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PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) em GESTÃO DE PESSOAS

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Apresentação em tema: "PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) em GESTÃO DE PESSOAS"— Transcrição da apresentação:

1 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) em GESTÃO DE PESSOAS
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Professor: EDUARDO DINIZ

2 ÉTICA NA TOMADA DE DECISÃO

3 Conceitos Iniciais Considerações sobre Ética Retidão e Sociedade Ética nas Organizações Ética na tomada de decisão e nas negociações Como fica a ética no processo decisório? Ética e cultura nacional Algumas Considerações

4 Ética “é a ciência ou campo do conhecimento que trata da definição e avaliação do comportamento de pessoas e organizações”. (MAXIMIANO, 2006) “É o estudo do modo pelo qual nossas decisões afetam as outras pessoas.” (STONER ET AL, 1994) “Um sistema de regras que governam a ordenação de valores” (BATEMAN E SNELL,1998) “Todo pensar ético gira em torno de duas questões fundamentais: o que é bem e o que é mal” (ANDRADE ET AL, 2007, p. 10).

5 CONSIDERAÇÕES SOBRE ÉTICA
Ética nos estudos e na prática; Obsolescência planejada, propagandas enganosas, falta de responsabilidade com o próximo, desonestidade nas comunicações, concorrência desleal e insiders traders;

6 Sócrates: paradoxo da ética
O erro como experiência: Bill Gates Aristóteles Alma sensitiva (controle da razão) Maquiavel: meios e fins

7 Moral: caráter particular; Ética: caráter universal;
Considerações para analisar a ética: Consciência, meios, interesses e fé; Integridade:interesses conflitantes – valores que motivam suas condutas (sem aparência); Retidão: constância e estabilidade nos padrões (valores).

8 A RETIDÃO COMO BASE DA CREDIBILIDADE DAS PESSOAS
RETIDÃO E SOCIEDADE A RETIDÃO COMO BASE DA CREDIBILIDADE DAS PESSOAS A RELAÇÃO ENTRE O DESVIO DE COMPORTAMENTO E OS TIPOS DE CLIMA ORGANIZACIONAL A ÉTICA EM TODOS OS CAMPOS DO SABER ÉTICA NA RESPONSABILIDADE SOCIAL

9 ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
O QUE É UMA EMPRESA ÉTICA? IMPORTÂNCIA DA ÉTICA NAS EMPRESAS CÓDIGOS DE ÉTICA EXEMPLO: Princípios Éticos do Sistema Petrobras “O respeito à vida e a todos os seres humanos, a integridade, a verdade, a honestidade, a justiça, a eqüidade, a lealdade institucional, a responsabilidade, o zelo, o mérito, a transparência, a legalidade, a impessoalidade, a coerência entre o discurso e a prática, são os princípios éticos que norteiam as ações do Sistema Petrobras”.

10 ASPECTOS IMPORTANTES PARA A CRIAÇÃO DE UM AMBIENTE DE TRABALHO ÉTICO E SOCIALMENTE RESPONSÁVEL:
- Mecanismos formais para monitorar a ética - Códigos de conduta - Ampla comunicação sobre ética e responsabilidade social - Liderança pelo exemplo - Encorajar o confronto por desvios éticos - Programas de treinamento em ética e responsabilidade social

11 ÉTICA NA TOMADA DE DECISÃO E NAS NEGOCIAÇÕES
PESSOAS X AMBIENTE ÉTICA E LEGALIDADE ÉTICO E LEGAL ANTIÉTICO E LEGAL ÉTICO E ILEGAL ANTIÉTICO E ILEGAL (EVASÃO/ELISÃO) RELAÇÃO GANHAR-PERDER USO DA INFORMAÇÃO PRIVILEGIADA

12 PRESSÕES QUE LEVAM A COMPORTAMENTOS ANTIÉTICOS
LUCRO CONCORRÊNCIA JUSTIÇA PERFIL DO TOMADOR DE DECISÃO ANTIÉTICO CONSEQUÊNCIAS EXEMPLO

13 COMO FICA A ÉTICA NO PROCESSO DECISÓRIO
Utilitarista As decisões são tomadas apenas em função de seus resultados e conseqüências. A meta é proporcionar o melhor para o maior número.

14 Direitos Leva os indivíduos a tomar decisões coerentes com os direitos e liberdade dos cidadãos, de acordo com o que prescrevem documentos como a Constituição do país. Tomar decisões que respeitem esses direitos fundamentais. Justiça Exigem que as pessoas estabeleçam e apóiem regras justas e imparciais de maneira que exista uma distribuição eqüitativa de custos e benefícios.

