A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lição da Escola Sabatina 17 de Fevereiro de 2015.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lição da Escola Sabatina 17 de Fevereiro de 2015."— Transcrição da apresentação:

1

2 Lição da Escola Sabatina 17 de Fevereiro de 2015

3 Lição da Escola Sabatina 17 de Fevereiro de 2015 Vivemos num mundo de conflitos e aparências, em que parecer é mais importante do que ser. E nas nossas relações interpessoais reflete-se essa realidade. Hoje, é normal mexericar sobre a vida de um amigo; é considerado aceitável mentir, se for por uma boa causa; As palavras deixam de ser comedidas e em nome da frontalidade, pode-se expor, magoar a quem seja. Deus mostra-nos que há outro tipo de relacionamentos. Em que cada ser humano é valorizado e tido em conta. Ensina-nos a medir as palavras, chama- nos à reflexão profunda antes de agir ou falar e a colocar a verdade acima dos interesses humanos e das boas intenções. Deus deseja que nos relacionemos com amor Cristão, deixando os julgamentos para Ele, o único com capacidade para conhecer os nossos corações.

4 Verso Áureo | Prov. 17:1 “Mais vale pão seco comido em paz do que banquete em casa cheia de contendas.”

5 PASSOS A DAR Aprender a gerir conflitos. Compreender os passos básicos na gestão de conflitos.

6 1º PASSO Aprender a gerir conflitos

7 A.Como proceder perante o erro de um amigo? “Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados.” Mateus 7:2. Lembre-se de que os seus irmãos são criaturas falíveis como você mesmo, e olhe para os seus erros e falhas com a mesma piedade e tolerância que desejaria que eles exercessem a seu respeito. Eles não deveriam ser vigiados e os seus defeitos passados em revista diante do mundo para seu próprio regozijo. Aqueles que ousam fazer isso sentaram-se na cadeira do juiz e fizeram-se a si mesmos juízes, enquanto negligenciaram o jardim do próprio coração e permitiram que ervas venenosas crescessem exuberantemente. Individualmente, temos um caso pendente no tribunal divino. O caráter está a ser pesado nas balanças …

8 A.Como proceder perante o erro de um amigo? … do santuário e deveria ser o desejo sincero de todos andar humilde e zelosamente, temendo que, por negligência, parem de deixar brilhar a sua luz no mundo, tenham falta da graça de Deus e percam tudo o que realmente vale a pena. Todas as dissensões, diferenças e críticas deveriam ser postas de lado, com toda a maledicência e amargura. Bondade, amor e compaixão de uns para com os outros, devem ser acalentados, para que a oração de Cristo, a fim de que os Seus discípulos pudessem ser um como Ele é com o Pai, possa ser respondida. A harmonia e a unidade da Igreja são as credenciais que eles devem apresentar ao mundo de que Cristo é o Filho de Deus. A conversão genuína levará sempre ao amor verdadeiro por Jesus e por todos aqueles por quem Ele morreu. -Testemunhos Para a Igreja, vol. 5, pp. 278 e 279.

9 Assim como o arco nas nuvens é formado pela união da luz solar e da chuva, também o arco-íris que circunda o trono representa o poder conjunto da misericórdia e da justiça. Não é só a justiça que deve ser mantida; pois isto apagaria a glória do arco-íris da promessa sobre o trono; os homens poderiam ver apenas a penalidade da Lei. Se não houvesse justiça nem punição, não haveria estabilidade para o governo de Deus. É a mistura de juízo e misericórdia que torna a Salvação completa.... A misericórdia convida-nos a entrar pelas portas na cidade de Deus, e a justiça compraz-se em conceder a cada pessoa obediente amplos privilégios como membro da família real, filho do Rei celestial. Se fôssemos defeituosos no caráter, não poderíamos passar pelas portas que a misericórdia abriu para os obedientes; pois a justiça permanece junto à entrada, e exige santidade de todos os que desejam ver Deus. – Maranata, o Senhor Vem (Meditações Matinais, 1977), p. 326. B. A justiça e a compaixão devem estar presentes em qualquer resolução de conflitos do Cristão. Como se desenvolve estes conceitos?

