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Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português

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Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
Ensino Médio, 3º Ano A Semana de Arte Moderna. A literatura modernista de 22.

2 Brasil, fevereiro de 1922 Língua Portuguesa, 3ª Ano do Ensino Médio
A Semana de Arte Moderna. A literatura modernista de 22 Imagem: Capa do catálogo da Semana de Arte Moderna,1922 / Autor Desconhecido / Domínio Público Brasil, fevereiro de 1922

3 Elas têm tudo a ver com SEMANA DE ARTE MODERNA BRASILEIRA
Língua Portuguesa, 3ª Ano do Ensino Médio A Semana de Arte Moderna. A literatura modernista de 22 Imagem: Ernest Brooks / Exército britânico utilizando uma metralhadora Vickers, 1917 / This is photograph No.   from the Imperial War Museum collection No. Q 2864 / Domínio Público Você sabe qual a ligação dessas imagens? Imagem: Cartaz da Semana de Arte Moderna. Brasil, cidade de São Paulo, 1922 / Prefeitura de São Paulo, Brasil / Domínio Público Elas têm tudo a ver com SEMANA DE ARTE MODERNA BRASILEIRA Imagem 3, veja no link:

4 Língua Portuguesa, 3ª Ano do Ensino Médio
A Semana de Arte Moderna. A literatura modernista de 22 Vamos estudar de modo INTERDISCIPLINAR o que foi a SEMANA DE ARTE MODERNA de 1922 Para você entender BEM DIREITINHO, vamos por partes. Para compreender o “durante”, precisamos analisar o “antes”. Vamos fazer isso, compreendendo a história, a arte e a literatura que convergiram para esse evento. Imagem: Mário de Andrade (primeiro à esquerda, no alto), Rubens Borba de Moraes (sentado, segundo da esquerda para a direita) e outros modernistas de 1922, dentre os quais (não identificados) Tácito, Baby, Mário e Guilherme de Almeida e Yan de Almeida Prado, em São Paulo, Brasil, 1922 / Autor Desconhecido / Disponibilizado por André Koehne / Domínio Público

5 Língua Portuguesa, 3ª Ano do Ensino Médio
A Semana de Arte Moderna. A literatura modernista de 22 Para compreender a reação do povo brasileiro ao evento da Semana de Arte Moderna, devemos levar em consideração: 1) a República do Café-com-Leite; 2) I Guerra Mundial; 3) a Revolução Russa de 1917; 4) a Primeira Grande Greve no Brasil, ) centenário de Independência do Brasil – 1822/1922. História

6 Língua Portuguesa, 3ª Ano do Ensino Médio
A Semana de Arte Moderna. A literatura modernista de 22 A República do café com leite “[...] A política do café com leite foi um acordo firmado entre as oligarquias estaduais e o governo federal durante a República Velha para que os presidentes da república fossem escolhidos entre os políticos de São Paulo e Minas Gerais. Portanto, ora o presidente seria paulista, ora mineiro [...]” Imagem, veja no link:

7 Língua Portuguesa, 3ª Ano do Ensino Médio
A Semana de Arte Moderna. A literatura modernista de 22 Os principais acontecimentos que marcaram este período foram: * a sustentação da economia centrada no café; * a reurbanização e o saneamento do Rio de Janeiro; * os surtos econômicos regionais da borracha e do cacau; * as novas imigrações de europeus, italianos e japoneses; * as revoltas sertanejas de Canudos e do Contestado; * a revolta da chibata; * a construção de estradas de ferro, usinas hidrelétricas e redes telegráficas; * a retomada dos contatos com as populações indígenas; * o crescimento industrial: a consolidação do modo de vida urbano; * as primeiras greves operárias; * as revoltas dos tenentes e a coluna Prestes; * a Semana de Arte Moderna; * a quebra da bolsa de Nova Iorque e o fim do ciclo do café.

8 Língua Portuguesa, 3ª Ano do Ensino Médio
A Semana de Arte Moderna. A literatura modernista de 22 I Guerra Mundial Imagem: A French assault on German positions. Champagne, France, 1917 / Department of Defense. Department of the Army. Office of the Chief Signal Officer / NARA / Disponibilizado por Madmax32 / Domínio Público “[...] Vários problemas atingiam as principais nações européias no início do século XX. [...] Alguns países estavam extremamente descontentes com a partilha da Ásia e da África, ocorrida no final do século XIX. Alemanha e Itália, por exemplo, haviam ficado de fora no processo neocolonial. Enquanto isso, França e Inglaterra podiam explorar diversas colônias, ricas em matérias-primas e com um grande mercado consumidor. A insatisfação da Itália e da Alemanha, nesse contexto, pode ser considerada uma das causas da Grande Guerra [...]”

