A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UFU – FAGEN Project Finance 15/06/2005 - Projetos de Investimento de Capital PROJECT FINANCE Apresentação elaborada para disciplina de Projetos de Investimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UFU – FAGEN Project Finance 15/06/2005 - Projetos de Investimento de Capital PROJECT FINANCE Apresentação elaborada para disciplina de Projetos de Investimento."— Transcrição da apresentação:

1 UFU – FAGEN Project Finance 15/06/ Projetos de Investimento de Capital PROJECT FINANCE Apresentação elaborada para disciplina de Projetos de Investimento de Capital – Mestrado em Administração – UFU, com o objetivo de discutir o uso do Project Finance como arranjo de financiamento em investimentos de infra-estrutura. Alunos: Ana Paula Pinheiro Zago, Bruno Roberto Martins Arantes e Railene Oliveira Borges Professor: Dr. Kléber Carlos Ribeiro Pinto

2 UFU – FAGEN Project Finance 15/06/ Projetos de Investimento de Capital SUMÁRIO 1.Definições 2.Por que o Project Finance? 3.Vantagens e desvantagens 4.Estrutura do Project Finance (SPE) 5.Project Finance em investimentos de geração de energia: o caso da UHE Cana Brava* * Faria (2003)

3 UFU – FAGEN Project Finance 15/06/ Projetos de Investimento de Capital DEFINIÇÕES 1.Uma operação financeira? 2.Uma forma de engenharia financeira? 3.Uma modalidade de financiamento? 1.Financiamento de projeto economicamente viável através de SPE. 2.Atenuação dos riscos via compartilhamento entre as partes. 3.Complexos arranjos de garantias. Portanto difere das modalidades de Corporate Finance

4 UFU – FAGEN Project Finance 15/06/ Projetos de Investimento de Capital POR QUE O PROJECT FINANCE? Quando o projeto for grande e caro (notadamente os de infra- estrutura) para ser implementado por uma única empresa (ou governo), os riscos forem consideráveis, porém o potencial de retorno for muito atrativo; o Project Finance pode ser a resposta (baseado em Finnerty: 1998).

5 UFU – FAGEN Project Finance 15/06/ Projetos de Investimento de Capital QUAIS AS VANTAGENS? 1.Aumento da alavancagem financeira dos patrocinadores, permi- tindo que participem de diversos projetos (aumento da capacidade de endividamento), alocando um volume menor de capital e reduzindo o risco. 2.A segregação e o compartilhamento do risco entre os participantes torna o projeto (com intensiva necessidade de capital) mais atrativo. 3.Substituição de parte das garantias reais por garantias de desempenho do projeto (convenants). 4.Os investidores possuem o controle sobre o destino do retorno de seus investimentos.

6 UFU – FAGEN Project Finance 15/06/ Projetos de Investimento de Capital QUAIS AS DESVANTAGENS? 1.A complexidade contratual, devido a participação de várias partes, de se fechar um arranjo de financiamento com responsabilidades e garantias de cada um dos envolvidos, eleva os custos de transação e demanda uma quantidade de tempo superior ao exigido pelos financiamentos corporativos.

7 UFU – FAGEN Project Finance 15/06/ Projetos de Investimento de Capital A ESTRUTURA DO PROJECT FINANCE SPE Patrocinador Construtor Fornecedor Operador Seguradora Poder Concedente Financiador Comprador Ass. Financeiro Ass. Jurídica

8 UFU – FAGEN Project Finance 15/06/ Projetos de Investimento de Capital ALGUMAS ESTRUTURAS DE PROJECT FINANCE: 1.BT: financia, constrói e transfere. 2.BLT: após a conclusão o projeto é locado e entregue ao governo. 3.BOT: constrói, opera e transfere ao poder concedente após período de tempo predeterminado. 4.BOO: constrói, opera e detém a propriedade do projeto. 5.BTO: constrói, transfere e depois presta serviços na operação. Para a legislação brasileira, os contratos são diferentes (supre- macia do interesse público sobre o particular), ocasionando uma deformação nessa estruturação.

