A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Participação pública e educação no Planejamento Ambiental Planejamento Ambiental 9º Semestre 2012/1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Participação pública e educação no Planejamento Ambiental Planejamento Ambiental 9º Semestre 2012/1."— Transcrição da apresentação:

1 Participação pública e educação no Planejamento Ambiental Planejamento Ambiental 9º Semestre 2012/1

2  O processo de planejamento ambiental somente se completará se houver a participação pública em diversos momentos de seu processo.  Porém, quando ocorre, ela se dá nas últimas etapas do planejamento, sem tempo ou amadurecimento suficientes para uma tomada de decisão.  Representantes:  Estado;  Sociedade civil (ONG’s, sindicatos, mov. sociais, grupos intelectuais e/ou religiosos, meios de comunicação ;  Iniciativa privada.

3 Como compor essa base em número e nível adequados de participação??  Segmentos considerados mais representativos ou mais envolvidos com os objetivos e questões centrais do planejamento.

4 Formas de participação  Espontânea;  Imposta;  Voluntária;  Provocada;  Concedida... As formas de abordagem e o tipo de participação resultam num determinado grau de controle dos participantes sobre as decisões.

5 1 PRÉ COMPREENSÃO 2 CONCENSO MÍNIMO 3 SENSO DE PODER 4 CONDIÇÕES DE DELIBERAÇÃO E ESCOLHA 5 REFLEXÃO COLETIVA ÚTIL 6 RESULTADOS Figura 1 ELEMENTOS CONDICIONANTES DA PARTICIPAÇÃO NO PLANEJAMENTO, LIGADOS POR VÍNCULOS CAUSAIS

6 1 PRÉ COMPREENSÃO 2 CONCENSO MÍNIMO 3 SENSO DE PODER 4 CONDIÇÕES DE DELIBERAÇÃO E ESCOLHA 5 REFLEXÃO COLETIVA ÚTIL 6 RESULTADOS Expressa o nível de consciência alcançada no nível do ciclo Diálogo orientado para as questões identificadas a) Conhecimento das alternativas b) Consciência da falibilidade individual c) Abertura para o diálogo a) Credibilidade do processo b) Senso de comunidade c) Distribuição do poder a)Identificação e discussão sobre conceitos específicos b) Identificação das representações sociais a) Conhecimento da situação atual b) Conhecimento dos objetivos c) Conhecimento da importância dos objetivos

7 DETERMINAÇÃO DO PROBLEMA DETERMINAÇÃO DOS ESPECIALISTAS SELEÇÃO DOS ESPECIALISTAS E DEFINIÇÃO DO TAMANHO AMOSTRAL PREPARAÇÃO DOS QUESTIONÁRIOS DEFINIÇÃO DOS QUSTIONÁRIOS ANÁLISE DAS RESPOSTAS HÁ CONSENSO? TABULAÇÃO DAS RESPOSTAS E OBTENÇÃO DE INFORMAÇÕES PREPARAÇÃO DO PRÓXIMO QUESTIONÁRIO COMPILAÇÃO DE RESPOSTAS CONCLUSÃO FINAL PARECERES ANÔNIMOS SIM NÃO ANÁLISE DE DISCREPÂNCIAS ATRIBUIÇÃO DE PESOS ANÁLISE DE DISCREPÂNCIAS E DISPERSÕES ELIMINAÇÃO DAS DISCREPÂNCIAS Figura 3 Método “Ad hoc” Delphi

8 Vantagens:  Baixo custo;  Anonimato;  Permite análise estatística dos resultados;  Desvantagens:  Não confronto direto;  Manuseio das opiniões pelo questionador  Subjetividade;  Dependência da competência e ética do avaliador

9 Planejamento, participação e educação  1º passo: trabalhar para obter o consenso mínimo entre conceitos sobre o ambiente, conservação, e problemas do meio ambiente planejado;  2º passo: desconstrução de representações anacrônicas a qual se dá por meio do debate em grupo, levando à construção de uma noção consensual mínima.


Carregar ppt "Participação pública e educação no Planejamento Ambiental Planejamento Ambiental 9º Semestre 2012/1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google