A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FÓRUM DE POLÍTICA ENERGÉTICA: PROGRAMA DE BIOELETRICIDADE 2011-2020 Padrão de Financiamento e o Setor da Bioeletricidade Prof.ª Thereza de Aquino.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FÓRUM DE POLÍTICA ENERGÉTICA: PROGRAMA DE BIOELETRICIDADE 2011-2020 Padrão de Financiamento e o Setor da Bioeletricidade Prof.ª Thereza de Aquino."— Transcrição da apresentação:

1 FÓRUM DE POLÍTICA ENERGÉTICA: PROGRAMA DE BIOELETRICIDADE 2011-2020 Padrão de Financiamento e o Setor da Bioeletricidade Prof.ª Thereza de Aquino

2 GESEL - Grupo de estudos do Setor Elétrico - UFRJ 2 Padrão de Financiamento Consolidação do setor Tendência à concentração no setor deve continuar. Busca de parceiros do setor elétrico para a expansão da bioeletricidade é uma possibilidade. Mercado de capitais também pode prover recursos: investidores institucionais, Fundos de Pensão, Bndespar, etc.

3 GESEL - Grupo de estudos do Setor Elétrico - UFRJ 3 Padrão de Financiamento Investimentos Necessidade de financiamento de LP. Modalidade Corporate Finance é mais usual no setor sucroenergético. Modalidade Project Finance : Bioeletricidade garante contratos de LP - recebíveis firmes; Exige segregação dos ativos; e Necessita de boa governança.

4 GESEL - Grupo de estudos do Setor Elétrico - UFRJ 4 Padrão de Financiamento Modernização BNDES induziu no passado, com sucesso, a instalação de caldeiras de alta eficiência. Experiência pode ser reeditada para induzir que as novas plantas e a expansão das plantas existentes adotem padrões técnicos e de eficiência energética para capacitar maior geração de EE excedente a ser contratada pelo Setor Elétrico.


Carregar ppt "FÓRUM DE POLÍTICA ENERGÉTICA: PROGRAMA DE BIOELETRICIDADE 2011-2020 Padrão de Financiamento e o Setor da Bioeletricidade Prof.ª Thereza de Aquino."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google