A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Para todos 1. UMA MUDANÇA NA SAÚDE HUMANA E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Para todos 1. UMA MUDANÇA NA SAÚDE HUMANA E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar,"— Transcrição da apresentação:

1

2 Para todos

3

4 1. UMA MUDANÇA NA SAÚDE HUMANA E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto. Gênesis 1:26, 27 e 31. “Ao sair o homem das mãos do Criador, era de elevada estatura e perfeita simetria. O rosto trazia a rubra coloração da saúde, e resplendia com a luz da vida e com alegria.” — Patriarcas e profetas, p. 45. “O fato de o homem ter, por seis mil anos, resistido ao sempre crescente peso da doença e do crime é prova conclusiva do poder da resistência com a qual ele foi primeiramente dotado.” Comentário Bíblico, vol. 1, p. 1082.

5 E morreu Harã estando seu pai Terá ainda vivo, na terra do seu nascimento, em Ur dos caldeus. Gênesis 11:28. Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando. Salmos 90:10. Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água. João 5:3. 1B) Como a saúde humana se deteriorou gradualmente depois da queda? Gênesis 11:28; Salmos 90:10; João 5:3. “Deformidade, imbecilidade, doença e sofrimento humano têm oprimido mais e mais pesadamente cada geração que se sucede desde a queda; todavia, as massas estão adormecidas quanto às causas reais. Não consideram serem elas mesmas culpadas, em grande medida, desse deplorável estado de coisas. Acusam geralmente a Providência por seus sofrimentos, e consideram a Deus o autor de seus infortúnios. É, porém, a intemperança, em maior ou menor grau, que se encontra à base de todo esse sofrimento.” — Mensagens escolhidas, vol. 2, p. 411.

6 2. O ANSEIO DO ENFERMO “Quantas vezes os que estão com saúde esquecem as maravilhosas bênçãos que lhes são continuamente concedidas dia a dia, ano após ano! Não rendem a Deus tributo de louvor por todos os Seus benefícios. Quando sobrevém a doença, porém, lembram-se de Deus. O forte desejo de restabelecer-se induz a fervorosa oração; e isso é correto. Deus é nosso refúgio tanto na enfermidade quanto na saúde.” Testemunhos para a igreja, vol. 5, p. 315. 2A) Qual é o clamor (por vezes não externado) de toda pessoa doente que ainda não foi deixada pelo Espírito Santo? Mateus 8:2; Marcos 10:47. E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. Mateus 8:2 E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim. Marcos 10:47

7 2B) Mesmo quando o doente parece não ter desejo de curar-se (como acontece com os dependentes químicos e outros), qual é, por vezes, a realidade? Mateus 8:28-33; Lucas 8:26-34. E navegaram para a terra dos gadarenos, que está defronte da Galiléia. E, quando desceu para terra, saiu-lhe ao encontro, vindo da cidade, um homem que desde muito tempo estava possesso de demônios, e não andava vestido, nem habitava em qualquer casa, mas nos sepulcros. E, quando viu a Jesus, prostrou-se diante dele, exclamando, e dizendo com grande voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Peço-te que não me atormentes. Porque tinha ordenado ao espírito imundo que saísse daquele homem; pois já havia muito tempo que o arrebatava. E guardavam-no preso, com grilhões e cadeias; mas, quebrando as prisões, era impelido pelo demônio para os desertos. E perguntou-lhe Jesus, dizendo: Qual é o teu nome? E ele disse: Legião; porque tinham entrado nele muitos demônios. E rogavam-lhe que os não mandasse para o abismo. E andava ali pastando no monte uma vara de muitos porcos; e rogaram-lhe que lhes concedesse entrar neles; e concedeu-lho. E, tendo saído os demônios do homem, entraram nos porcos, e a manada precipitou-se de um despenhadeiro no lago, e afogou-se. E aqueles que os guardavam, vendo o que acontecera, fugiram, e foram anunciá-lo na cidade e nos campos. Lucas 8:26-34 E, tendo chegado ao outro lado, à província dos gadarenos, saíram-lhe ao encontro dois endemoninhados, vindos dos sepulcros; tão ferozes eram que ninguém podia passar por aquele caminho. E eis que clamaram, dizendo: Que temos nós contigo, Jesus, Filho de Deus? Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo? E andava pastando distante deles uma manada de muitos porcos. E os demônios rogaram-lhe, dizendo: Se nos expulsas, permite-nos que entremos naquela manada de porcos. E ele lhes disse: Ide. E, saindo eles, se introduziram na manada dos porcos; e eis que toda aquela manada de porcos se precipitou no mar por um despenhadeiro, e morreram nas águas. Os porqueiros fugiram e, chegando à cidade, divulgaram tudo o que acontecera aos endemoninhados. Mateus 8:28-33