9 Língua Portuguesa, 3ª Ano do Ensino Médio
A Semana de Arte Moderna. A literatura modernista de 22 “[...] O estopim desse conflito foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, durante sua visita a Saravejo (Bósnia-Herzegovina). [...]O império austro-húngaro não aceitou as medidas tomadas pela Sérvia com relação ao crime e, no dia 28 de julho de 1914, declarou guerra à Servia [...]” Imagem: Carl Pietzner (1853–1927) / Francisco Fernando da Áustria-Hungria / Disponibilizado por Gothic2 / Domínio Público “[...] De um lado, havia a Tríplice Aliança formada em 1882 por Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha (a Itália passou para a outra aliança em 1915). Do outro lado a Tríplice Entente, formada em 1907, com a participação de França, Rússia e Reino Unido .O Brasil também participou, enviando para os campos de batalha enfermeiros e medicamentos para ajudar os países da Tríplice Entente [...]”

10 A Revolução compreendeu duas fases distintas:
Língua Portuguesa, 3ª Ano do Ensino Médio A Semana de Arte Moderna. A literatura modernista de 22 A Revolução Russa de 1917 “[...] A Revolução Russa de 1917 foi uma série de eventos políticos na Rússia, que, após a eliminação da autocracia russa, e depois do Governo Provisório (Duma), resultou no estabelecimento do poder soviético sob o controle do partido bolchevique. O resultado desse processo foi a criação da União Soviética, que durou até 1991. A Revolução compreendeu duas fases distintas: A Revolução de Fevereiro de 1917(março de 1917) que derrubou a autocracia do Czar Nicolau II da Rússia, o último Czar a governar, e procurou estabelecer em seu lugar uma república de cunho liberal. A Revolução de Outubro, na qual o Partido Bolchevique, liderado por Vladimir Lênin, derrubou o governo provisório e impôs o governo socialista soviético. Imagem: Photograph by Soyuzfoto / Vladimir Ilyich Lenin, circa 1920 / This image is available from the United States Library of Congress's Prints and Photographs division under the digital ID cph.3c01877 / Domínio Público Imagem: A. A. Pasetti / Tsar Nicholas II of Russia, near age 30, at St. Petersburg, Russia, 1898 / Disponibilizado por  Mrlopez2681 / Domínio Público

11 A Primeira Grande Greve no Brasil, 1917
Língua Portuguesa, 3ª Ano do Ensino Médio A Semana de Arte Moderna. A literatura modernista de 22 A Primeira Grande Greve no Brasil, 1917 “[...] A Greve Geral de 1917 representou toda a insatisfação acumulada dos trabalhadores nas primeiras décadas da república brasileira, guiados inicialmente pela ideologia anarquista, mostraram-se capazes de se organizarem em prol das suas vontades [...]” Imagem: Uma das ruas de São Paulo tomada de trabalhadores com bandeiras negras anarquista na greve geral de 1917 / Autor Desconhecido / Disponibilizado por AltCtrlDel / Domínio Público

12 Língua Portuguesa, 3ª Ano do Ensino Médio
A Semana de Arte Moderna. A literatura modernista de 22 *Nas primeiras décadas do século XX, o Brasil aumentou suas exportações. *Em decorrência especialmente da Primeira Grande Guerra Mundial, o país passou a exportar grande parte dos alimentos produzidos para os países da Tríplice Entente. * A partir de 1915 a ocorrência dessas exportações afetou o abastecimento interno de alimentos, causando elevação dos preços da pequena quantidade de produtos disponíveis no mercado. * Custo de vida aumentava de forma desproporcional, deixando os trabalhadores em más condições para sustentar suas famílias e fazendo com que as crianças precisassem trabalhar para complementar as rendas domésticas.

13 Reivindicações da Greve Geral de 1917
Língua Portuguesa, 3ª Ano do Ensino Médio A Semana de Arte Moderna. A literatura modernista de 22 Reivindicações da Greve Geral de 1917 1º – Que sejam postas em liberdade todas as pessoas detidas por motivo de greve; 2º – Que seja respeitado do mais absoluto o direito de associação para os trabalhadores; 3º – Que nenhum operário seja dispensado por haver participado ativa e ostensivamente no movimento grevista; 4º – Que seja abolida de fato a exploração do trabalho dos menores de 14 anos nas fábricas oficina, etc.; 5º – Que os trabalhadores com menos de 18 anos não sejam ocupados em trabalho noturnos; 6º – Que seja abolido o trabalho noturno das mulheres; 7º – Aumento de 35% nos salários inferiores a $5.000 e de 25% para os mais elevados; [...] 10º – Jornada de oito horas e semana inglesa;