9 UFU – FAGEN Project Finance 15/06/ Projetos de Investimento de Capital O PROJECT FINANCE EM INVESTIMENTOS EM ENERGIA Apresentação do caso da UHE Cana Brava (GO)* 1.Primeiro projeto financiado via project finance no Brasil. 2.O projeto envolveu um produtor (concessão) e um comprador privado onde as tarifas de energia elétrica foram fixadas livremente entre as partes. 3.A produção que exceder a energia contratada poderá ser vendida no mercado (MAE). 4.Foi criada uma SPE (a CEM – Cia Energética Meridional) para desenvolver, projetar, financiar, segurar, construir, operar e manter a UHE Cana Brava. * Faria (2003)

10 UFU – FAGEN Project Finance 15/06/ Projetos de Investimento de Capital O PROJECT FINANCE EM INVESTIMENTOS EM ENERGIA Apresentação do caso da UHE Cana Brava (GO)* 5.Construção via contrato de EPC (Engenharia, Suprimento, Construção) com consórcio de 4 empresas: Odebrecht, Andrade Gutierrez, Voith e Siemens. 6.A patrocinadora participou com 30% dos recursos necessários. 7.Os Financiadores: BNDES, BID, DrKW (banco de investimento), Fortis (seguradora e banco de investimento), ANZ (instituição financeira). 8.Alguns dos consultores contratados: * Faria (2003)

11 UFU – FAGEN Project Finance 15/06/ Projetos de Investimento de Capital A ESTRUTURA DO PROJECT FINANCE UHE CANA BRAVA CEM Patrocinador Tractebel Energia Construtores CNO Andrade Gutierrez Operador Tractebel Energia Poder Concedente ANEEL Comprador Tractebel Energia Financiadores BNDES BID Fortis Bank ANZ DrKW Fornecedores Voith-Siemens Consultores UFG Machado Meyer AON Risk Service

