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O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COM OS MÉTODOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM ILHEUS.

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1 O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COM OS MÉTODOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM ILHEUS.

2 ARIMÁRIA VALÉRIA DA CRUZ
CELENE MARIA PATURY MIDLEJ MARILDA NABUCO GÓES

3 PROBLEMA Quais os 05 (cinco) principais fatores que interferem no desempenho de alunos da 3ª série do Ensino Médio, durante as avaliações realizadas em sala de aula?

4 JUSTIFICATIVA Ao acompanhar a vida escolar dos filhos, nos questionamentos acerca das situações que teriam levado seus professores a elaborarem aquele ou outro instrumento de avaliação; se o resultado obtido pelos alunos foi aproximado entre si e/ou próximo ao que chamamos média escolar e se haveria forma de avaliar o desempenho dos alunos em determinados momentos da vivência escolar sem necessariamente lhes cobrar apenas boa condição de memória

5 OBJETIVO GERAL Levantar dados sobre as diferentes formas de processos de avaliação da aprendizagem aplicados em estabelecimentos educacionais públicos e privados, com a finalidade de conhecer a diversidade desse processo que possibilita ao docente a obtenção de resultados do seu fazer pedagógico ao final de processos avaliativos

6 HIPOTESES A falta de acesso aos multimeios compromete o desempenho de alunos em testes e avaliações. A metodologia utilizada pelo docente interfere nos resultados obtidos pelos alunos em situações de avaliação. A presença da teoria da afetividade nas atividades de sala de aula, garante uma avaliação mais humana no processo de ensino aprendizagem A avaliação escolar cumpre seu papel a medida em que leva em conta as diferentes habilidades individuais.

7 METODOLOGIA Estudo de campo na rede Pública e Privada de Ensino em Ilhéus. A metodologia de análise das informações constituiu-se na compreensão e interpretação da relação entre a prática pedagógica do professor, a forma de avaliação dos alunos e a reação dos alunos frente a esse instrumento.

8 Escolas pesquisadas Centro Educacional Álvaro Melo Vieira (público) Alunos Centro Int. de Educação Rômulo Galvão (público) Alunos Escola Modelo Luis Eduardo Magalhães (público) Alunos Colégio Status (part) Alunos Colégio Afonso de Carvalho (particular) Alunos

9 AVALIAÇÃO QUALITATIVA
avaliação qualitativa se baseia num paradigma crítico e visa à melhoria da qualidade da educação. Sua ênfase é no processo. Ela reflete um ensino que busca a construção do conhecimento. A avaliação terá seu sentido mais autêntico e significativo se tiver articulação com o projeto político-pedagógico da escola. É ele que dá significado ao trabalho docente e à relação professor-aluno

10 PROCESSOS DE AVALIAÇÃO
Nas escolas públicas observam-se os ciclos e fluxos de regulamentação de séries, programas criado pelo governo federal, que situam os alunos no espaço (salas) e no tempo (idade) que não é necessariamente traduzido por bimestre ou semestre, partindo de onde ele está e fazendo sempre com que progrida continuamente. Esse sistema, porém, só pode ser bem-sucedido se forem garantidas algumas condições, como uma nova proposta pedagógica que valorize a articulação com a comunidade.

11 PROCESSOS DE AVALIAÇÃO
Nas escolas particulares observa-se a dependência por disciplina, onde o aluno tem o direito de cursar a serie seguinte e repetir as disciplinas pendentes. As normas sobre dependência variam de acordo com o estatuto de cada escola

12 Tipos de Avaliação Avaliação Diagnóstica Avaliação Formativa
Avaliação Somativa classificatória Avaliação diagnóstica X Avaliação classificatória

13 TEORIA DAS INTELIGENCIAS MULTIPLAS
A Teoria das Inteligências Múltiplas não questionam a existência de uma inteligência geral, mas seu campo de conhecimentos, admitindo que mesmo pessoas aparentemente bem dotadas em uma inteligência realizarão pouco se não forem expostas a matérias que exijam essa inteligência. Quanto mais “inteligente” e diversificado for o ambiente e quanto mais incisivas as intervenções e mediadores, mais as pessoas se tornarão capaz, e menos importante será sua herança genética.

14 TÉCNICA E INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS
As enquetes foram elaboradas contendo perguntas pertinentes ao ato de avaliar e ser avaliado destinada aos docentes e discentes da disciplina Língua Portuguesa da 3ª série do Ensino Médio e Língua Estrangeira com a finalidade de detectar o caráter dinâmico e subjetivo de formulação de juízo de valores que emite nas avaliações diferentes mesmo em situações aparentemente semelhantes e relações existentes entre docentes e cada um dos alunos no momento do ato avaliativo.

15 Considerações finais O que vemos, na maioria das vezes no sistema educacional, é que os docentes “avaliam” seus alunos sem utilizar medidas eficazes, fazendo apenas uma verificação do conteúdo explicado coletando e registrando os desempenhos da turma, atribuindo um grande valor aos erros, usando-os como um meio coercitivo para que os educandos se empenhem mais a cada avaliação.


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