A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O empreendedor: O mundo já não é o mesmo... A globalização (1990) provocou: Quebra de barreiras comerciais; Quebra de barreiras comerciais; Maior acessibilidades.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O empreendedor: O mundo já não é o mesmo... A globalização (1990) provocou: Quebra de barreiras comerciais; Quebra de barreiras comerciais; Maior acessibilidades."— Transcrição da apresentação:

1 O empreendedor: O mundo já não é o mesmo... A globalização (1990) provocou: Quebra de barreiras comerciais; Quebra de barreiras comerciais; Maior acessibilidades a diversos produtos e serviços; Maior acessibilidades a diversos produtos e serviços; Redução do nível de qualidade de vida; Redução do nível de qualidade de vida; Redução dos postos de trabalho; Redução dos postos de trabalho; Aumento da pobreza. Aumento da pobreza.

2 Neste quadro se destaca a importância dos pequenos negócios para a economia do Brasil. Neste quadro se destaca a importância dos pequenos negócios para a economia do Brasil. Acontecimento importante: Acontecimento importante: A Evolução da Tecnologia/internet que permite: A Evolução da Tecnologia/internet que permite: - Conexões entre pessoas e empresas; - Reuniões, Capacitação (on-line )

3 - - Maior acessibilidade às informações. Neste ambiente, de mudanças contínuas, de informações e circunstâncias já não é possível resolver problemas de hoje com soluções de ontem. - - O que fazer diante deste cenário: Nos queixar, porque as coisas já não são como antes? Ou usar a capacidade empreendedora para descobrir novas respostas, novas soluções, novas idéias?

4 Por falar em idéias... Reflita sobre isto! E lembre-se: A criatividade é inerente ao empreendedor, mas deve estar colada à iniciativa de se colocarem as idéias em prática.

5 Uma história sobre mudança ambiental: A lição da mosca Certa vez, duas moscas caíram num copo de leite. A primeira era forte e valente. Assim, logo ao cair, nadou até a borda do copo. Como a superfície era muito lisa e suas asas estavam molhadas, não conseguiu escapar. Acreditando que não havia saída, a mosca desanimou, parou de se debater e afundou.

6 Sua companheira de infortúnio, apesar de não ser tão forte, era tenaz (resistente/persistente) e, por isso, continuou a se debater e a lutar. Aos poucos com tanta agitação, o leite ao seu redor formou um pequeno nódulo de manteiga no qual ela subiu. Dali, conseguiu levantar vôo para longe.

7 Outra mosca, passando por ali e vendo a aflição da companheira de espécie, pousou na beira do copo e gritou: Tempos depois, a mosca tenaz, por descuido, novamente caiu num copo, desta vez cheio de água. Como pensou que já conhecia a solução daquele problema, começou a se debater na esperança de que, no devido tempo, se salvasse.

8 "Tem um canudo ali, nade até lá e suba". A moca tenaz respondeu: "Pode deixar que eu sei como resolver este problema". E continuou a se debater mais e até que, exausta, afundou na água. SOLUÇÕES DO PASSADO, EM CONTEXTOS DIFERENTES, PODEM TRANSFORMAR-SE EM PROBLEMAS. SE A SITUAÇÃO SE MODIFICOU, DÊ UM JEITO DE MUDAR.

9 Quantos de nós, baseados em experiências anteriores, deixamos de observar as mudanças ao redor e ficamos lutando inutilmente até afundar em nossa própria falta de visão? Criamos uma confiança equivocada e perdemos a oportunidade de repensar nossas experiências. Ficamos presos a velhos hábitos que nos levaram ao sucesso e perdemos a oportunidade de evoluir.

10 É por isso que os japoneses dizem que na garupa do sucesso vem sempre o fracasso. Os dois estão tão próximos que a arrogância pelo sucesso pode levar à displicência que conduz ao fracasso. Os donos do futuro sabem reconhecer essas transformações e fazer as mudanças necessárias para acompanhar a nova situação. (De: Os Donos do Futuro - Roberto Shinyashiki ) Se a única ferramenta que você conhece é o Martelo, todo problema que aparece você pensa que é prego.

