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SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.

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1 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1

2 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 2 Programa de Implementação de Projetos Descentralizados nas Unidades Escolares de Ensino Fundamental e Médio.

3 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 3 1ª Parte – Estudo estatístico da coleta de dados dos projetos aprovados no período de 2006 à 2011, a partir de uma abordagem quantitativa.

4 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1. Retrospectiva: Projetos aprovados – 2006 à Projetos Aprovados Escolas Atendidas Alunos Atendidos Quadro Geral

5 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1. Retrospectiva: Projetos aprovados de 2006 à Cronologia – Projetos Aprovados à 2011

6 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 6 1. Retrospectiva: Projetos aprovados de 2006 à Acumulado – Diretorias de Ensino PROJETOSESCOLAS Franca26166 Assis23048 Mirante do Paranapanema Tupã21246 Barretos20038 Ourinhos19941 Jaú19852 Sorocaba18554 Limeira17954 Piracicaba17746 Registro17344 Adamantina17139 Marília16354 José Bonifácio15634 Mogi Mirim14940 Apiaí14339 São João da Boa Vista Lins13838 São Carlos13742 São Vicente13758

7 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 7 1. Retrospectiva: Projetos aprovados de 2006 à Acumulado – Diretorias de Ensino PROJETOSESCOLAS Itapetininga12839 Fernandópolis12637 Votorantim12636 Jales11544 Botucatu11431 Ribeirão Preto11248 Catanduva11031 Itapeva11023 Taubaté10540 Americana10035 Jacareí9640 Piraju9317 Penápolis9018 Andradina8925 Jundiaí8931 Bragança Paulista8835 Pirassununga8835 São Roque8824 Jaboticabal8524

8 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 8 1. Retrospectiva: Projetos aprovados de 2006 à Acumulado – Diretorias de Ensino PROJETOSESCOLAS Miracatu8431 Araçatuba8230 Santos8027 Birigui7925 Sertãozinho7725 Bauru7637 São José do Rio Preto 7442 Capivari7230 Presidente Prudente 7234 Santo Anastácio7225 Guaratinguetá6931 Itararé6727 Araraquara6532 Campinas Leste6025 Campinas Oeste5619 São Joaquim da Barra 5322 Itú5027 Sumaré5020 Taquaritinga5028 Caraguatatuba4017 Pindamonhangaba3818 São José dos Campos 2313

9 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 9 1. Retrospectiva: Projetos aprovados de 2006 à Acumulado – Diretorias de Ensino PROJETOSESCOLAS Sul Suzano18558 Osasco18154 Caieiras13049 São Bernardo do Campo Guarulhos Sul10340 Taboão da Serra9832 Norte Leste Sul Itaquaquecetuba7429 Itapecerica da Serra 7230 Diadema6733 Centro Sul6031 Leste Mauá6030 Itapevi5826 Centro5731 Mogi das Cruzes5516 Leste Norte Santo André4529 Leste Sul Centro Oeste3621 Leste Carapicuíba2715 Guarulhos Norte1913

10 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coleta de dados dos Relatórios de Projetos Resultados Alcançados

11 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coleta de dados dos Relatórios de Projetos Aspectos Positivos.

12 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coleta de dados dos Relatórios de Projetos Aspectos Negativos I

13 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coleta de dados dos Relatórios de Projetos Aspectos Negativos II

14 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coleta de dados dos Relatórios de Projetos Breve amostragem dos comentários relevantes. COM CERTEZA ESTE PROJETO COLABOROU PARA MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS NOS ALUNOS. PERCEBEMOS QUE OS ALUNOS MELHORARAM MUITO NA SUA APRENDIZAGEM, ALÉM DE CRIAREM RESPONSABILIDADE E INTERESSE PELOS ESTUDOS. HOUVE TRANSFORMAÇÃO NA AUTO ESTIMA DOS ALUNOS COM PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM E ESTES PUDERAM AMPLIAR SEU CONHECIMENTO A PARTIR DA EXCURSÃO, DA PESQUISA E DA ELABORAÇÃO DO JORNAL. O Jornal - Ferramenta para construção de aprendiz NEUZA MONTEIRO DE LUCENA - PCP ENSINO FUNDAMENTAL E.E. Isidoro Baptista - Assis

15 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coleta de dados dos Relatórios de Projetos O projeto descentralizado, demonstrou ser uma excelente oportunidade de melhora da auto estima dos alunos pois é possível se realizar algo onde eles se sentem valorizados, são protagonistas das ações, são reconhecidos pelos amigos e pais como capazes e melhoram seu aprendizado e sua motivação pelos estudos. Por entre versos Eliana Arruda Rodrigues – PCP EMILIO IMMOOS PADRE – Avaré

