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CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" Campus de Marília COMÉRCIO INTERNACIONAL 4º ANO – 2011 Prof.

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1 CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" Campus de Marília COMÉRCIO INTERNACIONAL 4º ANO – 2011 Prof. Luís Antonio Paulino

2 CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" Campus de Marília Aula 15 Global Latinas

3 Bibliografia CASANOVA, Lourdes. Global Latinas. New York: Palgrave Macmillan, 2009, p. 1-119

4 Tópicos 1. A emergência das “Global Latinas” 2. “Campeões Nacionais” do Brasil 3. Modelos de Inovação na América Latina 4. A marca “América Latina”

5 A emergência das “Global Latinas” A emergência das “Global Latinas” Mudanças no contexto global Mudanças no contexto global O sucesso dos BRICS O sucesso dos BRICS Nafta/Mercosul Nafta/Mercosul O modelo de competição chinês: custo-inovação O modelo de competição chinês: custo-inovação O valor potencial de mercado das economias de baixa renda O valor potencial de mercado das economias de baixa renda

6 A emergência das “Global Latinas” A emergência das “Global Latinas” Cinco modelos de expansão para empresas de economias emergentes Cinco modelos de expansão para empresas de economias emergentes Globalizantes (Cemex - México) Globalizantes (Cemex - México) Atores regionais (América Móvil – México) Atores regionais (América Móvil – México) Fornecedores globais em busca de matérias primas (Petrobrás – Brasil) Fornecedores globais em busca de matérias primas (Petrobrás – Brasil) Vendedores globais (Vale – Brasil) Vendedores globais (Vale – Brasil) Atores multi-regionais em nichos (Politec – Brasil) Atores multi-regionais em nichos (Politec – Brasil)

7 A emergência das “Global Latinas” A emergência das “Global Latinas” Indutores da internacionalização (Dunning) Indutores da internacionalização (Dunning) Market-seeking (Embraer, Natura, Concha y Toro) Market-seeking (Embraer, Natura, Concha y Toro) Efficiency–seeking (Azaléia, Politec) Efficiency–seeking (Azaléia, Politec) Resource-seeking (Petrobrás, Vale) Resource-seeking (Petrobrás, Vale) Asset-seeking (Politec, Petrobrás) Asset-seeking (Politec, Petrobrás)

8 A emergência das “Global Latinas” A emergência das “Global Latinas” Diferentes perfis das “Global Latinas” Diferentes perfis das “Global Latinas” Muitas atuam em indústrias extrativas (Vale, Petrobrás) e tem sido beneficiadas pelas altas na commodities Muitas atuam em indústrias extrativas (Vale, Petrobrás) e tem sido beneficiadas pelas altas na commodities Muitas são ou foram estatais ou de propriedade familiar (apoio estatal e cultura corporativa conservador) Muitas são ou foram estatais ou de propriedade familiar (apoio estatal e cultura corporativa conservador) O sistema legal não protege os acionistas minoritários O sistema legal não protege os acionistas minoritários Desenvolveram suas forças navegando em águas turbulentas (crises políticas e econômicas) Desenvolveram suas forças navegando em águas turbulentas (crises políticas e econômicas)

9 A emergência das “Global Latinas” A emergência das “Global Latinas” Cinco fatores de sucesso Cinco fatores de sucesso Líderes visionários e com visão de longo-prazo Líderes visionários e com visão de longo-prazo Forte instinto de sobrevivência Forte instinto de sobrevivência Habilidade em navegar em águas turbulentas Habilidade em navegar em águas turbulentas Internacionalização como forma de compensar riscos no mercado interno Internacionalização como forma de compensar riscos no mercado interno Inovação nos modelos de negócios Inovação nos modelos de negócios

10 A emergência das “Global Latinas” A emergência das “Global Latinas” Quatro fases de internacionalização Quatro fases de internacionalização Fase 1 (1970 – 1982) Fase 1 (1970 – 1982) Expansão para os “mercados naturais” Expansão para os “mercados naturais” modelo “Sul-Sul” modelo “Sul-Sul” proximidade geográfica proximidade geográfica mesma esfera lingüística mesma esfera lingüística laços históricos e culturais comuns laços históricos e culturais comuns Fase 2 (1982 – 1990) – “Década Perdida” Fase 2 (1982 – 1990) – “Década Perdida”

11 A emergência das “Global Latinas” A emergência das “Global Latinas” Quatro fases de internacionalização Quatro fases de internacionalização Fase 3 (1990 – 2002) – “Consenso de Washington” Fase 3 (1990 – 2002) – “Consenso de Washington” Privatizações Privatizações Nafta / Mercosul Nafta / Mercosul Fase 4 (2002 – atual) Fase 4 (2002 – atual) Tornando-se globais Tornando-se globais