14 Língua Portuguesa, 3ª Ano do Ensino Médio
A Semana de Arte Moderna. A literatura modernista de 22 Imagem: Funeral de José Martinez no cemitério do Araçá. Martinez foi um jovem sapateiro anarquista sindicalista assassinado pela polícia de São Paulo enquanto participava da greve nas portas da fábrica Mariângela, no bairro do Brás / Autor Desconhecido / Disponibilizado por AltCtrlDel / Domínio Público “[...] Acabar com a desumanização era uma das palavras de ordem mais repetidas nos documentos operários[...]

15 Centenário de Independência do Brasil – 1822/1922;
Língua Portuguesa, 3ª Ano do Ensino Médio A Semana de Arte Moderna. A literatura modernista de 22 Centenário de Independência do Brasil – 1822/1922; “[...] Milhares de bandeiras de todas as nacionalidades tremulavam nos mastros das fachadas durante a parada militar. O entusiasmo atingiu a multidão que se reuniu no centro da cidade [...]” “[...] Monsenhor Cherubini, na qualidade de decano, proferiu o discurso de saudação. Lembrou que em 1822, fazia cem anos portanto, às margens do Ipiranga, tinha ecoado o grito de liberdade. Esta grande nação obtinha a sua independência sem derramar uma só gota de sangue, nem mesmo uma só lágrima, porque era o sangue português que corria nas veias do jovem e nobre príncipe que acabava de pronunciar a frase histórica: "Independência ou Morte"! [...]” “[...] Encerrando a sessão solene, o Sr. Presidente da República proferiu um vibrante discurso no qual declarou que tinha o maior prazer em saudar a todos os brasileiros no dia em que, na mais perfeita cordialidade com os demais povos, comemorava-se a grande data da nacionalidade, dia em que se renovam os sentimentos de brasilidade e orgulho pátrio [...]” “[...] À noite, revestiu-se de brilho a recepção oferecida pelo Sr. Presidente da República no Catete, em homenagem à data magna festejada. As vastas dependências da Casa do Governo ostentavam flores dispostas desde a entrada ao salão de honra, onde se efetuou a recepção [...]”

16 Língua Portuguesa, 3ª Ano do Ensino Médio
A Semana de Arte Moderna. A literatura modernista de 22 De que forma esses acontecimentos contribuíram artisticamente para a Semana de Arte Moderna? Artes

17 Língua Portuguesa, 3ª Ano do Ensino Médio
A Semana de Arte Moderna. A literatura modernista de 22 “Inserida nas festividades em comemoração do centenário da independência do Brasil, em 1922, a Semana de Arte Moderna apresenta-se como a primeira manifestação coletiva pública na história cultural brasileira a favor de um espírito novo e moderno em oposição à cultura e à arte de teor conservador, predominantes no país desde o século XIX [...]” (Itaú Cultural)

18 No viés artístico, vamos destacar as VANGUARDAS EUROPEIAS
Língua Portuguesa, 3ª Ano do Ensino Médio A Semana de Arte Moderna. A literatura modernista de 22 Como pudemos observar, a SAM (Semana de Arte Moderna) teve sim um cunho histórico, artístico e claro, literário. No viés artístico, vamos destacar as VANGUARDAS EUROPEIAS Cubismo Futurismo Dadaísmo Surrealismo Imagem: Umberto Boccioni (1882–1916) / The City Rises, 1910 / Museum of Modern Art, New York / Domínio Público Imagem: A Persistência da Memória de Salvador Dalí, 1931 /  Museu de Arte Moderna de NY / Imagem: Juan Gris (1887–1927) / A man in a café, 1914 / Domínio Público Imagem: Lajos Tihanyi (1885–1938) / Portrait of Tristan Tzara, 1927 / Hungarian National Gallery / Domínio Público 

19 Língua Portuguesa, 3ª Ano do Ensino Médio
A Semana de Arte Moderna. A literatura modernista de 22 Além das pinturas de Anita Malfati, que em 1917, realizou no Brasil o que se chamava de “ Primeira Exposição Modernista Brasileira” “[...]com influências do cubismo, expressionismo e futurismo, a exposição causa escândalo e é alvo de duras críticas de Monteiro Lobato, o que foi o estopim para que a Semana de Arte Moderna tivesse o sucesso [...] Imagem: Anita Malfatti ( ) / A Estudante, 1916 / Fotógrafo: Luiz Sadaki Hossaka ( ) / Disponibilizada por Dornicke /

