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V WORKSHOP TECNÓLOGICO PLATAFORMAS TECNOLÓGICAS – NAVIPEÇAS

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Apresentação em tema: "V WORKSHOP TECNÓLOGICO PLATAFORMAS TECNOLÓGICAS – NAVIPEÇAS"— Transcrição da apresentação:

1 V WORKSHOP TECNÓLOGICO PLATAFORMAS TECNOLÓGICAS – NAVIPEÇAS
AUTOMAÇÃO V WORKSHOP TECNÓLOGICO PLATAFORMAS TECNOLÓGICAS – NAVIPEÇAS RECIFE - OUT 2011

2 Sistema de automação - Definição
O sistema de automação deve ser projetado para garantir que a segurança do navio seja mantida em todas as condições de navegação, incluindo manobras, em nível equivalente ao de um navio com a Praça de Máquinas tripulada. RBNA 2

3 Sistema de automação Automação como notação adicional de Classe
Conforme NORMAM 01 Para embarcações classificadas (em classe), deverão ser levadas em conta as Notações de Grau de Automação para a Praça de Máquinas (NGAPM), emitidas pelas Sociedades Classificadoras reconhecidas RBNA 3

4 Sistema de automação – Abrangência
Luzes Navegação Cartas Náuticas Sistema Geral de Alarmes Passadiço Integrado Radar Detecção e alarme de incêndio Monitoramento e controle Propulsores Azimutais Impelidor Lateral Sistemas Essenciais Grupos geradores UPS Tanques Bombas MCP’s RBNA 4

5 Graus de Automação – NORMAM / RBNA
Definição Anexo 1 - c Anexo 1 - d A AUT - 4 Praça de Máquinas permanentemente guarnecida e controle da propulsão centralizado no Centro de Controle de Máquinas 9 5 B AUT - 3 / 8 Praça de Máquinas periodicamente desguarnecida (8 horas) para todas as condições de navegação, incluindo manobras 8 4 C AUT - 3 /16 Praça de Máquinas periodicamente desguarnecida (16 horas) para todas as condições de navegação, incluindo manobras 7 D Praça de Máquinas periodicamente desguarnecida (16 horas) para navegação em mar aberto 6 3 E AUT - 2 Praça de Máquinas desguarnecida permanentemente para todas as condições de navegação, incluindo manobras F AUT - 1 Para embarcações equipadas com Controle de Navegação Centralizado no passadiço, incluindo os auxiliares de navegação, sistemas de monitoração, sistemas de alarme e de comunicações, quarto com 2 homens; RBNA 5

6 Diagrama Geral de um Sistema de Automação
RBNA 6

7 Diagrama Geral de um Sistema de Automação
RBNA 7

8 Diagrama Geral de um Sistema de Automação
RBNA 8

9 Diagrama Geral de um Sistema de Automação
RBNA 9

10 Sistema Integrado no Passadiço
Sistema Integrado no Passadiço: é um sistema centralizado de controle da navegação disposto de tal maneira que permita a operação normal de navegação e manobra do navio por duas pessoas agindo em cooperação. O grau de automação maximo AUT – 1 do RBNA (Grau F da NORMAM 01) é atribuido a navios em que aos requistos para praça de máquinas permanetemente desguanecida, são adicionados os requisitos do sistema integrado do passadiço. RBNA 10

11 Regras RBNA / Automação
Navios com motores de potência individual acima de 2500 kWh e AB > 500 Parte II Titulo 52 Capítulo A Desenvolvido conforme requisitos da IACS e IMO RBNA 11

12 Regras RBNA / Automação
Navios com motores compactos de potencia individual abaixo de 2500 kWh e AB < 500 Parte II Titulo 52 Capítulo B Desenvolvido conforme requisitos IACS e IMO, mas revendo as tabelas de pontos de automação e sistemas essenciais em pesquisa junto aos fabricantes de motores compactos e equipamentos RBNA 12


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