A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Carlos Freire 2013 Responsabilidade Socioambiental na Propaganda RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Carlos Freire 2013 Responsabilidade Socioambiental na Propaganda RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL."— Transcrição da apresentação:

1 Carlos Freire 2013 Responsabilidade Socioambiental na Propaganda RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

2 Carlos Freire – 2014.2 Medidas de Desenvolvimento PIB – IDH – IRI - IFB RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

3 PIB – Produto Interno Bruto Criado pelo economista russo Simon Kuznets em 1930 o PIB passou a ser utilizado em todo mundo como medida de crescimento econômico a partir de 1948. Carlos Freire – 2014.2 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

4 PIB – Produto Interno Bruto Representa a soma do valor monetário de todos os bens e serviços produzidos em um país em determinado período de tempo. Carlos Freire – 2014.2 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

5 PIB – Produto Interno Bruto É calculado pela seguinte fórmula: PIB= C+G+FBCF+Est+X-M, onde: PIB= Produto Interno Bruto C = Consumo Privado – despesa das famílias G= Consumo Poder Público – despesas de governos FBCF= Investimento em bens de capital Est= Variação dos estoques das empresas X = Produtos exportados M = Produtos Importados Carlos Freire – 2014.2 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

6 PIB – Produto Interno Bruto PIB é o índice oficial de avaliação da performance dos países em todo mundo. Maiores PIBsmilhões de dólares 1.USA17.070.011 2.China15.653.366 3.Japão 5.984.390 4.Alemanha 3.336.651 5.França 2.580.423 6.Reino Unido 2.433.779 7.Brasil 2.425.052 Carlos Freire – 2014.2 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

7 PIB – Produto Interno Bruto Apesar de ser o Índice oficial o PIB não reflete as condições de vida dos países, mas sim, meramente, resultados econômico- financeiros. P.ex.: Gastos com construção e manutenção de presídios e presidiários têm o mesmo valor que gastos com construção e manutenção de universidades e professores. Carlos Freire – 2014.2 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

8 IDH – Índice de Desenvolvimento Humano Ciente das discrepâncias das análises baseadas no PIB o economista paquistanes, Mahbub ul Haq criou, em 1990, o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano que inseria nos cálculos fatores tais como: expectativa de vida, saúde, educação e PIB por habitante. O IDH ideal tem o valor 1 e na medida que as condições deixam de ser a ideiais vai abaixando. Carlos Freire – 2014.2 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

9 IDH – Índice de Desenvolvimento Humano Posição dos países no IDH 1.Noruega0,955 2.Austrália0,938 3.USA0,937 4.Países Baixos0,921 5.Alemanha0,920 85. Brasil0,730 101. China0,699 Carlos Freire – 2014.2 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

10 IRI – Índice de Riqueza Inclusiva IRI foi criado pela Universidade das Nações Unidas e apresentado durante a ECO 92/RJ e avalia o desenvolvimento com base em ativos manufaturados, capital humano e capital natural. Leva em consideração: educação, expectativa de vida, recursos florestais e produção industrial. Quanto mais alto o IRI mais sustentável é a nação Carlos Freire – 2014.2 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

11 IRI – Índice de Riqueza Inclusiva Em 19 anos de apuração o Brasil teve:. PIB + 34%. Capital Humano+ 48%. Capital Manufaturado+ 8%. Capital Natural- 25% Isso coloca o Brasil, com IRI = 0,9, em quinto lugar no panorama mundial, atrás de China, Alemanha, França e Chile. Carlos Freire – 2014.2 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

12 Comparativo de índices de crescimento calculados com base na metodologia PIB e IRI: PaísPIBIRI China422%45% USA37%13% Brasil31%18% África do Sul24%- 1% Carlos Freire – 2014.2 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

13 Índice de Felicidade Interna Bruta – Butão Economia adaptada à cultura do país. Erradicou: fome, analfabetismo, violência, mendicância e corrupção. Carlos Freire – 2014.2 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

14 Responsabilidade Socioambiental na Propaganda O Marketing e a Propaganda são “ciências aplicadas” e, portanto, são ferramentas que podem ser utilizadas em diversos sentidos. Carlos Freire – 2014.2 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

15 Discutimos e debatemos sobre os problemas ambientais que assolam o Planeta e as formas de construirmos um novo modelo de desenvolvimento que reduza o impacto ambiental da existência humana. Carlos Freire – 2014.2 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

16 No modelo atual, as ferramentas do Marketing e da Propaganda são utilizados, prioritariamente, na manutenção e desenvolvimento das ideias e ideais do capitalismo, baseados em consumo constante e crescente. Carlos Freire – 2014.2 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

17 Como já vimos, isso vem causando sérios problemas para o Planeta e mais, chegamos a um momento em que ou revertemos esse processo, ou a vida no Planeta estará seriamente ameaçada. Inclusive a nossa, serem humanos. Carlos Freire – 2014.2 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

18 Isso faz com que as atividades de Marketing e Propaganda sejam as vilãs dessa história? Carlos Freire – 2014.2 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

19 Não! Ferramentas podem ser utilizadas de várias maneiras. Como nossa disciplina é de propaganda, temos alguns exemplos de como essa ferramenta pode ser utilizada com Responsabilidade Socioambiental. Carlos Freire – 2014.2 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL


Carregar ppt "Carlos Freire 2013 Responsabilidade Socioambiental na Propaganda RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google