A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prepare-se Parabéns, você começará agora um treinamento digital, E-Learning, portanto façamos algumas ponderações:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prepare-se Parabéns, você começará agora um treinamento digital, E-Learning, portanto façamos algumas ponderações:"— Transcrição da apresentação:

1 Prepare-se Parabéns, você começará agora um treinamento digital, E-Learning, portanto façamos algumas ponderações:

2 1) Somente faça este treinamento em um local tranqüilo, sem conversas paralelas ou problemas saltando aos seu olhos1) Somente faça este treinamento em um local tranqüilo, sem conversas paralelas ou problemas saltando aos seu olhos 2) Tenha calma, o treinamento segue uma linha de raciocínio gradativo, não se apavore, peça ajuda se sentir necessário.2) Tenha calma, o treinamento segue uma linha de raciocínio gradativo, não se apavore, peça ajuda se sentir necessário. 3) Passe os slides com calma, reflita sobre cada slide pelo menos de 30 a 60 segundos.3) Passe os slides com calma, reflita sobre cada slide pelo menos de 30 a 60 segundos. 4) Não se acanhe em perguntar ou pedir ajuda, estaremos sempre prontos a sanar suas dúvidas4) Não se acanhe em perguntar ou pedir ajuda, estaremos sempre prontos a sanar suas

3 Tabela GUT Projeto de Evolução Profissional Cordeiro e Aureliano Contabilidade

4 O que é: Tabela GUT? Trata-se de uma técnica utilizada em grupo, aplicada logo após o brainstorming, visando identificar a causa principal dentre um conjunto de causas apontadas.Trata-se de uma técnica utilizada em grupo, aplicada logo após o brainstorming, visando identificar a causa principal dentre um conjunto de causas apontadas. Consiste em atribuir valores de 1 (um) a 5 (cinco) para categorias: gravidade, urgência e tendência.Consiste em atribuir valores de 1 (um) a 5 (cinco) para categorias: gravidade, urgência e tendência. A sigla GUT trata-se, portanto, de parâmetros tomados para se estabelecer prioridades na eliminação de problemas, especialmente se forem vários e relacionados entre si.A sigla GUT trata-se, portanto, de parâmetros tomados para se estabelecer prioridades na eliminação de problemas, especialmente se forem vários e relacionados entre si.

5 Qual a Finalidade da Tabela GUT? A técnica GUT foi desenvolvida com o objetivo de orientar decisões mais complexas, isto é, decisões que envolvem muitas questões. Nesse caso, é preciso separar cada problema que tenha causa própria, para depois relacionar com as possíveis soluções A técnica GUT foi desenvolvida com o objetivo de orientar decisões mais complexas, isto é, decisões que envolvem muitas questões. Nesse caso, é preciso separar cada problema que tenha causa própria, para depois relacionar com as possíveis soluções para os problemas detectados. Nesse processo, quando ocorre divergência quanto à identificação do problema prioritário a ser enfrentado pela administração e colaboradores internos, utiliza-se um procedimento denominado de multivotação na tabela GUT, que consiste em: Nesse processo, quando ocorre divergência quanto à identificação do problema prioritário a ser enfrentado pela administração e colaboradores internos, utiliza-se um procedimento denominado de multivotação na tabela GUT, que consiste em: Estimular os funcionários a defenderem seus posicionamentos, visando persuadir outros funcionários a apoiarem o seu critério de pontuação, permitindo, dessa forma, a identificação de um único problema/causa Estimular os funcionários a defenderem seus posicionamentos, visando persuadir outros funcionários a apoiarem o seu critério de pontuação, permitindo, dessa forma, a identificação de um único problema/causa

6 Qual o Conceito de Utilização? Todo o conjunto de particularidades que envolvem esta técnica exige que se faça três perguntas básicas, para nortear a identificação da causa - prioritária:Todo o conjunto de particularidades que envolvem esta técnica exige que se faça três perguntas básicas, para nortear a identificação da causa - prioritária:

7 As Três Perguntas! a) Qual a gravidade do desvio? Indagação que exige outras explicações. Que efeitos surgirão ao longo prazo, caso o problema não seja corrigido? Qual o impacto do problema sobre coisas, pessoas, resultados?

8 As Três Perguntas! b) Qual a urgência de se eliminar o problema? A resposta está relacionada com o tempo disponível para resolvê-lo.

9 As Três Perguntas! c) Qual a tendência do desvio e seu potencial de crescimento? Será que o problema tornar-se-á progressivamente maior? Será que tenderá a diminuir e desaparecer por si só?

10 Vamos Entender na Prática! Analisaremos um problema real com a tabela GUT, problema esse que pode mudar completamente um cronograma de ação do Departamento de CPD por exemplo.Analisaremos um problema real com a tabela GUT, problema esse que pode mudar completamente um cronograma de ação do Departamento de CPD por exemplo.