10 2º PASSO Compreender os passos básicos na gestão de conflitos

11 Devem aprender a ver com o entendimento, assim como com os vossos olhos. Devem educar o vosso discernimento de maneira a não ficar enfraquecido e ineficiente. Devem orar pedindo orientação, e entregar o vosso caminho ao Senhor. Precisam de cerrar o coração contra toda a loucura e pecado, e abri-lo a toda a influência celestial. Devem aproveitar ao máximo o vosso tempo e oportunidades, a fim de desenvolver um caráter simétrico. - Filhos e Filhas de Deus (Meditações Matinais, 1956), p. 283. “O remanescente de Israel não cometerá iniquidade, nem proferirá mentira, e na sua boca não se achará língua enganosa; porque serão apascentados, deitar-se-ão, e não haverá quem os espante.” Sof. 3:13. A.Que importância tem pensar antes de falar, na gestão de conflitos? E a mentira tem lugar em alguma circunstância?

12 Devem aprender a ver com o entendimento, assim como com os vossos olhos. Devem educar o vosso discernimento de maneira a não ficar enfraquecido e ineficiente. Devem orar pedindo orientação, e entregar o vosso caminho ao Senhor. Precisam de cerrar o coração contra toda a loucura e pecado, e abri-lo a toda a influência celestial. Devem aproveitar ao máximo o vosso tempo e oportunidades, a fim de desenvolver um caráter simétrico. - Filhos e Filhas de Deus (Meditações Matinais, 1956), p. 283. B. Tendo em conta que só Deus conhece todos os ângulos de um conflito, qual deve de ser a minha atitude perante qualquer circunstância?

13 Os relacionamentos humanos constroem-se sobre palavras. Estamos constantemente a dizer palavras uns aos outros para indicar a natureza dos nossos relacionamentos. As palavras iradas de discórdia e as mentiras indicam um relacionamento desfeito. Palavras corteses de verdade e encorajamento indicam um relacionamento em crescimento.

14 Lição da Escola Sabatina 17 de Fevereiro de 2015 Vivemos num mundo de conflitos e aparências, em que parecer é mais importante do que ser. E nas nossas relações interpessoais reflete-se essa realidade. Hoje, é normal mexericar sobre a vida de um amigo; é considerado aceitável mentir, se for por uma boa causa; As palavras deixam de ser comedidas e em nome da frontalidade, pode-se expor, magoar a quem seja. Deus mostra-nos que há outro tipo de relacionamentos. Em que cada ser humano é valorizado e tido em conta. Ensina-nos a medir as palavras, chama-nos à reflexão profunda antes de agir ou falar e a colocar a verdade acima dos interesses humanos e das boas intenções. Deus deseja que nos relacionemos com amor Cristão, deixando os julgamentos para Ele, o único com capacidade para conhecer os nossos corações.

15 Como é que esta lição, sobre como lidar com conflitos, pode afetar hoje a minha vida? Deixar de fazer mexericos acerca da vida dos outros, mas tratar a todos com justiça e compaixão Compreender que apenas Deus conhece os corações e por isso apenas Ele pode julgar cada Homem.

16 Como é que posso usar esta lição, sobre como lidar com conflitos, durante a próxima semana? Vigiar a minha boca e os meus pensamentos para não falar ou pensar mal de ninguém Pedir a ajuda de Deus para me dirigir sempre (sejam quais forem as circunstâncias), com amor, justiça e compaixão

17 Que mudanças preciso de fazer na minha vida? Que princípio bíblico da lição podemos usar hoje?

18 Que mudanças preciso de fazer na minha vida? Vamos tomar essa decisão! PRINCÍPIOAPLICAÇÃOPROBLEMADECISÃO A resolução de conflitos deve ser sempre baseada no caráter de Cristo 1. Amor, compaixão e justiça são a chave 2. Deus é o único com capacidade para julgar intenções Muitas vezes deixamos que a forma de agir mundana reja as nossas atitudes em vez da Cristã Entregar a Deus todos os conflitos com que me depare e deixar que seja o Seu método a prevalecer


Carregar ppt "Lição da Escola Sabatina 17 de Fevereiro de 2015."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google