11 O Papel do Empreendedor Você conhece as grandes dificuldades pelas quais a maioria da população brasileira passa. Por que não temos conseguido dar respostas aos problemas sociais do país com a rapidez que a situação exige? Que papel está reservado aos pequenos negócios diante desses problemas? Por que não temos conseguido dar respostas aos problemas sociais do país com a rapidez que a situação exige? Que papel está reservado aos pequenos negócios diante desses problemas?

12 Um grande recurso que dispomos para solucionar os enormes problemas sociais e econômicos que cada um de nós, cidadãos brasileiros, gostaríamos de ver resolvidos é a liberação da capacidade em empreendedora do cidadão brasileiro.

13 Perfil e características do Empreendedor Pesquisas sobre empreendedorismo apontam as duas principais razões que levam as pessoas a se dedicarem a esta atividade: Negócios que se abrem por necessidade de sobrevivência; Negócios que se abrem por necessidade de sobrevivência; Negócios que se abrem por ter surgido uma oportunidade boa. Negócios que se abrem por ter surgido uma oportunidade boa.

14 O empreendedor de sucesso não se cansa de observar, procurando novas oportunidades, seja no caminho de casa, no ônibus, nos papos com amigos, contatos familiares, lendo revistas, vendo TV. O empreendedor de sucesso não se cansa de observar, procurando novas oportunidades, seja no caminho de casa, no ônibus, nos papos com amigos, contatos familiares, lendo revistas, vendo TV. Nenhum empreendedor nasce feito. Assim como um bom estudante ou atleta, o empreendedor tem que se esforçar para desenvolver a sua capacidade empreendedora. (ler exemplos pág. 10 apostila) Nenhum empreendedor nasce feito. Assim como um bom estudante ou atleta, o empreendedor tem que se esforçar para desenvolver a sua capacidade empreendedora. (ler exemplos pág. 10 apostila)

15 Algumas características do comportamento empreendedor: Busca de oportunidades e iniciativa: capacidade de criar e enxergar novas oportunidades de negócios, propor e implementar soluções criativas. Busca de oportunidades e iniciativa: capacidade de criar e enxergar novas oportunidades de negócios, propor e implementar soluções criativas. Persistência:enfrentar obstáculos. Persistência:enfrentar obstáculos. Correr riscos calculados: analisar alternativas, assumir riscos moderados. Correr riscos calculados: analisar alternativas, assumir riscos moderados. Exigência de Qualidade e Eficiência: fazer sempre mais e melhor. Exigência de Qualidade e Eficiência: fazer sempre mais e melhor. Comprometimento: fazer sacrifícios pessoais, se esforçar para completar uma tarefa, colaborar com os colegas. Comprometimento: fazer sacrifícios pessoais, se esforçar para completar uma tarefa, colaborar com os colegas.

16 Busca de informação: sobre clientes, fornecedores, mercado. Busca de informação: sobre clientes, fornecedores, mercado. Estabelecimento de metas: definir com clareza o que se quer atingir e em que prazo. Estabelecimento de metas: definir com clareza o que se quer atingir e em que prazo. Planejamento e monitoramento Sistemáticos: planejar, dividir tarefas, definir prazos, manter registros. Planejamento e monitoramento Sistemáticos: planejar, dividir tarefas, definir prazos, manter registros. Persuasão e Rede de contatos: utilizar estratégias para influenciar ou convencer os outros para melhorar seu negócio; manter boas relações com clientes e fornecedores. Persuasão e Rede de contatos: utilizar estratégias para influenciar ou convencer os outros para melhorar seu negócio; manter boas relações com clientes e fornecedores. Independência e Autoconfiança: manter seus pontos de vista, mesmo diante de um insucesso temporário. Ter confiança em você mesmo. Independência e Autoconfiança: manter seus pontos de vista, mesmo diante de um insucesso temporário. Ter confiança em você mesmo.

17 Vejam uma estória que ilustra a necessidade de sermos persistentes, e acreditar-mos em nosso potencial: Acredite Para Refletir: A Vida... A Vida...

18 Atividades Atividades Resolver: 1. 1.O Estudo de caso pág. 7 em grupo de 4 pessoas Os exercícios da pág. 8. (individual) 3. 3.Teste da pág. 13 (individual)


Carregar ppt "O empreendedor: O mundo já não é o mesmo... A globalização (1990) provocou: Quebra de barreiras comerciais; Quebra de barreiras comerciais; Maior acessibilidades."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google