11 O Vírus Descrição do problema:Descrição do problema: –Na sexta-feira foi detectada uma infecção de vírus no escritório, e fica aí a dúvida entre as alternativas: A) Manter o cronograma de ação, ministrando treinamentos e manutenções agendadas.A) Manter o cronograma de ação, ministrando treinamentos e manutenções agendadas. B) Parar e adiar todo o cronograma e solucionar o problema do vírus.B) Parar e adiar todo o cronograma e solucionar o problema do vírus.

12 Vamos Preencher a Tabela Neste modelo preencheremos a tabela com o cronograma previsto e com o problema do VÍRUS... Pontuaremos os problemas de acordo com as Três Perguntas: =>Gravidade=>Urgência=>Tendência => O Campo Total é a Multiplicação de G*U*T

13 A Tabela GUT ProblemaGUTPontosG*U*TExplicação Preparar Treinamento da TABELA GUT 1326 Treinar pessoal na Tabela GUT para facilitar a definição de prioridades no trabalho. Consultar Alterdata Sobre Relatório Setor Contábil Problema de Impressão de Relatórios Setor Contábil, Relativo ao uso da LQ1070 – Impressão Desalinhada Consultar Alterdata Sobre Relatório Setor Fiscal Problema de Impressão de Relatórios Setor Fiscal Relativo ao uso da LQ1070 – Impressão Pequena Solucionar Problema de Vírus em Todos os Micros Vírus que se Propaga pelo MSN, pode infectar inclusive clientes do escritório, não trava o sistema, nem rouba dados, apenas INCOMODA MUITO. Como pontuar: G: Surgirão mais problemas caso a solução não aconteça ou demore? 1 a 5 U: O prazo para solução é 5 - Urgente, 4 - Rápido, 3 - Médio, - 2 Posso Aguardar, - 1 Longo Prazo T: Se não resolvido, o problema tende a piorar ou a trazer prejuízos? 1 a 5 Total: Calcula-se a multiplicação de G x T x U Vamos Analisar a Planilha No problema acima determinamos que: a)Gravidade: Longo Prazo, visto que é uma demanda constante, o treinamento é algo que deve ser tido como cultura profissional, não se prendendo a um único instante mas à constância de nossas vidas. b)Urgência: Só pode ser realizado a médio prazo. c)Tendência: Se não executado, não trará novos problemas, mas prolongará os problemas atuais, sendo um problema que não se resolve automaticamente, mas os colaboradores acabam encontrando soluções paliativa depois de muito stress.

14 A Tabela GUT ProblemaGUTPontosG*U*TExplicação Preparar Treinamento da TABELA GUT 1326 Treinar pessoal na Tabela GUT para facilitar a definição de prioridades no trabalho. Consultar Alterdata Sobre Relatório Setor Contábil Problema de Impressão de Relatórios Setor Contábil, Relativo ao uso da LQ1070 – Impressão Desalinhada Consultar Alterdata Sobre Relatório Setor Fiscal Problema de Impressão de Relatórios Setor Fiscal Relativo ao uso da LQ1070 – Impressão Pequena Solucionar Problema de Vírus em Todos os Micros Vírus que se Propaga pelo MSN, pode infectar inclusive clientes do escritório, não trava o sistema, nem rouba dados, apenas INCOMODA MUITO. Como pontuar: G: Surgirão mais problemas caso a solução não aconteça ou demore? 1 a 5 U: O prazo para solução é 5 - Urgente, 4 - Rápido, 3 - Médio, - 2 Posso Aguardar, - 1 Longo Prazo T: Se não resolvido, o problema tende a piorar ou a trazer prejuízos? 1 a 5 Total: Cacula-se a multiplicação de G x T x U Nos problema acima determinamos que: a)Gravidade: Pode aguardar solução, visto que a mesma já foi negada pela prestadora do software, e a solução está sim na pesquisa de idéias paliativa. b)Urgência: Médio prazo, visto que depende de pesquisa e testes demorados. c)Tendência: Se não executado, não trará novos problemas, mas prolongará os problemas atuais, havendo ainda o risco da total incompatibilidade com as impressoras como alega a operadora do Software.

15 A Tabela GUT ProblemaGUTPontosG*U*TExplicação Preparar Treinamento da TABELA GUT 1326 Treinar pessoal na Tabela GUT para facilitar a definição de prioridades no trabalho. Consultar Alterdata Sobre Relatório Setor Contábil Problema de Impressão de Relatórios Setor Contábil, Relativo ao uso da LQ1070 – Impressão Desalinhada Consultar Alterdata Sobre Relatório Setor Fiscal Problema de Impressão de Relatórios Setor Fiscal Relativo ao uso da LQ1070 – Impressão Pequena Solucionar Problema de Vírus em Todos os Micros Vírus que se Propaga pelo MSN, pode infectar inclusive clientes do escritório, não trava o sistema, nem rouba dados, apenas INCOMODA MUITO. Como pontuar: G: Surgirão mais problemas caso a solução não aconteça ou demore? 1 a 5 U: O prazo para solução é 5 - Urgente, 4 - Rápido, 3 - Médio, - 2 Posso Aguardar, - 1 Longo Prazo T: Se não resolvido, o problema tende a piorar ou a trazer prejuízos? 1 a 5 Total: Calcula-se a multiplicação de G x T x U Vamos entender o porque da pontuação do problema a seguir: a)Gravidade: Rápido, pois o vírus traz insegurança aos usuários, que não sabem se podem perder informações a qualquer instante. b)Urgência: Urgentíssimo, pois sem uma solução, pode colocar-se em risco o setor de TI da Empresa, sem contar com prejuízos que podem ser causados aos clientes, visto que o vírus propaga-se por um meio de comunicação da empresa. c)Tendência: O problema não se resolverá sozinho, precisa de um técnico especializado para solução, somente a longo prazo os anti-vírus talvez consigam remover o vírus automaticamente.