15 ÉTICA E CULTURA NACIONAL
Padrões éticos globais? Algumas ações comportamentais não possuem um caráter geral(global). Reflita sobre as normas e culturas locais.

16 CONSIDERAÇÕES Algumas diretrizes para ajudar no processo de tomada de decisão ética. Definir a questão ética claramente Identificar os valores relevantes na situação. Pesar os valores conflitantes e escolher uma opção que os equilibre Implementar a decisão

17 Exercicios

18 Exercícios para ampliar o conhecimento:
1)Protágoras afirmava que “Tudo é relativo”. Disserte sobre esta afirmação. Para Protágoras “o homem é a medida de todas as coisas”, assim ele afirma que o que é verdadeiro para uma pessoa pode ser falso para outra. Esse relativismo também se aplicava aos valores morais, tais como o certo e o errado. Para Protágoras algo é ético e certo apenas porque uma pessoa (ou sociedade) o julga assim. 2)O que é o caráter? O caráter muda com o passar dos anos? é o modo de ser de um indivíduo, através da soma de seus hábitos, virtudes, sua índole ou sua firmeza de vontade, seus vícios, suas características próprias, seu temperamento. O caráter não sofre as influencias do meio, uma vez que ele é inerente ao individuo e se forma dentro do ventre materno. Seu humor, temperamento e a forma como irá conduzir as situações é que podem sofrer alterações em função da adaptação familiar, pedagógica e social do indivíduo.

19 3)As escolhas morais podem caracterizar-se como oriundas de fatores subjetivos ou objetivos. Diferencie os dois conceitos. Os Fatores objetivos estão relacionados às normas e costumes estabelecidos previamente. Já os fatores subjetivos estão relacionados às preferencias pessoais, não se espera que o outro tenha o mesmo ideal. 4)Cite três tipos de legislações passada como leis ou obrigações: Lei antitruste; Código de Defesa do Consumidor; Legislacão ambiental brasileira; 5)Cite duas decisões que dizem respeito ao bem comum: ar, água, terra e outros recursos limitados 6)Por que a ética é necessária? A ética tem é principal regulador do desenvolvimento histórico e cultural da humanidade.Sem uma referencia a princípios umanitários fundamentais comuns a todos os povos (como justiça, igualdade de direitos, dignidade, cidadania, solidariedade ) a humanidade já teria se auto-destruido.

20 7) Suponhamos que um enfermo grave, confiando na minha amizade, me pergunta pelo seu verdadeiro estado, já que lhe parece que o médico e os familiares lhe ocultam a verdade. O que devo fazer neste caso? Enganá-lo ou dizer-lhe a verdade? Como você responderia? Responda diferenciando as duas teorias da obrigação moral teleológica e deontológica. A teoria teleológica acredita que “os fins justificam os meios”, é preciso pensar nas consequencias dos atos, assim, uma mentira por exemplo (que o doente esta bem), para esta teoria pode não ser ruim se a justificativa for um bem maior no final do processo. Já para a deontológica, nada justificaria esta mentira, pois é nossa obrigação moral dizer a verdade independente do resultado ruim que isto possa trazer (o doente piorar). 8)O que é o código de ética? É o acordo explicito que as profissões regulamentadas possuem, onde descrevem o modelo de conduta para seus membros.

21 9) O que vem a ser o conceito de moralidade comum?
É o conjunto de regras sob as quais a maioria de nós conduz sua vida na maior parte do tempo, pois assume que é melhor fazer o “bem” do que o “mal”. 10) Assinale a alternativa falsa. a) A ética e ́influenciada por questões culturais, pois o que ontem era considerado errado hoje pode ser certo. b) Moral e ́ ação, e ética e ́reflexão. c) É no âmbito da ética que se define o certo e o errado. d) Existem diferentes morais, pois existem diferentes sociedades.

22 11. Assinale a alternativa verdadeira.
a) Moral e ́um conjunto de normas individuais. b) Moral refere-se a normas de comportamentos universais. c) O conceito de moral equivale ao conceito de ética. d) A moral sofre a influencia dos fatores culturais, tais como:costumes,hábitos alimentares, religião, crenças, entre outros. 12. Assinale a alternativa verdadeira. a) Ética e ́a reflexão das questões relacionadas ao direito tributário. b) Ética dita normas de comportamentos como propósito de ser universais. c) Ética e ́ação e moral, reflexão. d) Ética refere-se a princípios que tem como propósito a universalidade.

