A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REUNIÃO PEDAGÓGICA 2º. SEM / 2009

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REUNIÃO PEDAGÓGICA 2º. SEM / 2009"— Transcrição da apresentação:

1 REUNIÃO PEDAGÓGICA 2º. SEM / 2009
Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão Empreendedora, Financeira, Marketing e Recursos Humanos Turmas: 4º. e 3º. semestres (noturno) Campus: Cidade Universitária / Marginal Pinheiros Coordenação: Profª. Sandra Regina Kuka Mutarelli 08 / 09 / 2009

2 Comunicações Gerais Caderno de Informações Acadêmicas e Calendário Escolar 2009 Informações Acadêmicas (Resumo – Manual de Informações Acadêmicas) Cooperação: Corpo Docente versus Corpo Discente

3 Plantões e Horários - Coordenação
2ª. feira – das 18h30m às 22h30m 3ª. feira – das 18h00 às 22h00 5ª. feira – das 20h00 às 22h30m 6ª. feira – das 18h00 às 22h30m

4 Horário - Aulas 1º. Tempo: 19h30m – 21h00 2º. Tempo: 21h00 – 22h30m
A pontualidade é essencial e necessária ao bom andamento das aulas e do curso. Tolerância Atraso: 1º. Tempo: 20h05m. 2º. Tempo: 21h30m.

5 Ler Informações Acadêmicas
Identificação do Aluno Identificação da turma Ausência de nomes na lista Atividades Complementares Atrasos em dia de prova Aplicação Conteúdo Critérios de Promoção Semestral Prova Substitutiva

6 Matriz Curricular Grades 2006/1 e 2006/2 EMPREENDEDORA
Disciplinas CH Semanal Faltas Permitidas Gerenciamento de Serviços faltas = 5 noites Gestão Empresarial faltas = 5 noites Logística/Redes de Distribuição faltas = 5 noites Marketing Global faltas = 5 noites Desenvolvimento Sustentável , faltas = 5 aulas Empreendedorismo / Estratégia de Negócios , faltas = 5 aulas Libras (Disciplina Optativa – oferecida On-line) Atividades Complementares horas (80 horas/pontos por semestre) PIM (Projeto Integrado Multidisciplinar)

7 Matriz Curricular Grades 2006/1 e 2006/2 FINANCEIRA
Disciplinas CH Semanal Faltas Permitidas Análise de Infestimentos faltas = 5 noites Gestão de Aplicações faltas = 5 noites Planejamento Tributário faltas = 5 noites Técnicas de Informação Aplicada faltas = 5 noites Desenvolvimento Sustentável , faltas = 5 aulas Empreendedorismo / Estratégia de Negócios , faltas = 5 aulas Libras (Disciplina Optativa – oferecida On-line) Atividades Complementares horas (80 horas/pontos por semestre) PIM (Projeto Integrado Multidisciplinar)

8 Matriz Curricular Grades 2006/1 e 2006/2 MARKETING
Disciplinas CH Semanal Faltas Permitidas Estratégia Apl. – Teoria dos Jogos faltas = 5 noites Marketing Esportivo e Cultural faltas = 5 noites Marketing Social e Político faltas = 5 noites Planejamento Estratégico faltas = 5 noites Desenvolvimento Sustentável , faltas = 5 aulas Empreendedorismo / Estratégia de Negócios , faltas = 5 aulas Libras (Disciplina Optativa – oferecida On-line) Atividades Complementares horas (80 horas/pontos por semestre) PIM (Projeto Integrado Multidisciplinar)

9 Matriz Curricular Grades 2006/1 e 2006/2 RECURSOS HUMANOS
Disciplinas CH Semanal Faltas Permitidas Saúde/Seg Trab/Benef Ass.Social faltas = 5 noites Sistema de Qualidade faltas = 5 noites Técnicas de Negociação faltas = 5 noites Treinamento e Desenvolvimento faltas = 5 noites Desenvolvimento Sustentável , faltas = 5 aulas Empreendedorismo / Estratégia de Negócios , faltas = 5 aulas Libras (Disciplina Optativa – oferecida On-line) Atividades Complementares horas (80 horas/pontos por semestre) PIM (Projeto Integrado Multidisciplinar)

