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José Félix Bezerra.

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Apresentação em tema: "José Félix Bezerra."— Transcrição da apresentação:

1 José Félix Bezerra

2 Introdução Definição de Certificação Por que certificar? Mercados mais exigentes Qualidade Normas ISO IEC MPS.BR Organização: Como funciona o sistema? ISO/IEC 12207 Processos de Software Objetivos da norma ISO/IEC 12207 Formas do Processo de Software Premissas da descrição por atividade Classes de processos Processos fundamentais Processos de apoio Processos organizacionais Atividades do Desenvolvimento de Software Conclusões Referências

3 Definição de Certificação
Certificação é a avaliação de: Produtos Sistemas Processos Deve –se seguir normas e critérios que visam verificar o cumprimento dos requisitos, conferindo, ao final, um certificado com o direito de uso de uma marca de conformidade, associada ao produto ou imagem institucional, se os requisitos estiverem plenamente atendidos.

4 Por que certificar? Para atender às exigências do mercado.
Principais exigências: - Necessidades dos clientes; - Eficiência de produtos e excelência de serviços; - Segurança; - Qualidade; - Conformidade com padrões e normas; - Respeito social e ambiental

5 Mercados mais exigentes
Comunidade Européia – Altamente exigente Países Árabes – Questão religiosa Estados Unidos – Leis anti-terror e do bioterrorismo. “Produtos não certificado não terão acesso a estes mercados”.

6 ISO: Organização Internacional para Padronização
Qualidade Normas ISO ISO: Organização Internacional para Padronização Criada em Londres em 1946 por representantes de 25 países, e hoje tem quase 200 países afiliados. ISO 9000 – Sistema de qualidade padronizado e documentado, ISO 9001 – Qualidade em projetos, desenvolvimentos, produção, instalação e serviços, ISO Qualidade em produção, instalação e serviços, ISO 9003 – Qualidade em inspeção e ensaio finais. ISO 65 – Refere-se ao credenciamento de certificadoras de produtos. ISO/IEC – Evolução do ISO/IEC 12207

7 International Electrotechnical Commission
IEC International Electrotechnical Commission Criada em 1906 Organização internacional de padronização de tecnologias elétricas, eletrônicas e relacionadas Pioneira em padronização internacional

8 MPS.BR É um programa para Melhoria de Processos do Software Brasileiro. Está em desenvolvimento desde Dezembro de 2003 e é coordenado pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (SOFTEX), contando com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

9 MPS.BR Maturidade Capacidade de processo (Avaliação da capacidade e produtividade) Baseia-se na NBR ISO/IEC Processo de Ciclo de Vida de Software, pelas emendas 1 e 2 da norma internacional ISO/IEC e pela ISO/IEC 15504 ISO/IEC Avaliação de Processo (também conhecida por SPICE: Software Process Improvement and Capability dEtermination). Cobre o CMMI-SE/SWSM, através da inclusão de processos e resultados esperados além dos estabelecidos na Norma ISO/IEC 12207

10 Organização: Como funciona o sistema?
Ministérios INMETRO ABNT IFES, P&D Especialistas Credenciamento Nacionais Base para as normas brasileiras Nacionais Internacionais Organismos Internacionais Internacionais Produtos Sistemas

11 ISO/IEC 12207 Processos de Software
Norma internacional que define os processos de desenvolvimento de software Processos de Software Envolvem métodos, técnicas, ferramentas e pessoas

12 Objetivos da norma ISO/IEC 12207
Estabelecer uma estrutura comum para os processos de ciclo de vida de software, Ajudar as organizações a compreenderem todos os componentes presentes na aquisição e fornecimento de software, Facilitar a contratação de produtos e serviços de software Permitir às organizações executarem projetos de forma mais eficaz.

13 Propósito ou resultado
Formas do Processo de Software Não detalha o Processo Indica objetivos e resultados apenas Propósito ou resultado Formas do Processo de software Descrição das atividades e inter-relações Atividade

14 Premissas da descrição por atividade
Procedimentos e métodos; Ferramentas e equipamentos; Perfil e treinamento adequados; Métricas de processo; Modularidade; Cada processo é invocado na arquitetura; Se um processo A é invocado por um processo B e somente por ele, então A pertence a B; Se uma função é invocada por mais de um processo, então esta função torna-se um processo; Deve ser possível verificar qualquer função dentro do modelo de ciclo de vida; Cada processo tenha uma estrutura interna suficientemente definida para que possa ser executável.