20 Língua Portuguesa, 3ª Ano do Ensino Médio
A Semana de Arte Moderna. A literatura modernista de 22 Mas vamos por partes: Você sabe o que foram as Vanguardas Europeias? “Os movimentos de vanguarda emergiram na Europa nas duas primeiras décadas do século 20 e provocaram ruptura com a tradição cultural do século 19. Foram extremamente radicais e influenciaram manifestações artísticas em todo o mundo [...]” As cinco principais correntes vanguardistas foram: futurismo, cubismo, dadaísmo, expressionismo e surrealismo. Veja a imagem no link:

21 Língua Portuguesa, 3ª Ano do Ensino Médio
A Semana de Arte Moderna. A literatura modernista de 22 Imagem: Umberto Boccioni (1882–1916) / The City Rises, 1910 / Museum of Modern Art, New York / Domínio Público Entre os artistas futuristas estão: Giacomo Balla, Umberto Boccioni e Carlo Carra.

22 Língua Portuguesa, 3ª Ano do Ensino Médio
A Semana de Arte Moderna. A literatura modernista de 22 Cubismo: resultado das experiências de Pablo Picasso (1881 – 1973) e de Georges Braque (1882 – 1963), esteve, inicialmente, ligado à pintura e teve por princípio a valorização das formas geométricas. Na literatura, caracteriza-se pela fragmentação da linguagem e geometrização das palavras, dispostas no papel de maneira aleatória a fim de conceber imagens. ttp://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/literatura/vanguardas-europeias-resumo-dicas-questao-comentada shtml Os artistas em destaque do Cubismo são: Pablo Picasso, Tarsila do Amaral, George Braque, entre outros na pintura. Na literatura, o brasileiro Oswald de Andrade, Érico Veríssimo, Guillaume Apollinaire e etc Imagem: Juan Gris (1887–1927) / A man in a café, 1914 / Domínio Público

23 Língua Portuguesa, 3ª Ano do Ensino Médio
A Semana de Arte Moderna. A literatura modernista de 22 Entre os artistas envolvidos nesse movimento, estão: Max Ernst, André Breton, Marcel Duchamp, Guillaume Apollinaire, entre outros. Imagem: Lajos Tihanyi (1885–1938) / Portrait of Tristan Tzara, 1927 / Hungarian National Gallery / Domínio Público 

24 Língua Portuguesa, 3ª Ano do Ensino Médio
A Semana de Arte Moderna. A literatura modernista de 22 Expressionismo: tem como herança a arte do final do século 19 e valoriza aquilo que chama de expressão: a materialização criativa (na tela ou no papel) de imagens geradas no mundo interior do artista. Entre os expressionistas, estão Doménikos Theotokópoulos, mais conhecido como seu pseudônimo El Greco, Francisco José de Goya y Lucientes (Francisco Goya), Pieter Bruegel, o velho; e Mathis Gothart Niethart, mais conhecido como Matthias Grünewald. Imagem: Ernst Ludwig Kirchner (1880–1938) / Fränzi in front of a Carved Chair , / Private collection von Thyssen  / Domínio Público

25 Língua Portuguesa, 3ª Ano do Ensino Médio
A Semana de Arte Moderna. A literatura modernista de 22 Imagem: A Persistência da Memória de Salvador Dalí, 1931 /  Museu de Arte Moderna de NY / Alguns dos participantes do movimento surrealista são, entre os pintores, Salvador Dalí, René Magritte, Max Ernst e etc.

26 Língua Portuguesa, 3ª Ano do Ensino Médio
A Semana de Arte Moderna. A literatura modernista de 22 Olha só como esse assunto já caiu no vestibular, Fera! Vamos responder juntos? 1. (UFPE – PE) Os movimentos culturais do final do século XIX e das primeiras décadas do século XX dialogavam com as mudanças que ocorriam na sociedade ocidental, com a afirmação do modo de produção capitalista e com as novas formas de pensar e de sentir o mundo. Com o modernismo e as vanguardas artísticas, houve mudanças importantes, pois: ( ) Matisse, Van Gogh e Picasso expressaram com seus quadros mudanças nas concepções estéticas da pintura. ( ) o dadaísmo procurou radicalizar nas suas propostas, criticando os valores estabelecidos, com destaque para a obra de artistas como Marcel Duchamp. ( ) o surrealismo trouxe a exploração do inconsciente, presente na pintura do espanhol Salvador Dali e na obra literária do francês André Breton. ( ) com obras que causaram impacto, houve um rompimento frente aos modelos clássicos que adotavam regras e limites para o artista. ( ) concepções literárias e musicais renovadoras, estiveram presentes nas obras de Marcel Proust, James Joyce, Debussy, Paul Éluard, Stravinsky e tantos outros.