16 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coleta de dados dos Relatórios de Projetos A implementação do currículo com projetos que levem ao aluno vivenciar atividades vistas em sala de aula são essenciais para formar cidadãos. O contato com paisagens, pessoas e modo de vida diferente da sua, isso torna o aluno consciente e respeitada das diferenças sociais e econômicas. A proximidade entre os pares aguça o trabalho e o senso de equipe entre alunos da mesma série e de séries diferentes. DO MATO AO MAR LUZIA APARECIDA CEGARRA QUINTILIANO - PROFESSOR COORDENADOR PEDRO BENTO ALVES – Avaré

17 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coleta de dados dos Relatórios de Projetos Este projeto oferecido pela SEE, PRODESC, nos possibilitou a criar estratégias diferenciadas, oferecendo aos alunos uma complementação das aulas,aprofundamento e vivências que talvez muitos não conseguiriam realizar em suas vidas da forma e momento que aconteceu tão oportuno e proveitoso que a idade requer. Esporte Radicai SONIA APARECIDA PASSOS MORRONI - PROFESSOR COORDENADOR PEDAGOGICO ATILIO INNOCENTI PROF – Botucatu

18 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coleta de dados dos Relatórios de Projetos Trabalhar com projetos exige dedicação e disposição. sabemos que é uma metodologia válida comprovada estatísticamente de sucesso, precisamos apoiar e incentivar mais os professores a adotar e desenvolver este tipo de trabalho. Soletrando e Escrevendo BIANCA MATOBA DE SOUZA LEME - VICE DIRETOR AURORA SCODRO GROFF – Capivari

19 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coleta de dados dos Relatórios de Projetos A possibilidade de construção de projetos pelos professores trouxe resultados positivos para o processo ensino aprendizagem em nossa unidade escolar pois, é no convívio diário da sala de aula que se pode detectar o que realmente precisa ser desenvolvido e ainda, cria no professor um vínculo maior com o a escola, uma vez que este passa a conhecer, na prática, questões antes vivenciadas apenas pelo grupo gestor escolar, como é o caso dos processos de prestação de contas das verbas disponibilizadas pela Secretaria de Educação A revolta dos bichos LUCIMAIDE MILANI - COORDENADORA PEDAGÓGICA EVARISTO FABRICIO PROF – Franca

20 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coleta de dados dos Relatórios de Projetos O nosso fazer pedagógico consiste em desenvolver atividades que sejam significativas, centradas nas curiosidades, interesses, necessidades e possibilidades dos alunos, ajudando- a no avanço efetivo do seu processo de desenvolvimento global. A ação pedagógica se dá via Tema de Pesquisa que articula três eixos: o contexto sócio-cultural, a estrutura dos conhecimentos de área e os processos de construção de conhecimentos nos alunos. Cada um desses eixos utilizados articula-se em uma metodologia de trabalho, que tem como base os conhecimentos já produzidos em diferentes perspectivas, o que traz à tona uma reflexão sobre os limites e possibilidades para os conteúdos das diversas áreas no Ensino Médio. Portanto, questionando, discutindo, dialogando, pesquisando, explorando, experimentando, manipulando e comparando os elementos do ambiente que os alunos constroem, em um processo construtivo o seu conhecimento de mundo. De letra em letra se constrói a Língua, contando história se faz História, com penas, pegadas e ossos se conhece o bicho Ester Lopes Alves - Coordenadora Pedagógica PEDRO RAPHAEL DA ROCHA – Limeira

21 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coleta de dados dos Relatórios de Projetos O projeto descentralizado possibilita ao professor experimentar novas práticas pedagógicas e também o trabalho com sequência didática, promovendo melhor interação entre professor/aluno/comunidade, tendo como resultado final, melhoria na aprendizagem dos alunos. Nenhum Motivo Explica a Guerra Nelcinda Luiz da Silva - Professora Coordenadora NOVA LUZITANIA – Votuporanga

22 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 22 2ª Parte: PRODESC/2012

23 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Introdução 1.1 – Aspectos gerais do PRODESC – Finalidade: Destinação de recursos financeiros, para que as equipes escolares e equipes dos Núcleos Pedagógicos, possam elaborar projetos que ampliem, enriqueçam e aprofundem temas em estudo.