8 “[Jesus] Ordenou com autoridade aos espíritos imundos que saíssem deles [dos endemoninhados gadarenos]. Suas palavras penetraram no espírito entenebrecido dos desventurados. Percebiam, fracamente, estar ali Alguém capaz de salvá-los dos demônios atormentadores. Caíram aos pés do Salvador para adorá-lO; mas, ao abrirem-se-lhes os lábios para suplicar-Lhe a misericórdia, os demônios falaram por eles.” O Desejado de Todas as Nações, pp. 337 e 338.

9 2C) Que desejo devemos nutrir por aqueles que nos são mais próximos? Quem mais compartilha desse desejo? 3 João 2; João 5:6. “Deus deseja que Seus portadores de luz mantenham sempre um alto padrão perante si. Por preceito e exemplo, devem manter esse padrão perfeito bem acima do falso padrão de Satanás, o qual, caso for seguido, levará a penúria, degradação, doença e morte, tanto para o corpo quanto para a alma.” Revista e Arauto, 12 de novembro de 1901. “Deus deseja que alcancemos a norma de perfeição que o dom de Cristo nos tornou possível. Ele nos convida a fazer nossa escolha pelo que é direito, a nos ligarmos com os instrumentos celestes, a adotarmos princípios que hão de restaurar em nós a imagem divina. Na Palavra escrita e no grande livro da natureza, Ele revelou os princípios da vida. É nossa obra obter conhecimento desses princípios e, pela obediência, cooperar com Ele na restauração da saúde do corpo, bem como da alma.” A ciência do bom viver, pp. 114 e 115. Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma. 3 João 2.

10 3. A RESPOSTA DE DEUS “A verdadeira religião e as leis da saúde andam de mãos dadas. É impossível trabalhar em favor da salvação dos homens e mulheres sem apresentar-lhes a necessidade de abandonarem os prazeres pecaminosos, os quais destroem a saúde, aviltam a alma e impedem que a verdade divina impressione a mente. Deve-se ensinar os homens e as mulheres a fazerem um cuidadoso exame de todo hábito e prática, e a abandonarem sem demora aquilo que origina um estado doentio do corpo, e lança, dessa forma, uma escura sombra sobre a mente.” Conselhos sobre saúde, p. 445. Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. Mateus 11:28-30. 3A) Que apelo Cristo faz a nós hoje? Isso se aplica só à nossa saúde espiritual? Mateus 11:28-30. “As palavras de nosso Salvador, “Vinde a Mim, [...] e Eu vos aliviarei” (Mateus 11:28), são uma receita para a cura dos males físicos, mentais e espirituais. Embora os homens hajam trazido sobre si o sofrimento por causa de suas más ações, Ele os olha com piedade. NEle, podem encontrar socorro. Grandes coisas fará por aqueles que nEle confiam.” A ciência do bom viver, p. 115.

11 “Quando o evangelho é recebido em sua pureza e poder, é uma cura para as doenças originadas pelo pecado. O Sol da Justiça ergue-Se, ‘trazendo salvação nas Suas asas’ (Malaquias 4:2). Todos os recursos do mundo não podem curar um coração quebrantado, nem comunicar paz de espírito, nem remover a preocupação, nem banir a enfermidade. A fama, o engenho, o talento são todos impotentes para alegrar um coração dolorido ou restaurar uma vida arruinada. A vida de Deus na alma, eis a única esperança do homem. 3B) De onde vem o poder curador? João 5:21; Malaquias 4:2. Pois, assim como o Pai ressuscita os mortos, e os vivifica, assim também o Filho vivifica aqueles que quer. João 5:21. Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria. Malaquias 4:2. O amor difundido por Cristo por todo o ser é um poder vitalizante. Esse amor toca todo órgão vital – o cérebro, o coração, os nervos –, transmitindo cura. Por ele, são despertadas para a atividade as mais altas energias do ser. Liberta a alma da culpa e da dor, da ansiedade e do cuidado, que consomem as forças vitais. Vêm com ele serenidade e compostura. Implanta na alma uma alegria que coisa alguma terrestre pode destruir a alegria no Espírito Santo, alegria que comunica saúde e vida.” — A ciência do bom viver, p. 115.

