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Projeto das instalações Layout das instalações Administração da Produção.

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Apresentação em tema: "Projeto das instalações Layout das instalações Administração da Produção."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto das instalações Layout das instalações Administração da Produção

2 Analisemos as seguintes lojas Existem diferenças nos negócios destas duas empresas? Essas diferenças podem ser notadas em aspectos físicos de cada loja? Decoração Iluminação Conforto / Comodidade Escala de produção

3 Mensagem da imagem... O tipo de arquitetura denota o lugar, os sentimentos e expectativas de experiência

4 Servicescapes O ambiente físico das instalações de apoio Influencia o comportamento de clientes e de funcionários Serviços diferentes requerem diferentes servicescapes Auto-atendimento – papel central de orientar os clientes O serviço deve ser intuitivo, estimulado pelo ambiente

5 Servicescapes O ambiente físico das instalações de apoio Influencia o comportamento de clientes e de funcionários Serviços diferentes requerem diferentes servicescapes Serviços interpessoais – a interação deve ser facilitada Passar o sentido desejado pelo conceito do serviço

6 Servicescapes O ambiente físico das instalações de apoio Influencia o comportamento de clientes e de funcionários Serviços diferentes requerem diferentes servicescapes Serviço remoto – proporcionar satisfação e motivação das pessoas Influência sobre o desempenho dos funcionários na operação

7 Quadro do servicescapes Dimensões do ambiente Ambiente holístico Mediadores da - Condições do ambiente - Layout e funcionalidade - Sinais, símbolos e artefatos - Servicescape percebido - Resposta dos empregados - Resposta dos clientes Temperatura Qualidade do ar Barulho Música Cheiro

8 Quadro do servicescapes Dimensões do ambiente Ambiente holístico Mediadores da - Condições do ambiente - Layout e funcionalidade - Sinais, símbolos e artefatos - Servicescape percebido - Resposta dos empregados - Resposta dos clientes Pode indicar ordem ou eficiência, bem como caos e incerteza

9 Quadro do servicescapes Dimensões do ambiente Ambiente holístico Mediadores da - Condições do ambiente - Layout e funcionalidade - Sinais, símbolos e artefatos - Servicescape percebido - Resposta dos empregados - Resposta dos clientes Decoração pode indicar: - Competência - Comportamentos aceitáveis ou recomendados - Mostrar se um estabelecimento é freqüentado

10 Quadro do servicescapes Dimensões do ambiente Ambiente holístico Mediadores da Respostas internas - Condições do ambiente - Layout e funcionalidade - Sinais, símbolos e artefatos - Servicescape percebido - Resposta dos empregados - Resposta dos clientes Reação dos empregados Cognitivas Emocionais Psicológica Cognitivas Emocionais Psicológica Crenças Categorização Significado simbólico

11 Quadro do servicescapes Dimensões do ambiente Ambiente holístico Mediadores da Respostas internas - Condições do ambiente - Layout e funcionalidade - Sinais, símbolos e artefatos - Servicescape percebido - Resposta dos empregados - Resposta dos clientes Reação dos empregados Cognitivas Emocionais Psicológica Cognitivas Emocionais Psicológica Humor Atitude

12 Quadro do servicescapes Dimensões do ambiente Ambiente holístico Mediadores da Respostas internas - Condições do ambiente - Layout e funcionalidade - Sinais, símbolos e artefatos - Servicescape percebido - Resposta dos empregados - Resposta dos clientes Reação dos empregados Cognitivas Emocionais Psicológica Cognitivas Emocionais Psicológica Dor Conforto Conveniência física

13 Quadro do servicescapes Dimensões do ambiente Ambiente holístico Mediadores da Respostas internasComportamento - Condições do ambiente - Layout e funcionalidade - Sinais, símbolos e artefatos - Servicescape percebido - Resposta dos empregados - Resposta dos clientes Reação dos empregados Cognitivas Emocionais Psicológica Cognitivas Emocionais Psicológica Interações sociais - Abordagem - Evitar opostos - Abordagem - Evitar opostos Afiliação Maior/menor permanência Compromisso

14 Quadro do servicescapes Dimensões do ambiente Ambiente holístico Mediadores da Respostas internasComportamento - Condições do ambiente - Layout e funcionalidade - Sinais, símbolos e artefatos - Servicescape percebido - Resposta dos empregados - Resposta dos clientes Reação dos empregados Cognitivas Emocionais Psicológica Cognitivas Emocionais Psicológica Interações sociais - Abordagem - Evitar opostos - Abordagem - Evitar opostos

15 Projeto das Instalações Representa a componente instalações de apoio do pacote de serviço Pode influenciar no sucesso ou fracasso de uma instalação Alguns fatores são importantes para o projeto, são eles

16 Gerenciamento da receita Características recomendadas para utilização Natureza e objetivo Disponibilidade de área Flexibilidade Segurança Estética Comunidade / Ambiente A natureza do serviço deve determinar os parâmetros de projeto

17 Gerenciamento da receita Características recomendadas para utilização Natureza e objetivo Disponibilidade de área Flexibilidade Segurança Estética Comunidade / Ambiente Contribuir para a definição do serviço Identificação imediata Indícios sobre a natureza do serviço

18 Gerenciamento da receita Características recomendadas para utilização Natureza e objetivo Disponibilidade de área Flexibilidade Segurança Estética Comunidade / Ambiente Bons projetos devem considerar restrições de: Custos Necessidades de urbanização Tamanhos inadequados de terrenos Necessidade de verticalizar