27 Língua Portuguesa, 3ª Ano do Ensino Médio
A Semana de Arte Moderna. A literatura modernista de 22 RESPOSTA 1. (UFPE – PE) Os movimentos culturais do final do século XIX e das primeiras décadas do século XX dialogavam com as mudanças que ocorriam na sociedade ocidental, com a afirmação do modo de produção capitalista e com as novas formas de pensar e de sentir o mundo. Com o modernismo e as vanguardas artísticas, houve mudanças importantes, pois: (V ) Matisse, Van Gogh e Picasso expressaram com seus quadros mudanças nas concepções estéticas da pintura. (V ) o dadaísmo procurou radicalizar nas suas propostas, criticando os valores estabelecidos, com destaque para a obra de artistas como Marcel Duchamp. ( V) o surrealismo trouxe a exploração do inconsciente, presente na pintura do espanhol Salvador Dali e na obra literária do francês André Breton. (V ) com obras que causaram impacto, houve um rompimento frente aos modelos clássicos que adotavam regras e limites para o artista. (V ) concepções literárias e musicais renovadoras, estiveram presentes nas obras de Marcel Proust, James Joyce, Debussy, Paul Éluard, Stravinsky e tantos outros.

28 Agora que já vimos a História e as Vanguardas, vamos à Literatura?
Língua Portuguesa, 3ª Ano do Ensino Médio A Semana de Arte Moderna. A literatura modernista de 22 Agora que já vimos a História e as Vanguardas, vamos à Literatura? Começaremos com a leitura de trechos de Paranoia ou Mistificação? De Monteiro Lobato, procurando analisar como a sociedade conservadora via o movimento modernista naquela época. Preparado? Então, vem comigo! Literatura

29 Paranoia ou mistificação? A propósito da Exposição Malfatti
Língua Portuguesa, 3ª Ano do Ensino Médio A Semana de Arte Moderna. A literatura modernista de 22 Paranoia ou mistificação? A propósito da Exposição Malfatti Há duas espécies de artistas. Uma composta dos que veem as coisas e em consequência fazem arte pura, guardados os eternos ritmos da vida, e adotados, para a concretização das emoções estéticas, os processos clássicos dos grandes mestres. Quem trilha essa senda, se tem gênio é Praxiteles na Grécia, é Rafael na Itália, é Reynolds na Inglaterra, é Dürer na Alemanha, é Zorn na Suécia, é Rodin na França, é Zuloaga na Espanha. Se tem apenas talento, vai engrossar a plêiade de satélites que gravitam em torno desses sóis imorredoiros. A outra espécie é formada dos que veem anormalmente a natureza e a interpretam à luz das teorias efêmeras, sob a sugestão estrábica de escolas rebeldes, surgidas cá e lá como furúnculos da cultura excessiva. São produtos do cansaço e do sadismo de todos os períodos de decadência; são frutos de fim de estação, bichados ao nascedouro. Estrelas cadentes, brilham um instante, as mais das vezes com a luz do escândalo, e somem-se logo nas trevas do esquecimento [...] .

30 Língua Portuguesa, 3ª Ano do Ensino Médio
A Semana de Arte Moderna. A literatura modernista de 22   “[...]Estas considerações são provocadas pela exposição da Sra. Malfatti, onde se notam acentuadíssimas tendências para uma atitude estética forçada no sentido das extravagâncias de Picasso & Cia. Essa artista possui um talento vigoroso, fora do comum. Poucas vezes, através de uma obra torcida em má direção, notam-se tantas e tão preciosas qualidades latentes. Percebe-se, de qualquer daqueles quadrinhos, como a sua autora é independente, como é original, como é inventiva, em que alto grau possui umas tantas qualidades inatas, das mais fecundas na construção duma sólida individualidade artística. Entretanto, seduzida pelas teorias do que ela chama arte moderna, penetrou nos domínios de um impressionismo discutibilíssimo, e pôs todo o seu talento a serviço duma nova espécie de caricatura[...]”

