A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BARROCO BRASILEIRO "Que, por mais que pequei, neste conflito Espero em vosso amor de me salvar." (Gregório de Matos Guerra)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BARROCO BRASILEIRO "Que, por mais que pequei, neste conflito Espero em vosso amor de me salvar." (Gregório de Matos Guerra)"— Transcrição da apresentação:

1 BARROCO BRASILEIRO "Que, por mais que pequei, neste conflito Espero em vosso amor de me salvar." (Gregório de Matos Guerra)

2 O estilo barroco desenvolveu-se plenamente no Brasil durante o século XVIII, perdurando ainda no início do século XIX. O barroco brasileiro é claramente associado à religião católica. Duas linhas diferentes caracterizam o estilo barroco brasileiro. Nas regiões enriquecidas pelo comércio de açúcar e pela mineração, encontramos igrejas com trabalhos em relevos feitos em madeira - as talhas - recobertas por finas camadas de ouro, com janelas, cornijas e portas decoradas com detalhados trabalhos de escultura. Já nas regiões onde não existia nem açúcar nem ouro, as igrejas apresentam talhas modestas e os trabalhos foram realizados por artistas menos experientes e famosos do que os que viviam nas regiões mais ricas.

3 Os escritores que mais se destacaram foram: Na poesia: - Gregório de Matos - Bento Teixeira - Botelho de Oliveira - Frei Itaparica Na prosa: - Pe. Antônio Vieira - Sebastião da Rocha Pita - Nuno Marques Pereira.

4 Gregório de Matos Na oração que desaterra aterra, Quer Deus que a quem está o cuidado dado Pregue que a vida é emprestado estado, Mistérios mil que desenterra enterra. Quem não cuida de si que é terra erra, Que o alto Rei por afamado amado E quem lhe assiste ao desvelado lado Da morte ao ar não desaferra aferra. Quem do mundo a mortal loucura cura, À vontade de Deus sagrada agrada Firmar-lhe a vida em atadura dura. Ó voz zelosa que dobrada brada, Já sei que a flor da formosura usura Será no fim desta jornada nada.

5 Arquitetura Igreja de São Francisco em Ouro Preto

6 O Centro Histórico abrange áreas dos bairros do Pelourinho, da Sé e do Pilar, Patrimônio Mundial (1985).

7 Típica residência popular colonial das vilas e áreas rurais

8 Pintura O Mestre Ataíde pintou várias igrejas de Minas Gerais com um estilo próprio e bem brasileiro. Usava cores vivas e alegres e gostava muito do azul. Ataíde utilizava tanto a tinta a óleo (que era importada da Europa) como a têmpera. Os pintores da época nem sempre podiam importar suas tintas. Faziam então suas próprias cores com pigmentos e solventes naturais aqui da terra. Entre outros, usavam terra queimada, leite e óleo de baleia, clara de ovo, além de extratos de plantas e flores. E é claro criavam suas próprias receitas que eram mantidas em segredo. Talvez por isso é que se diz que não existe, no mundo inteiro, um colorido como o das cidades mineiras da época do barroco

9 Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto.

10 Santa Ceia, a única obra de cavalete de Mestre Ataíde.

11 Escultura Antônio Francisco Lisboa,(Vila Rica, 29/08/1730 Vila Rica, 18/11/1814) foi escultor, entalhador, desenhista e arquiteto.

12

13

14

15

16 Última Ceia de Aleijadinho "Em verdade vos digo, um de vós me há de entregar" figuras entalhadas em madeira policromática, Congonhas, Minas Gerais

17 Pedra Sabão Esteatito (também pedra de talco ou pedra-sabão) é o nome dado a uma rocha metamórficatalco, compacta, composta sobretudo de talco (também chamado de esteatite ou esteatita) mas contendo muitos outros minerais como magnesita, clorita, tremolita e quartzo, por exemplo. É uma rocha muito branda e de baixa dureza, por conter grandes quantidades de talco na sua constituição. A pedra-sabão é encontrada em cores que vão de cinza a verde. Ao tato, dá uma sensação de ser oleosa ou saponácea, derivando-se daí sua designação de pedra-sabão. Existem grandes depósitos, de valor comercial no Brasil, em maior escala no estado de Minas Gerais.


Carregar ppt "BARROCO BRASILEIRO "Que, por mais que pequei, neste conflito Espero em vosso amor de me salvar." (Gregório de Matos Guerra)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google