15 Classes de processos Fundamentais Apoio Organizacionais

16 Processos fundamentais
Necessidades do cliente Manutenção Operação Desenvolvimento Fornecimento Aquisição

17 Processos fundamentais
Aquisição Obter um produto ou serviço que satisfaça a necessidade do cliente

18 Processos fundamentais
Fornecimento Fornecer um produto ou serviço que atenda aos requisitos acordados com o cliente

19 Processos fundamentais
Desenvolvimento Transformar um conjunto de requisitos em um produto de software ou um sistema baseado em software que atenda às necessidades expressas pelo cliente

20 Processos fundamentais
Operação Operar o produto de software no seu ambiente e Fornecer suporte aos clientes desse produto

21 Processos fundamentais
Manutenção Modificar o produto de software após sua entrega para corrigir falhas, melhorar o desempenho ou outras características, ou adaptá-los a mudanças no ambiente

22 Gerência de configuração
Processos de apoio Documentação Gerência de configuração Garantia da qualidade Verificação Validação Usabilidade Resolução de problema Contrato Auditoria Processos de apoio

23 – desenvolver e manter registradas as informações do
Processos de apoio • Documentação – desenvolver e manter registradas as informações do software produzidas por um processo. • Gerência de Configuração – estabelecer e manter a integridade de todos os produtos de trabalho de um processo ou projeto e disponibilizá-los a todos os envolvidos. • Garantia de Qualidade – fornecer garantia de que os produtos de trabalho e processos estejam em conformidade com os planos e condições pré-definidos.

24 – confirmar que cada produto de trabalho de software ou serviço
Processos de apoio • Verificação – confirmar que cada produto de trabalho de software ou serviço de um processo ou projeto reflete apropriadamente os requisitos especificados. • Validação – confirmar que são atendidos os requisitos de um uso específico pretendido para o produto de trabalho de software. • Revisão Conjunta – manter um entendimento comum com os stakeholders a respeito do progresso obtido em relação aos objetivos acordados.

25 • Resolução de Problema
Processos de apoio • Auditoria – determinar, de forma independente, a conformidade dos produtos e processos selecionados com os requisitos, planos e contratos, quando apropriado • Resolução de Problema – assegurar que todos os problemas identificados são analisados e resolvidos

26 Processos de apoio • Usabilidade • Avaliação de Produto
– introduzido em 2002 – garantir que sejam considerados os interesses e necessidades dos envolvidos, visando a redução das chances de rejeição do sistema pelo usuário • Avaliação de Produto – executar exame e medições sistemáticas para garantir que o produto atende às necessidades especificadas e implícitas dos seus usuários

27 Processos organizacionais
Engenharia de domínio Gerência Infra-estrutura Melhoria Recursos humanos Gestão de programa de reuso Gestão de ativos

28 Processos organizacionais
• Gerência – organizar, monitorar e controlar a iniciação e a execução de qualquer processo de forma a atingir as suas metas de acordo com as metas da organização • Infra-estrutura – manter um ambiente estável e confiável, necessário para apoiar a execução de qualquer outro processo (hardware, software, métodos, ferramentas, técnicas, padrões e instalações) • Melhoria – estabelecer, avaliar, medir, controlar e melhorar um processo de ciclo de vida de software • Recursos Humanos – introduzido em 2002 – fornecer à organização os recursos humanos adequados e manter as suas competências consistentes com as necessidades do negócio

29 Processos organizacionais
• Gestão de Ativos – introduzido em 2002 gerenciar a vida dos ativos reutilizáveis desde a sua concepção até a descontinuação • Gestão do Programa de Reuso – planejar, estabelecer, gerenciar, controlar e monitorar esse programa e sistematicamente explorar as oportunidades de reuso • Engenharia de Domínio – desenvolver e manter modelos, arquiteturas e ativos de domínio.

30 Atividades do Desenvolvimento de Software *
Implementação; Levantamento de requisitos; Análise dos requisitos do sistema; Projeto da arquitetura do sistema; Análise dos requisitos do software; Projeto da arquitetura do software; Projeto detalhado do software; Codificação e testes do software; Integração do software; Teste de qualificação do software; Integração do sistema; Teste de qualificação do sistema; Instalação do software; Teste e aprovação do software *Baseados na norma ISO/IEC 12207

31 Conclusões • A Norma ISO/IEC 12207, por ser internacional, tem sido muito importante para organizações definirem seus padrões e processos do ciclo de vida de software, pois possuem alta granularidade, • A arquitetura é robusta e bem definida, facilitando o desenvolvimento dos processos primários do desenvolvimento de software, • É referência para o modelo de maturidade mps.Br.

32 Referências [1] Wikipédia – A enciclopédia livre. Disponível em: [2] ISO – International Organization for Standardization. Disponível em: [3]Embrapa – Empresa brasileira de pesquisa Agropecuária. Disponível em: [4] TQC – Controle da qualidade Total (no estilo japonês) – Vicente Falconi, Editora Campus.


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