10 Pontos Conflitantes Administração notas e faltas
Limite de faltas = 25% Prazo para pedido de revisão de faltas ao professor – 19 de dezembro (observar dia da semana em que o professor está no campus) Assuntos referentes ao PIM Critério de arredondamento notas (pág. 17 item III – Manual de Informações Acadêmicas e Calendário Escolar 2009 dos cursos de menor duração)

11 Calendário Oficial 05 a 10 de outubro – Período NP1;
20 de outubro – Prazo lançamento notas NP1; 30 de outubro – Prazo final p/ revisão nota P1 c/ prof.; 30 de novembro a 05 de dezembro – Período NP2; 07 a 11 de dezembro – Semana de Apresentação PIM 12 de dezembro – Prazo lançamento notas NP2; 14 a 19 de dezembro – Período Provas SUB; 19 de dezembro – Prazo final p/ revisão nota P2 e faltas com professor da disciplina; 23 de dezembro – Prazo lançamento notas SUB; limite de três dias após lançamento da nota SUB para pedido de Revisão de Notas (com a coordenação)

12 30 a 40 dias após o início das aulas
DPs Divulgação Horários DPs e Adaptações: 30 a 40 dias após o início das aulas Serão On-line com provas presenciais aplicadas pelo professor responsável pela DP

13 Ler Informações Acadêmicas
Responsabilidades x Departamentos Direito dos Alunos Deveres dos Alunos Regime Disciplinar Colação de Grau (Alunos do 4º semestre sem dependência) – escolher professor Paraninfo e aluno orador da turma

14 Colação de Grau Março 2010 (sexta-feira)
Alunos 4º. semestre s/ DP em 2009/2 Escolher: Paraninfo Orador da turma Ler resumo informações acadêmicas

15

16 Expressão vencedora em um congresso sobre vida sustentável:
"Todo mundo está 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?" Uma criança que aprende o respeito e a honra dentro de casa e recebe o exemplo vindo de seus pais, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive em respeitar o planeta onde vive...o papel da escola é passar o conhecimento e não a educação.

17 ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
Objetivo É objetivo do ENADE, acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, dos cursos de graduação.

18 ENADE - PROVA Data: 08 de novembro de 2009,
com início às 13 horas (horário de Brasília) 40 questões (testes e discursivas) com duração de 4 horas 10 questões de Formação Geral: discursivas e 8 de múltipla escolha; 30 questões de Formação Específica: discursivas e 27 de múltipla escolha Percepção sobre a prova Questionário sócio-econômico (105 questões)

19 ENADE – FG (Formação Geral)
As questões de formação geral abordarão situações-problema, estudos de caso, simulações e interpretação de textos, imagens, gráficos e tabelas. ASPECTOS AVALIADOS NAS QUESTÕES DISCURSIVAS – FORMAÇÃO GERAL: Clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto.

20 ENADE – FG (Formação Geral)
TEMAS – FORMAÇÃO GERAL: ecologia; biodiversidade; arte, cultura e filosofia; mapas geopolíticos e socioeconômicos; globalização; políticas públicas: educação, habitação, saneamento, saúde, segurança, defesa, desenvolvimento sustentável; redes sociais e responsabilidade: setor público, privado, terceiro setor; relações interpessoais: respeitar, cuidar, considerar, conviver; sociodiversidade: multiculturalismo, tolerância, inclusão; exclusão e minorias; relações de gênero; vida urbana e rural; democracia e cidadania; violência; terrorismo; avanços tecnológicos; inclusão/exclusão digital; relações de trabalho; tecnociência; propriedade intelectual; diferentes mídias e tratamento, da informação.

21 ENADE – FG (Formação Geral)
CAPACIDADES E COMPETÊNCIAS A SEREM VERIFICADAS – FORMAÇÃO GERAL: ler e interpretar textos; analisar e criticar informações; extrair conclusões por indução e/ou dedução; estabelecer relações, comparações e contrastes em diferentes situações; detectar contradições; fazer escolhas valorativas avaliando conseqüências; questionar a realidade; argumentar coerentemente; propor ações de intervenção; propor soluções para situações-problema; elaborar perspectivas integradoras; elaborar sínteses; administrar conflitos.

