UTILIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS

35 INCITAÇÕES A ELABORAÇÃO -TIPOS DE INSTRUÇÕES QUE SÃO DADAS NO MOMENTO DA APRENDIZAGEM -INTRODUZIR ATIVIDADES AUXILIARES SUSCEPTÍVEIS DE PROVOCAR ELABORAÇÕES DO TEXTO - Redação de resumos. Notas sobre o texto

36 CONCLUSÃO

37 JOGOS

38 ALTOS E BAIXOS 4 Na figura abaixo vêem-se quatro fósforos pequenos e quatro grandes.Estes são iguais ao dobro do tamanho daqueles. Como arranjá-los de modo a obter exatamente três quadrados iguais ? 4 Não vale sobrar fósforo, ou parte dele, fora de algum quadrado.

39 Pensando...

40 ACERTO MONETÁRIO Na figura 1, seis moedas iguais compõe um triângulo equilátero. como fazê-la ficar,com apenas quatro movimentos, igual a figura 2 ? Cada movimento consiste em deslocar apenas uma moeda e encostá-la em outras duas. figura 1 figura 2

41 Pensando...

42 SITUAÇÕES CONHECIMENTOS REPRESENTAÇÕES RACIOCÍNIOS construção de conhecimentos memorização de ações atividades de execução automatizadas atividades de execução não automatizadas resolução de problemas sequência de ações avaliação controle e regulação

43 ALTOS E BAIXOS

44 ACERTO MONETÁRIO

45 bibliografia 4 HESSEN, Yohannes. Teoria do Conhecimento. Coimbra-Portugal : Ed. Arménio Amado, HILGARD, Ernest. Teorias da Aprendizagem. São Paulo : Ed. Pedagógica Universitária Ltda, LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência. Rio de Janeiro : Ed. 34, MATOS, Maria Isabel Leme de. Métodos de Pesquisa de Processos Cognitivos. Série Ciência Cognitiva. São Paulo : USP Instituto de Estudos Avançados, PIAGET, Jean. Biologia e Conhecimento. Petropólis : Ed. Vozes, PIAGET, Jean. Psicologia e Epistemologia. Rio de Janeiro : Ed. Forense Universitária, Revista Super Interessante. Ed. Abril - ano 12 / n outubro, n novembro


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