A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aprendizado e Cooperação Local: Aspectos Conceituais e Indicadores

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aprendizado e Cooperação Local: Aspectos Conceituais e Indicadores"— Transcrição da apresentação:

1 Aprendizado e Cooperação Local: Aspectos Conceituais e Indicadores
Ana Lúcia Tatsch Rodolfo Torres Sérgio Almeida José Eduardo Cassiolato

2 Estrutura da Apresentação
Introdução Contextualização Objetivos e Motivações Taxonomia das Interações Visão do que é indicador Metodologia dos Indicadores Questionário RedeSist Questões Selecionadas Indicadores Extraídos Regras de cálculo Considerações Finais

3 Contextualização A relevância do conhecimento. Importância do acesso ao conhecimento, capacidade de aprendê-los, acumulá-los e utilizá-los para o estabelecimento do grau de competitividade “Economia do Conhecimento” Processos de aprendizagem: interativos e cumulativos APLs como relevantes espaços de aprendizagem interativa Geração e difusão de conhecimentos influenciada pelas características locais/particulares do conhecimento.

4 Objetivos Discutir métodos de mensurar cooperação e aprendizado em APLs.

5 Motivações Carência de Indicadores
Extrair informações síntese a partir dos dados coletados pela RedeSist

6 Taxonomia das Interações
Interação Regular Irregular Cooperação Formal (1) Cooperação Informal (2) Contato Bilateral (3) Contato Multilateral (4)

7 Visão do que é um indicador:
atributo numérico em um intervalo definido que permite avaliar certa característica

8 Metodologia dos Indicadores
Uma visão geral do Questionário da RedeSist (Bloco III) Fonte de informações: As Questões Selecionadas Os Indicadores Extraídos Regra de Cálculo

9 Uma Visão Geral do Questionário da RedeSist (I) – Bloco III
Série de questões envolvendo, entre outras informações, aquelas que permitem inferir e qualificar atividades cooperativas e processos de aprendizado: Caracteristicas da inovação e atividades inovativas Fontes de treinamento e capacitação: contratação de mão-de-obra, cursos, estágios, etc. Fontes de informação para o aprendizado: sua importância, formalização e localização. Importância da cooperação, grau de formalidade e localização dos parceiros. Foco/objetivo(s) da cooperação: compra de insumos, venda de produtos, capacitação, etc. Avaliação dos resultados das alianças cooperativas e dos impactos do aprendizado sobre a capacitação da empresa.

10 Questões Selecionadas para a Formulação dos Indicadores

11 8 - Quais dos seguintes agentes desempenharam papel importante como parceiros, durante os últimos três anos, 2000 a 2002? Favor indicar o grau de importância utilizando a escala, onde 1 é baixa importância, 2 é média importância e 3 é alta importância. Coloque 0 se não for relevante para a sua empresa. Indicar a formalização utilizando 1 para formal e 2 para informal. Quanto a localização utilizar 1 quando localizado no arranjo, 2 no estado, 3 no Brasil, 4 no exterior

12 Indicadores (Questão anterior - n.8)
Grau de Importância da Cooperação Grau de Formalização da Cooperação Endogenia da Cooperação

13 Regra de Cálculo Grau de Importância da Cooperação
Grau de Formalização da Cooperação Endogenia da Cooperação

14 Regra de Cálculo Grau de Importância da Cooperação Quest. Lista

15 Regra de Cálculo Grau de Formalização da Cooperação Quest. Lista

16 Regra de Cálculo Endogenia da Cooperação Quest. Lista

17 6. Quais dos seguintes itens desempenharam um papel importante como fonte de informação para o aprendizado, durante os últimos três anos, 2000 a 2002? Favor indicar o grau de importância utilizando a escala, onde 1 é baixa importância, 2 é média importância e3 é alta importância. Coloque 0 se não for relevante para a sua empresa. Indicar a formalização utilizando 1 para formal e 2 para informal. Quanto à localização utilizar 1 quando localizado no arranjo, 2 no estado, 3 no Brasil, 4 no exterior. (Observe no Box 3 os conceitos sobre formas de aprendizado).

18 Indicadores (Questão anterior - n.6)
Endogenia do Aprendizado (Em Relação ao Arranjo) Baseado em informações sobre importância e localização dos “agentes” que representaram, em alguma medida, fontes importantes de aprendizado.

19 Regra de Cálculo Endogenia do Aprendizado (Em relação ao Arranjo)
Quest.

20 Aspectos e Possibilidades de Mensurar e Caracterizar Atividade Inovativa em APLs (Preliminar)

21 Indicadores (Preliminar)
Viés da Inovação Eficiência da Inovação (Impactos) Grau de regularidade do Esforço Inovativo Financiamento

22 1. Qual a ação da sua empresa no período entre 2000 e 2002, quanto à introdução de inovações? Informe as principais características conforme listado abaixo. (observe no Box 1 os conceitos de produtos/processos novos ou produtos/processos significativamente melhorados de forma a auxilia-lo na identificação do tipo de inovação introduzida)

23 Indicadores (Questão anterior - n.1)
Viés da Inovação Baseado em informações firma à firma sobre participação relativa das inovações realizadas que foram, de um lado, do tipo processo/produto, e de outro, do tipo organizacional. Medida simplesmente aponta tipo de inovação predominante no arranjo.

24 Regra de Cálculo Viés da Inovação Quest.

25 Conclusões Indicadores permitem leitura sintética da intensidade e características dos processo de coperação, aprendizado e inovação no Arranjo Produtivo. Taxonomia de formas de interação permite classificação conceitualmente mais rigorosa das “interações” e identificação de suas propriedades. Resultados permitiram obter uma tipologia dos Arranjos a partir da correlação de indicadores.


Carregar ppt "Aprendizado e Cooperação Local: Aspectos Conceituais e Indicadores"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google