A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA – INPA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA TROPICAL E RECURSOS NATURAIS A NUCLEAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA – INPA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA TROPICAL E RECURSOS NATURAIS A NUCLEAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA."— Transcrição da apresentação:

1 INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA – INPA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA TROPICAL E RECURSOS NATURAIS A NUCLEAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS PELA ATIVIDADE PETROLÍFERA Geângelo Petene Calvi Orientador: Dr. Gil Vieira Manaus, 2006

2 A Introdução Atividades antrópicas como causadoras de impactos O aumento da preocupação com a conservação e recuperação da cobertura vegetal tem ocorrido nas ultimas decádas.

3 A Introdução Os programas de recuperação são baseados na silvicultura, utilizando plantio de espécies arbóreas e dando tratamentos culturais. Kageyama et al. (1990) e Rodrigues et al. (1992) foram pioneiros ao apresentarem resultados do modelo sucessional, que considera o plantio misto de árvores segundo diferentes graus de sombreamento Extraído de Nappo et al.

4 A Introdução Estes modelos de recuperação, usados até hoje em larga escala, possuem uma visão fortemente dendrológica saltando as fases iniciais da sucessão que é caracterizada pela colonização por ervas, lianas, arbustos e arvoretas. Os resultados são plantações de árvores com grande desenvolvimento de DAP e altura, porém com baixa diversidade de formas de vida.

5 A Introdução A nucleação é a capacidade de uma espécie em propiciar uma significativa melhoria nas qualidades ambientais, permitindo um aumento na probabilidade de ocupação deste ambiente por outras espécies 1. Criou-se o método de recuperação de áreas degradadas, com mínimos insumos, onde um conjunto de técnicas é implantado não em área total e sim em núcleos. Estas atividades de restauração foram denominadas por Reis et. al., (2003) de técnicas nucleadoras de restauração. 1- Yarranton & Morrison (1974)

6 A Introdução Extraído de Bechara (2006)

7 A Introdução Extraído de Reis, et. al (1999) Centros (núcleos) diversidade

8 A Introdução Nas clareiras mais próximas a técnica de recuperação adotada é o plantio consorciado, com prévia adubação das covas. Porém nas clareiras mais distantes (clareiras remotas) o processo de recuperação é problemático devido a distância do viveiro e o difícil acesso Fotos: L A Oliveira

9 A Objetivo Encontrar uma técnica mais adequada para recuperação de áreas degradadas pela atividade petrolífera dando ênfase às clareiras remotas Fotos: L A Oliveira

10 A Material e métodos O estudo será realizado na Província petrolífera de Urucu (BOGPM – Base Operacional Geólogo Pedro de Moura, PETROBRAS-BR) situada no município de Coari, AM.

11 A Material e métodos Como técnicas nucleadoras se utilizará: Enleiramento de galhada – formação de pilhas de resíduo florestal (galhos, tocos, caules, etc.). Extraído de Bechara (2005) Extraído de Reis, et. al (1999)

12 A Material e métodos Resgate de mudas das áreas vizinhas – plântulas de áreas vizinhas serão coletadas e plantadas de forma a criar grupos de árvores ou arbustos melhorando assim as condições locais e atuando como atrativo para fauna dispersora e polinizadora.

13 A Material e métodos Poleiros artificiais – os poleiros serão confeccionados utilizando galhos secos com cerca de cinco metros de altura coletados na vegetação vizinha. Extraído de Bechara (2006) Extraído de Reis (1999)

14 A Material e métodos Transposição de solo – nas áreas adjacentes será coletado porções do solo+serrapilheira para serem transpostas nas clareiras. Serão coletadas porções a uma profundidade de 3 a 5 cm mais a serrapilheira. Semeadura – sementes de algumas espécies serão hidrocondionadas e semeadas em parcelas. Para espécies de palmeiras serão utilizadas sementes pré-germinadas em viveiro. Fotos: G P Calvi

15 A Material e métodos A clareira será dividida em quadrantes onde serão instaladas parcelas em áreas com intervenção de cada técnica e em área testemunha.

16 A Material e métodos Será realizado dois inventários de toda regeneração existente em parcelas demarcadas. Todos os indivíduos terão mensurado seu diâmetro à altura do solo e o comprimento do maior galho. Os dados serão avaliados pelos parâmetros fitossociológicos usuais como: Densidade, Freqüência e Dominância absolutas e relativas Valor de Cobertura e Valor de Importância (família e espécie) Índice de diversidade de Shannon (H) Índice de Equabilidade (J).

17 A Referencias bibliográficas BECHARA, F.C. Unidades Demonstrativas de Restauração Ecológica através de Técnicas Nucleadoras: Floresta Estacional Semidecidual, Cerrado e Restinga. Tese (Doutorado em Recursos Florestais). 249p. Piracicaba, 2006 BECHARA, F. C. Restauração ecológica de restingas contaminadas por Pinus noParque Florestal do Rio Vermelho, Florianópolis, SC p. Dissertação(Mestrado em Biologia Vegetal) – Universidade Federal de Santa Catarina,Florianópolis, 2003 KAGEYAMA, P.Y.; BIELLA, L.C.; PALERMO JUNIOR, A. Plantações mistas com espécies nativas com fins de proteção a reservatório. In: Congresso Florestal Brasileiro, 6., 1990, Campos do Jordão. Anais... São Paulo: Sociedade Brasileira de Silvicultura, p REIS, A.; BECHARA, F.C.; ESPINDOLA, M.B.; VIEIRA, N.K.; SOUZA, L.L. Restauração de áreas degradadas: a nucleação como base para incrementar os processos sucessionais. Natureza & Conservação, Curitiba, v. 1, n. 1, p , 85-92, abr RODRIGUES, R.R.; LEITÃO FILHO, H.F.; CRESTANA, M.S.M. Revegetação de entorno da represa de abastecimento de água do município de Iracemápolis-SP. In: Simpósio Nacional sobre Recuperação de Áreas Degradadas, 1., 1992, Curitiba. Anais... Curitiba: UFPR, p YARRANTON, G.A.; MORRISON, R.G. Spatial dynamics of a primary succession: nucleation. Journal of Ecology, Oxford, v. 62, n. 2, p , 1974.


Carregar ppt "INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA – INPA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA TROPICAL E RECURSOS NATURAIS A NUCLEAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google