31 Língua Portuguesa, 3ª Ano do Ensino Médio
A Semana de Arte Moderna. A literatura modernista de 22 [...]Os homens têm o vezo de não tomar a sério as mulheres artistas. Essa é a razão de as cumularem de amabilidades sempre que elas pedem opinião. Tal cavalheirismo é falso; e sobre falso nocivo. Quantos talentos de primeira água não transviou, não arrastou por maus caminhos, o elogio incondicional e mentiroso? Se víssemos na Sra. Malfatti apenas a «moça prendada que pinta», como as há por aí às centenas, calar-nos-íamos, ou talvez lhe déssemos meia dúzia desses adjetivos bombons que a crítica açucarada tem sempre à mão em se tratando de moças. Julgamo-la, porém, merecedora da alta homenagem que é ser tomada a sério e receber a respeito de sua arte uma opinião sinceríssima – e valiosa pelo fato de ser o reflexo da opinião geral do público não idiota, dos críticos não cretinos, dos amadores normais, dos seus colegas de cabeça não virada – e até dos seus apologistas. Dos seus apologistas, sim, dona Malfatti, porque eles pensam deste modo... por trás.

32 Língua Portuguesa, 3ª Ano do Ensino Médio
A Semana de Arte Moderna. A literatura modernista de 22 Vamos assistir a este vídeo sobre a exposição de Anita Malfatti e começo da SAM?

33 Semana da Arte Moderna:
Língua Portuguesa, 3ª Ano do Ensino Médio A Semana de Arte Moderna. A literatura modernista de 22 Semana da Arte Moderna: * foi o marco da modernidade e da renovação da linguagem; * apresentou novas ideias e conceitos artísticos: poesia através de declamação, música através de concerto, e artes plásticas através de telas, esculturas e maquetes com desenhos arrojados e modernos; [Profª. Thanmires Ramos] * ocorreu em um período de turbulências políticas, sociais, econômicas e culturais; * não foi bem aceita e nem entendida quando passada, pois ainda apreciavam formas estéticas europeias mais conservadoras. Imagem: Capa do catálogo da Semana de Arte Moderna,1922 / Autor Desconhecido / Domínio Público

34 Língua Portuguesa, 3ª Ano do Ensino Médio
A Semana de Arte Moderna. A literatura modernista de 22 “A semana de arte moderna apresentou-se como a primeira manifestação coletiva pública na história cultural brasileira a favor de um espírito novo e moderno em oposição à cultura e à arte de teor conservador. As novas tendências dos artistas modernistas abriram espaço para uma explosão de ideias inovadoras tanto na pintura, na escultura como na poesia, literatura e na música.” “O grupo modernista era composto de prosadores e poetas como Oswald de Andrade (1), Mário de Andrade(2), Menotti Del Picchia(3), Guilherme de Almeida, Agenor Barbosa, Plínio Salgado, Cândido Motta Filho e Sérgio Milliet. Os pintores eram Anita Malfatti (4), Di Cavalcanti, (5) Vicente do Rego Monteiro e John Graz. Já os escultores eram compostos por Victor Brecheret e W. Haeberg. Os arquitetos eram Antonio Moya e George Przirembel. Entre os simpatizantes das ideias modernistas convidados temos Manuel Bandeira (6), Renato Almeida, Villa-Lobos (7), Ronald de Carvalho(8), Álvaro Moreyra e Sérgio Buarque de Hollanda (9).” Vaja no link: Vaja no link: Vaja no link: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Imagens da esquerda para direita: (a) Auréola / Oswald de Andrade, 1920 / Domínio Público. (b) Michelle Rizzo ( ) / Mário de Andrade at age 35, 1928 / Disponibilizado por Materialscientist / Domínio Público. (c) Autor Desconhecido / Menotti Del Picchia, 1920 / 100 Anos de República - Um Retrato Ilustrado da História do Brasil (Nova Cultural, 1989) / Disponibilizado por Viniciusmc / Domínio Público. (d) Autor Desconhecido / Anita Malfatti, 1920 / Disponibilizado por Dornicke / Domínio Público. (e) Autor Desconhecido / Manuel Bandeira, 1936 / Disponibilizador por Gorigori / Domínio Público. (f) Autor Desconhecido / Heitor Vila-Lobos, 1922 / Disponibilizado por Dantadd / Domínio Público.

35 AS PROPOSTAS MODERNISTAS
Língua Portuguesa, 3ª Ano do Ensino Médio A Semana de Arte Moderna. A literatura modernista de 22 AS PROPOSTAS MODERNISTAS 01) Adaptar a arte nacional ao momento futurista e tecnológico “Queremos luz, ar, ventiladores, aeroplanos, motores, chaminés de fabrica, velocidade... E que o rufo do automóvel, nos trilhos de dois versos, espante da poesia o último deus homérico...”. 02) Combater a cultura formal, gabinetista, acadêmica, livresca: Ó poetas de gabinete. Que da vida sabeis apenas a lição dos livros, Vossa poesia é um jogo de palavras. Vossa poesia é toda feita de habilidades de estilo, Sem a marca um pouco suja de experiências vividas. Não sabeis de nenhuma espécie de sofrimento, De nenhum dos aspectos sedutores do mal, Não sabeis de nada que está realmente na vida [...] (Ribeiro Couto)