23 14. A parte da filosofia que se dedica a pensar as ações humanas e os seus fundamentos e o esforço investigativo a respeito dos princípios, das razões, dos fundamentos de toda e qualquer moral chama-se: a) Imoral e moral, pois na origem da palavra significam usos e costumes, comportamentos, ações e reflexão. b) Ética,pois e ́neste campo do conhecimento que ocorre a reflexão sobre os comportamentos e se realiza o juízo de valor. c) Moral,pois as ações humanas que formam a moralidade da sociedade são decorrentes de interesses exclusivamente coletivos. d) Moral,pois todo processo de investigação que nasce do espírito crítico desenvolvido pela filosofia é transformado em normas de comportamento que são interiorizados pela sociedade. e) Ética,que está diretamente relacionada a crenças, ações humanas e caráter crítico e adaptativo

24 14. A parte da filosofia que se dedica a pensar as ações humanas e os seus fundamentos e o esforço investigativo a respeito dos princípios, das razões, dos fundamentos de toda e qualquer moral chama-se: a) Imoral e moral, pois na origem da palavra significam usos e costumes, comportamentos, ações e reflexão. b) Ética,pois e ́neste campo do conhecimento que ocorre a reflexão sobre os comportamentos e se realiza o juízo de valor. c) Moral,pois as ações humanas que formam a moralidade da sociedade são decorrentes de interesses exclusivamente coletivos. d) Moral,pois todo processo de investigação que nasce do espírito crítico desenvolvido pela filosofia é transformado em normas de comportamento que são interiorizados pela sociedade. e) Ética,que está diretamente relacionada a crenças,ações humanas e caráter crítico e adaptativo; e às normas e comportamentos que se estabelecem em decorrência das mudanças sociais, políticas e culturais

25 15. Toda produção humana consiste em criar condições para que o homem seja feliz. Todas as religiões, as filosofias de todos os tempos, as conquistas tecnológicas, as teorias científicas e toda a arte são criações humanas que procuram apresentar condições para a conquista da felicidade. (Aristóteles, Ética a Nicômico). Neste sentido, podemos afirmar que: a) Os valores não são determinados pelas questões do cotidiano, tais como: as religiões, as conquistas tecnológicas e a ciência. b) A moral e a ética são temporais e desenvolvem valores que permeiam as relações coletivas. c) A ética está relacionada a normas de comportamentos que são estabelecidas para a vida em sociedade. d) Os valores são influenciados pelo tempo, em decorrência das mudanças que ocorrem na sociedade. e) A moral analisa as razões dos comportamentos e realiza juízo de valor, no sentido de estabelecer o certo e o errado.

26 16. Assinale a afirmativa verdadeira
a) Os valores individuais sempre são considerados morais. b) Todas as normas de comportamentos estabelecidas por diferentes grupos sociais devem ser entendidas como a própria moral da sociedade. c) Cada pessoa atribui a fatos ou coisas pesos diferentes, portanto existe a necessidade do estabelecimento de normas de comportamento. d) Não existem diferenças entre valores individuais e valores coletivos,pois valores são sempre valores.

27 GABARITO 10.a 11.d 12.d 13.c 14.b 15.d 16.c

28 Conteúdo Programático da aula:
Iremos estudar as três fases da Ética Empresarial. A ética é parte intrínseca da conduta humana, pois todas as nossas atividades envolvem uma carga moral.

29 Conteúdo Programático da aula:
O homem, no seu cotidiano, vive diante de problemas: Devo sempre dizer a verdade ou existem ocasiões em posso mentir? Devo ajudar um amigo em perigo, mesmo correndo risco de vida?

30 Conteúdo Programático da aula:
Será que posso mentir para conquistar meu cliente? Atualmente, o tema do comportamento ético-moral tem invadido todas as áreas das empresas e é assunto presente na mídia.

31 ÉTICA EMPRESARIAL É FEITA POR FASES
Fase 1 – A Era Industrial Fase 2 – A Era Pós-Industrial Fase 3 – A Era da Informação Podemos defini-la como um conjunto de preceitos morais e de responsabilidade social a ser observado pelas organizações. No mundo corporativo, as questões éticas são extremamente complexas.

32 Segundo Nash, “A atividade de ganhar dinheiro sempre teve uma aliança meio desconfortável com o senso particular de moralidade das pessoas.” (1990: 3). A questão ÉTICA vem se destacando com o passar do tempo em todos os segmentos e no mundo empresarial não poderia ser diferente.

