A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA – INPA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA TROPICAL E RECURSOS NATURAIS A NUCLEAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA – INPA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA TROPICAL E RECURSOS NATURAIS A NUCLEAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA."— Transcrição da apresentação:

1 INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA – INPA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA TROPICAL E RECURSOS NATURAIS A NUCLEAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS PELA ATIVIDADE PETROLÍFERA Geângelo Petene Calvi gpcalvi@inpa.gov.br Orientador: Dr. Gil Vieira Manaus, 2006

2 A Introdução Atividades antrópicas como causadoras de impactos O aumento da preocupação com a conservação e recuperação da cobertura vegetal tem ocorrido nas ultimas decádas.

3 A Introdução Os programas de recuperação são baseados na silvicultura, utilizando plantio de espécies arbóreas e dando tratamentos culturais. Kageyama et al. (1990) e Rodrigues et al. (1992) foram pioneiros ao apresentarem resultados do modelo sucessional, que considera o plantio misto de árvores segundo diferentes graus de sombreamento Extraído de Nappo et al.

4 A Introdução Estes modelos de recuperação, usados até hoje em larga escala, possuem uma visão fortemente dendrológica saltando as fases iniciais da sucessão que é caracterizada pela colonização por ervas, lianas, arbustos e arvoretas. Os resultados são plantações de árvores com grande desenvolvimento de DAP e altura, porém com baixa diversidade de formas de vida.

5 A Introdução A nucleação é a capacidade de uma espécie em propiciar uma significativa melhoria nas qualidades ambientais, permitindo um aumento na probabilidade de ocupação deste ambiente por outras espécies 1. Criou-se o método de recuperação de áreas degradadas, com mínimos insumos, onde um conjunto de técnicas é implantado não em área total e sim em núcleos. Estas atividades de restauração foram denominadas por Reis et. al., (2003) de técnicas nucleadoras de restauração. 1- Yarranton & Morrison (1974)

6 A Introdução Extraído de Bechara (2006)

7 A Introdução Extraído de Reis, et. al (1999) Centros (núcleos) diversidade

8 A Introdução Nas clareiras mais próximas a técnica de recuperação adotada é o plantio consorciado, com prévia adubação das covas. Porém nas clareiras mais distantes (clareiras remotas) o processo de recuperação é problemático devido a distância do viveiro e o difícil acesso Fotos: L A Oliveira

9 A Objetivo Encontrar uma técnica mais adequada para recuperação de áreas degradadas pela atividade petrolífera dando ênfase às clareiras remotas Fotos: L A Oliveira

10 A Material e métodos O estudo será realizado na Província petrolífera de Urucu (BOGPM – Base Operacional Geólogo Pedro de Moura, PETROBRAS-BR) situada no município de Coari, AM.

11 A Material e métodos Como técnicas nucleadoras se utilizará: Enleiramento de galhada – formação de pilhas de resíduo florestal (galhos, tocos, caules, etc.). Extraído de Bechara (2005) Extraído de Reis, et. al (1999)

12 A Material e métodos Resgate de mudas das áreas vizinhas – plântulas de áreas vizinhas serão coletadas e plantadas de forma a criar grupos de árvores ou arbustos melhorando assim as condições locais e atuando como atrativo para fauna dispersora e polinizadora.

13 A Material e métodos Poleiros artificiais – os poleiros serão confeccionados utilizando galhos secos com cerca de cinco metros de altura coletados na vegetação vizinha. Extraído de Bechara (2006) Extraído de Reis (1999)

14 A Material e métodos Transposição de solo – nas áreas adjacentes será coletado porções do solo+serrapilheira para serem transpostas nas clareiras. Serão coletadas porções a uma profundidade de 3 a 5 cm mais a serrapilheira. Semeadura – sementes de algumas espécies serão hidrocondionadas e semeadas em parcelas. Para espécies de palmeiras serão utilizadas sementes pré-germinadas em viveiro. Fotos: G P Calvi

15 A Material e métodos A clareira será dividida em quadrantes onde serão instaladas parcelas em áreas com intervenção de cada técnica e em área testemunha.

16 A Material e métodos Será realizado dois inventários de toda regeneração existente em parcelas demarcadas. Todos os indivíduos terão mensurado seu diâmetro à altura do solo e o comprimento do maior galho. Os dados serão avaliados pelos parâmetros fitossociológicos usuais como: Densidade, Freqüência e Dominância absolutas e relativas Valor de Cobertura e Valor de Importância (família e espécie) Índice de diversidade de Shannon (H) Índice de Equabilidade (J).

17 A Referencias bibliográficas BECHARA, F.C. Unidades Demonstrativas de Restauração Ecológica através de Técnicas Nucleadoras: Floresta Estacional Semidecidual, Cerrado e Restinga. Tese (Doutorado em Recursos Florestais). 249p. Piracicaba, 2006 BECHARA, F. C. Restauração ecológica de restingas contaminadas por Pinus noParque Florestal do Rio Vermelho, Florianópolis, SC. 2003. 125 p. Dissertação(Mestrado em Biologia Vegetal) – Universidade Federal de Santa Catarina,Florianópolis, 2003 KAGEYAMA, P.Y.; BIELLA, L.C.; PALERMO JUNIOR, A. Plantações mistas com espécies nativas com fins de proteção a reservatório. In: Congresso Florestal Brasileiro, 6., 1990, Campos do Jordão. Anais... São Paulo: Sociedade Brasileira de Silvicultura, 1990. p. 109- 112. REIS, A.; BECHARA, F.C.; ESPINDOLA, M.B.; VIEIRA, N.K.; SOUZA, L.L. Restauração de áreas degradadas: a nucleação como base para incrementar os processos sucessionais. Natureza & Conservação, Curitiba, v. 1, n. 1, p. 28-36, 85-92, abr. 2003. RODRIGUES, R.R.; LEITÃO FILHO, H.F.; CRESTANA, M.S.M. Revegetação de entorno da represa de abastecimento de água do município de Iracemápolis-SP. In: Simpósio Nacional sobre Recuperação de Áreas Degradadas, 1., 1992, Curitiba. Anais... Curitiba: UFPR, 1992. p. 407-416. YARRANTON, G.A.; MORRISON, R.G. Spatial dynamics of a primary succession: nucleation. Journal of Ecology, Oxford, v. 62, n. 2, p. 417-428, 1974.


Carregar ppt "INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA – INPA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOLOGIA TROPICAL E RECURSOS NATURAIS A NUCLEAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google