12 4. CRISTO, NOSSO EXEMPLO NA OBRA DE SAÚDE 4A) Qual era a obra a obra de Cristo, de acordo com o que havia sido profetizado? Isaías 61:1-3. Como Ele cumpriu essa profecia? Marcos 1:32-34. E, tendo chegado a tarde, quando já se estava pondo o sol, trouxeram-lhe todos os que se achavam enfermos, e os endemoninhados. E toda a cidade se ajuntou à porta. E curou muitos que se achavam enfermos de diversas enfermidades, e expulsou muitos demônios, porém não deixava falar os demônios, porque o conheciam. Marcos 1:32-34. O ESPÍRITO do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; A apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado. Isaías 61:1-3.

13 “Durante Seu ministério, Jesus empregou mais tempo em curar os doentes do que em pregar. Seus milagres testificavam a veracidade de Suas palavras, de que não viera destruir, mas salvar. Sua justiça ia adiante dEle, e a glória do Senhor servia-Lhe de retaguarda. [...] Ao passar Ele pelas cidades e aldeias, era como uma corrente vital, difundindo vida e alegria por onde quer que fosse.” O Desejado de Todas as Nações, p. 350. “Nosso Senhor Jesus Cristo veio a este mundo como o infatigável Servo das necessidades do homem. ‘Tomou sobre Si as nossas enfermidades e levou as nossas doenças’ (Mateus 8:17), a fim de poder ajudar em todas as necessidades humanas. Veio para remover o fardo de doenças, infelicidade e pecado. Era Sua missão restaurar inteiramente os homens; veio trazer-lhes saúde, paz e perfeição de caráter.” A ciência do bom viver, p. 17.

14 4B) Como Cristo demonstrou a relação existente entre a natureza espiritual e a natureza física da humanidade? João 5:14. Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse- lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior. João 5:14. “A violação da lei física, com as consequências de sofrimento e morte prematura, têm prevalecido por tanto tempo que esses resultados são aceitos como parte inevitável da humanidade; mas Deus não criou a raça em tão debilitada condição. Esse estado de coisas não é obra da Providência, mas do homem. Foi ocasionado pelos maus hábitos – pela violação das leis que Deus fez para governar a vida do homem. A continuada transgressão das leis da natureza é uma permanente transgressão da lei de Deus. Tivessem os homens sido sempre obedientes à lei dos Dez Mandamentos, procurando viver os princípios desses preceitos, a maldição das enfermidades que agora inundam o mundo não existiria.” — Conselhos sobre saúde, pp. 19 e 20. “A muitos dos aflitos que foram curados, disse Cristo: ‘Não peques mais, para que te não suceda alguma coisa pior.’ (João 5:14). Assim ensinou que a doença é o resultado da violação das leis de Deus, tanto naturais quanto espirituais. Não existiria no mundo a grande miséria que há se os homens tão- somente vivessem em harmonia com o plano do Criador.” — O Desejado de Todas as Nações, p. 824.

15 5. COLABORADORES DE DEUS 5A) Que obra Cristo confia a Seus discípulos hoje? Mateus 10:7 e 8. E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus. Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai. Mateus 10:7 e 8. “Os seguidores de Cristo devem trabalhar como Ele o fez. Cumpre- nos alimentar os famintos, vestir os nus e confortar os doentes e aflitos. Devemos ajudar aos que estão em desespero, e inspirar esperança aos desanimados. [...] O missionário pode não somente aliviar os incômodos físicos, mas conduzir o pecador ao grande Médico, o qual é capaz de purificar a alma da lepra do pecado.” — O Desejado de Todas as Nações, pp. 350 e 351.

16 5B) O que aqueles que são consagrados a Deus devem lembrar quando atacados pelo descontentamento, pela ingratidão ou mesmo pela descrença? Isaías 42:4; 53:3; João 6:38. Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. João 6:38. Não faltará, nem será quebrantado, até que ponha na terra a justiça; e as ilhas aguardarão a sua lei. Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Isaías 42:4; 53:3


Carregar ppt "Para todos 1. UMA MUDANÇA NA SAÚDE HUMANA E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google