A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MARKETING & A ESCOLA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MARKETING & A ESCOLA."— Transcrição da apresentação:

1 MARKETING & A ESCOLA

2 Afinal, o que é Marketing Educacional?
INTRODUÇÃO Afinal, o que é Marketing Educacional? Marketing Não é propaganda ! Muito menos um punhado de idéias soltas e que alguém acredita que podem dar certo. Marketing É o estudo e a observação de dados políticos, econômicos e sociais, que levam a ação de compra e a realização dos desejos humanos.

3 O Marketing Educacional e as Perspectivas Para o Futuro
Os Novos Paradigmas Administrativos ( A Escola Ontem e Hoje ) O Marketing Educacional e as Perspectivas Para o Futuro Precisamos estabelecer uma ponte entre o marketing e as pessoas. O marketing se baseia no estudo do comportamento humano através da psicologia, antropologia, sociologia e economia.

4 O Marketing Educacional e as Perspectivas Para o Futuro
Os Novos Paradigmas Administrativos ( A Escola Ontem e Hoje ) O Marketing Educacional e as Perspectivas Para o Futuro Qual é a relação entre o marketing e as transformações que estamos enfrentando? Que cenário é esse que está sendo construído? O que vai acontecer com as pessoas no futuro?

5 O Marketing Educacional e as Perspectivas Para o Futuro
Os Novos Paradigmas Administrativos ( A Escola Ontem e Hoje ) O Marketing Educacional e as Perspectivas Para o Futuro O Futuro já está aí. Já está acontecendo. “ o mundo que está acabando, é um mundo estático construído para recursos e coisas: aço, ferro, eletricidade,vapor, petróleo... . O mundo que está começando é um mundo de processos ou coisas que evoluem e se reconfiguram: software, rede, conexões”.

6 O Marketing Educacional e as Perspectivas Para o Futuro
Os Novos Paradigmas Administrativos ( A Escola Ontem e Hoje ) O Marketing Educacional e as Perspectivas Para o Futuro E as pessoas como ficam nessa história? Pessoas evoluem Pessoas são universos únicos e cheios de idiossincrasias. Ao mesmo tempo que somos absolutamente únicos no universo estamos irremediavelmente ligados uns aos outros.

7 Os Novos Paradigmas Administrativos
( A Escola Ontem e Hoje ) O Marketing Educacional e as Perspectivas Para o Futuro “As ferramentas que criamos, desde a machadinha de pedra lascada até o microship, sempre foram o que fez o homem ir mudando de cabeça ao longo da história. A diferença hoje é que, pela rapidez com que estão nos fazendo mudar de plataforma, nossas ferramentas estão prestes a nos fazer dar um salto. Nem é saltar, é decolar!”

8 Os Novos Paradigmas Administrativos
( A Escola Ontem e Hoje ) O Marketing Educacional e as Perspectivas Para o Futuro Todos vão ter que corrigir a sua própria rota ou vão dar de cara com uma imensa rocha. Prestem atenção no que a internet vem conseguindo. Não é o maior que engole o menor. É o mais rápido que engole o mais lento.

9 PARA DISCUSSÃO 1 - O emprego nunca acabará no mundo.
O emprego mudou de foco. Sai o empregado, entra o empregável. 2 - É preciso aprender. É preciso aprender, desaprender e reaprender. 3 - As informações tenderão a dobrar a cada 14 meses. As informações dobrarão a cada 80 dias.

10 PARA DISCUSSÃO 4 - É preciso ter idéias novas.
É preciso escapar das idéias antigas. 5 - Se funcionou, está absoluto. Se funcionou, está obsoleto. 6 - Se tenho qualidade, eu tenho sucesso. Sem qualidade você tem insucesso, o que não significa que com qualidade você terá sucesso. Qualidade não é mais diferencial competitivo.

11 PARA DISCUSSÃO 7 - Empresa excelente tem dep. de controle de qualidade. Controle de qualidade não é um departamento. É todo mundo. 8 - Se o erro surgiu, devemos corrigi-lo. Devemos nos antecipar ao erro antes que surja.

12 GESTÃO EMPRESARIAL X GESTÃO EDUCACIONAL AMBIENTE COMPETITIVO

13 QUAIS OS VALORES E CONCEITOS PARA UMA GESTÃO CONTEMPORÂNEA ?
PARA DISCUSSÃO O QUE A ESCOLA VENDE ? QUAIS OS VALORES E CONCEITOS PARA UMA GESTÃO CONTEMPORÂNEA ?

14 Gestor Com Visão Estratégica
Habilidade para diferenciar a percepção subjetiva da realidade do que é concretamente real. Habilidade para não tomar como fato concreto a sua percepção da realidade sem antes validá-la.

15 Na maioria das Instituições de Ensino, não existe uma conscientização quanto à importância das questões estratégicas. Justificativas: 1) Competitividade acirrada relativamente recente; 2) Mentalidade de mantenedores e dirigentes pouco“afeita” aos avanços dos estudos da gestão, sobre formação em gestão e prática mercadológica; 3) Tarefas rotineiras e operacionais do dia-a-dia envolventes.

