A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atividades Físicas para

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atividades Físicas para"— Transcrição da apresentação:

1 Atividades Físicas para
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE FILOSOFIA CIENCIAS E LETRAS-FAFIUR CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA Atividades Físicas para obesos Carlos Alexandre Marcio cazabonet Paulo Roberto Pinto Roberto Vargas Ricardo Domingues da Silva

2 Introdução Existem muitos benefícios que a atividade física traz aos obesos, mas não só a eles, todos precisam praticar atividades físicas, antes de mencionarmos os benefícios que estas atividades trazem iremos abordar vários fatores que estão relacionados a este assunto. A obesidade é considerada um problema de saúde que afeta praticamente o mundo inteiro, sua complexidade e suas causas têm desafiado especialistas da saúde (clinica, cirúrgica, educação física, psicologia). A obesidade se torna ainda mais grave por comprometer a maioria dos sistemas do organismo, tornando o tratamento mais complicado. Um individuo pode ser considerado obeso quando a quantidade de tecido adiposo aumenta de modo que os limites determinados , baseados em medias observadas na população , e disto decorrem problemas físicos , de saúde, psicológicos , e sua expectativa de vida é reduzida.

3 Existem duas maneiras de classificar a gordura corporal de acordo com sua distribuição: central, superior ou andróide – ocorre mais nos homens, pois a gordura se concentra mais no tronco e na região intra-abdominal visceral onde se torna mais visível. Periférico, inferior ou genoide- essa característica é mais feminina pois a gordura encontra-se em sua maior parte nos quadris, nádegas e coxas.

4 Nos últimos anos a obesidade no nosso pais aumentou de 8 para 13% em mulheres, 3 para 7% em homens, e o dado mais preocupante foi constatado em crianças , em que o aumento foi de 3 para 15%. Nas crianças o caso se torna mais serio, pois a obesidade nesta fase torna a chance destas se tornarem adultos obesos e com problemas de saúde em até 50 a 70%.

5 Listamos as principais doenças causadas pela obesidade que desafiam os profissionais da saúde: - cardiovasculopatia - disfunção psicossocial - doença dermatológica - doença gastrintestinal - doença geniturinária - doença musculoesquelética - doenças respiratórias - endocrinopatias - miscelânea - neoplasias - mensuração

6 O percentual de gordura considerado aceitável para adultos do sexo masculino esta entre 18 e 25% e do sexo feminino 20 e 30%,para checarmos estes valores Iremos citar apenas um , por ser o mais simples dos vários métodos utilizados para medir o percentual de gordura corporal, que se chama IMC (índice de massa corporal), que leva em consideração o peso e a altura do individuo.

7 A obesidade não ocorre somente por ingerir alimentos em excesso, ela tem um fator preponderante: o balanço calórico positivo. Isto quer dizer que a pessoa engorda quando a quantidade de calorias que ela ingere e menor que as calorias gastas. Mas não se trata só disso, outros fatores como: sociocultural, genéticos, endócrinos e metabólicos que também podem gerar a obesidade.

8 Exemplo de como calcular o Índice de Massa Corporal (IMC): 80kg / 1,80m x 1,80m = 24,69 (Normal) IMC =                Peso                             (Altura X Altura)

9 18,5-24,9 25-29,9 1 30-39,9 2 40 3 IMC(kg.m2) Denominação
Grau de obsidade Risco de complicações 18,5-24,9 Peso saudável Nenhum 25-29,9 Pré-obeso 1 Baixo 30-39,9 Obeso 2 Moderado a alto 40 Obeso grave 3 Altíssimo

10 Segundo Pollock, em condições ideais a obesidade deveria ser prevenida
Segundo Pollock, em condições ideais a obesidade deveria ser prevenida. Apesar da prevenção se constituir numa questão de equilíbrio entre o consumo energético (gasto), o tratamento da pessoa obesa envolve um plano de ação muito mais complexo, que deve ser prescrito e orientado de acordo como grau de indivíduo. O American College of Sports Medicine (ACSM), recomenda exercícios físicos que demandam um maior gasto energético e que utilizem principalmente o sistema aeróbio de produção de energia. Nesse caso, exercícios como caminhada, corrida, ciclismo, ergométrica e a natação são os mais indicados.

11 Não se deve descuidar do sistema neuromuscular
Não se deve descuidar do sistema neuromuscular. Devido ao maior peso corporal do indivíduo, as estruturas articulares podem ser comprometidas. É importante desenvolver o sistema locomotor, proporcionando a sustentação fundamental para o desenvolvimento do sistema, cardiorrespiratório, através da melhoria da resistência localizada em atividades de longa duração. A duração de cada sessão de treinamento deverá ser suficiente para uma demanda energética em torno de 300Kcal. A freqüência semanal de 5-6 vezes e a intensidade inicial de 50-60% FC, máxima ou 40-50% do VO2máx.

12 Benefícios da Atividade Física na Obesidade −Aumento do gasto energético −Melhora da composição corporal: • Perda de gordura • Preservação da massa magra •Diminuição do depósito de gordura visceral −Aumento na capacidade de mobilização e oxidação da gordura • Controle da ingestão alimentar • Redução do apetite a curto prazo • Redução da ingestão de gordura −Estimulação da resposta termogênica •Taxa metabólica de repouso •Termogênese induzida pela dieta −Mudança na morfologia do músculo e na capacidade bioquìmica −Aumento da sensibilidade à insulina −Melhora no perfil de lipídios plasmáticos e lipoproteínas −Diminuição da pressão sangüínea −Melhora do condicionamento físico −Efeitos psicológicos •Melhora da auto-estima •Auto-imagem •Auto-conceito •Menor ansiedade •Depressão.

13 Conclusão : A medida que nos interamos do assunto, ficou muito nítido o quanto a obesidade , é prejudicial, pois não se trata apenas da gordura, a obesidade é uma doença que necessita de muitos cuidados por ser substancialmente complicado o seu tratamento. Muitos fatores contribuem para o desenvolvimento da obesidade, mas os maus hábitos alimentares e a falta de exercício são as mais observadas. Como citamos anteriormente o sedentarismo se torna cada vez maior, sendo assim fica claro que a pratica de exercícios deve ser incentivada desde a infância, criar o habito e o interesse por uma vida ativa pode prevenir não somente a obesidade mas inúmeras doenças.

14 “Não existe fórmula mágica para emagrecer, existe sim a força de vontade associada a um estilo saudável de vida”


Carregar ppt "Atividades Físicas para"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google