36 03) Destruir os modelos artísticos do Parnasianismo
Língua Portuguesa, 3ª Ano do Ensino Médio A Semana de Arte Moderna. A literatura modernista de 22 03) Destruir os modelos artísticos do Parnasianismo Estou farto do lirismo comedido. Do lirismo bem comportado Do lirismo funcionário público com livros de ponto expediente protocolo e manifestações de apreço ao Sr. diretor. Estou farto do lirismo que para e vai averiguar no dicionário o cunho vernáculo de um vocábulo (...) Quero antes o lirismo dos loucos O lirismo dos bêbados O lirismo difícil e pungente dos bêbados O lirismo dos clowns de Shakespeare - Não quero mais saber do lirismo que não é libertação (Manuel Bandeira)

37 04) Linguagem espontânea, coloquial:
Língua Portuguesa, 3ª Ano do Ensino Médio A Semana de Arte Moderna. A literatura modernista de 22 04) Linguagem espontânea, coloquial: “Irene preta Irene boa Irene sempre de bom humor Imagino Irene entrando no céu: -Licença , meu branco! E São Pedro bonachão: -Entra, Irene, você não precisa pedir licença.” (Manuel Bandeira) 05) Desprezo pelas normas gramaticais : “Dê-me um cigarro Diz a gramática Do professor e do aluno E do mulato sabido Mas o bom negro e o bom branco Da nação brasileira Dizem todos os dias Deixa disso camarada Me dá um cigarro” (Oswald de Andrade)

38 06) Uso da paródia como elemento desmistificador:
Língua Portuguesa, 3ª Ano do Ensino Médio A Semana de Arte Moderna. A literatura modernista de 22 06) Uso da paródia como elemento desmistificador: Minha terra tem palmares Onde gorjeia o mar Os passarinhos daqui Não cantam como os de lá. Minha terra tem mais rosas E quase que mais amores Minha terra tem mais ouro Minha terra tem mais terra (Oswald de Andrade) 07) Emprego da ironia e do poema–piada: Moça linda bem tratada, Três séculos de família, Burra como uma porta: Um amor. Grã-fino do despudor, Esporte, ignorância e sexo Burro como porta: Um coió. Mulher gordaça, filó De ouro por todos os poros Paciência (Mário de Andrade)

39 DESDOBRAMENTO EUROPEIZAÇÃO 1924 NACIONALIZAÇÃO VANGUARDAS EUROPEIAS
Língua Portuguesa, 3ª Ano do Ensino Médio A Semana de Arte Moderna. A literatura modernista de 22 DESDOBRAMENTO EUROPEIZAÇÃO 1924 NACIONALIZAÇÃO VANGUARDAS EUROPEIAS UM OLHAR PARA O BRASIL GRUPOS CUBISMO PAU-BRASIL FUTURISMO DADAÍSMO EXPRESSIONISMO SURREALISMO ANTROPOFÁGICO VERDE-AMARELO

40 MALUCO BELEZA Imagem:  André Koehne / Universo Alternativo - uma fantasia sobre o "Profeta" Raul Seixas / GNU Free Documentation License

41 Que soluças tu, Transido de frio, Sapo-cururu Da beira do rio...
Língua Portuguesa, 3ª Ano do Ensino Médio A Semana de Arte Moderna. A literatura modernista de 22 Os Sapos Enfunando os papos, Saem da penumbra, Aos pulos, os sapos. A luz os deslumbra. Em ronco que aterra, Berra o sapo-boi: - "Meu pai foi à guerra!" - "Não foi!" - "Foi!" - "Não foi!". O sapo-tanoeiro, Parnasiano aguado, Diz: - "Meu cancioneiro É bem martelado. Vede como primo Em comer os hiatos! Que arte! E nunca rimo Os termos cognatos. O meu verso é bom Frumento sem joio. Faço rimas com Consoantes de apoio. Outros, sapos-pipas (Um mal em si cabe), Falam pelas tripas, - "Sei!" - "Não sabe!" - "Sabe!". Longe dessa grita, Lá onde mais densa A noite infinita Veste a sombra imensa; Lá, fugido ao mundo, Sem glória, sem fé, No perau profundo E solitário, é Que soluças tu, Transido de frio, Sapo-cururu Da beira do rio... Obs: Faltam as referências bibliográficas Vai por cinquenta anos Que lhes dei a norma: Reduzi sem danos A fôrmas a forma. Clame a saparia Em críticas céticas: Não há mais poesia, Mas há artes poéticas... Urra o sapo-boi: - "Meu pai foi rei!"- "Foi!" - "Não foi!" - "Foi!" - "Não foi!". Brada em um assomo O sapo-tanoeiro: - A grande arte é como Lavor de joalheiro. Ou bem de estatuário. Tudo quanto é belo, Tudo quanto é vário, Canta no martelo".