16 A Aplicação O exemplo é simples e serve apenas para que você tenha uma idéia do mecanismo. No dia a dia, crie uma tabela na planilha eletrônica de sua preferência. A medida que os problemas vão surgindo e novas atividades são criadas, vá lançando na tabela e colocando valores para G, U e T. Automatize-a, de modo que já calcule e coloque as atividades em ordem de prioridade. Um lembrete: Não se esqueça de ir retirando da tabela as atividades/problemas já concluídas/resolvidos.O exemplo é simples e serve apenas para que você tenha uma idéia do mecanismo. No dia a dia, crie uma tabela na planilha eletrônica de sua preferência. A medida que os problemas vão surgindo e novas atividades são criadas, vá lançando na tabela e colocando valores para G, U e T. Automatize-a, de modo que já calcule e coloque as atividades em ordem de prioridade. Um lembrete: Não se esqueça de ir retirando da tabela as atividades/problemas já concluídas/resolvidos.

17 A Prática Em seu setor de trabalho, defina quais os problemas mais graves, pontue-os, faça uma média de pontuação com sua equipe.Em seu setor de trabalho, defina quais os problemas mais graves, pontue-os, faça uma média de pontuação com sua equipe. Você conseguirá de forma bem mais simples e eficaz definir planos de ação, metas e diretrizes.Você conseguirá de forma bem mais simples e eficaz definir planos de ação, metas e diretrizes. Estimule sua equipe a praticar a TABELA GUTEstimule sua equipe a praticar a TABELA GUT Tire dúvidas no seu Setor de Treinamentos, ele existe para ajudar você a se desenvolver profissionalmente.Tire dúvidas no seu Setor de Treinamentos, ele existe para ajudar você a se desenvolver profissionalmente. Opine, critique, apresente números palpáveis para que seu local de trabalho seja a cada dia mais prático e inteligente.Opine, critique, apresente números palpáveis para que seu local de trabalho seja a cada dia mais prático e inteligente.

18 O Exercício Faça uma Tabela GUT, no sistema que você tiver maior afinidade, seja Excel ou Word, descreva e pontue pelo menos 05 problemas pendentes do seu setor e envie por para: uma Tabela GUT, no sistema que você tiver maior afinidade, seja Excel ou Word, descreva e pontue pelo menos 05 problemas pendentes do seu setor e envie por para: Ao findar da semana envie um informando se a planilha realmente dizia a realidade da necessidade de solução de seus problemas para: findar da semana envie um informando se a planilha realmente dizia a realidade da necessidade de solução de seus problemas para:

19 A Certificação Após o CPD receber seus exercícios será enviado para seu um rápido questionário sobre os resultados obtidos com o treinamentoApós o CPD receber seus exercícios será enviado para seu um rápido questionário sobre os resultados obtidos com o treinamento Cada aluno terá sua avaliação individual, e emitido um CERTIFICADO de TREINAMENTO para enriquecer currículo profissional de cada um.Cada aluno terá sua avaliação individual, e emitido um CERTIFICADO de TREINAMENTO para enriquecer currículo profissional de cada um.

20 O feedback Envie,após o treinamento, para o treinamento, para A pontuação de 01 a 05 para as seguintes questões:A pontuação de 01 a 05 para as seguintes questões: –A) Você achou que o treinamento foi útil? –B) O assunto do treinamento aplica-se ao seu dia a dia, podendo facilitar e melhor seu desempenho? –C) O método de ensino satisfez suas necessidades de aprendizado? –D) Você gostou do treinamento? Responda as Perguntas abaixoResponda as Perguntas abaixo –E) Quanto tempo você dedicou a este treinamento, incluindo exercícios e práticas? –F) Faça um crítica ao treinamento ou método usado, aponte o que precisamos melhorar:

21 Fim Esperamos que tenha sido proveitoso para todos e que possamos atingir cada vez mais nossas metas superando-nos a cada dia. A sabedoria é o único bem que realmente possuímos!


Carregar ppt "Prepare-se Parabéns, você começará agora um treinamento digital, E-Learning, portanto façamos algumas ponderações:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google