33 ALGUNS QUESTIONAMENTOS SOBRE A ÉTICA EMPRESARIAL
O Valor – o que considero que tenha valor? O Bem e o Mal A dedicação ao trabalho. O exemplo (prática) que damos aos nossos colegas O respeito para com o próximo. Ter princípios ou algo que acreditamos. Esses princípios devem nortear as nossas ações. Tudo isso faz parte da Ética Empresarial

34 FASE 1 – A ERA INDUSTRIAL Questionamentos sobre a existência desses componentes do tipo: Cultura Organizacional Avaliações de qualidade – inspeção Recursos Humanos Clima Organizacional (ético) Responsabilidade Corporativa – Manter a solidez dos negócios Comunicação e Balanço Social – Preocupação com as pessoas, a organização e o Planeta

35 FASE 1 – A ERA INDUSTRIAL Obra: Riquezas das Nações – Além do lucro das organizações existem outros valores e sentimentos que envolvem a atividade econômica A crença de que o empresário chamado a fazer riqueza e a fomentar o bem-estar social, agradava a Deus.

36 Ambos marcaram a história da Ética Empresarial
Grandes contribuições deram Adam Smith e Max Weber na era industrial, quando asseveraram existir uma conexão entre ética e empresa, entendendo que o sucesso empresarial dar-se-ia quando a organização, dentro do seu bojo, abarcasse condições legais e morais. Ambos marcaram a história da Ética Empresarial

37 FASE 2 – A ERA PÓS - INDUSTRIAL
A necessidade de se criar Capital Social ou a necessidade das redes de confiança. A concepção de empresa sofreu transformações do tipo: Dimensão cultural – não apenas produzir por produzir, mas sim como uma organização onde uma ação influencia a outra; Todos saem ganhando – os acionistas e todos os envolvidos – stakeholders; A ética se faz necessária nas relações pessoais e organizacionais;

38 Postura mais exigente por parte das organizações e do mercado;
A importância de estabelecer valores, princípios dentro de um mercado globalizado e competitivo; A busca pela excelência; Valores compartilhados – o que é importante para mim devo proporcionar para os outros.

39 FASE 3 – A ERA INFORMAÇÃO Esta Ética Empresarial revitalizada depara-se com novos desafios, como a passagem da economia velha para a chamada nova economia e a era da informação. Algumas características: Lideranças muito suscetíveis à questão financeira, trocando de empresa em curto espaço de tempo. Os habitantes do ciberespaço têm sua moral individual, porém nada garante que será compartilhada.

40 Dificuldade da construção de uma ética global, em um universo com enormes diversidades culturais.
Trabalhador pouco qualificado, precariedade do trabalho e as justas exigências de um salário digno.

41 FASE 3 – A ERA INFORMAÇÃO Nesta era da informação, as universidades vêm fomentando a necessidade de dois pilares vitais relativos à ética empresarial: integridade e transparência, para que haja viabilidade empresarial. Na era da informação, uma coisa é patente: escândalos empresariais têm largos espaços nos veículos de comunicação, o que nos leva a reformular leis e, sobretudo, hábitos. A integridade e a transparência devem ser incorporadas ao caráter - das pessoas, do cidadão e da empresa. Somente assim haverá mudança de fato.

42 RESUMINDO: Nesta aula você : Conheceu as fases da Ética Empresarial Identificou as 3 fases da Ética Empresarial e as suas particularidades; Avaliou e verificou a importância da Ética Empresarial

43 REFERÊNCIAS ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de; ALYRIO, Rovigati Danilo; MACEDO, Marcelo Álvaro da Silva. Princípios de Negociação – Ferramentas e Gestão. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2007. BATEMAN, Thomas S.;SNELL, Scott. Administração Management: Construindo vantagem competitiva. 1 ed. Tradução de Celso A. Rimoli. São Paulo: Atlas, 1998. MATTAR, João. Filosofia e Ética na Administração. São Paulo: Saraiva, 2004. MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Teoria Geral da Administração – Edição compacta. São Paulo: Atlas, 2006. REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da Filosofia – Filosofia Pagã Antiga – Volume 1. 2 ed. São Paulo: Paulus, 2004. ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. 11. ed. Tradução de Reynaldo Cavalheiro Marcondes. São Paulo: Prentice Hall, 2005. STONER, James A. F.; FREEMAN, R. Edward. Administração. 5. ed. Tradução de Alves Calado. Rio de Janeiro: Prentice Hall, 1999.

