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ESTRATEGIA e BSC JEFFERSON BUENO.

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Apresentação em tema: "ESTRATEGIA e BSC JEFFERSON BUENO."— Transcrição da apresentação:

1 ESTRATEGIA e BSC JEFFERSON BUENO

2 1° SEÇÃO Estratégia Falaremos sobre os conceitos básicos de estratégia, sua função corporativa e como deve ser pensada no ambiente empresarial. Utilizaremos exemplos e discutiremos a eficácia de estratégias implantadas em ambientes de alta performance e competitividade.

3 O que é Estratégia???? O que é estratégia?
Porque construir uma estratégia? Quais são as principais características das estratégias? Como elaborar uma estratégia? Como checar a consistência da Estratégia? Quem são os responsáveis por ela? Porque ela pode dar errado? Que razões levam ela ao sucesso? Qual a amplitude das estratégias? E suas limitações?

4 CONCEITOS Estratégia é um conjunto de regras e tomada de decisão em condições de desconhecimento parcial. As decisões estratégicas dizem respeito à relação entre a empresa e o seu ecossistema“ Ansoff (1965)

5 CONCEITOS “O principal foco das organizações, atualmente, não deve ser o crescimento do faturamento – algo que muitas empresas insistem equivocadamente em priorizar, mas a estratégia em si. “Ela é mais importante do que qualquer projeção de crescimento de mercado”. Michael Porter

6 Estratégia depende do posicionamento
É criar uma posição exclusiva e valiosa, envolvendo um diferente conjunto de atividades. Posicionamento Estratégia

7 Evolução da visão e do posicionamento
Chocolates Presentes exclusivos Copiadoras Documentos Venda eletro domésticos Crédito Combustível Energia

8 Nova visão, novo posicionamento
Inclusão digital, Mudança de atitude do consumidor Avanço tecnológico Concentração de mix Redução de custos Agilidade operacional

9 Matriz de Ansoff Produtos: Estratégias direcionadas para oportunidades em planos de desenvolvimento de novos produtos e inovação. Mercados: Estratégias orientadas para a entrada de novos mercados através da segmentação de novos produtos.

10 Matriz de Ansoff Estratégias
Apple Pfizer Extra ampm

11 Penetração de Mercado A empresa busca através da mudança de clientes, o aumento no consumo
Compra Need Seekers

12 Desenvolvimento de mercado Introduzir novas marcas, servindo novos segmentos.
Marca Extra - produtos com a marca Extra já estão presentes em cerca de 100 categorias dentro do mix do hipermercado. Este ano, os produtos que mais aumentaram as vendas foram o suco pronto para beber (48%), óleo comestível (22%) e o biscoito (20%) Marca Pão de Açúcar - Em 50 categorias, os destaques foram os sucos prontos para beber (72%) e salgadinhos aperitivos (32%) Marca CompreBem - presente em 93 categorias, teve como destaques o óleo comestível (26%) e o biscoito (25%). Marca Sendas - 84 categorias, com destaque para os sucos prontos (40%) refrigerantes (36%). Para 76% dos consumidores, os produtos de marca própria são tão bons quanto os líderes de mercado Em apenas um ano, o segmento teve crescimento de 13%, passando de para produtos

13 Diversificação de produtos É a mais arriscada, a empresa aproveita a sinergia do canal para aumentar sua base de faturamento. Redução do custo operacional Sinergia estratégica, tática e operacional Maior visibilidade do agente Economia de escala Produtividade

14 Apple tendem a ser bons; Estilo, facilidade e o visual
Desenvolvimento de Novos produtos a Apple sabe o efeito que causa nos consumidores e suas estratégias vão a esse encontro Os produtos da Apple tendem a ser bons; Estilo, facilidade e o visual da Apple Carisma de Steve Jobs Te faz crer que você é melhor do que os outros

15 Modelo de Porter Estratégias no ambiente competitivo

16 Estratégias Competitivas Genéricas Ao enfrentar as cinco forças competitivas, três estratégias genéricas podem ser utilizadas em uma indústria. Liderança no custo total depende: políticas funcionais orientadas para esse objetivo; construção de Instalações em escala eficiente; vigor na redução de custos pela experiência; controle rígido de custos e despesas gerais; minimização de custos em P&D,publicidade, apoio a vendas.