12 “Campeões Nacionais” no Brasil “Campeões Nacionais” no Brasil Vale: de estatal a one-stop shop Vale: de estatal a one-stop shop 1940 – 1990 – CRVD 1940 – 1990 – CRVD 1999 – 2000 – Privatização 1999 – 2000 – Privatização 2002 - atual – Estratégia global 2002 - atual – Estratégia global 2006 – Compra da canadense INCO (US$ 17,8 bi) 2006 – Compra da canadense INCO (US$ 17,8 bi) 2007 – Compra da australiana AMCI Holdings 2007 – Compra da australiana AMCI Holdings

13 “Campeões Nacionais” no Brasil “Campeões Nacionais” no Brasil Petrobrás – crescendo com base no conhecimento Petrobrás – crescendo com base no conhecimento 1953 - 1995 – Monopólio estatal 1953 - 1995 – Monopólio estatal 1995 – Desregulamentação do setor do petróleo 1995 – Desregulamentação do setor do petróleo 2000 – Venda de 28,5% das ações (ADRs) 2000 – Venda de 28,5% das ações (ADRs) 1974 – Descoberta da Bacia de Campos 1974 – Descoberta da Bacia de Campos 1999 – Descoberta da Bacia de Santos 1999 – Descoberta da Bacia de Santos 1998 – 2008 (US$ 9/barril – US$ 138/barril) 1998 – 2008 (US$ 9/barril – US$ 138/barril)

14 “Campeões Nacionais” no Brasil “Campeões Nacionais” no Brasil Petrobrás – crescendo com base no conhecimento Petrobrás – crescendo com base no conhecimento 3 fases de internacionalização 3 fases de internacionalização 1972-2000: Iraque, Colômbia, Bolívia, Argentina, Equador, Angola 1972-2000: Iraque, Colômbia, Bolívia, Argentina, Equador, Angola 2000-2006: Argentina (Repsol-YPF, Pecom Enérgia, Petrolera Santa-Fé), Tanzânia, Senegal, Moçambique 2000-2006: Argentina (Repsol-YPF, Pecom Enérgia, Petrolera Santa-Fé), Tanzânia, Senegal, Moçambique 2006 – atual: Golfo do México, Europa (Portugal) 2006 – atual: Golfo do México, Europa (Portugal)

15 “Campeões Nacionais” no Brasil “Campeões Nacionais” no Brasil Embraer: Embraer: 1969-1994 – Empresa estatal 1969-1994 – Empresa estatal 1994 – privatização (Grupo Bozzano-Simonsen) 1994 – privatização (Grupo Bozzano-Simonsen) 1996 – Dos turbo-hélices ao jatos (ERJ 145/190) 1996 – Dos turbo-hélices ao jatos (ERJ 145/190) 1999 – Entrada do consórcio francês (20%) Aeroespaciale/Matra, Dessault, Thomson-CSF e SNECMA 1999 – Entrada do consórcio francês (20%) Aeroespaciale/Matra, Dessault, Thomson-CSF e SNECMA

16 Modelos de Inovação na América Latina Modelos de Inovação na América Latina O estilo Cemex O estilo Cemex Métodos high-tech em um indústria low-tech Métodos high-tech em um indústria low-tech Política de aquisições e fusões Política de aquisições e fusões Marketing e Branding Marketing e Branding O modelo de “reverse outsourcing” da Embraer O modelo de “reverse outsourcing” da Embraer Natura: “Body Shop” brasileira Natura: “Body Shop” brasileira marketing social marketing social modelo de vendas modelo de vendas P&D de baixo custo P&D de baixo custo

17 Modelos de Inovação na América Latina Modelos de Inovação na América Latina Viña Concha y Toro Viña Concha y Toro Expertise no “branding” – produtos de massa com imagem de alta qualidade Expertise no “branding” – produtos de massa com imagem de alta qualidade Grupo Bimbo (México) Grupo Bimbo (México) Integração vertical Integração vertical Politec: modelo de atendimento global Politec: modelo de atendimento global Grupo Modelo: internacionalização da marca Grupo Modelo: internacionalização da marca

18 A marca “América Latina” A marca “América Latina” Brasil: uma potência “verde” (etanol) Brasil: uma potência “verde” (etanol) no jogo da alta tecnologia (Politec) no jogo da alta tecnologia (Politec) México: exportando emoções (novelas) México: exportando emoções (novelas) Peru: Exportação de alta-cozinha (Gastón Acúrio) Peru: Exportação de alta-cozinha (Gastón Acúrio) Guatemala: Pollo Campero Guatemala: Pollo Campero


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