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PublicouAlice Jose Alterado mais de 9 anos atrás
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Simpósio do Departamento de Diagnóstico e Classificação XXV Congresso Brasileiro de Psiquiatria Porto Alegre, outubro/2007
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DIAGNÓSTICO MULTIAXIAL Dr med. Luis Guilherme Streb
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Dimensões, aspectos, eixos Kretschmer, 1918, “mehrdimensionale Diagnostik”: síndromeetiologiacurso Essen-Möller & Wohlfahrt, 1947: etiologia síndrome (específica, maior)
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J. Strauss, 1975 (ampla avaliação biopsicossocial): I sintomas II duração e curso II fatores associados III relações pessoais IV função laboral DSM III, 1980: I síndrome II personalidade (incl. retardo mental) III condições clínicas IV problemas psicossociais V funcionamento global (GAF) DSM III, 1980: I síndrome II personalidade (incl. retardo mental) III condições clínicas IV problemas psicossociais V funcionamento global (GAF)
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CID/Associação Mundial de Psiquiatria, IGDA, 2003 I transtornos clínicos mentais médicos II incapacidades (0 – 5, D) II incapacidades (0 – 5, D) cuidados pessoais ocupação família social geral
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III Fatores contextuais (códigos Z) família/casa educação/trabalho econômicos/legais culturais/ambientais pessoais IV Qualidade de vida Escala 0-10 (visual analógica) WHO-QOLetc.
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IGDA 36 Fig. 7.1 – FORMULÁRIO DO DIAGNÓSTICO MULTIAXIAL PADRONIZADO FORMULAÇÃO DIAGNÓSTICA ABRANGENTE (WPA Diretrizes Internacionais para Avaliação Diagnóstica, IGDA) Nome: _____________________________________ nO de registro _______________ Data(d/m/a):____________ Idade:________ Sexo: M F Estado Conjugal:__________________Ocupação:______________________________ PRIMEIRO COMPONENTE: FORMULAÇÃO MULTIAXIAL PADRONIZADA Eixo I: Transtornos Clínicos (como classificados na CID-10). A.Transtornos Mentais (transtornos mentais em geral, incluindo transtornos de personalidade e desenvolvimento) CÓDIGO B.Transtornos Médicos Gerais CÓDIGO Eixo II: Incapacidades Escala de incapacidade* Área da Incapacidade 0 1 2 3 4 5 D A Cuidados pessoais B Ocupacional (empregado, estudante, etc) C Com família D Social de forma geral (*) 0 = Nenhum; 1 = Mínimo; 2 = Moderado; 3 = Substancial; 4 = Severo; 5 = Muito severo; D = desconhecido; de acordo com intensidade e freqüência da incapacidade recentemente presente. Eixo III: Fatores Contextuais (Problemas psicossociais pertinentes para o surgimento, curso ou tratamento dos transtornos do paciente ou cuidado clínico relevante, bem como problemas pessoais, tais como comportamento perigoso, violento, abusivo, e suicida, que não chegam a caracterizar propriamente um transtorno definido). Áreas Problemáticas (marque as áreas com problemas significativos e os especifique) Códigos Z 1. Família/Casa: 2. Educação/Trabalho: 3. Econômicos/Legais: 4. Culturais/Ambientais: 5. Pessoais: Eixo IV: Qualidade de Vida (Indicar o nível de qualidade de vida percebido pelo paciente, de péssima a excelente,marque um dos 10 pontos da linha abaixo. Este nível pode ser determinado através de um instrumento multidimensional apropriado ou por uma escala global direta). Péssima Excelente 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
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O que significa “descrição”? Cada descrição é uma interpretação. Heidegger,1963 A informação é indiferente ao significado. J. Bruner, 1990
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Uma proposta multiaxial, pluridimensional
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IGDA/plano I transtornos mentais Eixos possíveis (síndromes, escalares): psicoticismo (BPRS?) obsessão-compulsãodepressividadebipolaridadeansiedade/neurose abuso de substâncias “corticalidade” cognição (matrizes, trilhas, retenção, etc.)
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Plano I’ (personalidade) Eixos possíveis –IFP 16 –ICM Millon –IPDE Loranger –SCID II Spitzer/Williams –5 fatores McRae/Costa
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Plano II (incapacidade) 4 eixos, escalares (0-5) –Cuidados –Ocupação –Família –Social geral
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Plano III (problemas contextuais) 5 eixos (códigos Z) –Família/casa –Educação/trabalho –Econômicos/legais –Culturais/ambientais –pessoais
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Plano IV (qualidade de vida) Eixos possíveis –WHOQOL –outros
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Plano V existencial/antropológico/valorativo (Binswanger, Kleinman, Fulford) Eixo 1(existência) –medo, morte, projeto, intenção, liberdade, entendimento, vontade, tempo) Eixo 2 (etnográfico) –mundo local, o que está em jogo, classe, etnia Eixo 3 (valores) --elementos avaliativos e factuais (sentidos prescritivo e descritivo) [maçã boa/doença física-doença mental/quadro bonito] o diagnóstico não pode prescindir da avaliação de valores > raciocínio ético > princípios de autonomia, beneficência, não- maleficência e justiça
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Plano VI (psicodinâmico) Eixos possíveis –Mecanismos de defesa (escala DSM) –Conflitos –Fantasias –Transferência
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Mas não há um teste sobre o conhecer pessoas; como seria, se houvesse?
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