44 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) em GESTÃO DE PESSOAS
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Professor: EDUARDO DINIZ

45 Responsabilidade Social Corporativa
SUSTENTABILIDADE Fonte figura: Projeto Sigma

46 Ética e Responsabilidade Social
Moral e Valores (Abordagem normativa) Problemas sociais como variáveis a serem consideradas na gestão RSE como vantagem competitiva (Abordagem gerencial ou estratégica) Direitos e Deveres Cidadania (Abordagem contratual)

47 Diferentes visões... Visão liberal
Responsabilidade das empresas: empregos, lucros, impostos. O social não é de sua competência específica Visão crítica Empresas como vilãs Visão política Empresas são muito poderosas para ficar fora do debate público

48 Como a gestão social e a gestão ambiental se encontram?

49 Gestão Ambiental (Nascimento, 2007)
1984 1986 1987 1988 1989 Acidente de Bohpal (Índia) – gases tóxicos na atmosfera – Union Carbide mortos e mais de doentes crônicos Acidente Nuclear de Chernobil (Ucrânia) – 31 mortos, 134 pessoas com síndrome aguda de radiação e 237 suspeitas. Desde o acidente, casos de câncer na região Acidente de Basiléa (Suiça) – litros de pesticida no Rio Reno – 500 mil peixes mortos Relatório “Nosso Futuro Comum” (Relatório Bruntland” Protocolo de Montreal – proíbe CFCs Constituição Brasileira – Cap. VI: “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado...” Acidente Exxon Valdez (Alasca) 37 milhões de litros de óleo no mar Convenção da Basiléia (Suiça) – regulamenta a movimentação transfronteiriça de resíduos perigosos

50 Gestão Ambiental (Nascimento, 2007)
1992 1997 Rio 92 – 2ª Conferência ONU para o Meio Ambiente – 172 países, participantes. Resultados: Agenda 21; Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade; Princípios para a administração sustentável de florestas Criação do CEBDS – Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável Protocolo de Quioto – Convenção sobre Mudanças Climáticas Lançamento da Norma ISO 2001 2002 2007 Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes Rio + 10 – Convenção ONU – Joannesburgo (África do Sul) 2º Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas ONU – cientistas, 130 países

51 Filantropia (Amor ao Homem) Cidadania corporativa (direitos e deveres)
Ética Filantropia (Amor ao Homem) Cidadania corporativa (direitos e deveres) Responsabilidade social – stakeholders (partes interessadas) Sustentabilidade Governança (Corporativa) Investimento social privado Marketing Marketing social Marketing relacionado a uma causa Fonte fotos: HELP - PER UNA VITA SENZA TABACCO - CAMPAGNA ITALIANA ANTI-TABAGISMO e Instituto Ronald McDonald

52 “Responsabilidade social é uma forma de gerir uma empresa que busca maximizar os efeitos positivos sobre todas as pessoas que são e podem ser impactadas pela empresa.” “Antes de tomar qualquer decisão, questionar quem vai ser impactado por aquela decisão e se vai melhorar a vida de quem será impactado. Se a conclusão é que vai prejudicar mais do que melhorar, a decisão deve ser revista.” Fonte: palestra Oded Grajew – Instituto Ethos

53 Mas, por que as empresas investem na área social ou preocupam-se com responsabilidade social?
Quais as reais motivações dessas ações?

54 Há muitas razões para o mercado envolver-se com questões sociais...
As razões dificilmente são as mesmas de uma empresa para outra, mas os benefícios, para os negócios e para a sociedade, mostrarão que se deve incentivar a maior participação do mercado, sem suspeitas prévias sobre seus motivadores. Para sensibilizar e formar uma massa de atuação social no setor empresarial é preferível utilizar argumentos de negócios do que esperar pelo senso cívico ou filantrópico. Fonte: Logan e outros, 1997

55 1998 – Responsabilidade Social Empresarial
Responsabilidade Social Empresarial no Brasil: organizações e conceitos 1995 – Cidadania Empresarial e Investimento Social Privado Prêmio ECO / AMCHAM 1990 1995 – Governança Corporativa 1998 – Responsabilidade Social Empresarial Prêmio Nacional da Qualidade

56 A concepção de sociedade civil
Visão tripartite Visão bipartite Estado Estado Relações Comerciais (Mercado) Sociedade Civil Mercado Sociedade Civil

57 Novas demandas, novos papéis
De democracia representativa para democracia participativa Cidadania passiva x Cidadania ativa Interdependência ambiental, econômica e social Permeabilidade das fronteiras entre público e privado - espaço público compartilhado Noção de co-responsabilidade pelas questões públicas

58 E O DESENVOLVIMENTO FOI GANHANDO ADJETIVOS...
Desenvolvimento como crescimento econômico Desenvolvimento Humano (PNUD) Sustentável Solidário ou alternativo Desenvolvimento como liberdade humana - Amartya Sen (fim e meio do desenvolvimento) Anti-desenvolvimento Fonte foto:

59 Definição ampliada de riqueza: bens materiais tangíveis + valores intangíveis ou éticos: preservação do meio ambiente, desenvolvimento sustentável, dignidade no trabalho, defesa do consumidor, liberdade, democracia ...

