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IV Workshop Gestão de Competências em Organizações GESTÃO DE COMPETÊNCIAS NAS ORGANIZAÇÕES: UM BALANÇO Nig.one / FACE / UFMG Belo Horizonte Abril 2009.

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1 IV Workshop Gestão de Competências em Organizações GESTÃO DE COMPETÊNCIAS NAS ORGANIZAÇÕES: UM BALANÇO Nig.one / FACE / UFMG Belo Horizonte Abril 2009 AMYRA SARSUR FJP/FDC COMPETÊNCIAS E GANHO SOCIAL DO GANHO SOCIAL DOTRABALHADOR

2 INQUIETAÇÃO _______________________________________________________ IV Workshop Gestão de Competências em Organizações/2009 Amyra Sarsur – FJP/FDC Prática de Gestão de Pessoas Tradicional Discurso de Gestão de Pessoas Contempo- râneo PESSOAS

3 OPERÁRIOS Tarsila do Amaral, 1933.

4 PONTO DE PARTIDA CONCEITUAL Saber agir Saber mobilizar Saber transferir Saber aprender Saber engajar-se Ter visão estratégica Assumir responsabilidades INDIVÍDUOORGANIZAÇÃO C - Conhecimentos H - Habilidades A - Atitudes ECONÔMICO Figura – Competências como fonte de valor para o indivíduo e para a organização Fonte - Fleury & Fleury (2001) AGREGAR VALOR SOCIAL _______________________________________________________ IV Workshop Gestão de Competências em Organizações/2009 Amyra Sarsur – FJP/FDC ?

5 IV Workshop Gestão de Competências em Organizações/2009 Amyra Sarsur – FJP/FDC _______________________________________________________

6 CONSTRUÇÃO DO CONCEITO Um conjunto de aspectos que favorecem o desenvolvimento do trabalhador como ser humano, em sua dimensão mais ampliada: como pessoa, profissional, cidadão. SARSUR, A. (2007) _______________________________________________________ IV Workshop Gestão de Competências em Organizações/2009 Amyra Sarsur – FJP/FDC GANHO SOCIAL

7 _______________________________________________________ IV Workshop Gestão de Competências em Organizações/2009 Amyra Sarsur – FJP/FDC Carreira Desenvolvimento Remuneração Conhecimento / Capacidade Cognitiva Compreensão conceptual da organização FUNCIONAL Participação Autodesenvolvimento Comunicação e Feedback Realização profissional COMPORTA- MENTAL Identidade / Significado do Trabalho Equilíbrio vida pessoal e profissional Interesse social e Valores PESSOAL CATEGORIAS DE ANÁLISE SUBCATEGORIAS CATEGORIAS

8 SUBCATEGORIASCOMPONENTES Carreira Perspectiva de crescimento funcional (carreira sem fronteira) sem necessariamente haver dependência em um empregador Desenvolvimento Investimento da organização no processo de crescimento (formação integral) Remuneração Ganhos em termos de renda e benefícios diretos e indiretos, atuais ou potenciais Incremento da valorização no mercado de trabalho Conhecimento Capacidade Cognitiva Busca de soluções criativas e viáveis Capacidade de pensar estrategicamente Capacidade de aplicar e transferir conhecimentos Capacidade de tomar decisões Capacidade de adaptação (conhecimento em movimento) Compreensão conceptual da organização Entendimento de sua inserção como parte do conjunto da organização Clareza dos propósitos organizacionais e do impacto de sua atividade sobre as demais e sobre resultados Autores de Referência: Bitencourt (2001); Dutra (2001, 2004); Cheetham e Chivers (1996, 1998); Fleury e Fleury (2001a); Hypólito (2001); Le Boterf (1995a,b, 2003); McClelland (1973); Parry (1996); Züñiga (1998). _______________________________________________________ IV Workshop Gestão de Competências em Organizações/2009 Amyra Sarsur – FJP/FDC FUNCIONAL CATEGORIAS DE ANÁLISE