17 Liderança na Diferenciação Criar algo que seja único em toda a indústria.
imagem e o valor da marca; tecnologia empregada; exclusividade conhecer seus atributos exclusivos

18 Liderança pelo Enfoque Um segmento de linha de produtos ou serviços.
Aumento da economia de escala Aumento da qualidade Marca se torna diferenciada Alcança público específico sujeito a fidelização Atinge-se a diferenciação Estratégia funcional eficiente

19 Estratégias Organizacionais ESTABILIDADE
refere-se a manutenção das operações, sem buscar crescimento significativo nas receitas ou no tamanho da empresa; para organizações de grande porte, qualquer movimento de expansão costuma ser dispendioso; melhor manter o status quo. Mercado favorável Voltar a crescer Mercado desfavorável Encolher

20 Estratégia de Redução de despesas
quando deixa de competir com eficiência; quando a sobrevivência está ameaçada; quando o break-even é elevado. Pode-se adotar : Turnaround Desinvestimento Liquidação

21 Turnaround procurar ser a mais enxuta e eficaz possível;
livra-se de produtos não lucrativos; diminuir ativos, reduzir a força de trabalho e os canais de distribuição;

22 Liquidação do Negócio RAZÕES Perda de competitividade
Incapacidade para inovação Custos elevados Rentabilidade fragmentada Fluxo de caixa fragilizado PORQUE ADOTAR Fugir do passivo Ignorar tributos Salvar patrimônio Recomeçar

23 Desinvestimento vender unidades de negócio;
defini-las como organização separada; deixa de adequar ao perfil estratégico do grupo; tem desempenho ruim e de pouca chances de recuperação.

24 Estratégia de Crescimento
Refere-se a lucro, vendas ou participação de mercado. Pode ser obtida através de: (crescimento interno, integração vertical, integração horizontal, diversificação, fusões e alianças estratégicas).

25 Crescimento interno DENTRO DO MESMO NEGÓCIO
PRESERVA A CULTURA ORGANIZACIONAL EFICIÊNCIA QUALIDADE DE IMÁGEM

26 Aumentar lucro em mercados de alto crescimento
Diversificação ESTRATÉGIAS Plataforma internacional estabelecida por meio Asset Management Cultura diferenciada focada em capital intelectual, meritocracia, empreendedorismo e alinhamento de interesses. Portfólio diversificado de negócios Beneficiar-se de oportunidades de aquisições estratégicas. Expansão das operações Internacionais. Continuar a desenvolver suas atividades de Merchant Banking e private equity . Sharehoders MISSÃO VISÃO VALORES VANTAGEM COMPETITIVA posição dominante em Investment Banking, Asset no Brasil Histórico de forte crescimento com rentabilidade consistente OBJETIVOS Proteção no mercado Redução de risco Aumentar lucro em mercados de alto crescimento

27 Fusões LATAM Amplitude de mercado Economia de escala
B J E T I V Amplitude de mercado Economia de escala Somatório de experiências Aumento do poder de negociação Fortalecimento da imagem

28 Fusões Mantém a plataforma de negócios Mantém a base de recursos
Diversifica o conhecimento tácito e explicito Amplia a visibilidade

29 2° SEÇÃO Integração VERTICAL HORIZONTAL

30 Integração Vertical Combinação de processos de produção, distribuição e vendas dentro das fronteiras de uma mesma empresa. A empresa compra seus fornecedores ou fabrica seus produtos.

31 Benefícios estratégicos do movimento
Operação de controle e coordenação Evitar mercado Economia Competitividade Vantagens Relacionamentos estáveis Operação combinada Informação Economia de escala

32 Integração jusante A companhia monta (ou adquire) subsidiárias que distribuem ou vendem produtos aos consumidores ou que os incorporam no seu processo produtivo. A Dell passou a vender seus próprios computadores sem a utilização de distribuidores e conseguiu assim uma grande vantagem competitiva. Fabrica Vende

33 Benefícios Maior controle da qualidade dos serviços de entrega
Maior controle do back office de apoio logístico Redução dos custos de qualidade Integração do conhecimento e aumento da competitividade Depuração do conhecimento sobre as necessidades do consumidor

34 Integração montante A companhia monta (ou adquire) subsidiárias que produzem (inputs) dos seus produtos. Por exemplo, uma companhia de automóveis pode deter também uma fábrica de pneus, uma companhia de vidro ou de metal. O controle destes fornecedores pretende criar o fornecimento estável dos componentes e assegurar a qualidade consistente do produto final. Precisão no planejamento de produção Excelência na execução das atividades Controles mais eficientes e criteriosos Avaliação direta e imparcial

35 Integração Horizontal
Consiste na aquisição de duas ou mais organizações do mesmo nível da cadeia produtiva, ou seja, concorrentes diretos. Muitas vezes se dá com a aquisição de todo o estabelecimento comercial, inclusive a marca original de um determinado produto, que pode ter boa penetração no mercado.

36 Crescimento pela marca

37 Benefícios Aumento da capacidade para alcançar o consumidor
Economia nas operações de logísticas Expandir com menor risco baseado no recurso do conhecimento.

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