A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Química na Medicina O que a química influência na medicina ?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Química na Medicina O que a química influência na medicina ?"— Transcrição da apresentação:

1 Química na Medicina O que a química influência na medicina ?
Nome: Roberto Santos Santana Ferreira- Nº25 1ºEnsino Médio

2 Sumário Química Medicina Química na Medicina
Tratamentos Medicinais que utiliza a Química como principal elemento Ferramentas Químicas na Medicina Anexos ( Medicina ) Anexos ( Química ) Conclusão Bibliografia

3 Química Química Medicinal ou Química Farmacêutica e Medicinal é uma área de pesquisa que envolve a química, em especial a química orgânica, e a farmacologia. O seu objetivo, é o planejamento, avaliação e síntese de novos fármacos com o uso ou não de modelagem molecular, o estudo de sua biotransformação ou metabolização, a interpretação do seu modo de ação em nível molecular e a construção de uma relação entre estrutura molecular e atividade farmacológica, tal relação pode ser quantitativa (QSAR) ou não (SAR).

4 Medicina A medicina é uma das muitas áreas do conhecimento ligada à manutenção e restauração da saúde. Ela trabalha, num sentido amplo, com a prevenção e cura das doenças humanas e animais num contexto médico.

5 Química na Medicina Exemplo disso é um tratamento para o cancro que não provoca efeitos secundários: a fotoimunoterapia, que usa raios infravermelhos para destruir tumores. Inicialmente o doente recebe uma injeção de versões modificadas de anticorpos (HER2, EGFR ou PSMA) que se aglutinam a células cancerosas. Depois, esses anticorpos são turbinados com uma molécula denominada IR700- que funcionará como uma bomba que irá destruir o tumor. Logo de seguida, o paciente recebe raios infravermelhos, emitidos por uma máquina, que ao chegar à molécula a ativa e esta última liberta uma substância que ataca a célula cancerosa. Assim sendo, este novo tratamento funciona como uma micro terapia que apenas mata o tumor sem afetar as células que o rodeiam. Esse tratamento já se mostrou eficaz perante o cancro da mama, do pulmão, do pâncreas, do colon e da próstata

6 Tratamentos Medicinais que utiliza a Química como principal elemento
O câncer é uma das doenças mais importantes na atualidade, constituindo a segunda maior causa de mortes nos países industrializados depois das doenças cardiovasculares. A introdução, a partir de 1978, do complexo cis-diaminodicloroplatina(II), de nome comercial "cisplatina", na quimioterapia do câncer, representou um marco na história da Química Inorgânica Medicinal, e constituiu um importante avanço no tratamento de diversos tipos de tumores. Desde então, desenvolveu-se uma intensa busca por novos complexos metálicos que também apresentassem atividade antitumoral, o que levou à descoberta de outros complexos de platina que atualmente são utilizados em clínica médica. Neste artigo são discutidos os mecanismos de ação farmacológica desses compostos, que estão relacionados à ligação da platina com as bases nitrogenadas do DNA. Mostraremos que complexos de outros íons metálicos também podem apresentar atividade antitumoral, apesar de ainda não serem utilizados na clínica.

7 Ferramentas Químicas na Medicina
Radiografia O físico alemão Wilhelm C. Roentgen, no ano de 1895, descobriu uma nova forma de energia capaz de sensibilizar filmes fotográficos protegidos da ação da luz. Essa tecnologia foi batizada de Raios-X, e rapidamente transformou-se em ferramenta para diagnósticos na medicina. Radioterapia A radioterapia é um método capaz de destruir células tumorais, empregando feixe de radiações ionizantes, tem capacidade de destruir células, por isso representa hoje uma importante arma no combate ao câncer. A radioterapia pode ser empregada com o objetivo de eliminar totalmente o câncer, visando à cura do paciente, ou para diminuir os sintomas da doença, evitando as possíveis complicações decorrentes da presença e crescimento do tumor. Esterilização de materiais Tendo em vista que a radiação pode agredir microrganismos, são usadas também para esterilizar equipamentos médicos, alimentos e soros. O processo não deixa resíduos tóxicos, nem radioativos. Uma das vantagens da técnica é que a esterilização é feita sem aplicações de calor, que pode deteriorar os materiais.

8 Anexos ( Medicina )

9 Anexos ( Química )

10 Conclusão Contudo é possível de modo integrado de ver com certa nitidez a ligação da química com a medicina para poderem trabalhar para poder ser constituídos possíveis tratamentos ou ate curas para doenças terminais que ate hoje não houveram evoluções nos campos de tratamento e medicina.

11 Bibliografia Google Images Wikipédia Google


Carregar ppt "Química na Medicina O que a química influência na medicina ?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google