9 SUBCATEGORIASCOMPONENTES Participação Possibilidade de posicionar-se e manifestar opiniões e idéias Capacidade de integração social e sentimento de pertencimento e adesão ao grupo Trabalho em equipe em termos de cooperação e compartilhamento Autodesenvolvimento Consciência dos aspectos profissionais e pessoais a desenvolver num processo de crescimento contínuo, tendo em vista investimentos direcionados Atenção com o próprio crescimento e amadurecimento permanente Comunicação e feedback Habilidade de ouvir e manifestar-se de maneira adequada em prol do próprio desenvolvimento e de terceiros com os quais se relaciona Realização profissional Valorização e reconhecimento pessoal e profissional Satisfação no trabalho Visão da contribuição do seu trabalho para si mesmo, para o grupo, para a organização Status pessoal e orgulho pela repercussão da imagem da empresa no mercado, com efeitos positivos na auto-estima Segurança quanto às perspectivas de emprego na organização e no mercado global, ambiente saudável e condições de trabalho adequadas para desenvolvimento das atividades Autores de Referência: Barbosa (2005); Bitencourt (2005); Cheetham e Chivers (1996, 1998); Dutra (2001, 2004); Fleury e Fleury (2001a); Le Boterf (2003); Ruas (2005); Züñiga (1998). _______________________________________________________ IV Workshop Gestão de Competências em Organizações/2009 Amyra Sarsur – FJP/FDC COMPORTAMENTAL CATEGORIAS DE ANÁLISE

10 SUBCATEGORIASCOMPONENTES Identidade Significado do trabalho Capacidade de reflexão e crítica sobre si, os outros e as situações compreendendo-se como ser social, político, profissional e como sujeito Capacidade de compreender-se como ser político e inserido num grupo social ampliado Interação com seu entorno = visão global de si mesmo e da atividade/função Equilíbrio entre vida pessoal e profissional Capacidade de lidar com pressões de tempo e qualidade Administração das próprias responsabilidades de modo a conciliar interesses pessoais e responsabilidades na organização Interesse social e valores Capacidade de julgamento ético e autocrítica Respeito ao outro e ao coletivo Capacidade de relacionamento em distintos grupos de maneira saudável e com a perspectiva de crescimento próprio e do outro Atenção e cuidado com o outro e com o meio ambiente Consciência do seu papel como cidadão Autores de Referência: Bitencourt (2005); Cheetham e Chivers (1996, 1998); Eboli (2001); Fleury e Fleury (2001a); Lévy-Leboyer (1997); Le Boterf (2003); Perrenoud (1999); Sandberg (1994); Zarifian (2001). _______________________________________________________ IV Workshop Gestão de Competências em Organizações/2009 Amyra Sarsur – FJP/FDC PESSOAL CATEGORIAS DE ANÁLISE

11 DIFICULDADES METODOLÓGICAS Aplicação vertical do SGC _______________________________________________________ IV Workshop Gestão de Competências em Organizações/2009 Amyra Sarsur – FJP/FDC Resistência das empresas => público-alvo Alterações constantes do SGC => sentimento de incompetência

12 CONSTATAÇÕES _______________________________________________________ IV Workshop Gestão de Competências em Organizações/2009 Amyra Sarsur – FJP/FDC Carreira Desenvolvimento Remuneração Conhecimento / Capacidade Cognitiva Compreensão conceptual da organização FUNCIONAL Participação Autodesenvolvimento Comunicação e Feedback Realização profissional COMPORTA- MENTAL Identidade / Significado do Trabalho Equilíbrio vida pessoal e profissional Interesse social e Valores PESSOAL GANHO SOCIAL EFETIVO

13 REFLEXÕES _______________________________________________________ IV Workshop Gestão de Competências em Organizações/2009 Amyra Sarsur – FJP/FDC Implicações contraditórias: valorização x aumento de pressões e exigências Ausência de participação Foco em resultados, como ação isolada Garantia de modernidade e status Discurso de filosofia, mas prática como ferramenta SGC atropelado pelas mudanças Sistema elitista (privilegia os incluídos) INDIVÍDUOS GESTÃODEPESSOAS

14 _______________________________________________________ IV Workshop Gestão de Competências em Organizações/2009 Amyra Sarsur – FJP/FDC PERSPECTIVAS E IMPLICAÇÕES ORGANIZAÇÕES TRABALHADORES GOVERNO SINDICATOS UNIVERSIDADES SOCIEDADE

15 IV Workshop Gestão de Competências em Organizações GESTÃO DE COMPETÊNCIAS NAS ORGANIZAÇÕES: UM BALANÇO Nig.one / FACE / UFMG AMYRA SARSUR FJP/FDC COMPETÊNCIAS E GANHO SOCIAL DO GANHO SOCIAL DOTRABALHADOR


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