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COMPETÊNCIAS E GANHO SOCIAL DO TRABALHADOR

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Apresentação em tema: "COMPETÊNCIAS E GANHO SOCIAL DO TRABALHADOR"— Transcrição da apresentação:

1 COMPETÊNCIAS E GANHO SOCIAL DO TRABALHADOR
IV Workshop Gestão de Competências em Organizações GESTÃO DE COMPETÊNCIAS NAS ORGANIZAÇÕES: UM BALANÇO Nig.one / FACE / UFMG COMPETÊNCIAS E GANHO SOCIAL DO TRABALHADOR AMYRA SARSUR FJP/FDC Belo Horizonte Abril 2009

2 PESSOAS INQUIETAÇÃO Contempo-râneo Tradicional
Discurso de Gestão de Pessoas Contempo-râneo Prática de Gestão de Pessoas Tradicional _______________________________________________________ IV Workshop Gestão de Competências em Organizações/2009 Amyra Sarsur – FJP/FDC

3 OPERÁRIOS Tarsila do Amaral,

4 PONTO DE PARTIDA CONCEITUAL
? PONTO DE PARTIDA CONCEITUAL INDIVÍDUO ORGANIZAÇÃO C - Conhecimentos H - Habilidades A - Atitudes ECONÔMICO Saber agir Saber mobilizar Saber transferir Saber aprender Saber engajar-se Ter visão estratégica Assumir responsabilidades SOCIAL AGREGAR VALOR Figura – Competências como fonte de valor para o indivíduo e para a organização Fonte - Fleury & Fleury (2001) _______________________________________________________ IV Workshop Gestão de Competências em Organizações/2009 Amyra Sarsur – FJP/FDC

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O que é GANHO SOCIAL? _______________________________________________________ IV Workshop Gestão de Competências em Organizações/2009 Amyra Sarsur – FJP/FDC

6 CONSTRUÇÃO DO CONCEITO
GANHO SOCIAL “Um conjunto de aspectos que favorecem o desenvolvimento do trabalhador como ser humano, em sua dimensão mais ampliada: como pessoa, profissional, cidadão.” SARSUR, A. (2007) _______________________________________________________ IV Workshop Gestão de Competências em Organizações/2009 Amyra Sarsur – FJP/FDC

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CATEGORIAS DE ANÁLISE SUBCATEGORIAS CATEGORIAS Carreira Desenvolvimento Remuneração Conhecimento / Capacidade Cognitiva Compreensão conceptual da organização FUNCIONAL Participação Autodesenvolvimento Comunicação e Feedback Realização profissional COMPORTA-MENTAL Identidade / Significado do Trabalho Equilíbrio vida pessoal e profissional Interesse social e Valores PESSOAL _______________________________________________________ IV Workshop Gestão de Competências em Organizações/2009 Amyra Sarsur – FJP/FDC

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CATEGORIAS DE ANÁLISE FUNCIONAL SUBCATEGORIAS COMPONENTES Carreira Perspectiva de crescimento funcional (carreira sem fronteira) sem necessariamente haver dependência em um empregador Desenvolvimento Investimento da organização no processo de crescimento (formação integral) Remuneração Ganhos em termos de renda e benefícios diretos e indiretos, atuais ou potenciais Incremento da valorização no mercado de trabalho Conhecimento Capacidade Cognitiva Busca de soluções criativas e viáveis Capacidade de pensar estrategicamente Capacidade de aplicar e transferir conhecimentos Capacidade de tomar decisões Capacidade de adaptação (conhecimento em movimento) Compreensão conceptual da organização Entendimento de sua inserção como parte do conjunto da organização Clareza dos propósitos organizacionais e do impacto de sua atividade sobre as demais e sobre resultados Autores de Referência: Bitencourt (2001); Dutra (2001, 2004); Cheetham e Chivers (1996, 1998); Fleury e Fleury (2001a); Hypólito (2001); Le Boterf (1995a,b, 2003); McClelland (1973); Parry (1996); Züñiga (1998). _______________________________________________________ IV Workshop Gestão de Competências em Organizações/2009 Amyra Sarsur – FJP/FDC