60 Desenvolvimento Processo gradual de mudança social, sugerindo o emprego de estratégias para produzir mudança, de maneira contínua Não existe ponto de chegada Nenhuma sociedade atinge um estágio pleno de desenvolvimento, embora use-se a terminologia: países desenvolvidos, subdesenvolvidos ou em desenvolvimento

61 Desenvolvimento sustentável...
“...desenvolvimento que busca atender as necessidades da geração presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações de atender suas próprias necessidades” (Fonte: Relatório Brundtland, 1987) Econômico Ambiental Social

62 Solidariedade: inter-gerações intra-geração: minorias e desigualdades inter-espacial: entre regiões e países Como ter solidariedade com gerações futuras se as necessidades atuais não são satisfeitas?

63 Quais podem ser os papéis dos indivíduos, enquanto cidadãos, consumidores ou membros de uma organização produtiva, para a promoção da ética, da responsabilidade social e do desenvolvimento sustentável?

64 Interdependência entre as dimensões de ação

65 Sustentabilidade, Comportamento e Consumo Consciente
“Consumir com consciência do impacto do ato do consumo sobre a própria pessoa, as relações sociais, a economia e a natureza, buscando mobilizar outras pessoas na mesma direção.” Ato de consumo como ato político Consumo como instrumento de bem estar e não como fim em si mesmo “Ser” ou “Ter” como elementos que definem a identidade Entre os 20% da população mais rica, em 40 anos, o consumo aumentou 14 vezes Fonte: palestra Helio Mattar / Instituto Akatu - Salvador, outubro 2006.

66 Papéis dos consumidores
Consumo Consciente: Dilemas e Caminhos Consumidores podem punir (boicotar, protestar) Empresas e produtos com elevado grau negativo de impacto social e ambiental Empresas que não demonstram compromisso e avanços contínuos no campo da ética e da responsabilidade social e ambiental Papéis dos consumidores Consumidores podem premiar Novas concepções de negócios, atentas aos desafios econômicos, sociais e ambientais da atualidade Atendimento a novas necessidades e a demandas não atendidas de certas populações Empresas mais avançadas em suas práticas em termos éticos e de responsabilidade social e ambiental Consumidores podem refletir Refletir continuamente sobre seus padrões de consumo e redefini-los, com consciência dos impactos de suas decisões Influenciar outras pessoas para que também o façam

67 Exemplo de empresa americana:
Medo de que não priorizar os acionistas (shareholders) no planejamento estratégico, em favor dos stakeholders gerasse queda no valor das ações O que aconteceu foi uma queda no valor das ações em função de problema de qualidade não comunicado aos consumidores Fonte: Oded Grajew (The Global Compact Learning Forum 2003)

68 Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial
Surgimento e evolução Ênfases: auto-avaliação e aprendizagem Temas: 1. Valores, Transparência e Governança 2. Público Interno 3. Meio Ambiente 4. Fornecedores 5. Consumidores e clientes 6. Comunidade 7. Governo e Sociedade

69 Etapas do processo de trabalho com Indicadores Ethos
1) Escolher facilitadores internos 2) Capacitar os facilitadores * Elaborar Balanço Social 3) Criar grupos de trabalho por temas, definir lideranças e agenda 11) Avaliar ações implementadas 10) Implementar as ações Ciclo PDCA 4) Discutir por tema e preencher os indicadores 9) Planejar novas ações 8) Apresentar e avaliar o relatório 5) Consolidar os temas 7) Baixar relatório do site do Ethos 6) Enviar dados ao Ethos pelo sistema

70 Gestão questões sociais
(Social issues management) Abordagem gerencial ou estratégica Natureza utilitária Problemas sociais como variáveis a serem consideradas na gestão estratégica RSA como vantagem competitiva e como oportunidade de negócio

71 Quatro pilares das empresas de sucesso
Novos conhecimentos - esforços disciplinados de leitura das expectativas, tendências e desafios das sociedades e do planeta, incorporando tais conhecimentos a suas estratégias; Julio Moura – Grupo Nueva (BID/Ethos, 2006)

