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Simpósio do Departamento de Diagnóstico e Classificação XXV Congresso Brasileiro de Psiquiatria Porto Alegre, outubro/2007.

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1 Simpósio do Departamento de Diagnóstico e Classificação XXV Congresso Brasileiro de Psiquiatria Porto Alegre, outubro/2007

2 DIAGNÓSTICO MULTIAXIAL Dr med. Luis Guilherme Streb

3 Dimensões, aspectos, eixos  Kretschmer, 1918, “mehrdimensionale Diagnostik”: síndromeetiologiacurso  Essen-Möller & Wohlfahrt, 1947: etiologia síndrome (específica, maior)

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5  J. Strauss, 1975 (ampla avaliação biopsicossocial): I sintomas II duração e curso II fatores associados III relações pessoais IV função laboral  DSM III, 1980: I síndrome II personalidade (incl. retardo mental) III condições clínicas IV problemas psicossociais V funcionamento global (GAF)  DSM III, 1980: I síndrome II personalidade (incl. retardo mental) III condições clínicas IV problemas psicossociais V funcionamento global (GAF)

6 CID/Associação Mundial de Psiquiatria, IGDA, 2003 I transtornos clínicos mentais médicos II incapacidades (0 – 5, D) II incapacidades (0 – 5, D) cuidados pessoais ocupação família social geral

7 III Fatores contextuais (códigos Z) família/casa educação/trabalho econômicos/legais culturais/ambientais pessoais IV Qualidade de vida Escala 0-10 (visual analógica) WHO-QOLetc.

8 IGDA   36   Fig. 7.1 – FORMULÁRIO DO DIAGNÓSTICO MULTIAXIAL PADRONIZADO   FORMULAÇÃO DIAGNÓSTICA ABRANGENTE   (WPA Diretrizes Internacionais para Avaliação Diagnóstica, IGDA)   Nome: _____________________________________ nO de registro _______________ Data(d/m/a):____________   Idade:________ Sexo: M F Estado Conjugal:__________________Ocupação:______________________________   PRIMEIRO COMPONENTE: FORMULAÇÃO MULTIAXIAL PADRONIZADA   Eixo I: Transtornos Clínicos (como classificados na CID-10).   A.Transtornos Mentais   (transtornos mentais em geral, incluindo transtornos de personalidade e desenvolvimento) CÓDIGO   B.Transtornos Médicos Gerais CÓDIGO   Eixo II: Incapacidades   Escala de incapacidade*   Área da Incapacidade   0 1 2 3 4 5 D   A Cuidados pessoais   B Ocupacional (empregado, estudante, etc)   C Com família   D Social de forma geral   (*) 0 = Nenhum; 1 = Mínimo; 2 = Moderado; 3 = Substancial; 4 = Severo; 5 = Muito severo; D = desconhecido; de   acordo com intensidade e freqüência da incapacidade recentemente presente.   Eixo III: Fatores Contextuais (Problemas psicossociais pertinentes para o surgimento, curso ou tratamento dos   transtornos do paciente ou cuidado clínico relevante, bem como problemas pessoais, tais como comportamento   perigoso, violento, abusivo, e suicida, que não chegam a caracterizar propriamente um transtorno definido).   Áreas Problemáticas (marque as áreas com problemas significativos e os especifique) Códigos Z   1. Família/Casa:   2. Educação/Trabalho:   3. Econômicos/Legais:   4. Culturais/Ambientais:   5. Pessoais:   Eixo IV: Qualidade de Vida (Indicar o nível de qualidade de vida percebido pelo paciente, de péssima a   excelente,marque um dos 10 pontos da linha abaixo. Este nível pode ser determinado através de um instrumento   multidimensional apropriado ou por uma escala global direta).   Péssima Excelente   0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

9 O que significa “descrição”? Cada descrição é uma interpretação. Heidegger,1963 A informação é indiferente ao significado. J. Bruner, 1990

10 Uma proposta multiaxial, pluridimensional

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13 IGDA/plano I transtornos mentais  Eixos possíveis (síndromes, escalares): psicoticismo (BPRS?) obsessão-compulsãodepressividadebipolaridadeansiedade/neurose abuso de substâncias “corticalidade” cognição (matrizes, trilhas, retenção, etc.)

14 Plano I’ (personalidade)  Eixos possíveis –IFP 16 –ICM Millon –IPDE Loranger –SCID II Spitzer/Williams –5 fatores McRae/Costa

15 Plano II (incapacidade)  4 eixos, escalares (0-5) –Cuidados –Ocupação –Família –Social geral

16 Plano III (problemas contextuais)  5 eixos (códigos Z) –Família/casa –Educação/trabalho –Econômicos/legais –Culturais/ambientais –pessoais

17 Plano IV (qualidade de vida)  Eixos possíveis –WHOQOL –outros

18 Plano V existencial/antropológico/valorativo (Binswanger, Kleinman, Fulford)  Eixo 1(existência) –medo, morte, projeto, intenção, liberdade, entendimento, vontade, tempo) Eixo 2 (etnográfico) –mundo local, o que está em jogo, classe, etnia Eixo 3 (valores) --elementos avaliativos e factuais (sentidos prescritivo e descritivo) [maçã boa/doença física-doença mental/quadro bonito] o diagnóstico não pode prescindir da avaliação de valores > raciocínio ético > princípios de autonomia, beneficência, não- maleficência e justiça

19 Plano VI (psicodinâmico)  Eixos possíveis –Mecanismos de defesa (escala DSM) –Conflitos –Fantasias –Transferência

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24  Mas não há um teste sobre o conhecer pessoas; como seria, se houvesse?


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