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CATEGORIAS DE ANÁLISE COMPORTAMENTAL SUBCATEGORIAS COMPONENTES Participação Possibilidade de posicionar-se e manifestar opiniões e idéias Capacidade de integração social e sentimento de pertencimento e adesão ao grupo Trabalho em equipe em termos de cooperação e compartilhamento Autodesenvolvimento Consciência dos aspectos profissionais e pessoais a desenvolver num processo de crescimento contínuo, tendo em vista investimentos direcionados Atenção com o próprio crescimento e amadurecimento permanente Comunicação e feedback Habilidade de ouvir e manifestar-se de maneira adequada em prol do próprio desenvolvimento e de terceiros com os quais se relaciona Realização profissional Valorização e reconhecimento pessoal e profissional Satisfação no trabalho Visão da contribuição do seu trabalho para si mesmo, para o grupo, para a organização Status pessoal e orgulho pela repercussão da imagem da empresa no mercado, com efeitos positivos na auto-estima Segurança quanto às perspectivas de emprego na organização e no mercado global, ambiente saudável e condições de trabalho adequadas para desenvolvimento das atividades Autores de Referência: Barbosa (2005); Bitencourt (2005); Cheetham e Chivers (1996, 1998); Dutra (2001, 2004); Fleury e Fleury (2001a); Le Boterf (2003); Ruas (2005); Züñiga (1998). _______________________________________________________ IV Workshop Gestão de Competências em Organizações/2009 Amyra Sarsur – FJP/FDC

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CATEGORIAS DE ANÁLISE PESSOAL SUBCATEGORIAS COMPONENTES Identidade Significado do trabalho Capacidade de reflexão e crítica sobre si, os outros e as situações compreendendo-se como ser social, político, profissional e como sujeito Capacidade de compreender-se como ser político e inserido num grupo social ampliado Interação com seu entorno = visão global de si mesmo e da atividade/função Equilíbrio entre vida pessoal e profissional Capacidade de lidar com pressões de tempo e qualidade Administração das próprias responsabilidades de modo a conciliar interesses pessoais e responsabilidades na organização Interesse social e valores Capacidade de julgamento ético e autocrítica Respeito ao outro e ao coletivo Capacidade de relacionamento em distintos grupos de maneira saudável e com a perspectiva de crescimento próprio e do outro Atenção e cuidado com o outro e com o meio ambiente Consciência do seu papel como cidadão Autores de Referência: Bitencourt (2005); Cheetham e Chivers (1996, 1998); Eboli (2001); Fleury e Fleury (2001a); Lévy-Leboyer (1997); Le Boterf (2003); Perrenoud (1999); Sandberg (1994); Zarifian (2001). _______________________________________________________ IV Workshop Gestão de Competências em Organizações/2009 Amyra Sarsur – FJP/FDC

11 DIFICULDADES METODOLÓGICAS
Aplicação vertical do SGC Resistência das empresas => público-alvo Alterações constantes do SGC => sentimento de “incompetência” _______________________________________________________ IV Workshop Gestão de Competências em Organizações/2009 Amyra Sarsur – FJP/FDC

12 GANHO SOCIAL “EFETIVO”
CONSTATAÇÕES GANHO SOCIAL “EFETIVO” Carreira Desenvolvimento Remuneração Conhecimento / Capacidade Cognitiva Compreensão conceptual da organização FUNCIONAL Participação Autodesenvolvimento Comunicação e Feedback Realização profissional COMPORTA-MENTAL Identidade / Significado do Trabalho Equilíbrio vida pessoal e profissional Interesse social e Valores PESSOAL _______________________________________________________ IV Workshop Gestão de Competências em Organizações/2009 Amyra Sarsur – FJP/FDC

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REFLEXÕES Implicações contraditórias: valorização x aumento de pressões e exigências Ausência de participação Foco em resultados, como ação isolada INDIVÍDUOS Garantia de modernidade e status Discurso de “filosofia”, mas prática como ferramenta SGC “atropelado” pelas mudanças Sistema elitista (privilegia os incluídos) GESTÃO DE PESSOAS _______________________________________________________ IV Workshop Gestão de Competências em Organizações/2009 Amyra Sarsur – FJP/FDC

14 PERSPECTIVAS E IMPLICAÇÕES
ORGANIZAÇÕES UNIVERSIDADES TRABALHADORES GOVERNO SOCIEDADE SINDICATOS _______________________________________________________ IV Workshop Gestão de Competências em Organizações/2009 Amyra Sarsur – FJP/FDC

15 COMPETÊNCIAS E GANHO SOCIAL DO TRABALHADOR
IV Workshop Gestão de Competências em Organizações GESTÃO DE COMPETÊNCIAS NAS ORGANIZAÇÕES: UM BALANÇO Nig.one / FACE / UFMG COMPETÊNCIAS E GANHO SOCIAL DO TRABALHADOR AMYRA SARSUR FJP/FDC


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