12 UFU – FAGEN Project Finance 15/06/ Projetos de Investimento de Capital UHE CANA BRAVA – RISCOS LEVANTADOS

13 UFU – FAGEN Project Finance 15/06/ Projetos de Investimento de Capital UHE CANA BRAVA – RISCOS LEVANTADOS

14 UFU – FAGEN Project Finance 15/06/ Projetos de Investimento de Capital UHE CANA BRAVA – RISCOS LEVANTADOS

15 UFU – FAGEN Project Finance 15/06/ Projetos de Investimento de Capital UHE CANA BRAVA – RISCOS LEVANTADOS

16 UFU – FAGEN Project Finance 15/06/ Projetos de Investimento de Capital UHE CANA BRAVA – RISCOS LEVANTADOS

17 UFU – FAGEN Project Finance 15/06/ Projetos de Investimento de Capital UHE CANA BRAVA – RISCOS LEVANTADOS

18 UFU – FAGEN Project Finance 15/06/ Projetos de Investimento de Capital UHE CANA BRAVA – RISCOS LEVANTADOS

19 UFU – FAGEN Project Finance 15/06/ Projetos de Investimento de Capital UHE CANA BRAVA – RISCOS LEVANTADOS

20 UFU – FAGEN Project Finance 15/06/ Projetos de Investimento de Capital UHE CANA BRAVA – RISCOS LEVANTADOS

21 UFU – FAGEN Project Finance 15/06/ Projetos de Investimento de Capital UHE CANA BRAVA – RISCOS LEVANTADOS

22 UFU – FAGEN Project Finance 15/06/ Projetos de Investimento de Capital UHE CANA BRAVA – RISCOS LEVANTADOS

23 UFU – FAGEN Project Finance 15/06/ Projetos de Investimento de Capital UHE CANA BRAVA – RISCOS LEVANTADOS

24 UFU – FAGEN Project Finance 15/06/ Projetos de Investimento de Capital UHE CANA BRAVA – RISCOS LEVANTADOS

25 UFU – FAGEN Project Finance 15/06/ Projetos de Investimento de Capital UHE CANA BRAVA – RISCOS LEVANTADOS

26 UFU – FAGEN Project Finance 15/06/ Projetos de Investimento de Capital UHE CANA BRAVA – RISCOS LEVANTADOS

27 UFU – FAGEN Project Finance 15/06/ Projetos de Investimento de Capital UHE CANA BRAVA – RISCOS LEVANTADOS

28 UFU – FAGEN Project Finance 15/06/ Projetos de Investimento de Capital UHE CANA BRAVA – CONTRATOS E GARANTIAS

29 UFU – FAGEN Project Finance 15/06/ Projetos de Investimento de Capital UHE CANA BRAVA – CONTRATOS E GARANTIAS

30 UFU – FAGEN Project Finance 15/06/ Projetos de Investimento de Capital UHE CANA BRAVA – CONTRATOS E GARANTIAS

31 UFU – FAGEN Project Finance 15/06/ Projetos de Investimento de Capital UHE CANA BRAVA – CONTRATOS E GARANTIAS

32 UFU – FAGEN Project Finance 15/06/ Projetos de Investimento de Capital UHE CANA BRAVA – CONTRATOS E GARANTIAS

33 UFU – FAGEN Project Finance 15/06/ Projetos de Investimento de Capital UHE CANA BRAVA – CONTRATOS E GARANTIAS

34 UFU – FAGEN Project Finance 15/06/ Projetos de Investimento de Capital UHE CANA BRAVA – CONTRATOS E GARANTIAS

35 UFU – FAGEN Project Finance 15/06/ Projetos de Investimento de Capital UHE CANA BRAVA – CONTRATOS E GARANTIAS

36 UFU – FAGEN Project Finance 15/06/ Projetos de Investimento de Capital UHE CANA BRAVA – CONTRATOS E GARANTIAS

37 UFU – FAGEN Project Finance 15/06/ Projetos de Investimento de Capital UHE CANA BRAVA – CONTRATOS E GARANTIAS

38 UFU – FAGEN Project Finance 15/06/ Projetos de Investimento de Capital UHE CANA BRAVA – CONTRATOS E GARANTIAS

39 UFU – FAGEN Project Finance 15/06/ Projetos de Investimento de Capital UHE CANA BRAVA – CONTRATOS E GARANTIAS MERCADO Localização estratégica Custo da Geração ESTRUTURA FINANCEIRA Alavancagem de 70% do valor do projeto Vantagem – ganho financeiro referente a desvalorização cambial Negativo – descasamento do fluxo de caixa ECONOMIA BRASILEIRA Taxas de Juros alta, inflação e instabilidade cambial

40 UFU – FAGEN Project Finance 15/06/ Projetos de Investimento de Capital REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO CHAGAS, L.B. Project finance no Brasil: um estudo de caso múltiplo nos setores de concessão rodoviária e geração de energia elétrica. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas). Rio de Janeiro: PUC-Rio, FARIA, V. C. S. O papel do project finance no financiamento de projetos de energia elétrica: caso da UHE Cana Brava. Tese (Mestrado em Ciências em Planejamento Energético) – COPPE/UFRJ. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, FINNERTY, J.D. Project finance: engenharia financeira baseada em ativos. Rio de Janeiro: Qualitymark, MARQUES, M.C.M. A utilização de project finance em países em desenvolvimento: as experiências brasileira e asiática no setor de óleo/gás e energia elétrica. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas). Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2001.


Carregar ppt "UFU – FAGEN Project Finance 15/06/2005 - Projetos de Investimento de Capital PROJECT FINANCE Apresentação elaborada para disciplina de Projetos de Investimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google