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PublicouDerek Salgado Alterado mais de 9 anos atrás
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Revisão do PPP da FDRP Avaliação do ensino-aprendizagem Prof. Paulo Eduardo Alves da Silva
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“O ponto principal é que a avaliação só ganha sentido se integrada ao processo de ensino-aprendizagem. Isolada, não passa de um instrumento arcaico que é preciso eliminar.” (Sérgio Castanho, “Ainda avaliar”, 2000) Um dos elementos estruturais do PPP (Resol 9/2004 do CNE/CES)
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Formas de avaliar Avaliação como medição Avaliação como aprendizagem Perraud, 1999: Lógica somativa: produto, medição final Lógica formativa: processo, correção de percurso
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Avaliar em sempre um problema é sempre subjetiva momento de tensão na relação percebida negativamente geralmente ineficaz não alcança habilidades e processos mentais
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Propostas discutidas Avaliação é uma oportunidade Inserção no processo de aprendizagem Retroalimentação (o que aprende e como ensina) Avaliação continuada (reorienta o curso) Avaliação múltipla Feedback e correção em sala Socializacao de experiências entre docentes
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Algumas dicas (De Sordi, 2003) situações-problema que mobilizem interlocução entre alunos registro de situações problemáticas do cotidiano tarefas para habilidades cognitivas complexas gráficos evolutivos do aluno minipesquisas sobre a realidade como fonte de reflexão auto-avaliacao pelos próprios alunos enfrentar o dilema quantidade e qualidade de conteúdos avaliação “salto triplo”:
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Dificuldades dos cursos de direito modelo negativo da OAB e concursos públicos se não há articulação teoria e prática, resta medir o conteúdo embate quantidade e qualidade de conteúdos Qual o melhor profissional? O que sabe mais ou o que resolve tudo?
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