24 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Introdução 1.1 – Aspectos gerais do PRODESC – Aplicabilidade Os recursos financeiros são destinados para a aquisição de material de consumo, contratações de pequenos serviços e transporte para a viabilização de projetos que contenham uma pesquisa de campo, prevista em seu projeto básico.

25 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Introdução 1.1 – Aspectos gerais do PRODESC – Público Alvo. O público alvo é formado exclusivamente por alunos do Ensino Básico (Séries Iniciais, Finais e Ensino Médio) Observação: Não são atendidos na ação orçamentária do PRODESC, projetos ou cursos de formação docente.

26 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Introdução 1.1 – Aspectos gerais do PRODESC – Caracterização dos projetos Os projetos a serem elaborados, são caracterizados a partir das seguintes opções:

27 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Introdução Apoio ao desenvolvimento do Currículo Oficial da SEE/SP. Projetos alternativos para alunos com defasagem na aprendizagem, com uso das Práticas Pedagógicas Implementações de ações referentes à sala de leitura. Implementações de ações referentes à Educação Especial.

28 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Introdução Implementação de ações pedagógicas referentes às Escolas de Tempo Integral Implementação de ações pedagógicas referentes às Escolas Indígenas. Implementação de ações específicas relacionadas ao estudo e pesquisa da memória escolar.

29 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Introdução Apoio financeiro aos projetos das Disciplinas Eletivas das Escolas de Ensino Médio em Período Integral. Implementação de ações pedagógicas referentes aos CELs.

30 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Introdução 1.2 – Estrutura dos Projetos Pedagógicos – Justificativa. É o item do projeto que responde à questão por quê?. Consiste numa explanação sucinta porém objetiva das razões de ordem prática ou teórica que são importantes na realização de um projeto.

31 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Introdução 1.2 – Estrutura dos Projetos Pedagógicos – Objetivo É o item do projeto que responde à questão para quê e para quem?. Relaciona-se a uma visão global e abrangente do projeto.

32 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Introdução 1.2 – Estrutura dos Projetos Pedagógicos – Objetivo Os objetivos devem: Oportunizar o enriquecimento e aprofundamento dos conteúdos escolares. Estar claros e coerentes com as justificativas Assegurar o envolvimento de toda a comunidade escolar

33 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Introdução 1.2 – Estrutura dos Projetos Pedagógicos – Metas É o estabelecimento do número de alunos ou porcentagem de alunos, que serão atendidos pelo projeto.

34 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Introdução 1.2 – Estrutura dos Projetos Pedagógicos – Procedimentos É o item do projeto que responde à questão como? e com quê?. Consiste em descrever a maneira pela qual os assuntos serão tratados no projeto e também de que maneira o projeto será realizado.

35 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Aprovação de Projetos 2.1 – Dinâmica de Aprovação de Projetos – Projetos Demandados pelas Unidades Escolares. Unidade Escolar Elaboração : Grupo Docente Análise: Professor Coordenador Parecer: Diretor ou Vice Diretoria de Ensino: Triagem: Diretor do N.P. ou PCOP Responsável. Análise: PCOP de área Parecer: Dirigente de Ensino, COM ANUÊNCIA DO DIRETOR FINANCEIRO CGEB/COFI Parecer da Equipe de Gerenciamento do PRODESC. Repasse do recurso para as Diretorias de Ensino

36 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Aprovação de Projetos 2.1 – Dinâmica de Aprovação de Projetos 2.1.3– Projetos Demandados pelas Diretorias de Ensino. Diretoria de Ensino Elaboração : Equipe do N.P. Análise: Supervisor de Ensino, Parecer: Dirigente Regional CGEB Triagem: Equipe de Gerenciamento do PRODESC. Análise: Especialista Parecer da Equipe de Gerenciamento do PRODESC. CGEB/COFI Repasse do recurso para as Diretorias de Ensino

37 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Aprovação de Projetos 2.1 – Dinâmica de Aprovação de Projetos –Prazos Diretoria de Ensino para CGEB 5 DIAS CGEB para COFI 10 DIAS COFI para Diretorias de Ensino 15 DIAS

38 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Aprovação de Projetos 2.1 – Dinâmica de Aprovação de Projetos – Cronograma

39 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Aprovação de Projetos 2.1 – Dinâmica de Aprovação de Projetos – Cronograma

40 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Aprovação de Projetos 2.1 – Dinâmica de Aprovação de Projetos – Cronograma

41 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 41 Contatos: Gerenciamento do PRODESC: Otávio Yamanaka: Idê Moraes dos Santos:

42 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Obrigado! 42


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