72 2. Identificação de oportunidades de negócios nesses desafios, fazendo aquilo que fazem de melhor, como inovar para apresentar soluções e produtos que incluam novos setores da sociedade na solução dos problemas. Para isso: diálogo com outros setores da sociedade, parcerias para solução de problemas, pressão saudável sobre os governos, para serem mais eficientes, ambiente de negócios propício para fazer investimentos; comércio justo entre os países; legislação simples e transparente para os investimentos que apóiam o crescimento, em especial da pequena e média empresa; investimentos em infra-estrutura necessária ao desenvolvimento; Julio Moura – Grupo Nueva (BID/Ethos, 2006)

73 Quatro pilares das empresas de sucesso
3. Alinhamento dessas oportunidades de negócios com as estratégias centrais (core strategies) da empresa; Julio Moura – Grupo Nueva (BID/Ethos, 2006)

74 4. Inclusão de medições de resultados em longo prazo;
4.1 incorporação da visão e dos valores da responsabilidade social por todos os empregados, para mudança cultural que vai além do líder ou do responsável pela parte social e ambiental; 4.2 ferramentas, sistemas e processos que integrem essa visão dentro de seu planejamento e de sua vida diária, 4.3 sistemas de incentivos de executivos e empregados dentro dessa visão. Julio Moura – Grupo Nueva (BID/Ethos, 2006)

75 De cadeia produtiva para cadeia de valor
Todos os integrantes agregam valor ao produto ou serviço e são remunerados de modo justo por sua contribuição.

76 Selos Socioambientais
Os selos sociais visam a qualidade do produto e em que contexto o mesmo foi manufaturado. Consideram o impacto no meio ambiente e também, por exemplo, uso ou não de mão-de-obra infantil ou escrava. Os selos sociais também difundem os princípios éticos da empresa, a relação desta com seus funcionários e clientes. A eficácia do selo depende também do contexto social. O selo é mais bem visto quando possui apoio e credibilidade dos grupos de influência, como mídia, governo e instituições sociais. Para o consumidor, o custo dos produtos com selos deve estar de acordo com os benefícios propostos. Apesar de o produto com selo não ter que ser necessariamente mais caro, o consumidor consciente geralmente se dispõe a pagar um preço mais elevado por ele, pelo simples fato de estar contribuindo para uma causa social. Pesquisa feita pelo Instituto Akatu mostra que cerca de 70% dos consumidores brasileiros estão dispostos a pagar a mais por um produto ou serviço de empresa que realiza projetos em favor do meio ambiente, ou que destina parte dos lucros a obras sociais, ou combate o trabalho infantil ou produz alimento que não contém agrotóxico. Neste sentido, os selos indicativos de qualidade são uma importante ferramenta do consumo consciente.

77 Selos Socioambientais
Existem cinco categorias de selos sociais: 1- Declaração espontânea individual; (Ex.: Carrefour – garantia de origem de frutas e verduras) 2- Iniciativas de determinado setor empresarial; (Ex.: ABIC – garantia de qualidade do café) 3- Parcerias institucionais; (Ex.: FSC – garantia de manejo sustentável de madeira) 4- Iniciativas de organizações não-governamentais; (Ex.: Abrinq – garantia de preocupação com os direitos da criança e adolescente) 5- Iniciativas governamentais (Ex.: Inmetro – garantia de qualidade técnica) Os dois primeiros dão oportunidade para as empresas definirem seus objetivos e processos de acordo com a especificidade do negócio, mas são vulneráveis a críticas externas, por terem regras individuais e por não poderem ser comparados com outros setores. As parcerias institucionais já possuem uma certa imagem que pode dar credibilidade ao selo (por exemplo, uma parceria entre uma ONG e um grupo de empresas). Já as iniciativas de ONGs são geralmente focadas em seu propósito, podendo ser aproveitado o conhecimento específico da organização. As iniciativas governamentais têm forte foco na legislação e na influência política, podendo ser mais viáveis dos pontos de vista político e jurídico. Fonte:

78 Como e por que os brasileiros praticam o consumo consciente
37% dos brasileiros declaram estar dispostos a pagar a mais por produtos com selo ambiental Pergunta: “Alguns fabricantes de diversos produtos pensam em lançar versões que contenham um selo que mostre que eles não fazem mal ao meio ambiente. O(a)a sr.(a) estaria disposto a pagar a mais por produtos com este selo ou só estaria disposto a pagar o mesmo?”

