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Africa Isabel C.P. Neumann Nutricionista SES/CVE/DDCNT.

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1 Africa Isabel C.P. Neumann Nutricionista SES/CVE/DDCNT

2 Mensagem aos profissionais da saúde lutar contra o hábito de fumar não enfrentando o fumante, mas sim dando subsídios e apoio para que ele possa superar este vício de forma menos sofrida.

3 A importância da integração entre os diversos profissionais da área da saúde para o tratamento do tabagismo pois é um trabalho multidisciplinar que envolve médicos de várias especialidades, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, prof. educação física e outros, para cuidar dos aspectos psicológicos, clínicos e nutricionais.

4 Principal motivo que não permite as pessoas pararem de fumar além da dependência emocional que dificulta o tratamento, o medo de engordar, principalmente entre as mulheres.

5 Importância da atuação do profissional nutricionista avaliar a pessoa, do ponto de vista nutricional e, a partir daí tomar as condutas adequadas e fornecer demais orientações a fim de evitar, principalmente o sobrepeso. principalmente o sobrepeso. Uma das conseqüências marcantes decorrentes da interrupção do hábito de fumar é o ganho de peso, relatado por grande número de pessoas. É por isso que a relação tabagismo – nutrição torna-se imprescindível, neste momento em que se tenta ganhar pontos na luta anti- tabágica.

6 Vários estudos sugerem que a nicotina pode afetar o organismo de diversas formas: pode afetar o organismo de diversas formas: A nicotina causa uma reação química aumentando o consumo de energia: cerca de 20 Kcal/dia; A nicotina causa uma reação química aumentando o consumo de energia: cerca de 20 Kcal/dia; Afeta a atividade da seretonina e dopamina, substâncias neurotransmissoras, no controle da fome, suprimindo o apetite; Afeta a atividade da seretonina e dopamina, substâncias neurotransmissoras, no controle da fome, suprimindo o apetite; na abstinência o indivíduo sente fome com mais freqüência; na abstinência o indivíduo sente fome com mais freqüência; Altera a glicemia, devido a uma maior resistência na captação de glicose; Altera a glicemia, devido a uma maior resistência na captação de glicose; Inibe o paladar: ex-fumantes começam a sentir melhor o sabor dos alimentos. Inibe o paladar: ex-fumantes começam a sentir melhor o sabor dos alimentos.

7 O EX FUMANTE TEM GANHO DE PESO MÉDIO, aproximadamente, entre 2,5 A 3,5 KG... POR QUE ??? SÃO VÁRIAS AS RAZÕES... melhora do paladar e... aumento do apetite melhora do paladar e... aumento do apetite aumento do prazer de comer aumento do prazer de comer melhora do estado geral da saúde melhora do estado geral da saúde melhor aproveitamento dos alimentos melhor aproveitamento dos alimentos prêmiopor parar de fumar : alimentação extra prêmiopor parar de fumar : alimentação extra substituição do cigarro por comida substituição do cigarro por comida

8 Procedimentos práticos, úteis para os novos ex fumantes: Procedimentos práticos, úteis para os novos ex fumantes: * beber muita água * levar consigo alimentos de baixas calorias, balas ou chicletes dietéticos * respirar profundamente e aumentar... GRADUALMENTE os exercícios físicos caminhar - exercício aeróbico:... caminhar - exercício aeróbico: * beneficia pulmões * gasta energia, * beneficia pulmões * gasta energia, * reduz o desejo intenso de cigarro, dissipa a tensão, o nervosismo e irritabilidade

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10 J Recomendações... Refeições ligeiras com alimentos de menor densidade energética... Refeições ligeiras com alimentos de menor densidade energética consumo de frutas, legumes, verduras... carregar guloseimas dietéticas, pedacinhos de canela em pau carregar guloseimas dietéticas, pedacinhos de canela em pau escolher outro prêmio por deixar de fumar escolher outro prêmio por deixar de fumar manter-se ocupado manter-se ocupado Há mais benefícios ganhando peso Há mais benefícios ganhando peso do que continuar fumando... aumentar exercícios físicos !

11 Verifique seu peso, pela fórmula do Índice de Massa Corporal: IMC = Peso(kg) Altura ²(m²) Calcule seu peso "desejável": Peso desejável = 23 x altura²

12 Faixa de normalidade do peso corporal (OMS/1997) do peso corporal (OMS/1997) IMC - kg/m²Classificação <18,4Baixo peso 18,5 - 24,9Normal ,9Sobrepeso (pré-obeso) ,9Obesidade grau I ,9Obesidade grau II > 40Obesidade grau III

13 Calcule quantas kcalorias você precisa consumir por dia, de acordo com seu peso desejável, e sua atividade física (FAO/OMS, 1989): Ex.: peso desejável : 60 kg x 36 (mulher-atividade leve ) = 2160 kcal / dia

14 Nutrientes energéticos PROTEÍNAS ~ 4 kcal CARBOIDRATOS ~ 4 kcal LIPÍDEOS ~ 9 kcal Nutrientes não energéticos VITAMINAS MINERAIS

15 PREFIRA: Frutas, verduras e legumes Frutas, verduras e legumes - 5 PORÇÕES POR DIA (utilizar alimentos da época, porém lave-os muito bem) não esquecer de frutas cítricas! Leite desnatado Leite desnatado e seus derivados (queijo branco fresco e ricota); Carnes magras Carnes magras (coxão duro, patinho, coxão mole, alcatra), frango, peru e peixes sem gordura e sem pele, preparados em forma de assados, ensopados ou cozidos; Temperos naturais Temperos naturais como: alho, cebola, limão, orégano, vinagre, manjericão, noz moscada, hortelã, páprica, manjerona, coentro, cominho...; Substituir Substituir a quantidade de arroz e feijão quando comer macarrão ou outro tipo de massa,...

16 DEVEM SER EVITADOS... alimentos com grande quantidade de gordura e açúcar: alimentos com grande quantidade de gordura e açúcar: Carnes gordas Carnes gordas (costela, picanha, acém, etc.), toicinho, bacon, miúdos (coração, fígado, bucho,etc.), frutos do mar (camarão, mexilhão, ostra,...); Alimentos embutidos Alimentos embutidos: presunto, lingüiça, salsicha, salame, mortadela, etc.; Leite, integrais e derivados : Leite, integrais e derivados : creme de leite, queijos gordurosos, amarelos e duros (mussarela, parmesão, catupiry, requeijão), manteiga, maionese e margarina; Salgadinhos de pacote: Salgadinhos de pacote: batata, che etos, amendoim e outros petiscos; Massas frituras feijoadas e churrascos Massas (lasanha, pizza, esfiha), frituras (coxinha, pastel, risoles, bife ou frango à milanesa, batata, beringela, couve-flor), feijoadas e churrascos âAçúcar e doces âAçúcar e doces (bolos, pavês, tortas, pudins, doces em calda, bolachas recheadas, sorvetes, etc.), chocolates, sorvetes de massa, bolos incrementados e recheados, chantily;

17 OBRIGADA PELA ATENÇÃO! dcnt


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