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Governança de TI ISO 20000 v2 Prof. Luís Fernando Garcia

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Apresentação em tema: "Governança de TI ISO 20000 v2 Prof. Luís Fernando Garcia"— Transcrição da apresentação:

1 Governança de TI ISO v2 Prof. Luís Fernando Garcia

2 ISO ISO 20000

3 n Baseada na norma BS15.000, da BSI n Inicialmente norma britânica (limitada) n Lançada em dezembro/2005 mundialmente como padrão ISO/IEC n Cobre 80% dos gastos totais em TI da maioria das organizações

4 ISO relações ISO relações

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6 ISO relações ISO relações

7 ISO relações ISO relações

8 ISO objetivos ISO objetivos

9 ISO beneficiários ISO beneficiários

10 ISO processos ISO processos n A ISO trata o gerenciamento de serviços de TI através de um conjunto de processos inter-relacionados n Alinhados aos preceitos da ITIL

11 ISO processos ISO processos

12 ISO estrutura ISO estrutura n Parte 1 – Especificação Especificação formal da norma / requisitos para o gerenciamento de serviçosEspecificação formal da norma / requisitos para o gerenciamento de serviços O QUE deve ser considerado na implantação do gerenciamento de serviçosO QUE deve ser considerado na implantação do gerenciamento de serviços n Parte 2 – Código de Prática Conjunto de diretrizes baseadas na experiência do mercado visando:Conjunto de diretrizes baseadas na experiência do mercado visando: –Planejamento de melhoria de serviços –Auditorias na norma

13 ISO – estrutura ISO – estrutura n Escopo n Termos e definições n Requisitos para um sistema de gestão n Planejando e implementando o gerenc. Serv. n Planejando e implementando serv. Novos n Processo de entrega de serviço n Processos de relacionamento n Processos de resolução n Processos de controle n Processos de liberação

14 ISO – estrutura ISO – estrutura

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20 ISO – aplicabilidade ISO – aplicabilidade n Instrumento de certificação quanto a efetividade do seu processo de gerenciamento de serviços de TI, sob a ótica das práticas da ITIL n Individual (1 serviço especifico) ou completo (todos os serviços) n Serviços INTERNOS ou EXTERNOS n Envolvendo CLIENTES e FORNECEDORES n Contratos e SLAs

21 ISO – benefícios ISO – benefícios n Confiabilidade e consistência nos serviços n Melhoria na comunicação / sinergia n Maior comprometimento equipes n Aumento produtividade n Aproveitamento habilidades profissionais n Cultura de melhoria contínua n Redução do time-to-market n Maior previsibilidade n Melhoria da imagem da organização

22 ISO – certificações ISO – certificações n Organizacional Auditoria independente / credenciadaAuditoria independente / credenciada Projeto formalProjeto formal –Escopo (quais serviços?) –Equipe –GAP analysis –Ações corretivas / Preventivas –Capacitação de colaboradores –Auditorias internas –Auditorias formais de certificação

23 ISO – certificações ISO – certificações

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25 n Individual Trilhas:Trilhas: –Fundamentos (básico e obrigatório) –Nível profissional (foco prático) –Nivel gerencial (foco em gerência / consultoria) –Nível auditoria (foco em auditoria)

26 ISO – certificações ISO – certificações

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28 ISO – Cargos ISO – Cargos

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30 ISO – case prodesp ISO – case prodesp

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