19 Gerenciamento da receita Características recomendadas para utilização Natureza e objetivo Disponibilidade de área Flexibilidade Segurança Estética Comunidade / Ambiente Projetar para o futuro Expansões Investimento inicial maior Custo menor no curto prazo x

20 Gerenciamento da receita Características recomendadas para utilização Natureza e objetivo Disponibilidade de área Flexibilidade Segurança Estética Comunidade / Ambiente

21 Gerenciamento da receita Características recomendadas para utilização Natureza e objetivo Disponibilidade de área Flexibilidade Segurança Estética Comunidade / Ambiente Efeito marcante nos clientes e funcionários x

22 Gerenciamento da receita Características recomendadas para utilização Natureza e objetivo Disponibilidade de área Flexibilidade Segurança Estética Comunidade / Ambiente Atenção deve ser dada aos aspectos: Incômodo ao trânsito Odores e pragas urbanas Contaminações Outros distúrbios à ordem

23 Layout das instalações Associado ao projeto geral, o arranjo físico influência na: Satisfação do cliente Adequação de custo ao prestador de serviço Vejamos alguns tipos de layout

24 Layout das instalações Layout por produto e balanceamento de linha Alguns serviços são tão padronizados que podem ser divididos em uma seqüência inflexível de etapas ou operações pelas quais um cliente deve passar

25 Layout das instalações Layout por produto e balanceamento de linha Aqui, a abordagem de layout em linha é análoga ao setor industrial Perguntas estratégicas: Que tempo de ciclo é necessário? Quantos estágios são necessários? Como lidar com variações no tempo para cada tarefa? Como balancear o arranjo físico? Como arranjar os estágios?

26 Layout das instalações Layout por produto e balanceamento de linha Tipos de linhas Longo-magro Curto-gordo

27 Layout das instalações Layout por produto e balanceamento de linha Forma diferente das linhas proporcionam diferentes características Flexibilidade Retrabalho Manuseio Passagem Grupos

28 Layout das instalações Layout por produto e balanceamento de linha Tempo decorrente entre a finalização de dois produtos, elementos de informação ou clientes Deve-se fazer com que cada etapa da divisão do processamento corresponda ao tempo de ciclo TEMPO DE CICLO E NÚMERO DE ESTÁGIOS

29 Layout das instalações Layout por produto e balanceamento de linha Ocorrem variações no tempo de processamento, sendo suas causas comuns: Produtos ou serviços diferentes / Variações na Execução Diferenças nos tratamentos individuais dos pedidos Conseqüências da Variação: Filas temporárias / Perda de tempo Pode ser necessário aumentar os recursos BALANCEAMENTO

30 Layout das instalações Layout por produto e balanceamento de linha Com o tempo de ciclo e o nº de estágios calculados, deve-se atribuir a cada estágio um volume de trabalho menor ou igual ao tempo de ciclo Seu objetivo é garantir uma alocação equânime de trabalho para cada estágio da linha Equilibrando carga e capacidade BALANCEAMENTO

31 Layout das instalações Balanceamento de linhas Diagrama de Precedência Exemplo: fabricação de hamburgers Demanda = unidades Tempo de ciclo = (40h x 60 min)/5000 = 0,48 min Número de estágios = 1,68 (trabalho de 1 hamburger) / 0,48 = 3,5 estágios

32 Layout das instalações Balanceamento de linhas Escolha o maior tempo que se encaixe no tempo remanescente daquele estágio Escolha o elemento com o maior número de atividades subseqüentes 0,42 0,36 0,420,48

33 Layout das instalações Problema do desbalanceamento de linhas

34 Layout das instalações Layout por processo e localização relativa O problema aqui difere do anterior com se relacionar com clientes trafegando, por exemplo, entre setores de uma loja de departamentos Importante é definir as relações entre os departamentos segundo algum critério Minimizar a distância percorrida por clientes é comumente utilizada O exemplo a seguir é industrial, mas a utilização da técnica é análoga

35 Layout das instalações Layout por processo e localização relativa Etapas de projeto ELABORAÇÃO DO AF GERAL ELABORAÇÃO DO AF DETALHADO AJUSTES NO AF GERAL Estimativa de Áreas Fluxo entre Departamentos Dimensionamento de cada Posto de Trabalho Seqüência dos Postos de Trabalho Redimensionamento de Áreas ELABORAÇÃO DO AF GERAL

36 Layout das instalações Layout por processo e localização relativa Centros de trabalho

37 Layout das instalações Layout por processo e localização relativa Áreas de circulação

38 Layout das instalações Layout por processo e localização relativa Outras áreas Escritórios Instalações Sanitárias Vestiários Refeitórios Cozinhas Utilidades

39 Layout das instalações Métrica Qualitativa - Carta de Relações Preferenciais

40 Layout das instalações Métrica Quantitativa - Carta de Múltiplos Processos

41 1-2 = 50A + 80B + 40C = = 80B + 60D = = 50A + 40C = = 40C = = 80B + 60D = = 50A = = 80B + 60D = Produto A = 50 Produto B = 80 Produto C = 40 Produto D = Pontos Positivos=540 Pontos Negativos=230 Pontos Positivos=770 Pontos Negativos=0 Layout das instalações Métrica Quantitativa - Carta de Múltiplos Processos


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