A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COM OS MÉTODOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM ILHEUS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COM OS MÉTODOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM ILHEUS."— Transcrição da apresentação:

1 O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COM OS MÉTODOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM ILHEUS.

2  ARIMÁRIA VALÉRIA DA CRUZ  CELENE MARIA PATURY MIDLEJ  MARILDA NABUCO GÓES

3 PROBLEMA  Quais os 05 (cinco) principais fatores que interferem no desempenho de alunos da 3ª série do Ensino Médio, durante as avaliações realizadas em sala de aula?

4 JUSTIFICATIVA  Ao acompanhar a vida escolar dos filhos, nos questionamentos acerca das situações que teriam levado seus professores a elaborarem aquele ou outro instrumento de avaliação; se o resultado obtido pelos alunos foi aproximado entre si e/ou próximo ao que chamamos média escolar e se haveria forma de avaliar o desempenho dos alunos em determinados momentos da vivência escolar sem necessariamente lhes cobrar apenas boa condição de memória

5 OBJETIVO GERAL  Levantar dados sobre as diferentes formas de processos de avaliação da aprendizagem aplicados em estabelecimentos educacionais públicos e privados, com a finalidade de conhecer a diversidade desse processo que possibilita ao docente a obtenção de resultados do seu fazer pedagógico ao final de processos avaliativos

6 HIPOTESES  A falta de acesso aos multimeios compromete o desempenho de alunos em testes e avaliações.  A metodologia utilizada pelo docente interfere nos resultados obtidos pelos alunos em situações de avaliação.  A presença da teoria da afetividade nas atividades de sala de aula, garante uma avaliação mais humana no processo de ensino aprendizagem  A avaliação escolar cumpre seu papel a medida em que leva em conta as diferentes habilidades individuais.

7 METODOLOGIA  Estudo de campo na rede Pública e Privada de Ensino em Ilhéus. A metodologia de análise das informações constituiu-se na compreensão e interpretação da relação entre a prática pedagógica do professor, a forma de avaliação dos alunos e a reação dos alunos frente a esse instrumento.

8 Escolas pesquisadas  Centro Educacional Álvaro Melo Vieira (público) 140 Alunos  Centro Int. de Educação Rômulo Galvão (público) 90 Alunos  Escola Modelo Luis Eduardo Magalhães (público) 60 Alunos  Colégio Status (part) 60 Alunos  Colégio Afonso de Carvalho (particular) 60 Alunos

9 AVALIAÇÃO QUALITATIVA  avaliação qualitativa se baseia num paradigma crítico e visa à melhoria da qualidade da educação. Sua ênfase é no processo. Ela reflete um ensino que busca a construção do conhecimento. A avaliação terá seu sentido mais autêntico e significativo se tiver articulação com o projeto político-pedagógico da escola. É ele que dá significado ao trabalho docente e à relação professor-aluno

10 PROCESSOS DE AVALIAÇÃO  Nas escolas públicas observam-se os ciclos e fluxos de regulamentação de séries, programas criado pelo governo federal, que situam os alunos no espaço (salas) e no tempo (idade) que não é necessariamente traduzido por bimestre ou semestre, partindo de onde ele está e fazendo sempre com que progrida continuamente. Esse sistema, porém, só pode ser bem-sucedido se forem garantidas algumas condições, como uma nova proposta pedagógica que valorize a articulação com a comunidade.

11 PROCESSOS DE AVALIAÇÃO  Nas escolas particulares observa-se a dependência por disciplina, onde o aluno tem o direito de cursar a serie seguinte e repetir as disciplinas pendentes. As normas sobre dependência variam de acordo com o estatuto de cada escola

12 Tipos de Avaliação  Avaliação Diagnóstica  Avaliação Formativa  Avaliação Somativa classificatória  Avaliação diagnóstica X Avaliação classificatória

13 TEORIA DAS INTELIGENCIAS MULTIPLAS  A Teoria das Inteligências Múltiplas não questionam a existência de uma inteligência geral, mas seu campo de conhecimentos, admitindo que mesmo pessoas aparentemente bem dotadas em uma inteligência realizarão pouco se não forem expostas a matérias que exijam essa inteligência. Quanto mais “inteligente” e diversificado for o ambiente e quanto mais incisivas as intervenções e mediadores, mais as pessoas se tornarão capaz, e menos importante será sua herança genética.

14 TÉCNICA E INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS  As enquetes foram elaboradas contendo perguntas pertinentes ao ato de avaliar e ser avaliado destinada aos docentes e discentes da disciplina Língua Portuguesa da 3ª série do Ensino Médio e Língua Estrangeira com a finalidade de detectar o caráter dinâmico e subjetivo de formulação de juízo de valores que emite nas avaliações diferentes mesmo em situações aparentemente semelhantes e relações existentes entre docentes e cada um dos alunos no momento do ato avaliativo.

15 Considerações finais  O que vemos, na maioria das vezes no sistema educacional, é que os docentes “avaliam” seus alunos sem utilizar medidas eficazes, fazendo apenas uma verificação do conteúdo explicado coletando e registrando os desempenhos da turma, atribuindo um grande valor aos erros, usando-os como um meio coercitivo para que os educandos se empenhem mais a cada avaliação.


Carregar ppt "O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COM OS MÉTODOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM ILHEUS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google