79 Como e por que os brasileiros praticam o consumo consciente
A disposição de pagar mais caro não cai se o valor do produto sobe obs.: % dos que estariam dispostos a pagar o preço proposto, dentre aqueles 37% que haviam previamente declarado se disporem a pagar um sobre-preço por um selo ambiental

80 Governança e Cidadania Corporativa
Conjunto de princípios e sistemas de gestão destinados à criação ou preservação de valor para a sociedade Governança corporativa (métodos de gestão da empresa: estrutura e estratégias) Governança ambiental (meios de preservação do meio ambiente) Governança pública Considera custos sociais Comportamento oportunista x princípios de governança Para além das obrigações legais Expectativa de aumento das chances de sustentabilidade a longo prazo

81 Governança e sustentabilidade
Modelos de gestão que valorizam a cooperação, a participação e a representação de interesses diversos Padrões de decisão flexíveis Ambientes e processos decisórios complexos Empresas com capacidade/habilidade para conciliar interesses diversos Melhor capacidade de gestão Sustentabilidade (da empresa e da sociedade)

82 Governança Corporativa e Sustentabilidade
Convicção de que a sustentabilidade empresarial está ancorada na prática consistente de três processos: Engajamento das partes interessadas Transparência Prestação de contas (accountability) Combina adesão voluntária e pressão dos stakeholders

83 Governança Corporativa
É o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre: acionistas/cotistas conselho de administração diretoria auditoria independente conselho fiscal. As boas práticas de governança têm a finalidade de: aumentar o valor da sociedade facilitar seu acesso ao capital e contribuir para sua perenidade Fonte:

84 Melhores práticas de governança corporativa no Brasil
Reforma na Lei das S.A. (2001) – objetivo: fortalecer o mercado de capitais no Brasil - mais transparência e credibilidade Criação do Novo Mercado pela Bolsa de Valores de São Paulo – Bovespa; Linhas de crédito oferecidas pelo BNDES, incentivando a criação de novas sociedades anônimas e a adoção de boas práticas de governança corporativa; Novas regras de investimento por parte de fundos de pensão; Projetos de reforma das demonstrações contábeis. Fonte: IBGC, 2007

85 Governança e Responsabilidade social: pactos, normas e ferramentas de gestão
Gerais ou Universais Declaração dos Direitos Humanos Declaração do Rio ou Agenda 21 Carta da Terra Protocolo de Quioto Metas do Milênio ... Específicos (por setor ou país) Normas Série ISO AA 1000 SA 8000 OHSAS 18001 Princípios de Governança Corporativa (OCDE) Balanço Social Global Reporting Initiative (GRI) The Global Compact (Pacto Global) ...

86 Para reflexão... É possível combinar a visão de longo prazo da perspectiva sustentável com a visão de curto prazo da lógica do mercado? Como alinhar sustentabilidade e competitividade? É possível um “capitalismo sustentável, que preserva recursos disponíveis e, ao mesmo tempo, incentiva o consumismo?

87 É preciso “vontade política de fazer esta escolha”.
“Temos muitos problemas, mas possuímos todos os recursos para resolvê-los.” É preciso “vontade política de fazer esta escolha”. Pelo poder que concentram, empresas não podem ficar fora da discussão e das ações Estratégia das duas cenouras Oded Grajew (The Global Compact Learning Forum 2003)

88 “A questão principal não é a tecnologia, mas a política
“A questão principal não é a tecnologia, mas a política. O grande desafio do século XXI é da mudança do sistema de valores que está por trás da economia global, de modo a torná-lo compatível com as exigências da dignidade humana e da sustentabilidade ecológica.” Fonte: (Capra, 2002, pg. 268)

89 A novidade Música de Bi Ribeiro, Hebert Vianna e João Barone
Letra de Gilberto Gil

90 Ah! Aaaah! Ô Ô Ô Ô Ô Ô Ô! Ah! Aaaah!
A novidade veio dar à praia Na qualidade rara de sereia Metade o busto D'uma deusa Maia Metade um grande Rabo de baleia... A novidade era o máximo Do paradoxo Estendido na areia Alguns a desejar Seus beijos de deusa Outros a desejar Seu rabo prá ceia.. Oh! Mundo tão desigual Tudo é tão desigual Ô Ô Ô Ô Ô Ô Ô! Oh! De um lado esse carnaval De outro a fome total Ah! Aaaah! Ô Ô Ô Ô Ô Ô Ô! Ah! Aaaah! E a novidade que seria um sonho O milagre risonho da sereia Virava um pesadelo tão medonho Ali naquela praia Ali na areia... A novidade era a guerra Entre o feliz poeta E o esfomeado Estraçalhando Uma sereia bonita Despedaçando o sonho Prá cada lado.... Oh! Mundo tão desigual Tudo é tão desigual Ô Ô Ô Ô Ô Ô Ô! Oh! De um lado esse carnaval De outro a fome total Ô Ô Ô Ô Ô Ô Ô!...


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