A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ao surdo faz ouvir e aos mudos, falar

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ao surdo faz ouvir e aos mudos, falar"— Transcrição da apresentação:

1 Ao surdo faz ouvir e aos mudos, falar

2 23º DOMINGO DO TEMPO COMUM
9 de setembro de 2012

3 Aprofundando os textos bíblicos:
Isaías 35,4-7a Salmo 146(145) Tiago 2,1-5 Marcos 7,31-37

4 As atividades misericordiosas de Jesus, realizadas em diversas cidades, revelam a presença do Reino de Deus. Um homem incapaz de ouvir, e que falava com dificuldade, é levado até Jesus para que lhe impusesse a mão (v.32). Como Mestre por excelência, ele coloca os dedos nos seus ouvidos e, com a saliva, toca-lhe a língua (v.33), para que se torne verdadeiro discípulo.

5 As palavras do Mestre de Nazaré transformam a situação do surdo-mudo: imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade (v.35 )).

6 O Messias prometido se revela abrindo os olhos dos cegos
A 1ª leitura, Isaías 35,4-7ª, indica que a profecia messiânica de vida melhor para o povo se torna realidade no ministério de Jesus. O Messias prometido se revela abrindo os olhos dos cegos (cf. Mc 8,22-26), os ouvidos dos surdos, soltando a língua dos mudos para que anunciem as maravilhas da salvação.

7 a vista aos cegos e levanta do chão os caídos.
O Salmo 146(145); revela a fidelidade eterna do Senhor, o defensor dos excluídos, que devolve a vista aos cegos e levanta do chão os caídos.

8 Na 2ª leitura, Tiago 2,1-5; a adesão a Jesus Cristo impulsiona a superar todas as formas de privilégios, que conduzem à acepção de pessoas. Os pobres, por causa de sua fé, são ricos, herdeiros do Reino, objeto do cuidado especial de Deus (Sl 35,10) e das bênçãos messiânicas (Is 61,1).

9 No Evangelho, Marcos 7,31-37 , Jesus denuncia a atitude daqueles que fizeram do cumprimento externo e superficial da “lei” um valor absoluto, esquecendo que a “lei” é apenas um caminho para chegar a um compromisso efetivo com o projeto de Deus. Na perspectiva de Jesus, a verdadeira religião não se centra no cumprimento formal das “leis”, mas num processo de conversão que leve o homem à comunhão com Deus e a viver numa real partilha de amor com os irmãos.

10 Atualizando Jesus realiza o sonho profético, abrindo os olhos dos cegos e os ouvidos dos surdos, fazendo o aleijado pular e a língua dos mudos entoar o cântico da libertação. É preciso manter os ouvidos atentos para escutar suas palavras e acolher com fé os milagres de seu amor.

11 A palavra de Deus na celebração Alimentados e fortificados pela Palavra do Senhor somos chamados a caminhar com ânimo, fé e coragem. Não basta só ouvi-la, é preciso colocá-la em prática. Sigamos os passos de Jesus Cristo, sem medo.

12 TEXTO EXTRAÍDO DA REVISTA LITÚRGICA
Ir.Veronice Fernandes é discípula do Divino Mestre. Possui mestrado em liturgia, é membro do Centro de Liturgia e assessora cursos de formação litúrgica. Ir. Helena Ghiggi é discípula do Divino Mestre, mestra em Bíblia e assessora cursos de formação bíblica

13 Marineves Jesus de Lima


Carregar ppt "Ao surdo faz ouvir e aos mudos, falar"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google