16 ADMINISTRANDO A MUDANÇA
Todo organismo “que dura” tem a mesma competência central: Sabe modificar comportamentos e práticas ao longo do tempo. Quem quiser durar terá de planejar o processo de “ir mudando”, não pode mais deixá-lo ao acaso.

17 ADMINISTRANDO A MUDANÇA
+ + + Plano de Ação Visão Competências Recursos = Mudanças + + Plano de Ação Competências Recursos = Confusão + + Plano de Ação Visão Recursos = Ansiedade + + Competências Visão Plano de Ação = Frustração + + Visão Competências = Falsos Começos

18 Processo de Tomada de Decisão nas Instituições de Ensino
Características: Falta de sinergia e entendimento entre o acadêmico e o administrativo; Busca de solução de problemas imediatos em detrimento de estratégias institucionais; Sobrecarga de trabalho devido a demandas rotineiras, de abrangência limitada, de urgência de curto prazo.

19 Correlação de fatores para o diagnóstico estratégico da concorrência
CONCORRENTE 1 CONCORRENTE 2 CONCORRENTE 3 Fatores Pontos Fortes Pontos Fracos Clientes Atuais Corpo docente Infra-estrutura Serviços terceirizados Condição Financeira Recursos Humanos Estrutura de Marketing Aspectos legais Tecnologia e sistemas Organização interna

20 O MERCADO / ALUNO ( CONSUMIDOR )

21 Quem Sou Eu ?

22 “Eu sou um homem que vai a um restaurante, senta-se à mesa e pacientemente espera enquanto o garçom faz de tudo... menos atender o meu pedido ! Eu sou um homem que vai a uma loja e espera calado, enquanto os vendedores terminam sua conversa particular. Sou também o homem que entra no posto de gasolina e nunca toca a buzina, mas, ao contrário, espera pacientemente que o frentista termine de dar uma espiadinha no jornal. Eu sou o homem que explica a sua desesperada e imediata necessidade de uma determinada mercadoria, mas não reclama nem exige nada quando entra num estabelecimento comercial; aquele homem que parece estar pedindo um favor, ansiando por um sorriso ou ao menos ser notado. Eu sou um homem que entra no plantão da imobiliária e aguarda tranqüilo que os vendedores terminem de conversar com os seus amigos; que espera pacientemente enquanto os funcionários trocam idéias entre si ou, simplesmente, abaixam a cabeça e fingem não ver. Você deve estar pensando que eu sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo que nunca cria problemas, não é mesmo? Pois engana-se...

23 Sabe quem sou eu?

24 Eu sou o CONSUMIDOR ( cliente ou indivíduo ? ) que não volta nunca mais.
E que se preocupa vendo milhões e milhões de reais sendo gastos todos os anos em anúncios de toda ordem para levar-me de novo à sua loja ou a preferir os seus produtos e serviços... Quando eu fui lá no seu negócio, pela primeira vez, tudo que deviam ter feito era apenas a pequena gentileza, tão fácil e barata, de um pouco de cortesia...”

25 Conclusão “Cliente” não existe em marketing.
O que existe é uma pessoa vivendo certa circunstância. Quando a circunstância muda, para efeitos de marketing, ela, a pessoa, muda também. É isso que interessa para o marketing.

26 Conclusão O comportamento do consumidor tem sido focado no consumo, não na sua circunstância. Que absurdo!

27 Considerações Time que está ganhando não se mexe! Será...?

28 Considerações Cuidado com a ROTINA.
Não podemos esquecer que as razões para o nosso sucesso ontem podem representar exatamente as razões para o nosso fracasso hoje. Precisamos compreender de uma vez por todas que nada adianta fazer o feijão com arroz. É preciso ENCANTAR, EMOCIONAR, SURPREENDER o seu cliente. Caso contrário você vai ficar como na música do Chico Buarque – “ todo dia ela faz tudo sempre igual. “ E haja paciência, ou melhor: haja estômago para tanto feijão com arroz.

29 O MERCADO / ALUNO ( CONSUMIDOR )
Quando uma pessoa entra em contato com um funcionário do colégio, ela está falando com alguém que representa o dono do colégio, alguém que representa a imagem do colégio. O funcionário não pode ver o consumidor como “aquele chato” que vem pedir informações. O colégio é um lugar que tem a função de servir e os seus profissionais tem de estar preparados para isso.

30 O MERCADO / ALUNO ( CONSUMIDOR )
LEMBRE - SE ! A Concorrência está cada vez maior. Está se aprimorando. E o seu cliente, será que ele também não está se aprimorando? Será que ele também não está ficando mais exigente? Será que a mídia, o Código de Defesa do Consumidor, o Estatuto da Criança e do Adolescente, não estão influenciando o comportamento do seu cliente?

31 Fontes de Consulta Excellentia Desenvolvimento Pessoal e Empresarial
( Profa. Maria do Socorro Versiani ) Ciência da Gestão ( Prof. Clemente Nóbrega ) Seja Amigo da Mudança ( Prof. Marco Aurélio Vianna ) Gestão e Serviços ( Profs. Christopher Lovelock & Lauren Wright )

32 Nunca diga tchau. Diga sempre até breve. Por isso eu me despeço, desejando a todos, boa sorte, sucesso e ATÉ BREVE! Muito obrigado!


Carregar ppt "MARKETING & A ESCOLA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google