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CERTIFICAÇÕES ..

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Apresentação em tema: "CERTIFICAÇÕES .."— Transcrição da apresentação:

1 CERTIFICAÇÕES .

2 O QUE SÃO? Aptidão de Materiais, Processos e Produtos
Especificação Técnica Aptidão de Materiais, Processos e Produtos Aprovação de Interessados (Comitê) Juridicamente Qualificado

3 A NORMA ENSINA A EMPRESA SE ORGANIZAR
O 5S É CERTIFICAÇÃO? A NORMA ENSINA A EMPRESA SE ORGANIZAR

4 QUANTAS CERTIFICAÇÕES EXISTEM?
AS9100, AS9110, AS9120 BRC Alimentos BRC Embalagens GHGEV APPCC ISO ISO ISO ISO ISO/TS ISO/IEC ISO ISO ISO/IEC ISO ISO I EC OHSAS PAS TL PRODIR SASSMAQ QUALINSTAL PBQP-H QS-9000 MUITO MAIS ...

5 Resultados BENEFÍCIOS GERAIS PARA A ORGANIZAÇÃO
Maior participação no mercado; Maior satisfação dos clientes; Redução de custos; Melhoria na produção; Maior competitividade; Maior lucro. Resultados

6 Resultados BENEFÍCIOS GERAIS PARA O CLIENTE
Maior confiança no produto; Redução nos preços; Melhoria no atendimento; Maior satisfação geral. Resultados

7 COMO IMPLEMENTAR? Seguindo as normas de cada sistema CHECK-LIST X V N°
TAREFAS CRT OBSERVAÇÃO 1 Atendimento X Remodelar 2 Descarte V 3 Identificação Revisar 4 Qualificação R APROVAÇÃO Não

8  SÉRIE ISO SURGIMENTO 1987 Mudança de Foco
2000 Sistema de gestão da qualidade (ISO 9000:2000) 1994 Sistema de garantia da qualidade (ISO 9000:1994)

9 International Organization for Standartization
SISTEMA ISO International Organization for Standartization ISO 9000 – Gestão e Garantia da Qualidade Parte 1: Diretrizes para seleção e uso; Parte 2: Diretrizes para ações contratuais; Parte 3: Diretrizes relacionados a software ISO Garantia da qualidade em projeto, desenvolvimento, produção, instalação e serviços associados; ISO 9002 – Sistemas da qualidade - Modelo para garantia da qualidade em produção, instalação e serviços associados; ISO Garantia da qualidade em inspeção e ensaios finais; ISO Gestão da qualidade e elementos do sistema da qualidade

10 International Organization for Standartization
MUDANÇAS ... International Organization for Standartization A ISO Mudou de “Normas de gestão da qualidade e garantia da qualidade” para Fundamentos e Vocabulários Norma ISO 9001 Norma ISO 9002 Norma ISO 9003 Norma ISO 9001:2000

11 ISO 9000: Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário
Não contém requisitos obrigatórios; Apresenta de forma clara todos os conceitos importantes relacionados com a gestão da qualidade; Está dividida em 2 partes: Fundamentos e Vocabulário; Serve como base de orientação a toda a série de normas.

12 International Organization for Standartization
SISTEMA ISO International Organization for Standartization NBR ISO 9000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário NBR ISO 9001 Sistemas de Gestão da Qualidade Requisitos NBR ISO 9004 Gestão para o sucesso sustentado de uma organização - Uma abordagem da gestão da qualidade

13 ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE Requisitos
Requisitos para satisfazer o cliente e cumprir o especificado para o produto e/ou serviço; Utilizada para o reconhecimento por entidades certificadoras; Organizada segundo o modelo de abordagem por processos do “Cliente ao Cliente”; Enfoque na melhoria contínua da eficácia do SGQ e no envolvimento da gestão de topo.

14 ISO 9004: SUCESSO SUSTENTADO Uma abordagem da gestão da qualidade

15 ISO 9004: SUCESSO SUSTENTADO Uma abordagem da gestão da qualidade
Melhoria Contínua do Sistema de Gestão da Qualidade Requisitos Responsabilidade da Direção Medição, Análise e Melhoria Gestão de Recursos Satisfação Realização do Produto Entrada Clientes Saída Fluxo de informação Atividades que agregam valor Produto

16 VARIAÇÕES ISO 9000:1994 ISO 9001:2000 ISO 9001:2008
Focada na Garantia da qualidade dos Produtos e Serviços ISO 9000:1994 ISO 9001:2000 Focada na Satisfação do Cliente e na Melhoria Continua dos Processos ISO 9001:2008

17 ABORDAGEM DE PROCESSO E CLIENTE
Determinar as necessidades e expectativas dos clientes; Estabelecer uma Política da Qualidade e seus objetivos; Determinar os principais processos e responsabilidades; Disponibilizar recursos; Definir e aplicar métodos para medir a eficácia e a eficiência dos processos; Determinar formas para prevenir não conformidades e eliminar suas causas; Buscar ferramentas para a garantia da melhoria contínua do SGQ.

18 MELHORIA CONTÍNUA Análise e avaliação da situação existente para identificar áreas para melhoria; Estabelecimento dos objetivos para melhoria; Pesquisar possíveis soluções para atingir os objetivos; Avaliação e seleção destas soluções; Implementação da solução escolhida; Medição, verificação, análise e avaliação dos resultados; Formalização das alterações.

19 Estrutura do Sistema Documental
Manual da Qualidade Procedimentos da Qualidade Instruções de Trabalho Registros da Qualidade NÍVEL ESTRATÉGICO NÍVEL TÁTICO NÍVEL OPERACIONAL NÍVEL OPERACIONAL

20 BIBLIOGRAFIA - CAMPOS, Vicente Falconi. Gerenciamento pelas Diretrizes (Hoshin Kanri): o que todo membro da alta administração precisa saber para entrar no terceiro milênio. 2. Ed. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni ,1996 - CAMPOS, Vicente Falconi. Qualidade: gerenciamento da rotina do trabalho do dia-a-dia. 2. Ed. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1992 DEMING, W. Edwards. Qualidade: a revolução da administração. Rio de Janeiro : M. Saraiva, 1990 LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Qualidade Total em Serviços. 5a. ed. Atlas MONTGOMERY, Douglas C. Introdução ao Controle Estatístico da Qualidade. 4a. ed. LTC - PMI. Guia PMBoK. PMI SOTILLE, Mauro. Capacitação em gerenciamento de projetos. 3a. ed. PMTech Consultoria e Assessoria Empresarial, 2007. VARGAS, Ricardo Viana. Gerenciamento de Projetos: estabelecendo diferenciais competitivos. 5a. ed. Brasport


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