42 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 2 e 33 Capa do catálogo da Semana de Arte Moderna,1922 / Autor Desconhecido / Domínio Público 21/09/2012 3a Ernest Brooks / Exército britânico utilizando uma metralhadora Vickers, 1917 / This is photograph No.   from the Imperial War Museum collection No. Q 2864 / Domínio Público 3b Cartaz da Semana de Arte Moderna. Brasil, cidade de São Paulo, 1922 / Prefeitura de São Paulo, Brasil / Domínio Público 4 Mário de Andrade (primeiro à esquerda, no alto), Rubens Borba de Moraes (sentado, segundo da esquerda para a direita) e outros modernistas de 1922, dentre os quais (não identificados) Tácito, Baby, Mário e Guilherme de Almeida e Yan de Almeida Prado, em São Paulo, Brasil, 1922 / Autor Desconhecido / Disponibilizado por André Koehne / Domínio Público

43 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 8 A French assault on German positions. Champagne, France, 1917 / Department of Defense. Department of the Army. Office of the Chief Signal Officer / NARA / Disponibilizado por Madmax32 / Domínio Público 21/09/2012 9 Carl Pietzner (1853–1927) / Francisco Fernando da Áustria-Hungria / Disponibilizado por Gothic2 / Domínio Público 10a A. A. Pasetti / Tsar Nicholas II of Russia, near age 30, at St. Petersburg, Russia, 1898 / Disponibilizado por  Mrlopez2681 / Domínio Público 10b Photograph by Soyuzfoto / Vladimir Ilyich Lenin, circa 1920 / This image is available from the United States Library of Congress's Prints and Photographs division under the digital ID cph.3c01877 / Domínio Público

44 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 11 Uma das ruas de São Paulo tomada de trabalhadores com bandeiras negras anarquista na greve geral de 1917 / Autor Desconhecido / Disponibilizado por AltCtrlDel / Domínio Público 21/09/2012 14 Funeral de José Martinez no cemitério do Araçá. Martinez foi um jovem sapateiro anarquista sindicalista assassinado pela polícia de São Paulo enquanto participava da greve nas portas da fábrica Mariângela, no bairro do Brás / Autor Desconhecido / Disponibilizado por AltCtrlDel / Domínio Público 18a e 22 Juan Gris (1887–1927) / A man in a café, 1914 / Domínio Público 18b e 21 Umberto Boccioni (1882–1916) / The City Rises, 1910 / Museum of Modern Art, New York / Domínio Público 18c e 23 Lajos Tihanyi (1885–1938) / Portrait of Tristan Tzara, 1927 / Hungarian National Gallery / Domínio Público 

45 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 18d e 25 A Persistência da Memória de Salvador Dalí, 1931 /  Museu de Arte Moderna de NY / 21/09/2012 19 Anita Malfatti ( ) / A Estudante, 1916 / Fotógrafo: Luiz Sadaki Hossaka ( ) / Disponibilizada por Dornicke / 24 Ernst Ludwig Kirchner (1880–1938) / Fränzi in front of a Carved Chair , / Private collection von Thyssen  / Domínio Público 22/09/2012 34a Auréola / Oswald de Andrade, 1920 / Domínio Público 34b Michelle Rizzo ( ) / Mário de Andrade at age 35, 1928 / Disponibilizado por Materialscientist / Domínio Público 34c Autor Desconhecido / Menotti Del Picchia, 1920 / 100 Anos de República - Um Retrato Ilustrado da História do Brasil (Nova Cultural, 1989) / Disponibilizado por Viniciusmc / Domínio Público

46 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 34d Autor Desconhecido / Anita Malfatti, 1920 / Disponibilizado por Dornicke / Domínio Público 22/09/2012 34e Autor Desconhecido / Manuel Bandeira, 1936 / Disponibilizador por Gorigori / Domínio Público 34f Autor Desconhecido / Heitor Vila-Lobos, 1922 / Disponibilizado por Dantadd / Domínio Público 40 André Koehne / Universo Alternativo - uma fantasia sobre o "Profeta" Raul Seixas / GNU Free Documentation License


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