22 ENADE – FE (Formação Específica)
As questões do componente específico da área dos Cursos Superiores de Tecnologia envolverão situações-problema e estudos de caso. CONTEÚDOS – COMPONENTE ESPECÍFICO – EMPREENDEDORA: I - Organização Empresarial e Gestão Estratégica II – Empreendedorismo III - Gestão de Pessoas IV - Gestão Financeira V - Produção, Operações e Logística VI - Marketing

23 ENADE – FE (Formação Específica)
CONTEÚDOS – COMPONENTE ESPECÍFICO – FINANCEIRA - Contabilidade Geral - Análise de Demonstrativos Financeiros - Matemática Financeira - Análise de Viabilidade Econômico-Financeira - Gestão de Custos - Análise de cenário econômico - Mercado Financeiro e de Capitais - Tesouraria: Gestão do Fluxo de Caixa - Controladoria - Relação Risco e Retorno

24 ENADE – FE (Formação Específica)
CONTEÚDOS – COMPONENTE ESPECÍFICO – MARKETING - Produto - Preço - Composto Promocional - Canais de Distribuição - Pesquisa de Marketing - Comportamento do Consumidor - Ética e Sustentabilidade - Legislação

25 ENADE – FE (Formação Específica)
CONTEÚDOS – COMPONENTE ESPECÍFICO – RECURSOS HUMANOS I - Planejamento e Estratégias de Recursos Humanos II - Práticas e Processos de Gestão de Recursos Humanos III - Comportamento Organizacional

26 ENADE – FE (Formação Específica)
CONHECIMENTOS E HABILIDADES - COMPONENTE ESPECÍFICO - ADMINISTRAÇÃO: domínio das correntes teóricas e das linhas de pensamento da área de Administração; pensamento estratégico, reconhecimento e definição de problemas, atuação preventiva, equacionamento de soluções, introdução de mudanças, transferência e generalização de conhecimentos e exercício, em diferentes graus de complexidade, do processo da tomada de decisão; expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais; reflexão crítica e atuação seletiva na esfera das operações das organizações; raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores, metodologias e formulações quali-quantitativas, presentes nas relações formais e causais de fenômenos administrativos, expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais; iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional; interpretação e transferência de conhecimentos da experiência cotidiana para o ambiente de trabalho e para o campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais; elaboração, implementação e consolidação de projetos em organizações; consultoria em gestão e administração, elaboração de pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicas e operacionais.

27 ENADE – Questionário sócio-econômico
Questões de 00 a 29: Quem é você? Estado civil, faixa de renda, regime de trabalho, bolsa de estudos, escolaridade dos pais, tipo de escola (ensino médio), língua estrangeira, uso da biblioteca, atividades de iniciação científica e de monitoria, atividades artístico-culturais.... Questões de 30 a 42: Como você lida com o computador? Freqüência, finalidade... Questões de 43 a 56: Como você analisa as condições da Instituição onde cursa ou onde está concluindo a graduação? Instalações físicas, espaço pedagógico, suficiência de material de consumo e de equipamentos, biblioteca (acervos, condições, horário etc.)... Questões de 57 a 91: Como você avalia o trabalho dos docentes e o currículo do seu curso de graduação? Questões 92 a 105: Quais as maiores contribuições do curso? Como você avalia o nível de exigência do curso? Principais contribuições do curso.... Questões 106 a 110: apenas para cursos com Licenciatura

28 ENADE – Visão Empresas Apresentação Sr. Constantino Cavalheiro
Diretor da Catho Educação Executiva

29 Projeto 30 horas (capacitação)
6 (seis) sábados das 08h30m às 14h00: 12/SET, 19/SET, 26/SET, 10/OUT, 17/OUT, 24/OUT 1 Simulado com feedback Bonificação De 10 a 80 horas de Ativ.Complementar; Os alunos que acertarem 70% do simulado terão 1,0 (um) ponto na P2 de todas as disciplinas (exceto PIM)

30 “Caminhante, não há caminho.
O caminho se faz ao caminhar”. Antônio Machado (poeta espanhol)


Carregar ppt "REUNIÃO PEDAGÓGICA 2º. SEM / 2009"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google